Produção de conteúdo: O que é e como fazer?

atualizado 15 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura14 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

A produção de conteúdo é uma estratégia que vem sendo amplamente utilizada no ambiente virtual por quem deseja alcançar um público específico e divulgar o seu negócio.

Ela está fortemente associada à estratégia de Marketing de Conteúdo que é aplicada em blogs, campanhas de Email marketing e também nas redes sociais.

E para fazer sucesso com essa estratégia é necessário saber como produzir conteúdos de qualidade e que sejam únicos para a sua persona. 

Pois dessa forma, você permite que ela desenvolva relacionamento com o seu negócio e garantindo que você tenha maiores chances de fidelização. 

Portanto, se você deseja saber mais sobre produção de conteúdo, Marketing de conteúdo e como produzir conteúdos para a sua persona continue a leitura desse artigo. 

O que é produção de conteúdo?

Produção de conteúdo é o ato planejar, elaborar e oferecer materiais de temas diversos em diferentes canais de comunicação para um público-alvo específico.

Dentro do Marketing de conteúdo, a produção de conteúdo digital é utilizada para atrair consumidores para o seu negócio.

Também é possível utilizá-la para conquistar autoridade no ambiente virtual e ganhar vantagem competitiva.

Quando bem realizada, a produção de conteúdo permite que a sua empresa passe a ser vista como referência no segmento em que ela atua.

Pois, é através dessas estratégias que as empresas ajudam o consumidor a solucionar um problema, aprender sobre um assunto ou resolver uma dúvida já existente.

E esses fatores permitem que o consumidor se torne mais próximo do seu negócio, uma vez que ele passa a ver a sua empresa como alguém que o ajudou a resolver uma questão.

Dessa maneira ele passa a confiar mais no que você tem a dizer, e consequentemente passa a ver a sua empresa como referência no mercado.

Você compreendeu que a produção de conteúdo também é muito relevante para que você construa um relacionamento de confiança com o seu público-alvo?

Através dela você se diferencia dos seus concorrentes, fortalece a imagem do seu negócio e melhora a sua reputação perante o público.

Formatos de conteúdo 

É possível investir em diferentes formatos de conteúdo, assim como também é possível divulgar o seu conteúdo em diferentes canais.

Para definir quais canais e formatos você deve utilizar na sua estratégia é preciso analisar quais são os seus objetivos e também a persona que você deseja impactar através desse conteúdo.

Uma estratégia de conteúdo pode contar com formatos como texto, áudio e vídeo, que se materializam em artigos de blog, podcasts, vídeos, infográficos, webinars ou eBooks.

E ainda podemos separar as publicações em redes sociais, blogs e podcasts dos materiais ricos. 

Os materiais ricos diferem das publicações tradicionais, pois elas abordam um tema de uma maneira mais aprofundada do que em publicações em blogs ou redes sociais. 

Eles são muito utilizados na aquisição de leads como estratégia de Inbound Marketing, onde há a entrega de um conteúdo de valor em troca de um contato como o e-mail. 

Vamos conhecer agora quais são os mais utilizados na produção de conteúdo e no marketing de conteúdo.

Publicações em blogs

A produção de conteúdo para blogs é uma das estratégias mais importantes para quem deseja destacar o seu negócio no ambiente digital através da criação de conteúdos de relevância para o seu público.

Principalmente para quem tem como objetivo aumentar a visibilidade do seu site, pois a  produção de conteúdo também está associada com a estratégia de SEO

Através de ambas as estratégias você tem a possibilidade de posicionar o seu site nas melhores posições de buscadores como o Google.

E obter as melhores posições nesses buscadores faz com que consumidores tenham acesso ao seu conteúdo com maior facilidade.

Através da produção de conteúdo para blogs também é possível conduzi-los através do funil de vendas.

Ebooks

Os ebooks podem ser incluídos na classe de materiais ricos que mencionamos mais acima. 

A sua confecção é um pouco mais trabalhosa, pois que monta um ebook precisa ser expert no conteúdo que irá se abordado, ter conhecimento básicos de Design e também entender um pouco de diagramação.

Eles vão servir como um gatilho para que o seu cliente deixe o contato, por isso você deve elaborar materiais de qualidade. 

É preciso oferecer imagens de boa qualidade, o conteúdo de um ebook deve ser didático e aprofundado,  ainda trazer novos pontos para despertar o interesse do leitor.

Lembre-se que como um material rico, o ebook deve ser mais completo que uma publicação em blog.

Redes sociais

Atualmente as redes sociais são os principais canais de divulgação das empresas,  e a produção de conteúdo para redes sociais pode ter diferentes objetivos. 

As empresas podem utilizá-las para gerar tráfego para o blog, engajar seguidores e divulgar a marca nas principais plataformas de interação, divulgar seus produtos e muitos outros objetivos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam não se deve replicar o conteúdo de uma rede social em outra ou então fazer um recorte das suas publicações nos blogs.

O mais indicado é conhecer quem é o público que frequenta aquela rede social especificamente.

E então montar Personas para cada rede social com o objetivo de entender quais são as necessidades desse público e entregar um conteúdo que atenda a essas necessidades.

Infográficos

Os infográficos são imagens que levam informações e são elaboradas para facilitar a leitura e compreensão do seu conteúdo.

Eles geralmente são utilizados para complementar um conteúdo como em ebooks ou publicações de blogs.

Mas também podem ser utilizados na obtenção de lead servindo como material rico, ou nas redes sociais. 

Nas redes sociais são capazes de despertar a curiosidade e o interesse do público, você pode adicionar um CTA para que eles confiram mais sobre o conteúdo.

Além de um conteúdo bem elaborado, é necessário produzir uma imagem que seja atrativa para o público, e por isso é indispensável pensar em alguns elementos de Design.

É importante se atentar a detalhes como o espaçamento do texto, as cores utilizadas, pois elas devem facilitar a leitura.

E atenção, pois o infográfico não é uma imagem que possui espaço para textos longos, por isso é indicado que você seja bastante objetivo quanto a produção de conteúdo para infográficos.

Vídeos

Vídeos transmitem conteúdos utilizando o audiovisual, ao invés de textos corridos,, e por isso são de mais fácil assimilação pelo público. 

São conteúdos de fácil compartilhamento e isso pode aumentar o alcance, principalmente nas redes sociais

E portanto são uma ótima maneira de prender a atenção do seu público, e você também pode utilizá-los para complementar seus conteúdos.

Através dos vídeos é possível produzir entrevistas, reviews, feedbacks ou trazer assuntos que interessem sua persona.

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Imagens

Assim como os vídeos, as imagens são amplamente utilizadas para compartilhamento e também possuem alto engajamento.

Dependendo do seu segmento de mercado, você pode utilizar desse engajamento a seu favor para alcançar mais pessoas e divulgar o seu trabalho.

Como por exemplo, fazer a utilização de fotografias para quem trabalha em algum ramo relacionado como fotografia ou design e arquitetura, decoração.

Também é possível investir em gifs que são imagens animadas e são bastante compartilhadas nos principais aplicativos de mensagens instantâneas.

E você ainda pode investir em memes que contém conteúdos de humor que conseguem bastante engajamento do público.

Imagem de uma mulher com uma lâmpada refletindo sobre produção de conteúdo

Produza conteúdos com o curso Redador Hacker SEO e Marketing de Conteúdo

Se você quiser se aprofundar ainda mais na produção de conteúdo, conheça o curso Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo. Esse é um curso que irá te ensinar além da produção de conteúdo, pois ele é um curso que contém um passo a passo em vídeoaulas que irão te deixar por dentro das principais estratégias de Marketing de conteúdo e SEO.

Neste curso você irá aprender criar e multiplicar conteúdo para blogs e identificar quem é o seu público-alvo e também compreender quais são os principais erros de quem está começando nessa área através de um método simples e eficaz, para se tornar um produtor de conteúdo profissional.

Como fazer produção de conteúdo?

Para que você consiga produzir conteúdo de qualidade, vamos abordar algumas das etapas que você não pode deixar de realizar durante a produção de conteúdo.

Defina seu objetivo com o conteúdo

Mostramos os diferentes formatos de conteúdo que você pode utilizar e cada um deles possui o seu próprio objetivo. Por exemplo, publicações em blogs geralmente são realizadas por quem deseja adquirir maior visibilidade e também investir em SEO.

Nas redes sociais é muito comum utilizar conteúdos para fazer um marketing de relacionamento. Já os materiais ricos devem ser confeccionados quando o objetivo é a atração de leads.

Depois de definir quais são os seus objetivos você terá mais clareza para estruturar a sua estratégia.

Busque referências

Para que você não se sinta tão perdido na hora de elaborar uma estratégia de conteúdo você pode buscar por referências nos seus concorrentes.

Mas esteja atento, o objetivo aqui não é copiar o conteúdo do seu concorrente e sim buscar inspiração para que você possa criar algo novo, e melhor.

Lembre-se que dependendo do tipo do seu objetivo você precisa ser criativo para conquistar a atenção do seu público e por isso você não deve copiar conteúdos.

Você também pode buscar por referências de outros nichos e segmentos para ter ideias e torná-las aplicadas ao seu negócio.

Conheça o seu público

O primeiro passo para realizar a produção de bons conteúdos é conhecer e entender quais são as necessidades do seu público.

O que o seu público quer ver? Quais são as principais necessidades e quais problemas o seu conteúdo pode resolver?

Para conhecer mais sobre o seu público é recomendável que você monte Personas, pois elas irão representar uma parcela do seu público-alvo.

E através dela você pode ter acesso a características comportamentais mais detalhadas que serão úteis para que você possa definir quais conteúdos você deve abordar.

Você ainda pode utilizar ferramentas como o Google trends ou o Google keyword planner para se certificar de que os conteúdos que você definiu realmente possuem busca.

Pesquise

Para que você possa desenvolver conteúdo único e de qualidade é necessário pesquisar e estar atualizado.

Busque informações apenas de fontes confiáveis, e não se limite apenas ao português quando for fazer a sua pesquisa, você pode buscar artigos em outras línguas também.

Invista em encontrar temas que ainda não foram explorados pelos seus concorrentes ou temas que o seu público ainda não conhece.

Planeje o seu conteúdo

A próxima etapa é confeccionar o seu conteúdo de fato, independente de você escolher divulgar o seu conteúdo em imagens vídeos, você irá precisar estruturar o seu conteúdo.

Por isso, antes de começar a desenvolvê-lo é importante que você destaque quais são os pontos mais relevantes para você abordar.

Lembre-se que a estrutura de um bom conteúdo possui tópicos e subtópicos e que é preciso adaptar essa estrutura para os tipos de conteúdo que você pretende utilizar.

Você pode aplicar técnicas de Storytelling para fazer com que o seu conteúdo seja ainda mais interessante para o seu público.

É importante que você capriche na sua introdução porque se ela não cativar o público ele vai perder o interesse e não irá continuar a leitura.

Revise o seu conteúdo 

Depois de pronto o próximo passo é partir para a revisão.

Revise o texto de uma maneira geral, as conexões entre as frases ou peça para que alguém leia e tente explicar o que foi compreendido por ele.

Lembre-se que você está colocando em jogo a credibilidade do seu negócio e portanto deve produzir algo bem feito.

Revise também as imagens caso você realize a aplicação em infográficos ou em publicações para as redes sociais.

Se o seu conteúdo não ficou bom, você pode refazê-lo. Esse é um processo natural e muitas vezes o texto ou a sua arte precisa ser refeita.

Imagem vetorizada de um homem procurando por produção de conteúdo

Ferramentas para a produção de conteúdo

Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para criar os diferentes tipos de conteúdo que citamos acima. 

Selecionamos algumas dessas ferramentas para que você conheça quais são seus recursos e funcionalidades na produção de conteúdo.  

1. Wix

O Wix é uma plataforma de hospedagem de sites que permite que você crie o seu blog em apenas alguns minutos.

Ele possui um editor de sites fácil que permite que você monte o seu blog do zero ou escolha um template pronto para iniciar a edição.

Com o Wix você pode investir em um blog para entregar conteúdos de qualidade ao seu público alvo e atrair mais audiência para o seu negócio. 

Você pode optar por um dos planos que a plataforma oferece que vão desde o básico até o plano VIP.

Ao assinar o  Wix você conta com um domínio personalizado para fortalecer o reconhecimento da sua marca.

Crie seu blog com a Wix

2. RD Station

O RD Station é uma plataforma completa de automação de Marketing digital.

Com o RD Station você pode gerenciar as páginas das suas redes sociais, criar landing pages, realizar nutrição dos seus leads e ainda gerenciar as suas campanhas de e-mail marketing.

Você irá adquirir mais controle das suas ações de Marketing digital podendo automatizar processos simples durante a sua produção de conteúdo.

Você pode optar por um dos quatro planos disponíveis na para a aquisição dessa ferramenta.

3. Apowersoft Beecut

O Beecut é um editor de vídeo para você que deseja produzir conteúdos em formato de vídeo.

Ele possui diversos recursos como aparar, cortar e dividir seus vídeos da maneira que você quiser.

Você também pode adicione transições, sobreposições, filtros e efeitos visuais, para deixá-los ainda mais dinâmicos e interessantes para o seu público.

Você pode optar pela assinatura mensal, anual ou vitalícia. 

4. Google Docs

Se você quiser produzir artigos de blog, por exemplo, você pode utilizar a ferramenta gratuita do Google.

O Google Docs, é um editor de texto bastante semelhante ao concorrente da Microsoft, o  Word.

A principal diferença entre eles é que o Google Docs é utilizado online a partir da sua conta do Google.

Você também pode compartilhar os seus conteúdos com outros membros da sua equipe e o conteúdo pode ser editado simultaneamente por mais de uma pessoa.

5. Google Keyword Planner

O Keyword Planner do Google é também uma ferramenta gratuita que permite que você pesquise por palavras-chave que são relevantes para o seu público.

No Keyword planner você pode ter ideia do volume de pesquisas dessa palavra-chave e definir se ele é um assunto em potencial para você fazer a sua produção de conteúdo.

Ele é muito utilizado por quem deseja publicar artigos em blogs e trabalhar SEO, mas você pode aplicá-lo às demais estratégias se achar interessante.

O Google Trends também é uma ferramenta gratuita e permite que você acompanhe tópicos que são tendências no momento e ao longo dos meses.

Pode ser útil para você verificar se o tema que você definiu durante a sua produção de conteúdo tem tido procura nos últimos meses.

Dicas rápidas para otimizar a sua produção de conteúdo

Seja nas redes sociais, em artigos ou na confecção de material rico, trabalhar com produção de conteúdo não é uma tarefa fácil.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis para você utilizar nas suas produções de conteúdo.

1. Aposte nas tendências

Descubra quais são os assuntos do momento e tente adaptar o seu conteúdo a esses assuntos. 

Assim você pode utilizar uma narrativa interessante para captar a atenção do seu público-alvo.

Por isso descubra quem são as personalidades favoritas do seu público e tente criar conteúdos dinâmicos.

2. Crie títulos chamativos

Tanto seus textos quanto as suas publicações devem ter títulos que sejam criativos, questionáveis e que despertem a curiosidade do público.

A leitura de um título acontece antes de tudo, em artigos ela acontece antes mesmo da pessoa clicar e nas redes sociais isso não é diferente quando você elabora uma imagem com uma chamada criativa.

3. Utilize conteúdos de multimídia

Na hora de buscar engajamento com o seu público, invista em conteúdos visuais.

Vídeos, imagens e infográficos e até mesmo mapas conceituais podem ser interessantes para o seu público.

4. Evite erros de português

Se necessário revise seu texto mais de uma vez para se certificar de que não há erros de português.

Uma dica é escrever tudo no Google Docs antes, pois ele possui um corretor e assim você pode planejar os seus textos com mais tranquilidade.

5. Evite conteúdos repetidos

Lembre-se que a internet é um lugar onde muitas pessoas investem na produção de conteúdo para atrair seu público então é importante você investir em conteúdos únicos e levar novidades a eles.

Busque trazer novidades para mantê-los engajados com o seu conteúdo e com vontade de consumi-lo ainda mais.

Invista em produção de conteúdo e em estratégias do Marketing digital

Nesse artigo apresentamos os diferentes tipos de conteúdo digital que você pode utilizar para atrair o seu público e também  melhorar o seu relacionamento com eles.

Não deixe de estudar outras estratégias de Marketing digital para saber como aplicar a produção de conteúdo a elas.

Você pode estudar sobre Inbound Marketing, Landing Page, E-mail Marketing e definir qual delas se aplicam às suas necessidades.

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