Como Ir Além de Cupons e Descontos com um Programa de Fidelidade na sua Loja Virtual

Veja como essa estratégia pode ajudá-lo a conquistar e reter clientes no ecommerce

Toda loja virtual já trabalhou com descontos e cupons, cada uma com o seu motivo: para tentar atrair mais clientes, aumentar a taxa de conversão em uma época, atingir metas de vendas ou limpar o estoque de um produto específico. Essas campanhas costumam ser muito eficientes em alcançar esses objetivos de curto prazo, mas e depois?

O problema é que o lojista se prende a fazer campanhas momentâneas para conquistar novos clientes e se esquece de toda a base de clientes que ele já possui. Isso, claro, traz um enorme prejuízo, mas que às vezes passa despercebido, porque:

Por isso, você vai aprender aqui a como ir além de cupons e descontos e realmente fidelizar seus clientes. Mas antes…

O que é um programa de fidelidade?

Caso você não saiba, um programa de fidelidade é um incentivo que os lojistas dão aos seus clientes para aumentar a taxa de recompra ao recompensar os clientes por estarem ali. Dessa forma, o cliente se torna fiel a marca e passa a sempre comprar no mesmo lugar por saber que é valorizado e ganhará algo em troca daquela lealdade.

Existem diversos tipos de programa de fidelidade e nesse artigo vamos falar principalmente sobre brindes e programa de pontos, mas você pode conferir outros tipos de programas de fidelidade neste material.

Use descontos de forma inteligente

O primeiro passo para fidelizar um cliente é usar os descontos de forma a retê-los. Pode parecer contraditório colocar os descontos, que são uma ação momentânea, como solução para fidelizar clientes, mas a chave da estratégia é pensar em como dar continuidade no relacionamento com o cliente após essa primeira venda.

Quando der um cupom de desconto, peça por exemplo o email do cliente em troca, assim você consegue manter contato e criar proximidade com essa pessoa. Como ela ganhou algo por dar seu- email, o gatilho mental da reciprocidade vai deixar esse cliente receoso de sair da sua lista de inscritos (a menos que seu conteúdo realmente não faça sentido nenhum para o cliente), sendo assim é uma forma saudável de conquistar uma rede de contatos para o seu negócio.

Dica: Uma forma de evitar erros nos temas e conteúdos para seus clientes é oferecer coisas relacionadas aos produtos que o cliente já consumiu. Confira algumas ideias de conteúdos para email.

Mas fique atento, sua margem de lucro pode ser comprometida com essas promoções. O fato é que todo negócio precisa reservar uma parte do seu lucro para a aquisição de novos clientes e para manter os antigos, no entanto, se essa conta não for bem-feita, o seu negócio vai se tornar um custo para você, não algo lucrativo. Não torne os descontos uma armadilha para seu negócio, fique de olho sobre até onde você pode ir.

Dê pontos por compra e recompensas para trocar

Esse modelo de premiação é interessante porque faz seu cliente querer comprar mais para conquistar algo grande ou ter vários pequenos prêmios. As recompensas podem variar desde um cupom pequeno de 5% de desconto até um de 50%, ou então produtos da sua loja. Dessa forma você dá liberdade para o seu cliente resgatar o que mais o agrada e ativa nele uma vontade de lutar para conquistar seu objetivo.

Outro ponto interessante dessa forma de recompensar clientes é que ela é justa: O cliente vai ser recompensado de acordo com a fidelidade dele, quantas vezes já comprou e o quanto comprou, não apenas por ter achado um cupom perdido pela internet. Assim o sistema de recompensa se torna justo e atrativo.

Talvez você não saiba como de fato executar essa estratégia, então vale lembrar que a Fidelizar Mais oferece um programa de fidelidade completo para lojas virtuais. Não deixe de conferir.

Faça desafios

Você pode dar descontos sim, mas instigue o seu cliente a conquistar isso. Essa é a chamada gamification!

Campanhas de “Indique um amigo e ganhe pontos”, já emendando com a estratégia de pontos por compra ou “Responda essa pesquisa e ganhe um presentinho” para te ajudar a conhecer melhor seus clientes são excelentes formas de gerar interação e proximidade entre cliente e marca.

Além disso, não se esqueça de utilizar seus canais de atendimento, como o chat online para informar sobre a existência dos programas, fazer pesquisas de satisfação e ser capaz de responder à perguntas e resolver problemas de seus visitantes em tempo real.

Conclusão: Há vendas fora da queima de estoque

Existem diversas formas de atrair pessoas para a sua loja sem precisar acabar com a sua margem de lucro. Gostou das ideias? Comente o que funciona em seu negócio!

2019/02/ 5

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