O que é o certificado SSL?

Saiba o que é o certificado SSL, qual sua importância para um site e como obtê-lo

Criar um site institucional de uma marca é um passo essencial para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Ele será o ponto de partida para o planejamento de ações envolvendo todos os canais digitais utilizados por uma empresa, seja um canal no YouTube, um blog ou até mesmo as redes sociais.

Por isso, a atenção com cada elemento envolvido com a criação de um site deve ser redobrada, desde a escolha de um bom nome de domínio até um dos principais cuidados, a proteção de um site.

O certificado SSL existe para cuidar desta importante função de assegurar a segurança de páginas na internet. Se interessou e quer saber mais sobre este termo? Confira o nosso artigo para entender o que é e como utilizá-lo em seu site.

banner de cadastro no jivochat

O que é certificado SSL

Certificado SSL é a sigla para Secure Socket Layer, um padrão global de tecnologia de segurança na internet. Ele atua fazendo a codificação das informações que estão sendo trocadas entre um computador e um site que está sendo acessado, garantindo sigilo e segurança dos dados que estão sendo transmitidos.

O certificado protege os dados em tráfego através de algoritmos de criptografia para que estas informações não sejam alteradas ou adquiridas por hackers. Um fator muito importante que garante a segurança de dados sigilosos, com os utilizados nas compras online.

Além disso, o certificado SSL também passa segurança aos visitantes de um site ao garantir que a página acessada é legítima, ou seja, que aquele não é um site falso.

site protegido pelo certificado SSL

Como descobrir se um site utiliza o certificado SSL

É fácil identificar se um site está usando o certificado SSL para sua proteção, isto pode ser feito de duas maneiras: * URL de sites com o certificado contam com a letra “s” ao final da sigla “http”. Então acesse a página e confira seu endereço eletrônico. * Outra maneira de conferir é procurando pelo símbolo de um cadeado que vem antes dos URLs, isto significa que o certificado de segurança está ativo.

Porque você deve ativar o certificado SSL em seus domínios

A certificação de segurança de um site é essencial para negócios na internet. Porque é a partir dela que visitantes conseguirão identificar se uma página é segura ou não.

Isso se torna ainda mais importante para lojas virtuais e sites que vendem serviços, onde a proteção de dados é essencial para proteger os dados de um cliente que deseja realizar uma compra ou fechar um negócio. Ou seja, não ter o certificado SSL em um site pode fazer com que pessoas desistam de sua decisão de compra.

Além disso, o método de pagamento por cartão de crédito só pode ser implementado em sites que têm o certificado de proteção. Isto acontece porque as operadoras de cartões de crédito, visando a segurança de seus usuários, permitem a compra apenas em sites protegidos.

Outro fator que torna o certificado SSL indispensável para negócios que desejam resultados relevantes de marketing digital é a otimização do SEO, o conjunto de práticas que procura melhorar a posição de páginas nos resultados de uma pesquisa em um buscador.

Isso quer dizer que a segurança oferecida em suas páginas não irá aumentar a credibilidade apenas com os consumidores, mas também com as ferramentas de pesquisa, que proporcionarão um melhor ranqueamento em suas páginas de busca.

Conheça a diferença entre as categorias de certificados SSL

Sabia que nem todos os certificados são iguais? Existem diferentes tipos, baseados na categoria de verificação e na quantidade de nomes de domínios ou subdomínios que são possuídos por um site.

Nível de validação

Conheça os diferentes tipos de certificados baseados no nível de validação. * Validação do domínio: é o nível de proteção mais básico, popular e com o preço mais acessível. Conta com criptografia básica e verificação da propriedade do nome de domínio. Pode ser emitido rapidamente, dentre alguns minutos até algumas horas. * Validação da organização: esta versão do certificado além de validar um domínio, verifica as informações da empresa que o adquiriu. Ou seja, além de proteger e validar o endereço eletrônico, o certificado garante a existência de uma organização. Geralmente leva algumas horas para que seja emitida. * Validação estendida: é a opção mais completa de certificado SSL. Sua emissão é demorada, pois, é feita uma avaliação minuciosa da empresa e do site. Por isso, esta é a versão mais segura e confiável de certificação.

É possível identificar sites que utilizam a validação estendida, pois o nome de sua empresa irá constar antes do URL de seu domínio.

conferindo se um site está protegido pelo certificado SSL

Número de nomes de domínios e subdomínios

Conheça as categorias de certificados SSL que se diferenciam pela quantidade de domínios e subdomínios que protegem: * Certificado de domínio único: certifica apenas um domínio, caso a instalação do SSL seja necessária em um subdomínio ou outro endereço será preciso comprar uma nova licença. * Certificado de multidomínios: possibilita de um número limitado de domínios utilize o mesmo certificado. * Certificado curinga: pode ser utilizado em todos os subdomínios de um domínio central.

Como obter certificados SSL

As Autoridades Certificadoras são empresas cujo trabalho é verificar a legitimidade e identidade de negócios que solicitam o certificado de segurança. Estas instituições certificadoras aceitam os pedidos de certificados, os autenticam, podem os emiti-los e atualizar suas informações.

