Conheça as tendências tecnológicas para 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Blog Guia de Investimento
Blog Guia de Investimento
Guestpost

A tecnologia tem sido uma grande aliada de empresas de todos os tamanhos. Os avanços tecnológicos têm permitido uma série de novas possibilidades em negócios, além de aumentar a produtividade de diversos setores.

Isso porque os problemas acabam encontrando soluções muito mais funcionais junto aos avanços da tecnologia.

Com a inteligência artificial, por exemplo, muitos dos elementos mecânicos do trabalho de um conserto de módulo de injeção eletrônica puderam ser automatizados.

Assim, o tempo de serviço acaba sendo muito mais valorizado, gerando uma produtividade maior de todos os elementos da empresa. Os avanços tecnológicos estão cada vez mais rápidos, com novas tendências surgindo a cada momento.

Pensando nisso, e na necessidade que surgiu por conta da pandemia do Covid-19 de distanciamento social e o quanto a tecnologia foi fundamental para continuar muitas atividades, alguns setores têm se destacado cada vez mais.

Tendências de tecnologia para 2024

O ano já começou com muitos avanços na área da tecnologia, e alguns destes elementos seguem fortes tendências para 2024, que são importantes para o desenvolvimento de diversos processos de trabalho:

1. Segurança na web

A cibersegurança tem sido uma grande preocupação entre especialistas. Isso porque, quanto mais as empresas estão se adaptando ao mundo digital, mais expostas elas ficam a ataques cibernéticos.

Por exemplo, um colégio particular tem uma série de dados de alunos, e os mesmos devem ser guardados no armazenamento em nuvem para uma maior proteção dos alunos e responsáveis.

Por isso, pensar em soluções que garantam a segurança de uma empresa, pensando em como utilizar a internet da melhor maneira possível com os dados protegidos tem sido um dos principais elementos nas análises e estudos.

A segurança de uma rede protegida dá muito mais tranquilidade até mesmo para usar um relógio ponto digital para registrar a entrada de serviço.

Com isso, as informações salvas em nuvem acabam se tornando ferramentas valiosas do trabalho, que não podem ser encontradas de forma tão fácil por pessoas mal intencionadas.

2. Novas realidades

Dois conceitos estão fazendo a cabeça de aficcionados por tecnologia são a realidade virtual e a realidade aumentada.

A primeira está sendo muito utilizada em jogos e, recentemente, tem sido descoberto uma série de usos para outros setores, como a educação e até mesmo o marketing.

A realidade virtual é um ambiente digital no qual você pode ter uma experiência sensorial quase completa, usando equipamentos para a imersão na experiência. Trata-se de uma inovação revolucionária, com um potencial enorme.

Hoje em dia, até mesmo uma sala de reunião pode ser virtual, por isso é interessante estar em dia com as inovações tecnológicas.

A realidade aumentada segue uma outra linha, mas também relacionada com a virtual. Neste caso, você consegue obter informações exclusivas através do uso de sistemas de informação inteligentes simples em determinados equipamentos.

É possível obter dados e até mesmo novas interações com a leitura de um QR code em seu celular, por exemplo. As câmeras mais modernas de celular exprimem experiências em que um conteúdo digital aparece nas filmagens, criando um novo modelo de realidade.

Essas tecnologias podem ser utilizadas para diversos fins, sendo os mais promissores nas áreas da saúde e educação.

Assim, é possível criar uma aula de musicalização infantil plano de aula completamente virtual, sem a necessidade de o cliente ir até o local da aula.

As possibilidades de aprendizado aumentam enormemente, enquanto pesquisas e estudos científicos podem ter avanços incríveis usando ambientes controlados pela realidade virtual.

3. Colocando sua vida na nuvem

A era dos grandes servidores de arquivos e bancos de dados imensos está cada vez mais perto do fim.

Hoje em dia, a maioria das empresas adota um sistema de navegação por nuvem, onde todos os arquivos ficam suspensos pela internet, ao alcance de um simples clique: o chamado cloud computing.

Com o avanço de serviços com home office, os serviços de armazenamento em nuvem acabaram se tornando muito necessários. Além de recursos óbvios, como o espaço de armazenamento muito superior, o armazenamento possui diversas outras vantagens.

As informações de seus clientes estando na nuvem, permite que você consiga utilizar uma série de ações, como organizar a agenda de uma empresa de pintura residencial.

A facilidade de acesso ao conteúdo é um dos pontos principais para muitas empresas migrarem para este tipo de serviço.

Isso porque muitas vezes um gestor precisa de acesso rápido às informações para fechar um negócio, e a nuvem é o local ideal para essa armazenagem.

Quanto mais as conexões móveis avançam e a possibilidade de acessar informações de qualquer lugar do mundo se tornam mais comuns, maiores são as probabilidades que o armazenamento em nuvem oferece.

4. Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou IoT, é um dos principais pontos de observação quanto aos avanços tecnológicos de 2024.

O objetivo da Internet das Coisas é extrapolar a linha comum da utilização da tecnologia. Sabemos que você usa alguns equipamentos para acesso a internet, como:

  • Celulares;
  • Computadores;
  • Tablets;
  • Set-top boxes.

Porém, IoT tem o objetivo de extrapolar essa linha comum, utilizando a internet para alavancar a potencialidade de outros equipamentos eletrônicos.

Todos tem um acesso livre na Internet das Coisas. Se você é um motoboy para delivery, certamente encontrará algo dentro da IoT para identificar maneiras de contribuir positivamente.

Alguns exemplos fizeram o caminho da IoT naturalmente, como foi o caso de televisores e videogames, mas, hoje em dia, é possível ter uma casa completamente automatizada, que você pode controlar pelo seu próprio smartphone.

Geladeiras, iluminação e refrigeração são alguns dos exemplos de boas utilizações da Internet das Coisas no dia a dia. Quanto mais integrados forem os sistemas de sua casa, melhor será a utilização dos equipamentos.

Esta é talvez a maior possibilidade de avanços que o novo ano oferece, principalmente pelo fato de que as pessoas têm passado mais tempo em casa e precisam planejar esse tipo de recurso para aumentar o conforto.

5. Trabalhando com robôs

Até pouco tempo atrás, isso parecia restrito à ficção científica. Embora ainda não existam trabalhos com robôs tal qual aqueles imaginados pelos escritores do século passado, a inteligência artificial têm tomado cada vez mais o mercado e mostrado a que vieram.

Uma boa parte do trabalho de uma empresa é repetitivo e manual. Esse tipo de ação, além de desgastante com o funcionário, acaba desperdiçando um valioso tempo que poderia ser mais produtivo.

Os projetos de automação industrial seguem cada vez mais avançados, por exemplo.

Com isso, seus colaboradores podem se focar em pontos mais importantes do trabalho, como o atendimento aos clientes. A automação tem cada vez mais buscado transformar as máquinas, criando um método de aprendizado baseado em tentativa e erro.

Assim, diversas áreas operacionais e comerciais de uma empresa podem acabar sendo muito beneficiadas pelos serviços da inteligência artificial, criando um ambiente propício para novas escalas de desenvolvimento.

6. Analisando dados

Os dados são ferramentas importantes para o trabalho de qualquer empresa.

É aqui que são definidos os principais elementos de avaliação de desenvolvimento, e onde você conseguirá identificar quais são os projetos que tem sido bem-sucedidos e quais estão precisando de ajustes.

Por isso, a análise de dados é um passo importante, que tem apresentado cada vez mais opções de uso.

Encontrar uma ferramenta precisa, rápida e 100% eficiente ainda é difícil, por isso, diversos criadores de material para a internet estão sempre desenvolvendo novas técnicas de avaliação.

A tecnologia no mundo corporativo

A tecnologia e a tecnologia da informação tem muitas vezes sido confundida nos últimos tempos. Isso porque o TI tem se tornado uma área fundamental de qualquer empresa, e suas inovações são sempre bem-vindas para melhorar as rotinas de trabalho.

Todos os avanços tecnológicos têm como principal objetivo facilitar a vida das pessoas. Isso também é verdadeiro quando pensamos em mecanismos que auxiliem o dia a dia de um empresário também.

Estes avanços são o grande diferencial que uma empresa pode ter competitivamente. Todas as empresas estão sempre buscando novidades e inovações que de fato saiam e façam a diferença no material final que está sendo produzido pela companhia.

Dentre os principais elementos de destaque na utilização da tecnologia por empresas, podemos destacar o poder de agilidade no trabalho, o que acaba facilitando muito a vida de todos e torna mais rápida a oportunidade de conclusão do trabalho.

Além disso, a padronização também é uma grande ferramenta, uma vez que, ao padronizar uma produção, pessoas podem se revezar para identificar, afinal, não haverá nenhum tipo de problema.

Considerações finais

A tecnologia continua em constante avanço. Por isso, é preciso estar sempre atento para conhecer essas inovações e quais benefícios elas podem trazer para um negócio.

Ao entender como funcionam as tecnologias, uma pessoa consegue usufruir melhor dos pontos positivos que ela proporciona e avaliar para que os futuros consumidores possam ter mais tranquilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download