Anúncio grátis: 18 sites para fazer o seu

atualizado 28 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura13 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Fazer um anúncio grátis é uma ótima oportunidade para quem está pensando em iniciar no ecommerce.

Caso você ainda não saiba, existem diversas plataformas e sites que permitem que você possa fazer divulgação dos seus produtos e serviços gratuitamente.

Elas são a solução para quem não pode, ou não deseja, investir em campanhas pagas, e sim trabalhar na divulgação orgânica dos seus produtos e serviços.

Por isso, para que você saiba onde fazer o seu anúncio grátis, e como fazer ele se destacar entre os anúncios dos concorrentes, escrevemos um artigo com essas e outras informações úteis para você. 

Como destacar um anúncio grátis? 

Um anúncio grátis nem sempre é o que vai aparecer primeiro para o consumidor, ou seja na maioria das vezes o seu anúncio gratuito não ocupará uma posição de destaque.

Isso porque a maioria dos sites e das plataformas que permitem que você anuncie gratuitamente, são as mesmas que também promovem a possibilidade de criar anúncios patrocinados.

É natural que quem paga para ter uma posição de destaque conquiste o consumidor primeiro, e por isso você deve estar preparado para saber como criar um anúncio que seja atrativo para ganhar a atenção do consumidor.

Se quiser gerar maiores oportunidades de venda, você ainda pode considerar contratar os serviços de uma agência de marketing digital para criar os seus anúncios na web.

Abaixo, apresentamos algumas estratégias que podem ser utilizadas para fazer com que os seus anúncios se tornem mais competitivos. 

Forneça imagens de qualidade

Esse é um dos requisitos básicos para quem quer criar um anúncio grátis de qualidade.

Pois a fotografia é o primeiro contato do seu cliente com o produto, e para cativar o consumidor é preciso investir em uma boa apresentação.
Se possível, tenha uma câmera profissional para tirar fotos que realcem e destaquem os produtos que você deseja anunciar.

É importante que você conheça também os princípios básicos para uma boa fotografia publicitária. 

Você pode fazer um curso de fotografia online para que você entenda como usar a luz, como dar destaque aos seus produtos utilizando um fundo contínuo e outras características que vão melhorar a qualidade das imagens.

No Curso Fotografia Online você aprende como fazer fotografia voltadas para publicidade.

Lembre-se que a imagem além de ser um ponto de destaque a fotografia tem a capacidade de transmitir também credibilidade para quem olha o seu anúncio.

Ou seja, mais chances de você sair na frente dos seus concorrentes. 

Utilize palavras-chave

Lembre-se que para destacar o seu anúncio gratis você deve pensar em qual é a intenção de compra do seu público-alvo. 

Por isso, na hora de escrever a descrição do seu anúncio grátis e o título você deve incluir palavras-chave.

As palavras-chave irão facilitar para que o seu anúncio seja encontrado pelos mecanismos de busca quando o seu cliente realizar uma pesquisa. 

Na Web, você pode pesquisar através da ferramenta Planejador de palavras-chave do Google.

Ou você pode fazer essa pesquisa nos próprios sites que iremos indicar a seguir e ver se as palavras-chave que você definiu para o seu anúncio estão adequadas com a busca. 

Tenha uma estratégia para oferecer benefício ao cliente

Lembre-se que o seu anúncio grátis ao ser exibido terá que enfrentar a concorrência paga e orgânica.

Para chamar a atenção do público você precisa ter uma estratégia que faça com que o consumidor perceba que é mais vantajoso adquirir o seu produto ao invés do concorrente.

E nesse caso você pode oferecer um preço mais competitivo, muitos consumidores levam em consideração o valor de um produto. 

Também é possível oferecer promoções, descontos, brindes exclusivos, frete grátis e condições de pagamento mais atraentes do que os seus concorrentes.

Essas estratégias atraem o consumidor e contribuem para que o seu anúncio grátis seja notado com maior facilidade.

Faça descrições chamativas

É importante que você invista em maneiras de fazer descrições que sejam objetivas e ao mesmo tempo atrativas. 

