Como a tecnologia é importante para escalar o seu negócio

A tecnologia te trouxe até aqui. Mas até onde ela pode te levar?

Quem não deseja escalar o seu negócio, não é mesmo? Conquistar um negócio rentável e com finanças controladas e equilibradas é, de fato, um dos maiores objetivos de qualquer empresário.

No entanto, alcançar uma meta como essa exige trabalho, dedicação e decisões inteligentes. Sim! Dentre os vários fatores que contribuem para o sucesso empresarial, tomar decisões inteligentes e apostar nas estratégias adequadas faz toda a diferença! É nesse contexto que devemos avaliar a importância da tecnologia e da transformação digital para negócios que buscam escalabilidade. Se você ainda tem dúvidas sobre o tema e quer entender melhor essa relação, acaba de encontrar uma excelente oportunidade para alavancar seus resultados!

Preparamos este post repleto de informações e dicas que demonstrarão que a tecnologia pode e deve ser sua grande aliada na busca por um negócio escalável. Acompanhe!

As empresas e o mundo pós-digital

O mundo mudou bastante nos últimos anos. Seja em nossas relações pessoais ou profissionais, é possível perceber que a forma como nos comunicamos e executamos tarefas do cotidiano não é mais a mesma.

“A tecnologia só é tecnologia para quem nasceu antes dela ter sido inventada” Alan Kay — um dos pioneiros da computação pessoal

Atualmente, a tecnologia faz parte do nosso cotidiano e essa é uma das maiores características de um mundo pós-digital. Está cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone, computador, email, que não acesse alguma rede social e que não desfrute de algum benefício proporcionado pelos recursos tecnológicos.

É evidente que, tudo isso é muito moderno para nós que estamos vivenciando tal evolução, mas se apresenta como algo natural para as gerações que já nascem e se desenvolvem com todas essas funcionalidades à sua disposição.

Somos cada vez mais dependentes de tecnologia e essa necessidade já chegou ao ambiente empresarial. Uma empresa que não sabe aproveitar as diversas ferramentas e recursos disponíveis está em desvantagem e, cedo ou tarde, sofrerá as consequências desse descuido.

Portanto, as empresas contemporâneas devem buscar aplicar tecnologia em seus processos e, claro, experimentar todas as vantagens que uma decisão estratégica como essa pode lhe trazer.

Escalabilidade: a importância de escalar o seu negócio

A escalabilidade, conceito muito valorizado dentro das startups, já se tornou um objetivo comum para empreendimentos de todos os portes e segmentos. Isso porque, via regra, obter um bom faturamento sem alavancar os custos é tudo que um negócio precisa para crescer e sobreviver em um mercado tão competitivo.

Mas, esse ainda é um conceito recente e um bom empreendedor deve se manter atualizado e compreender a importância da escalabilidade para seu negócio. Entenda melhor a seguir:

O que é escalabilidade?

Partindo de uma noção mais básica, é relevante entender melhor e de forma clara em que consiste a escalabilidade. Isso porque, conforme dito, trata-se de um conceito novo e ainda em expansão do cotidiano corporativo.

Por isso, caso ainda não conheça completamente esse termo, saiba que ele se refere à capacidade de uma empresa de ofertar a um grande número de clientes um produto e serviço de qualidade, sem que isso afete os seus custos.

Em outras palavras, a empresa consegue ampliar suas ações, entregando mais produtos e serviços, mantendo suas características e qualidade e, ao mesmo tempo, controla e mantém seus custos praticamente no mesmo patamar.

Leia também: 18 Dicas para seu ecommerce ficar em primeiro lugar no Google

Por que ser escalável é bom para sua empresa?

Ao compreender o conceito, não fica difícil entender as razões para a escalabilidade ser tão importante para uma empresa. Empresas como o Facebook e a Microsoft demonstram o quanto replicar um produto ou serviço eficiente sem gerar custos extras é a chave para um sucesso sólido e permanente.

Resumindo, se você alcança a escalabilidade, consegue manter um nível de satisfação do cliente elevado e um faturamento constante e interessante.

Em tempos de alta concorrência pelos olhares de um consumidor mais exigente e seletivo, essa é, sem dúvidas, uma saída estratégica e inteligente para crescer mesmo em um cenário de crise.

Todo empreendimento pode se tornar escalável?

Mesmo que em proporções distintas, todo negócio tem condições de se tornar escalável. Assim, uma indústria, por exemplo, para aumentar sua produção pode necessitar investir em maquinário e pessoal, mas, a longo prazo, sentirá os efeitos positivos e alcançará a escalabilidade.

Nesse contexto, o que se pode concluir é que para saber o quanto seu negócio pode ser escalável é necessário conhecer sua atividade e avaliar sua disponibilidade para automatizar processos.

A automação é uma grande estratégia para se alcançar escalabilidade, pois traz mais agilidade e eficiência à execução do trabalho, reduz custos e contribui para a conquista de um produto e serviço de excelência.

A tecnologia e a escalabilidade empresarial

Até aqui apresentamos informações valiosas e você deve ter entendido que a escalabilidade está diretamente ligada à maneira como um gestor conduz sua empresa nesse mundo cada dia mais globalizado e moderno.

De fato, gerir uma empresa em épocas assim não é simples, mas empreendimentos contemporâneos como a Netflix e a Google demonstram que o desafio pode ser superado com maestria.

E, se fizermos uma análise sobre esses e outros negócios de sucesso, veremos que o que eles têm em comum é o constante investimento em tecnologia. Por isso, continue atento e veja como a tecnologia impacta a maneira de escalar um negócio:

Otimiza o tempo na empresa

A gestão do tempo é um dos grandes desafios na condução de uma empresa. Existem inúmeras atividades que demandam um tempo excessivo para serem executadas e acabam prejudicando a produtividade da equipe.

Sem dúvidas, a automação de processos tem a característica de reduzir o tempo perdido com esses processos, tornando-os mais ágeis, seguros e eficientes.

A utilização de um software de gestão, por exemplo, auxilia o empreendedor a controlar suas finanças com muita mais facilidade e traz grandes vantagens:

Ou seja, com o uso de uma boa ferramenta de gestão é possível ter um melhor aproveitamento do tempo do empresário, gestores e funcionários. Todos eles conseguem cumprir com as tarefas do dia e ainda se dedicam à processos criativos e estratégicos para a empresa.

Simplifica processos operacionais

Conforme dissemos, no cotidiano corporativo um empreendedor deve se preocupar com diversas tarefas. Em meio a tantas obrigações, é preciso encontrar maneiras de simplificar sua vida e garantir um bom nível de trabalho.

Nesse contexto, a automatização desempenha um papel crucial. De modo geral, aquelas atividades mais complexas podem ser simplificadas por um sistema ou ferramenta tecnológica.

Isso acontece, por exemplo, na confecção de relatórios e demonstrativos financeiros. Realizar todo esse processo manualmente, além de demandar tempo e dedicação, é algo difícil e muito sério. Mas, uma boa ferramenta fará todo esse processo automaticamente e você só precisará se preocupar apenas com o que fazer com aqueles dados.

Veja também: 11 dicas para ter um negócio na internet sem gastar muito

Padroniza processos e garante mais qualidade

Outra vantagem de se investir em tecnologia é a padronização dos processos. Entenda que toda atividade tem um modo ideal de ser executada e quando você consegue fazer com esse padrão seja sempre seguido, os resultados são muito mais expressivos.

Ou seja, com a padronização a empresa alcança qualidade do produto ou serviço final e, com isso, conquista mais clientes. Relembrando a ideia de escalabilidade é oportuno frisar que uma empresa escalável é justamente aquela que consegue reproduzir um produto e serviço em larga escala, garantindo que o padrão de qualidade seja mantido e que seus custos não se elevem.

Portanto, pode-se perceber com facilidade a contribuição da automatização para quem busca tornar seu negócio mais escalável.

Reduz a dependência de mão de obra

Sempre que se aborda sobre tecnologia e seus benefícios para o cotidiano empresarial, ouvimos falar sobre a redução da demanda por mão de obra. Afinal, se um programa consegue executar inúmeras tarefas, ou o seu negócio precisará de menos funcionários, ou poderá deslocá-los para funções mais estratégicas.

Seja qual for a opção escolhida, é evidente que isso contribui para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Mas, cuidado! Isso não quer dizer que seus funcionários não são importantes. Na verdade, não existe máquina capaz de substituir um bom grupo de trabalho. No entanto, uma empresa que depende exclusivamente de seu capital humano acaba sendo menos eficiente e mais cara do que deveria ser.

Isso significa que os processos automatizados são mais interessantes para a empresa. Além de contribuirem para a produtividade de seus colaboradores, eles reduzem a necessidade de mão de obra para atividades meramente burocráticas.

Chegamos ao final deste conteúdo e, como é possível perceber, a tecnologia é imprescindível para todo empresário que deseja escalar o seu negócio. Atualmente, investir em processos automatizados é mais que um diferencial competitivo, é uma necessidade de mercado para quem deseja melhorar a qualidade de seu produto e serviço e reduzir custos.

Lembre-se de que são decisões inteligentes como essa que poderão colocar seu negócio em um outro patamar. Por isso, estude, planeje e esteja pronto para se arriscar e inovar no seu ramo de atuação!

Quer aprender um pouco mais? Veja como escalar uma franquia da maneira certa! Artigo produzido pela equipe do Saia do Lugar.

Parcerias JivoChat: nosso programa de afiliados paga 30% recorrentes.

Atenda seus clientes com o Jivochat!

Se optou pelo último item de nossa lista, indicamos a Jivochat como sua solução de chat online. Permitindo atender seus clientes no computador ou pelo celular, sua loja online também permitirá conversar com os visitantes e seguidores de sua Fan Page no Facebook, através de nossa integração com o Messenger e outros aplicativos como o Viber e o Telegram. Faça seu cadastro agora através do link e aproveite 14 dias de testes GRATUITOS de todas as funcionalidades da JivoChat!

2017/12/19

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento