Posicionamento de Marca: O que é?

atualizado 28 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

O posicionamento de marca é importante para que você conquiste o seu público-alvo e adquira autoridade no mercado.

Ele tem influência direta na percepção do seu público, e por isso muitas empresas visam ter um posicionamento forte e marcante que os destaque da concorrência. 

No entanto, é necessário uma série de cuidados antes de investir em um posicionamento, pois ele deve estar alinhado com  os valores que a sua empresa deseja transmitir.

Além disso, ele deve despertar interesse no seu público-alvo e é considerado um elemento crucial para quem deseja obter sucesso e permanecer competitivo no mercado.

Pois ele pode ser um diferencial, aumentar a visibilidade e garantir que o seu público tenha preferência pela sua empresa.

E para que você saiba como posicionar a sua marca ou a sua empresa nós iremos te apresentar um guia completo com todas as informações que você precisa saber. 

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é uma estratégia de Branding que visa fazer o seu negócio se destacar e ocupe um lugar único para o seu público-alvo. 

De acordo com Philip Kotler, grande economista e estudioso da área de marketing,  é o posicionamento de marca que desenha uma oferta comercial para que o seu negócio passe a ocupar um lugar de destaque na mente dos consumidores.

Ou seja, essa estratégia permite que você conquiste a atenção dos consumidores, ao invés de focar no produto ou serviço que você vende.

Pois, ela coloca as necessidades do consumidor como o centro das suas ações e permite modificar a maneira que esse consumidor percebe a sua marca.

Para que esse posicionamento seja certeiro ele precisa se conectar com o seu público e fazer ele se identifique com o seu negócio. 

Ela também pode ser considerada um exercício e uma busca contínua de diferenciação no mercado, acompanhamento de tendências e adaptação às mudanças tecnológicas.

Principalmente no ambiente virtual, onde as novidades são constantes e o público também está sob constante influência. 

O ambiente virtual oferece inúmeras possibilidades para que você possa trabalhar no posicionamento da sua marca, como veremos mais adiante nesse artigo.

Quais são as vantagens de posicionar a sua marca?

Alguns benefícios estão relacionados ao posicionamento de marca de uma maneira geral.

Portanto, eles independem do nicho de mercado que sua empresa está inserida ou do o porte da sua empresa. 

Confira agora quais são esses benefícios e como eles podem contribuir para o seu crescimento no mercado. 

Maior recorrência de compra

Graças a conexão estabelecida entre a sua marca e o cliente unido a um bom branding não tem como o consumidor se esquecer da sua marca.

E justamente por permanecer constantemente na cabeça do consumidor é mais fácil ele venha a adquirir os seus produtos mais de uma vez.

Serão clientes fiéis tanto por valorizar a sua marca quanto estarem satisfeitos com o seu produto.  

Autoridade dentro no mercado

Com reconhecimento, uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo você acaba adquirindo autoridade e passa a ser referência para o seu nicho.

Conquistar autoridade faz com que você ganhe destaque e consequentemente alcance mais pessoas, têm um impacto direto nas vendas do seu negócio.

Mais visibilidade

Através do posicionamento de marca e da conquista de autoridade no mercado, você também adquire maior visibilidade. 

Seu público pode atuar como promotor da sua marca, conferindo a ela mais credibilidade e consequentemente tendo impacto sobre a imagem dela no mercado.

Imagem vetorizada de três pessoas analisando resultados

Como definir um posicionamento de marca para sua empresa?

Apesar das vantagens, definir um posicionamento de marca para o seu negócio não é uma tarefa fácil e envolve diferentes análises tanto do mercado e público-alvo quanto dos seus concorrentes. 

Além disso, é preciso olhar para a visibilidade que a sua empresa possui no momento presente e também qual é o nível de autoridade.

O próximo passo é traçar os seus objetivos e pensar qual é a sua real intenção e o que você deseja alcançar com esse posicionamento de marca.

Vamos abordar cada uma das características necessárias para que você consiga definir um posicionamento para a sua marca.

Conhecer o seu público-alvo

Lembre-se que comentamos que o posicionamento de marca deve se conectar com o seu público-alvo? 

E para saber quais são os interesses ou as necessidades desse público você precisa fazer um levantamento de dados.

Esse levantamento de dados pode ser realizado através de pesquisas ou até mesmo entrevista com os seus clientes.

No entanto, há outras maneiras de estudar o consumidor e coletar informações relevantes.

Para facilitar o conhecimento do seu público-alvo e adquirir informações mais detalhadas sobre ele é recomendável que você monte uma persona. 

A persona é um personagem fictício cujo perfil corresponde a uma parcela dos seus clientes atuais.

Através dela você pode identificar até mesmo características comportamentais a respeito do seu público-alvo. 

E dessa forma você vai adquirir uma base dados relevantes para definir melhor a sua buyer persona e quais são seus interesses contribuindo para que você tenha uma visão ampliada de como você pode posicionar a sua marca.

Como o seu produto impacta o seu público-alvo 

Depois de identificar quem é a sua buyer persona e quais são as suas características principais você precisa encontrar qual é a dor dessa persona e como o seu produto resolve essa necessidade.

Além disso, também é preciso pensar quais são os prazeres que o seu produto proporciona a esse público e quais são os diferenciais do seu produto em relação aos concorrentes. 

Compreender esses aspectos pode te fornecer alguns insights de como você pode conquistar a atenção dos seus clientes e de qual maneira você pode se posicionar.

Análise de concorrentes

O público-alvo é importante para que você compreenda quais são os anseios desse público com relação a sua marca.

Já os seus concorrentes podem te fornecer informações valiosas, pois é bem provável que empresas do mesmo nicho ou de nichos de mercado próximos tenham públicos parecidos.

É nesse ponto que é importante realizar análise de concorrência para analisar como os seus concorrentes se posicionam e o que eles fazem para que os seus clientes sejam fiéis.

Essa analise também pode te fornecer insights de como você pode posicionar o seu negócio. 

Por isso, investigue quem são os seus principais concorrentes, qual é o relacionamento deles com o público.

A partir dessa análise tente identificar espaços que ainda não estão ocupados pelos seus concorrentes e lembre-se de fazer do seu posicionamento um diferencial. 

Unir valores e percepções

O próximo passo é unificar todas as informações que você já obteve sobre o mercado, seu público e seus concorrentes para que você possa se conectar com os valores e os pensamentos dos consumidores.

Vale pensar em temas e assuntos que você acha que estimulariam o seu público-alvo, e que estejam alinhados com os valores que você deseja que a sua empresa transmita.

É hora também de traçar algumas estratégias de como o público irá tomar conhecimento do seu posicionamento de marca, para que você possa trabalhar esses aspectos e gerar um relacionamento sólido.

Realize também ações que irão contribuir para a humanização da sua marca, a humanização é um fator muito importante para que o público consiga se identificar com o posicionamento que você está propondo.

Muito mais do que apenas um logotipo, identidade visual e aspectos comunicativos, você deve levar em consideração que é através desse posicionamento que a sua marca será conhecida.

Portanto, deve pensar se o posicionamento está mesmo adequado com os valores da sua empresa.

Por exemplo, uma marca de cosméticos que não faz testes em animais, mas os insumos para produzir seus produtos são origem animal com certeza não pode se autointitular vegana e adotar esse posicionamento. 

Reforce as suas qualidades e os diferenciais

Aproveite o seu posicionamento de marca para mostrar os seus diferenciais e os pontos fortes da sua marca.

Demonstre quais são as características marcantes do seu negócio, utilize recursos para que você capte a atenção do seu público conectando essas características às suas necessidades.

Seja autêntico com os valores adotados pois autenticidade pode potencializar o reconhecimento da sua marca. 

Não tente copiar o que seus concorrentes fizeram e replicar no seu negócio. Lembre-se que o estudo da concorrência é apenas para você obter insights do que pode ser realizado no seu negócio. 

Imagem vetorizada de duas pessoas competindo por uma bandeira no topo da montanha

Estratégias para trabalhar o seu posicionamento 

Depois de definir um posicionamento que esteja alinhado com os valores da sua marca e com as necessidades dos seus clientes é importante que você comece a externalizar esse posicionamento.

Invista em estratégias de marketing digital

Como mencionamos no início deste artigo, o ambiente virtual propicia que você utilize diferentes recursos para que você consiga divulgar o seu negócio e consiga se posicionar no mercado.

Principalmente se você quiser agregar valor ao seu produto ou serviço.

Uma das estratégias mais utilizadas no ambiente virtual é o marketing de conteúdo. 

Ele consiste em criar conteúdo que seja de valor para o seu público alvo e consequentemente esse conteúdo pode estar relacionado ao seu posicionamento de marca. 

Se seguirmos exemplo do ecommerce de cosméticos veganos, por que não informar o seu público questões ligadas ao meio ambiente?

Ao mesmo tempo que você o mantém informado, você adquire a possibilidade de divulgar a sua marca.

O Google, por exemplo, é um ótimo lugar para você adquirir autoridade.

Para isso você pode criar um blog informativo e trabalhar SEO para que seu blog esteja posicionado nas primeiras páginas desse buscador.

Você pode aprender mais sobre essa estratégia com o curso Redator Hacker SEO e Marketing de Conteúdo que é um curso completo para que você possa aprender a divulgar os seus produtos e serviços no ambiente virtual.

Esse curso possui mais de 3 horas de videoaula, que vão do básico ao avançado para que você aprenda a aplicar essa estratégia ao seu negócio.

Você também pode utilizar marketing de conteúdo nas redes sociais, ao identificar quais são as redes sociais que o seu público frequenta.

Outra maneira de aplicar essa estratégia é através de e-mail marketing ou automatização de chat online no seu chat através de chatbot.

Invista em experiência do cliente

Ao longo desse artigo discutimos sobre a experiência do cliente, mas você sabe o que ela é e porque ela é importante?

A experiência do cliente se resume à interação que o cliente tem com a sua empresa desde o primeiro contato até o pós-venda e a manutenção desse relacionamento.

Portanto, para que a sua marca seja percebida e gere interesse você precisa que fazer com que sua marca transmita o posicionamento de marca através dos elementos da sua identidade visual.

