O Que É Growth Hacking e Como Executá-lo no Ecommerce

Descubra como essa estratégia de marketing pode impulsionar seus resultados

O Growth Hacking é um tipo de marketing que vêm ganhando espaço no últimos anos, especialmente entre os empreendedores digitais. Ele é diferente do marketing tradicional em diversas formas, utilizando ferramentas e habilidades diferentes para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Os profissionais que atuam com growth hacking são responsáveis por acompanhar um cliente durante toda sua jornada, desde o primeiro ponto de contato até a finalização de uma compra e durante o pós-venda. O principal objetivo é oferecer sempre uma ótima experiência ao consumidor.

Vamos entender exatamente o que é growth hacking, como ele funciona e quais ferramentas podem ajudar no crescimento do seu Ecommerce.

De onde veio o Growth Hacking?

O termo growth hacking foi formulado por Sean Ellis em 2010 e, desde então, vêm ajudando empresas e startups a utilizar processos mais diretos para atingir seus objetivos no menor tempo possível. Ele pode ser definido como um processo de experimentos ágeis que envolvem áreas do marketing digital, funil de vendas e o gerenciamento de projetos para identificar a forma mais eficiente de atingir os resultados almejados.

Essencialmente, uma estratégia de growth hacking envolve experimentar diversas ferramentas, técnicas e metodologias e descobrir qual se destaca por sua eficiência a partir dos dados gerados.

É importante salientar que o growth hacking não substitui suas estratégias de marketing digital, inbound ou outbound, pelo contrário, ele existe exatamente para complementá-las e melhorar seu desempenho.

Sean Ellis afirma que qualquer profissional pode ser um Growth Hacker, desde que seu foco seja exclusivamente no crescimento, buscando empregar todas as estratégias e ferramentas disponíveis para melhorar o desempenho do negócio.

O que é Growth Hacking e Growth Hacker

Por que Growth Hacking é importante?

Afinal, se marketing tradicional e digital podem impulsionar o crescimento de seu Ecommerce, por que utilizar o growth hacking? A resposta para esta pergunta é mais simples do que você imagina. Essencialmente, ele usa ferramentas e técnicas que outros modelos de marketing normalmente não abordam.

Growth Hackers utilizam a tecnologia à seu favor, literalmente programando e criando sistemas que podem melhorar a experiência do consumidor. É exatamente daí que vem a palavra “hacker” no termo, mostrando a capacidade de gerar resultados através de engenharia.

A importância do growth hacking se dá devido ao fato que seu Ecommerce estará utilizando dados coletados de fontes de análise, como o próprio Google Analytics, por exemplo. Utilizando números concretos vindos das suas métricas de ecommerce, profissionais podem apontar exatamente o que precisa ser feito para melhorar o desempenho de suas campanhas.

Seja através de uma simples atualização em seus processos ou até mesmo a criação de softwares que trazem soluções para atingir as demandas do seu público alvo, um growth hacker não para nunca de procurar formas de inovar e impulsionar resultados.

Equipe necessária para executar o Growth Hacking

De acordo com o Entrepreneur, existem 8 cargos que devem ser preenchidos para que você seja capaz de crescer seu Ecommerce utilizando métodos tradicionais:

  1. Gerente de Projeto

  2. Estrategista de Campanhas

  3. Representante de Marketing

  4. Gestor de Mídias Sociais

  5. Estrategista de Conteúdo

  6. Analista

  7. Web Designer

  8. Copywriter

Todas estas posições são indispensáveis para se atingir um alto grau de reconhecimento da sua marca, impacto e presença online. Seguindo a ideia de Sean Ellis, criador do termo, qualquer um destes profissionais pode ser um growth hacker, desde que ele seja capaz de juntar os esforços de diversos departamentos para criar soluções que melhorem a experiência do cliente.

De acordo com Neil Patel, growth hacking é a combinação de marketing e engenharia, permitindo que profissionais possam identificar pontos que podem ser melhorados e aplicar correções, mesmo que isso necessite o desenvolvimento de novos sistemas e habilidades técnicas, como programação.

Como funciona?