Evite focar tanto nas funcionalidades de um produto e aposte em demonstrar ao consumidor quais são os seus benefícios. 

Se coloque no lugar do seu cliente e pense como o seu produto pode atender a uma necessidade que ainda não foi atendida. 

Inclua CTAs e utilize gatilhos mentais

Os CTAs, ou call to action, são frases que chamam a atenção do usuário e o conduzem para realizar uma ação.

Não deixe também de utilizar os gatilhos mentais que podem despertar o senso de urgência para a aquisição de um produto. 

Frases como "Não perca", "Enquanto durarem os estoques" são gatilhos mentais que contribuem para que o consumidor realize a compra na hora.

Trabalhe na divulgação orgânica

Assim que você criar o seu anúncio grátis, comece um trabalho de divulgação, afinal você não precisa contar apenas com o tráfego gerado pelo site que você criou seu anúncio.

Compartilhe seus anúncios nas redes sociais, em grupos e também no Whatsapp para amigos e familiares.

A vantagem de compartilhar entre pessoas próximas é que é bastante provável que elas conheçam alguém que possivelmente queira adquirir seus produtos.

E como um link é de fácil compartilhamento, basta apenas alguns toques para encaminhá-lo em um chat de Whatsapp.

Anúncio grátis nas redes sociais

As redes sociais são uma ótima oportunidade para quem deseja anunciar um produto ou serviço gratuitamente. 

Além de promover os seus produtos, você pode utilizar estratégias de marketing de conteúdo para atrair mais clientes e seguidores para que eles conheçam mais sobre o seu produto.

Se você quer aprender tudo sobre vender no Instagram, conheça o curso Insta para Negócios.

Neste curso você irá aprender sobre as melhores estratégias para utilizar a rede social a seu favor, desde a ter um bom posicionamento, como qualificar suas vendas e como deixar o seu perfil com cara de profissional. 

Anúncio grátis no Instagram

No Instagram se você criar a sua conta comercial e começar a realizar publicações constantemente em pouco tempo você tem acesso a um recurso chamado de Instagram shopping.

O Instagram Shopping é como uma vitrine virtual e serve como um catálogo para você apresentar os seus produtos. 

Apenas quem possui perfil profissional ou comercial no Instagram pode ter acesso a essa ferramenta para criar anúncios grátis.

O aspecto negativo é que para fazer um anúncio grátis no Instagram e através do Instagram Shopping, é necessário que você já tenha uma loja virtual no Facebook para importar o seu catálogo.

Assim, quando um cliente se interessa por um produto através do catálogo do Instagram shopping ele é redirecionado para a sua loja virtual ou conta do Facebook.  

Crie a sua loja virtual com o Shopify para importar o seu catálogo de produtos da sua loja com mais facilidade. 

A Shopify possui integração direta com o Instagram.

Banner da Shopify

Anúncio grátis no Facebook

Também existe oportunidade para quem deseja criar um anúncio grátis no Facebook. 

O Facebook possui uma aba chamada de "Marketplace" ele é um lugar onde qualquer pessoa pode anunciar sem custo nenhum.

Para anunciar no Facebook:

  • Vá até a aba Marketplace
  • Aperte em "Criar novo classificado"
  • Escolher qual é o tipo de classificado que você deseja criar
  •  Por fim você pode adicionar as imagens e configurar o seu anúncio grátis

Depois basta divulgar o link e compartilhar com os seus amigos. 

Você não precisa ter uma página profissional, é possível utilizar o seu perfil pessoal, entretanto criar um Facebook comercial pode ser vantajoso para o seu negócio. 

Imagem vetorizada de um homem escolhendo uma camisa em um site de anuncio gratis

18 Sites para criar anúncio grátis

Se você não tem interesse em iniciar um negócio nas redes sociais, não se preocupe, pois existem outras possibilidades de anunciar os seus produtos no ambiente virtual.

Vamos conhecer alguns sites ou plataformas que possibilitam a criação de anúncio grátis no ambiente digital.

1. OLX

A OLX está entre os maiores sites de vendas no território Brasileiro, e ela pode ser considerada um dos melhores sites de classificados para quem deseja fazer um anúncio grátis. 

É possível encontrar todo tipo de produto que você possa imaginar, desde móveis, objetos para escritório, carros e até mesmo imóveis. 

Para criar um anúncio na OLX basta fazer seu cadastro no site, preencher os seus dados, criar e configurar seus anúncios para que eles apareçam na categoria correta. 

2. Classificados.ws

Classificados WS é um site simples e fácil de utilizar, pois ao contrário de muitas plataformas você não precisa preencher um cadastros com informações extensivas.

Para começar a anunciar no site basta você preencher os campos com o seu nome, telefone, endereço de e-mail e senha para realizar o seu cadastro.

Além disso, você também pode utilizar a sua conta do Google ou do Facebook para se registrar na plataforma e pronto! Já é possível criar o seu anúncio grátis. 

É possível anunciar dentro das categorias Arte e artesanato, Decoração para casa, Automóveis, setor têxtil, imóveis, livros, sites e blogs, empregos, entretenimento, relacionamento, eletrônicos e outros.

3. Enjoei 

Enjoei é um site de vendas de roupas, móveis e eletrônicos, ele é bastante conhecido e popular no ambiente virtual.

Logo quando foi criado o objetivo era utilizar o site para se desfazer daqueles itens que ficavam guardados no guarda-roupa na mudança de uma estação ou outra.

Entretanto, atualmente, é possível encontrar uma infinidade de opções de itens tanto novos quanto usados, para utilizar a plataforma basta realizar o seu cadastro e iniciar suas vendas. 

4. Classificados BR

O Classificados BR é um site bem moderno e que permite que você insira links e vídeos aos seus anúncios.

Além disso, é possível fazer uma espécie de leilão onde é possível ir melhorando a negociação do seu produto ou serviço, também é necessário se cadastrar para fazer seus anúncios.

Dentre as categorias disponíveis para anunciar no site podemos citar: Acessórios e maquiagem, setor têxtil, setor industrial, eletrônicos e eletrodomésticos, imóveis, ferramentas, jogos e muitas outras categorias.  

5. Mercado dinâmico

É um site que também funciona como catálogo onde você exibe os seus produtos por meio de anúncios.

No mercado dinâmico é possível fazer o seu anúncio grátis e incluí-lo nas categorias: Pet, relacionamento, saúde, educação, eletrônicos, têxtil e outras. 

Também é necessário realizar o seu cadastro para poder anunciar os seus produtos dentro da plataforma.

6. Trocafone

Como o próprio nome do site já indica, o Trocafone é um site para você que deseja vender o seu telefone celular.

Para colocar o seu telefone à venda no site é preciso enviar o produto para o site, o site faz a cotação  e em seguida ele te paga um valor pelo produto.

O envio do aparelho é feito gratuitamente e após a cotação o dinheiro é depositado na sua conta bancária ou na sua conta do mercado pago.

7. ZipAnúncios

O ZipAnúncios é um site com interface amigável e que permite que você publique seus anúncios facilmente.

Entretanto o ZipAnúncios é mais focado em venda de imóveis, anúncios de carro e anúncios de serviços.

Para criar anúncio grátis no ZipAnúncios é preciso se registrar e incluir informações como data de nascimento, nome, email, CPF e etc...

8. Mercado Livre

O  Mercado Livre é uma das maiores marketplaces do Brasil. Ele oferece um sistema robusto e completo para a venda de produtos.

No Mercado Livre é possível encontrar todo o tipo de produtos, de novos a usados, produtos pessoais como também móveis e eletrodomésticos.

Embora a plataforma seja um gigante nacional é difícil fazer um anúncio grátis se destacar, pois há muita concorrência.

A plataforma privilegia aqueles que dão preferência a criar anúncios pagos.

Imagem vetorizada de um homem navegando na web em meio a anuncio gratis

9. Viva real

O Viva real é um site que se encontra em expansão, e através dele é bastante simples de criar o seu anúncio grátis.