Então, para obter o certificado SSL é preciso entrar em contato com uma Autoridade Certificadora ou contratar o serviço de uma empresa que registre e hospede domínios e fique encarregada de fazer o contato para conseguir a verificação de proteção.

A pesquisa da empresa que irá conceder a verificação também é importante, pois a maior parte dos navegadores de internet guarda uma lista em seus cachês com Autoridades Certificadoras de confiança.

Ou seja, caso o certificado de proteção seja verificado por uma empresa não listada, o navegador poderá enviar uma mensagem informando que talvez o site não seja confiável.

Como obter certificado SSL grátis

Agora que você já sabe como obter a certificação e qual sua importância para seu site, é hora de conhecer as possibilidades para garantir seu domínio gratuitamente. Confira a seguir 3 maneiras de obter o certificado SSL Grátis:

1. Através das plataformas de criação de site

Vários criadores de sites oferecem opções e planos com o protocolo de proteção disponível gratuitamente. Ou seja, ao criar seu site em uma destas plataformas o certificado SSL será aplicado automaticamente em seu domínio.

Caso a plataforma escolhida para criar seu site ou criar seu blog não ofereça este recurso, considere escolher uma opção mais vantajosa para o seu negócio.

2. Através de serviços de hospedagem

As plataformas de hospedagem que buscam oferecer um serviço completo para seus clientes geralmente contam com a solicitação gratuita de certificados. Em alguns casos, o recurso deverá ser acessado pelos clientes através de uma interface, em outros será necessária a instalação recomendada pela empresa.

Pode ser que o serviço de hospedagem escolhido para o seu site já conte com esta função, então pesquise e busque conhecer melhor os recursos da plataforma para verificar se é possível adicionar a certificação gratuitamente.

3. Migrando seu site para serviços de hospedagem com SSL grátis

Caso você já tenha conferido e seu serviço de hospedagem não ofereça este recurso gratuitamente, considere migrar seu site.

Busque pesquisar opções, confira os valores cobrados e todos os recursos oferecidos por outras empresas. Ao procurar por novas alternativas, além de garantir o certificado SSL gratuito, pode ser que investir na mudança garanta mais funcionalidades para seu site por um valor vantajoso.

Melhores sites para hospedar e obter SSL grátis

Se você está no processo de criação do seu site, buscando pelos serviços mais rentáveis ou avaliou os recursos oferecidos pela empresa que hospeda suas páginas e está a procura de um investimento melhor, confira nossa lista.

Nela, selecionamos as melhores opções de hospedagem que oferecem a possibilidade de obter sua SSL gratuitamente.

Hostinger

A Hostinger é uma empresa que oferece várias opções de hospedagem com o certificado SSL completamente gratuito nas categorias: hospedagem compartilhada, hospedagem cloud e hospedagem WordPress.

Além disso, seus planos oferecem diversas vantagens, como contas de email, registro de domínio na maior parte das opções assinaturas, Wordpress, backups semanais e um suporte ativo 24/7.

Também é possível criar lojas virtuais, criar sites, encontrar e transferir domínios na Hostinger. Então, confira os planos e descubra se as vantagens oferecidas pela empresa valem a pena para o seu site.

logo do serviço de hospedagem Hostinger

HostGator

O foco do serviço oferecido pela HostGator é apenas a hospedagem de sites. Isso pode tornar os recursos disponíveis um pouco mais limitados, porém, nos 3 planos da empresa é possível obter o SSL para seu domínio e subdomínios gratuitamente.

Além disso, todos os pacotes contam com 1 ano de domínio grátis e 100 GB de armazenamento mínimo.

logo do serviço de hospedagem HostGator

Infinite

A Infinite é uma empresa que vende exclusivamente a hospedagem de sites na nuvem, o que os torna uma ótima opção para empreendedores que buscam capacidade de processamento, controle de custos e escalabilidade.

Todos os seus planos contam com a certificação SSL gratuita, além do armazenamento de dados em discos SSD.

Logo do serviço de hospedagem na nuvem Infinite

KingHost

A KingHost é outra opção completa de serviço que oferece o certificado SSL gratuito em todos os seus planos de hospedagem.

Além disso, a empresa também conta com vários outros recursos que podem ser utilizados para turbinar sua estratégia de marketing digital. Como: email marketing, criador de site, criador de site em Wordpress, registro de domínios, antispam e uma variedade de plugins para otimização de sites.

Logo do serviço de hospedagem KingHostt

Locaweb

Já a Locaweb oferece opções limitadas de certificações de segurança gratuitas em seus planos de hospedagem, pois duram apenas 1 ano, tendo seu valor cobrado na próxima renovação do pacote.

Logo do serviço de hospedagem Locaweb

Pronto para garantir o certificado SSL de seu site gratuitamente?

Agora você já sabe o que é o certificado SSL, seus tipos e a importância que esta verificação tem em garantir a proteção do seu site. Esperamos que as dicas e informações que trouxemos sobre SSL em nosso conteúdo sejam úteis na escolha de uma boa opção gratuita de certificação.

Ao terminar de criar e configurar seu site, considere instalar um chat online para garantir a melhor experiência de atendimento aos visitantes de suas páginas. Com o JivoChat será possível monitorar as pessoas acessando seu site e abordá-las com convites de conversas proativos para aumentar sua taxa de conversão.

2020/09/11

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento