Pesquisa de mercado: O que é e como fazer?

atualizado 16 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Você sabe se seus clientes estão satisfeitos com seu produto ou serviço? Qual é a percepção que seu público-alvo tem de sua marca? Responder a essas e outras perguntas sobre seu negócio é fundamental, e você só pode obter respostas confiáveis realizando uma pesquisa de mercado.

Mesmo com o avanço do marketing orientado por dados e o uso de ferramentas robustas para análise e previsão de resultados com alta precisão, toda decisão empresarial envolve algum grau de incerteza.

Pesquisas e análises prévias são uma maneira eficaz de compreender a natureza e o comportamento de um mercado, reduzindo a margem de erro nas ações tomadas pelo empreendedor e sua equipe.

A pesquisa de mercado é uma das ferramentas de marketing mais importantes para uma empresa. Ela permite analisar a situação do mercado, especialmente antes de iniciar um novo negócio ou lançar um produto, visando o sucesso da estratégia de negócios.

Portanto, a pesquisa de mercado é crucial para o sucesso de uma campanha de vendas. Se você está interessado em aprender mais sobre o assunto, continue lendo, pois neste artigo você descobrirá o que é, qual a importância, os tipos e como fazer uma pesquisa de mercado em poucos passos. Confira!

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para coletar informações relevantes para a criação e manutenção de uma empresa. Geralmente, ela é conduzida por meio de estratégias que auxiliam na obtenção de dados e buscam minimizar os ruídos ou falhas que podem ocorrer durante a coleta.

Existem geralmente dois caminhos para as empresas que desejam realizar uma pesquisa de mercado:

  • Realizá-la internamente;
  • Terceirizar para uma agência especializada e experiente.

Em projetos de maior investimento, é preferível escolher uma agência para realizar o trabalho. Isso garante que a empresa receba um estudo de mercado completo e mais confiável, proporcionando maior precisão na tomada de decisões.

Imagem de uma pessoa com uma lupa gigante vendo gráficos

Para que serve uma pesquisa de mercado?

O principal objetivo da pesquisa de vendas é compreender o mercado e, assim, prever como o público reagirá a um novo produto ou serviço.

Com base nos resultados, é possível ajustar as estratégias de marketing ou até mesmo identificar novas necessidades e oportunidades entre os consumidores.

Portanto, a pesquisa de mercado é a melhor maneira de analisar com antecedência o mercado que deseja explorar. Quanto mais informações você obtiver desse mercado, mais preparado estará.

Qual é a importância da pesquisa de mercado?

Agora que você entende melhor o que é uma pesquisa de mercado, é importante perceber que essa ferramenta pode ser o diferencial que seu negócio precisa para se destacar da concorrência.

Com ela, você saberá o que os clientes desejam consumir, quando planejam gastar, entre outros aspectos. Essa estratégia oferece diversos benefícios, alguns dos principais incluem:

  • Facilita a criação de novos produtos;
  • Aumenta a satisfação dos clientes;
  • Fideliza os consumidores;
  • Expande o mercado;
  • Reduz custos e riscos;
  • Melhora o relacionamento com os clientes.

Além dessas vantagens mercadológicas, uma pesquisa de mercado bem elaborada, aplicada e analisada pode trazer ainda outros benefícios.

Conhecer o seu público

Coletando dados mais específicos sobre o seu público-alvo será possível construir personas, uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal.

Esse entendimento mais rico da sua audiência ajudará a tomar decisões muito mais precisas em todas as áreas da sua empresa, desde o desenvolvimento de produtos até a comunicação.

Processo de decisão

A gestão empresarial envolve constantes decisões que moldam o futuro da empresa. Assim, o crescimento de uma organização depende da qualidade das decisões tomadas pela liderança.

As pesquisas de mercado fornecem dados que embasam essas decisões, permitindo que sejam tomadas com mais segurança e assertividade. Além disso, essa estratégia auxilia a compreender as tendências do mercado, possibilitando um melhor conhecimento dos clientes e de suas necessidades.

Dimensionamento do mercado

Conhecer um novo mercado e, especialmente, determinar seu tamanho é fundamental para avaliar a viabilidade de investimentos e projetar os lucros.

Por meio da pesquisa de mercado, é possível descobrir se um segmento tem potencial de crescimento ou se os investimentos nele não serão lucrativos.

Investimento empresarial

A pesquisa de mercado desempenha um papel crucial no investimento de recursos pelas empresas.

Ao obter feedback dos consumidores, a empresa adquire informações valiosas que revelam oportunidades e ameaças relacionadas ao lançamento de novos produtos ou serviços.

Informações precisas

Além disso, a pesquisa de mercado fornece informações precisas e reais que ajudam a empresa a se preparar para as mudanças no mercado, como as mudanças no comportamento do consumidor.

Pesquisa de mercado e marketing

A pesquisa de mercado e o marketing estão intimamente ligados, contribuindo para melhorias nos métodos de comunicação com o cliente.

É essencial utilizar os resultados da pesquisa no marketing, pois ele é o porta-voz da empresa e precisa entender as necessidades dos consumidores e as condições do mercado.

Entender a estratégia dos seus concorrentes

É preciso conhecer os outros players do mercado para conduzir as suas estratégias de acordo com as ações tomadas por eles. Além disso, os seus concorrentes são também uma fonte rica de insights e experiências que não podem ser ignoradas.

Analisar a disponibilidade e o desempenho de outros empreendimentos do mercado Um mercado depende da atuação de vários empreendimentos diferentes como fornecedores, prestadores de serviços, distribuidores, profissionais de comunicação entre muitos outros.

Quando um único elemento dessa cadeia está tendo problemas, todos os outros são afetados. É fundamental, portanto, se antecipar sobre isso antes de realizar uma promoção ou pensar em colocar em prática um plano de expansão, por exemplo.

Identificar oportunidades com antecedência

Além de conhecer os pontos positivos e negativos da área de atuação, a pesquisa de mercado ainda oferece a oportunidade de detectar novas demandas com antecedência. Informações como essas podem mudar completamente os rumos de um negócio.

Imagem de pessoas na frente de um notebook gigante e uma aba de pesquisa

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Antes de detalharmos o processo de como fazer uma pesquisa de mercado, é importante entender que essa ferramenta serve a diversos objetivos, o que resulta em diferentes formas e tipos de pesquisa, abrangendo diversas áreas de estudo e com objetivos distintos.

As pesquisas de mercado podem ser classificadas em dois tipos principais: primária e secundária, cada uma com suas características, como veremos a seguir:

As pesquisas primárias envolvem a coleta direta de informações dos clientes. Geralmente, são realizadas com clientes que já compraram da empresa, com o objetivo de compreendê-los melhor e criar seus perfis de compra.

Essa modalidade de pesquisa é muito útil para criar as buyer personas e também para segmentar o mercado. Alguns métodos para realizar esse tipo de estudo incluem:

  • Pesquisas por telefone;
  • E-mails com questionários;
  • Grupos focais.

Por outro lado, a pesquisa secundária envolve a obtenção indireta de informações. Esse tipo de pesquisa é feito através da análise de todos os dados e registros disponíveis que possam ser úteis para tirar conclusões sobre o mercado, o público ou os concorrentes.

As pesquisas secundárias podem ser realizadas usando informações de fontes externas, como agências governamentais, mídia e institutos de pesquisa, entre outros. Em resumo, você utiliza dados que já foram publicados e estão disponíveis no mercado, captando apenas o que é relevante para a empresa.

Mas qual é a melhor opção: pesquisa de mercado primária ou secundária? Não há uma resposta definitiva, pois cada tipo é mais adequado para um objetivo específico.

Portanto, é importante realizar uma pesquisa detalhada antes de escolher o tipo de pesquisa a ser realizada. Entendendo bem esses tipos de pesquisa podemos partir para a criação da sua pesquisa de mercado.

E para auxiliá-lo a utilizar essa ferramenta tão crucial para a saúde dos negócios, preparamos um passo a passo simples de como elaborar esse tipo de estudo.

Defina qual o objetivo da pesquisa de mercado

Independentemente da pesquisa, sempre há um objetivo por trás. Antes de elaborar qualquer estudo, é crucial parar e perguntar: "Por que estamos fazendo isso? Qual é o objetivo?"

Os objetivos de uma pesquisa podem variar, mas o foco principal é atender às necessidades das empresas. Eles podem incluir:

  • Conhecer melhor os clientes;
  • Descobrir novos nichos de mercado;
  • Monitorar a qualidade do atendimento;
  • Avaliar a imagem que as pessoas têm da empresa ou produto;
  • Definir a percepção de valor agregado que a marca ou produto tem para seus consumidores;
  • Descobrir a percepção dos preços.

Portanto, um questionário de pesquisa de mercado eficaz deve ser elaborado para obter respostas para essas questões. Definir os objetivos de pesquisa no início do processo proporciona foco e objetividade na criação das pesquisas.

Ter um objetivo claro para sua pesquisa também ajuda a detalhar os tipos de dados que serão coletados. Uma boa prática ao preparar sua pesquisa é garantir que as perguntas sejam escritas de forma clara para que os entrevistados as entendam.

Para garantir isso, você pode realizar um teste com um grupo de pessoas para obter feedback. Essas práticas ajudam a garantir resultados precisos e relevantes.

Defina sua amostragem

Após definir os objetivos da pesquisa de mercado, é fundamental delimitar uma amostra representativa que fornecerá dados relevantes para o negócio. Uma amostra representativa é um pequeno grupo de pessoas que reflete, com a maior precisão possível, um grupo maior.

Para aprofundar ainda mais as pesquisas, é importante que a empresa já tenha realizado estudos de mercado para identificar os perfis de clientes que atende. Quanto mais específica for a segmentação, melhor será a definição da amostra.

Esse processo oferece diversas vantagens, como:

  • Estabelecer os melhores canais de relacionamento com o cliente;
  • Entender que tipo de linguagem usar na elaboração das campanhas de marketing;
  • Conhecer os padrões de comportamento dos consumidores.

É importante ressaltar que não conhecer os clientes adequadamente resulta em um desperdício de recursos, pois as informações coletadas podem não representar o verdadeiro público da empresa. Portanto, é essencial focar na diversidade da amostra, não apenas em seu tamanho.

Entrevistar 100 pessoas com características semelhantes não é tão útil quanto entrevistar um grupo variado de pessoas. Dessa forma, ao delimitar a amostra de pesquisa, você poderá identificar as personas compradoras e compreender seus hábitos de compra e características.

Defina os canais de pesquisa

Nesta etapa, você precisa escolher o instrumento que será usado para aplicar e coletar os dados da pesquisa. Existem várias ferramentas disponíveis para isso. O Google, por exemplo, oferece o Google Forms, uma ferramenta gratuita que oferece recursos para criar questionários, inclusive com a opção de tornar obrigatórias certas questões.

Além dos questionários online, você também pode utilizar outros métodos, como:

  • Entrevistas;
  • Grupos focais;
  • Observação;
  • Enquetes.

As agências especializadas em pesquisa de mercado geralmente possuem bancos de dados com pessoas cadastradas para participar de diferentes tipos de estudos, segmentadas de acordo com as necessidades do cliente.

No entanto, esses serviços têm um custo e nem sempre os profissionais de marketing têm verba disponível para isso. Outras formas de obter uma boa amostra representativa para suas pesquisas por conta própria incluem:

  • Lista de clientes que compraram recentemente: isso pode ser facilmente feito por um sistema de CRM, que também gera relatórios de vendas, determinando um período específico;
  • Relação de clientes que fizeram apenas orçamento: também pode ser feito com o uso de um sistema de CRM, buscando por clientes que não finalizaram suas compras;
  • Amostras de seguidores nas redes sociais: seus seguidores nas redes sociais podem ser uma boa fonte de amostra. Muitos deles podem estar dispostos a participar de sua pesquisa.

Às vezes, é preciso oferecer um incentivo para que as pessoas participem da pesquisa, pois o tempo é um recurso cada vez mais escasso.

No entanto, não é necessário gastar muito para recompensar os participantes. Pequenos bônus, frete grátis ou acesso a conteúdo exclusivo já são suficientes para incentivar a participação.

Ideias de perguntas para pesquisa de mercado

Escolher as perguntas para sua pesquisa de mercado não precisa ser complicado. Se você seguiu a primeira dica à risca, já está no caminho certo.

Aqui estão algumas perguntas comuns em pesquisas de mercado para inspirar você:

  • Esta foi sua primeira transação com nossa empresa?
  • O que o levou a escolher nossa empresa?
  • Você consideraria fazer negócios conosco novamente?
  • Como você avalia o produto ou serviço que adquiriu?
  • Recomendaria nossa empresa para outras pessoas?
  • Como foi sua experiência geral com nosso atendimento?

Lembre-se de que as perguntas podem variar dependendo do setor e do perfil do cliente. Portanto, é importante pesquisar bastante para se adaptar às necessidades específicas do seu público-alvo.

Coletar os dados

Independentemente da forma que escolher para coletar os dados, lembre-se de que as perguntas feitas durante essa etapa devem ser claras e fáceis de entender. Aqui estão algumas dicas para garantir que sua coleta de dados seja eficaz:

  • Comece com 2 ou 3 perguntas básicas para confirmar se o respondente faz parte da amostra que você selecionou. Por exemplo, se você selecionou apenas clientes que compraram recentemente, pergunte isso no início. Se a resposta for negativa, você saberá que ele não faz parte da amostra e pode pular as próximas perguntas.
  • Evite fazer pesquisas muito longas.
  • Forneça várias opções de resposta em formulários pré-definidos. Inclua a opção "outros" para permitir que os clientes respondam livremente.

Analise os resultados

A análise dos resultados da pesquisa é crucial para reunir informações e interpretar os dados. Se todas as etapas anteriores forem bem executadas, mas a análise dos resultados não for feita adequadamente, todo o trabalho será em vão.

Uma análise aprofundada dos dados garante que você não deixe passar nenhum detalhe importante. Além disso, ser eficaz nessa etapa garante que você atinja os objetivos da pesquisa. Finalize o processo elaborando um relatório detalhado com todas as respostas obtidas.

Realize pesquisa de mercado e melhore a satisfação do consumidor

Nesse artigo, abordamos o que é uma pesquisa de mercado, como você pode fazê-la e aplicá-la ao seu negócio.

As pesquisas de mercado são importantes em vários aspectos, e também vimos que muitas ferramentas de Marketing fornecem dados relevantes para que você possa melhorar o seu desempenho.

Um elemento que é muito importante para elevar o seu desempenho é oferecer um atendimento de qualidade ao consumidor, pois esse fator também influencia os níveis de satisfação dos seus clientes.

Para oferecer um atendimento de qualidade, conheça o JivoChat e todos os recursos que essa ferramenta oferece.

Boas vendas!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download