Basta criar a sua conta e clicar em "criar anúncio", você será redirecionado a uma página onde vai preencher a categoria do produto que você está vendendo, o estado onde o produto está localizado, título do seu anúncio, descrição e também o preço.

Os anunciantes premium aparecem nos resultados patrocinados da empresa em outros sites e é um ponto positivo para quem busca alcançar um público maior.

10. Classificados.com.br 

O classifcados.com.br é um dos sites de classificados mais antigo do Brasil, e conta com mais de um milhão de anunciantes.

Embora o layout do site não tenha se modernizado, não quer dizer que você deva riscá-lo da sua lista, muito pelo contrário. 

As categorias mais concorridas neste site são imóveis, empregos, veículos e produtos e serviços. 

Para criar o seu anúncio grátis no classificados.com.br é preciso se registrar ou fazer o login com a sua conta do Google e do Facebook.

11. Vrum  

O Vrum é um site de classificados que é voltado para o segmento automotivo. 

No ar desde 2014, é possível pesquisar por veículos dentro do site, vender veículos e ainda requisitar um modelo de veículo específico para a s agências cadastradas no Vrum.

E o site ainda promete venda rápida, entretanto esteja atento, pois os anúncios gratuitos dentro do site só ficam disponíveis por um curto período de tempo. 

12. Permuta Livre 

O Permuta Livre é uma boa oportunidade para quem deseja anunciar gratuitamente, pois é possível criar anúncios de qualquer tipo de produto.

O Site conta com quase 1 milhão de clientes, e para criar o seu anúncio grátis basta acessar a plataforma e se cadastrar. 

13. Primeira mão 

Com um layout bem simples, e permite que os classificados sejam exibidos já na vitrine do site, lembrando muito aquela sessão de classificados do jornal.

É possível anunciar produtos de diferentes categorias ainda que imóveis e automóveis tenham uma posição de destaque dentro do site. 

14. Lugar Certo

O foco desse site é a venda e o aluguel de imóveis. 

No lugar certo é possível anunciar salas comerciais, quartos e outras categorias de imóveis.

15. Desapega.net

Embora não seja muito popular, esse site ganha destaque por ser bem otimizado em SEO.

Dessa forma ele facilita para que os seus anúncios sejam encontrados pelos principais mecanismos de busca. 

16. Negocio.com

O site Negocio.com possui alguns diferenciais bastante interessantes, como a possibilidade de criar a sua própria loja virtual.

Você pode definir entre fazer um anúncio de classificados ou então criar um anúncio de negócios para divulgar os serviços.

17. Airbnb

Airbnb é uma plataforma bastante conhecida, pois ela é um grande sucesso no mundo inteiro. 

Através da plataforma você pode cadastrar o seu apartamento, casa ou quarto para hospedar viajantes por curto período de tempo.

Depois de colocar o seu anúncio na plataforma, basta esperar que alguém demonstre interesse, a plataforma irá confirmar se o imóvel está disponível naquele período de tempo. 

O Airbnb certifica que os anfitriões são de confiança, sem que haja riscos na transação. 

17. Shopee

A Shopee é uma plataforma de Marketplace que permite que você monte a sua loja virtual para vender seus produtos online.

O único ponto negativo de vender na Shopee é que você precisa pagar uma comissão a cada venda realizada. 

18. Vrbo

O Vrbo é o site com mais opções de imóveis para alugar durante um período de tempo.

O objetivo é oferecer um contato simples, rápido e direto entre viajantes e proprietários em todo o Brasil, disponibilizando imóveis com ótimo retorno para os proprietários e anunciantes. 

Já sabe onde fazer o seu anúncio grátis? Dê um passo além.

Nesse artigo, apresentamos a possibilidade de criar anúncio grátis através das redes sociais e também de alguns sites, ou plataformas específicas.

Entretanto, se você deseja crescer no mercado virtual não descarte a possibilidade de ter a sua própria loja virtual e utilizar as estratégias de marketing digital para alcançar ganhos maiores. 

Trabalhe ativamente na divulgação dos seus produtos e boas vendas!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download