Invista em uma identidade visual que será facilmente reconhecida pelo seu público, pois facilita a identificação do seu negócio. 

Invista em um bom branding, otimize os processos dentro da sua empresa que estão relacionados com a satisfação dos clientes.

Identifique se você está conseguindo fidelizar os seus clientes e se eles estão satisfeitos com o seu serviço. 

Além do mais, é preciso investir em atendimento qualificado para melhorar a experiência do cliente, pois também está relacionado a como os seus clientes passam a perceber a sua marca dentro do mercado. 

Cultura organizacional

Além de externalizar o posicionamento de marca, também é necessário que os seus colaboradores estejam envolvidos no processo de posicionamento da sua marca.

Pois eles são os propagadores da imagem do seu negócio, e para que a boa imagem se propague você precisa fazer com que a cultura organizacional da sua empresa seja forte.

Além disso, é importante que os seus colaboradores conheçam os valores, saibam quais são os seus objetivos e como eles estão inclusos nos seus projetos futuros.

A comunicação interna reforça ainda mais a cultura organizacional da sua empresa e aumenta os níveis de satisfação.

Exemplos de posicionamento de marca

Você provavelmente já conhece as marcas que iremos apresentar, mas é importante que você consiga identificar como cada uma delas se posiciona no mercado e o que faz com que esse posicionamento seja um sucesso para o seu público.

Conheça agora algumas marcas que possuem um posicionamento de marca bastante trabalhado. 

Coca-Cola

A Coca-Cola provavelmente é um dos maiores sucessos de posicionamento de marca no mundo todo.

A empresa já atua no mercado há 125 anos, e é a número 1 do segmento.

Desde o início a Coca-Cola, adotou o seu posicionamento de forma consistente que é: celebrar a vida e seus bons momentos.

Esse posicionamento fez com que ela fosse  associada à felicidade e ele foi propagado em diversas campanhas, desde campanhas de natal até campanhas mais específicas como "abra a felicidade".

Assim a empresa deixa claro que o seu objetivo é compartilhar momentos e experiências com os seus clientes. 

Além disso, em suas campanhas de divulgação também são utilizadas peças que remetem à "Diversão", "Alegria", "União" e "Compartilhar".

Nike

A Nike é uma marca muito famosa por marcar presença em diversos espaços voltados para o esporte.

Com o firmamento de contratos com grandes estrelas do esporte como Michael Jordan, Cristiano Ronaldo e sua visibilidade, a Nike conseguiu manter o seu posicionamento de incentivar o esporte.

A marca também apostou na segmentação dos seus produtos para atingir diversos públicos que buscam o estilo de vida atlético.

A empresa também investiu no mercado digital ao abrir o seu ecommerce e investir em experiência do usuário através da coleta de dados para poder qualificar o seu atendimento. 

Apple 

A Apple é outro exemplo de empresa bem sucedida e conhecida no mundo inteiro por seus produtos que apresentam um design diferenciado, alta qualidade e inovação.

A marca se posiciona como inovadora e que pensa diferente. 

Representa solução em tecnologia e produz ferramentas altamente desejadas pelos usuários. 

Dessa maneira a empresa passa uma imagem de luxo, elegância e exclusividade. 

Amazon

A Amazon é uma importante empresa dentro do mercado digital e um dos maiores ecommerce do mundo.

Seu posicionamento é baseado no relacionamento com o cliente e também na experiência de compra. 

A empresa trabalha esse posicionamento através das diversas vantagens que oferece no seu site como preços baixos, fretes rápidos e promoções. 

Se comprometendo em resolver a principal dor dos consumidores que realizam compras no ambiente virtual: o tempo de espera até a chegada do produto.

Mcdonalds   

A rede de fastfood que é um gigante mundial adquiriu seu espaço no mercado se consolidando através do posicionamento onde o preço baixo e a comodidade prevalecem. 

Apesar dos desafios enfrentados e o aumento da concorrência, a marca continua investindo em seus produtos, e atualizando seu posicionamento ao incluir opções mais saudáveis de alimentação nos seus cardápios.

Natura 

A Natura é uma marca que aposta bastante na humanização, valorização da natureza e também das riquezas naturais do Brasil.

E esse posicionamento é estendido aos seus produtos, alguns desses produtos são naturais e podem ser encontrados em embalagens recicláveis,

A Natura ainda apoia diversas causas e ONGs com o viés de sustentabilidade e preservação do meio ambiente que fortalece ainda mais o posicionamento da marca.

Já sabe como posicionar a sua marca no mercado?

Depois de definir um posicionamento da sua marca dentro do mercado, é importante que você também invista em relacionamento com o cliente, qualidade de atendimento e experiência do usuário.

Também aposte em diferentes estratégias para alcançar o seu público-alvo, promover a sua marca e conquistar mais autoridade, você também pode contratar empresas de marketing digital para definir o posicionamento de marca.

Para investir em qualidade de atendimento, não esqueça de conferir os recursos do JivoChat, uma ferramenta para transformar o seu atendimento. 

Boas vendas!

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