Saiba como usar o seu site para cadastro de clientes

atualizado 27 de junho de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Ivan de Souza
Ivan de Souza
Analista Sênior de Marketing na Rock Content

A criação de um site para cadastro de clientes é a primeira tarefa de um longo processo de aproximação com a sua audiência. Mas é a partir desse primeiro passo que várias oportunidades podem surgir para a sua empresa. Por isso, é preciso muito planejamento para criar os modelos mais adequados para o cadastro dessas informações.

Dentro de um cenário de muita competitividade, é essencial encontrar maneiras de aprimorar o seu negócio. Nada melhor do que manter um relacionamento próximo com o seu consumidor, certo? O primeiro passo para montar estratégias mais eficientes a partir de um contato com o seu público pode ser criar um site para cadastro de clientes. Mas, na prática, como fazer isso?

Reunir todas as informações relevantes sobre o seu público vai permitir, por exemplo, que as ações e estratégias da sua empresa sejam melhoradas regularmente. Consequentemente, a experiência entregue também tende a ser muito melhor, criando um diferencial competitivo. Por isso, vamos abordar os seguintes tópicos ao longo deste artigo:

  • Por que o cadastro de clientes é tão importante?
  • Quais as informações ele deve conter?
  • Como uso meu site para cadastro de clientes?

Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo para saber como usar o seu site para o cadastro de clientes e os benefícios dessa prática. Confira!

Por que o cadastro de clientes é tão importante?

Para quem deseja saber como ganhar dinheiro na internet, a primeira resposta é, sem dúvidas, a criação de uma relação mais próxima com a sua audiência. E dentro dessa tarefa, existem outras etapas a serem percorridas. Uma das mais importantes é o cadastro de clientes no seu site.

Afinal, de que adianta investir na velocidade do site se, na prática, toda essa agilidade e rapidez não se traduzem em resultados concretos? A criação de uma página específica para cadastros, portanto, é o caminho mais adequado para centralizar todas as informações relevantes sobre a sua audiência.

Das estratégias de marketing digital até mesmo os resultados de vendas. Todas as áreas são beneficiadas com a criação de uma área específica para cadastro de clientes. Dessa forma, os dados mais relevantes podem ser utilizados para potencializar o desempenho das suas estratégias.

Com essas informações em mãos, é possível identificar padrões e comportamentos por parte dos seus clientes, assim como preferências e objeções. As empresas que souberem explorar esses dados podem se posicionar como referência dentro dos seus respectivos segmentos de mercado.

Quais as informações ele deve conter?

Também é muito importante definir com exatidão quais são as informações a serem coletadas na parte do seu site destinada ao cadastro de clientes. Essa tarefa pode ser dividida em algumas etapas. A primeira delas consiste no preenchimento de dados mais básicos sobre o consumidor.

Nome do cliente, endereço de email, profissão, CPF e data de nascimento são alguns exemplos. As informações são as mais relevantes para saber, de fato, quem é o seu consumidor. São esses dados que permitem, por exemplo, uma relação mais natural com o cliente e a possibilidade de criar comunicações mais personalizadas, como o envio de uma mensagem de feliz aniversário.

Mas apenas esses detalhes não são suficientes para uma estratégia mais completa. Além dos dados mais básicos, é preciso compreender alguns hábitos de consumo, comportamento e tendências. E, por isso, é necessário reservar uma etapa do cadastro de clientes para informações detalhadas.

Para um e-commerce que vende artigos esportivos, informações sobre o tamanho das blusas que o cliente veste ou o número do calçado masculino são fundamentais. Imagine segmentar uma campanha de email marketing e oferecer produtos que só estão disponíveis em outros tamanhos?

A frustração do consumidor seria enorme! E isso não é algo que você deve repetir. Além disso, outro conjunto de informações é essencial: o histórico de compras de cada cliente. O propósito é tentar encontrar novas oportunidades de vendas para a sua empresa com mais regularidade.

Afinal, se o cliente já comprou um tênis para corrida, por que não aproveitar esses detalhes e já oferecer promoções com artigos complementares? Essa é uma excelente técnica de cross sell e pode permitir a criação de estratégias ainda mais precisas para o seu negócio.

Como uso meu site para cadastro de clientes?

O primeiro passo para utilizar o seu site para realizar o cadastro de clientes é contar com uma opção que ofereça proteção e eficiência. Afinal, todas essas informações são sensíveis e devem ser guardadas com segurança para evitar a exposição dos seus clientes e também da sua empresa.

Além disso, é importante ter uma interface voltada para a conversão desses visitantes. Ou seja, um ambiente que seja propício para que o lead se torne um consumidor de forma simples. Com o Stage, por exemplo, você reúne todos esses detalhes em uma única plataforma.

Outro ponto relevante para que o seu site seja eficiente para o cadastro de clientes é a criação de uma landing page específica para isso. Com menos elementos, elas são ideais para reduzir as distrações e criar um ambiente focado na conversão, com CTAs bastante diretos.

As redes sociais também são importantes para realizar esse cadastro. Afinal, muitos usuários não têm tanta disposição para preencher os seus dados mais básicos. Ao otimizar essa tarefa com as redes sociais, você ainda ganha outro ponto de contato e outra fonte valiosa de informações.

A criação de um site para cadastro de clientes é, portanto, uma tarefa essencial para qualquer marca que deseja se destacar em um mercado tão concorrido. A partir dessas informações, torna- se muito mais simples e preciso criar estratégias eficientes e que entreguem o que o cliente deseja.

Outra tarefa importante para potencializar o desempenho das suas estratégias é a conversão de novos clientes para a sua empresa. Mas você sabe como isso pode ser feito na prática? Não? Então confira outro artigo relevante e saiba como calcular taxa de conversão de visitante em cliente!

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