Para que possamos compreender definitivamente como funcionam os processos dessa estratégia, vamos acompanhar ao longo deste artigo o guia definitivo de Growth Hacking, desenvolvido por Neil Patel e Bronson Taylor.

Estes afirmam que, growth hacking é sobre definir objetivos acionáveis, alavancar os pontos fortes existentes, implementar formas de obter resultados analíticos e executar um experimento. E claro, se o resultado atingido não for satisfatório, é necessário entender os motivos, otimizar a estratégia e repetir o processo.

Como definido por Neil Patel e Bronson Taylor, existem três etapas principais no funil de growth hacking:

Atrair visitantes

O primeiro passo envolve growth hackers e profissionais de marketing e visa atrair mais pessoas para o site de seu ecommerce. Porém, isso não significa automaticamente que um novo visitante se tornará um cliente, o que nos leva para o próximo passo.

Nesta etapa, anúncios pagos, SEO, marketing de conteúdo e outras estratégias podem trazer os resultados esperados.

Ativar membros

A ativação de um visitante acontece quando ele toma alguma ação e torna-se um lead para seu negócio, como o preenchimento de um formulário, cadastro em uma newsletter, entre outros.

Uma boa estratégia para ativar visitantes e convertê-los é utilizar convites proativos para abordá-los enquanto navegam por suas ofertas, chamando atenção e permitindo que seus representantes possam auxiliá-los durante toda sua jornada.

Reter Usuários

O último passo é garantir que este lead continue com você e eventualmente torne-se um cliente. Aqui, sistemas como os próprios programas de fidelidade podem trazer os melhores resultados, assim como um excelente atendimento ao cliente através de um pós-venda profissional.

O Que É Growth Hacking e Como Atingir Resultados

Ferramentas para Growth Hacking

Para aumentar suas chances de sucesso, existem ferramentas que podem ajudá-lo a implementar o growth hacking em seu Ecommerce. Selecionamos 5 das melhores soluções encontradas no mercado para que você possa começar imediatamente, acompanhe a lista.

1. Qualaroo

O Qualaroo foi desenvolvido pelo próprio Sean Ellis, responsável pela criação do termo Growth Hacking. Ele serve para ajudá-lo a coletar dados relevantes sobre seu público alvo, permitindo que possa rapidamente identificar suas necessidades e como aumentar o engajamento com seus visitantes.

2. Ploomes

A Ploomes oferece uma ferramenta de CRM profissional, trazendo soluções de funil de vendas, automações comerciais e claro, a oportunidade de realmente obter métricas e dados concretos em relação ao seu público alvo.

3. Followize

O Followize também oferece excelentes automações comerciais, permitindo que você possa captar e distribuí-los entre seus setores de marketing e vendas. Um de seus maiores diferenciais é a possibilidade de acessar seus serviços através dos dispositivos móveis.

4. Colibri.io

Esta ferramenta é dedicada a ajudá-lo a alavancar as melhores oportunidades a partir do SEO e das mídias sociais. O Colibri.io é capaz até mesmo de descobrir onde estão acontecendo e quais são as discussões relevantes para seu nicho de mercado, de forma que você possa participar e impulsionar o reconhecimento de sua marca.

5. Outbrain

O Outbrain é uma plataforma que lhe ajuda a obter recomendações confiáveis e realmente relevantes para seu Ecommerce. Além disso, eles também oferecem uma plataforma para que você possa criar anúncios pagos.

Impulsione seus resultados ainda mais com o JivoChat

Growth Hacking trata sobre encontrar as melhores soluções para atingir os resultados esperados no menor tempo possível de forma a impactar a experiência do consumidor. Levando isso em consideração, você já pensou em fazer com que seu atendimento ao cliente seja um diferencial competitivo, oferecendo uma experiência omnichannel?

Para isso, utilize JivoChat em seu Ecommerce e disponibilize o canal de atendimento preferido pelo consumidor online, devido à velocidade no tempo de resposta e a possibilidade de solucionar problemas e responder perguntas imediatamente. O Jivo conta com todos os recursos para que você possa atrair clientes, ativá-los e retê-los, cobrindo todas as etapas do funil de growth hacking.

2019/03/15

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