Nicho de Mercado: o que é e como definir

atualizado 3 de novembro de 2023
Tempo de leitura17 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

O Nicho de Mercado é essencial para o crescimento do seu negócio, pois ele permite que você conquiste clientes mais interessados nos seus produtos e prontos para fechar uma compra.

Quem define um Nicho de Mercado escolhe oferecer um produto que é desenvolvido especialmente para atender uma necessidade desses clientes.

Assim, você consegue otimizar e direcionar o seu atendimento para esse público específico.

E também agregar mais valor ao seu produto, conquistar mais autoridade e obter maior sucesso nas vendas.

Você é capaz de obter resultados mais concretos, tornando o seu  negócio mais lucrativo.

E para que você entenda mais sobre como esse processo acontece, neste artigo, vamos trazer informações sobre o Nicho de Mercado e como você pode definir o seu para melhorar as vendas na sua empresa. 

O que é Nicho de Mercado? 

O Nicho de Mercado é uma estratégia de segmentação.

É escolher atuar em um mercado mais especializado ou em uma área mais específica onde você é capaz de ter conhecimento o suficiente para ser considerado especialista.

E com isso irá alcançar um grupo de consumidores que possuem necessidades específicas, preferências e que são diferentes do mercado mais amplo. 

Pois, na maioria das vezes uma empresa com Nicho de Mercado definido resolve uma dor para esse público que ainda não tem solução.

Por tanto, uma empresa com Nicho de Mercado definido fica fora de um mercado competitivo que já se encontra saturado, aproveitando todas as vantagens que esse mercado inexplorado oferece. 

Ao definir um Nicho de Mercado a empresa pode trabalhar para virar autoridade, e assim virar referência dentro do nicho que ela está inserida. 

Nicho de Mercado e segmentação são a mesma coisa?

Mas cuidado para não confundir Nicho de Mercado com segmentação, pois o conceito de segmentação é mais amplo do que o de Nicho de Mercado. 

Dessa forma o Nicho de Mercado está inserido dentro de segmentação. 

Para facilitar a compreensão vamos exemplificar alguns nichos de mercado:

A plataforma Wix, por exemplo, é uma plataforma de hospedagem de páginas online, no entanto a empresa atua nos nichos de quem deseja montar um blog, quem deseja criar seu site ou para quem deseja criar o seu ecommerce.

Dessa forma nós temos:

  • Mercado > segmento > Nicho de Mercado

Utilizando nosso exemplo, podemos dizer que:

  • Hospedagem online > páginas > blog, site, ecommerce

Para que você não fique com dúvidas vamos utilizar mais um exemplo:

Digamos que você queira abrir uma loja de venda de peças para carros, e que você definiu que apenas irá vender peças para carros importados . 

Assim nós podemos dizer que:

  • Loja > Peças > Carros importados

Viu, como não é difícil entender o que é Nicho de Mercado? 

O importante é definir um Nicho de Mercado em que as necessidades do consumidor ainda não tenham sido exploradas. 

Ou que não tenham nenhuma solução disponível no mercado, dessa forma você tem muitas chances de se destacar. 

Por que é importante definir um Nicho de Mercado?  

Um dos motivos que você deve levar em consideração é que definir um Nicho de Mercado, para o seu negócio, faz com que você consiga direcionar melhor as ações de marketing dentro da sua empresa.

Assim é provável que você consiga atingir um público que tenha maior interesse no seu produto com menos investimento do que se fosse tentar alcançar um público mais generalista. 

Quanto mais específica e direcionada for a campanha, melhor é a compreensão da mensagem pelo público.

Resulta em uma melhor identificação do público com a sua proposta tornando-o mais engajado com o seu produto e facilitando a conversão, ou seja tornando o seu negócio lucrativo.

Essa estratégia é utilizada até mesmo por grandes empresas, embora não pareça.

Empresas como a Apple, a Amazon, Google e Walmart oferecem produtos e serviços específicos para diferentes nichos de mercado.

São empresas reconhecidas e que por conta do seu porte elas conseguem alcançar diferentes nichos e produtos. 

Vantagens em definir um Nicho de Mercado

Além de direcionar melhor as suas estratégias de marketing, definir um Nicho de Mercado pode trazer outras vantagens. Como:

Gera menor concorrência

Provavelmente essa vantagem competitiva já tenha ficado clara depois de tudo que já foi abordado até aqui.

Já comentamos que de preferência o seu Nicho de Mercado deve ser inexplorado.

Isso se deve ao fato de que ao optar por abranger um mercado mais amplo você provavelmente vai se deparar com concorrentes que  já construíram sua autoridade, e conquistaram seu espaço no mercado.   

E provavelmente já fidelizaram boa parte do público que compreende esse nicho, e dificilmente eles vão querer abandonar o certo pelo incerto. 

Por isso, apostar onde você vai ter uma menor concorrência é muito melhor. 

E você pode abranger novos nichos depois que ganhar destaque, pois você já vai ter autoridade o suficiente para causar impacto no seu público-alvo. 

Agrega valor ao seu produto

Ao vender um produto ou serviço específico para o seu Nicho de Mercado, você provavelmente vai estar comercializando um produto que tem baixa oferta e uma alta demanda.

Além disso, por se tratar de um produto mais específico ele passa aquela ideia de que você reconhece qual é a dor do seu público e está interessado em ajudar a resolvê-la. 

E isso também pode fazer com que os consumidores sejam mais leais a sua marca. 

Maior chance de fidelização

E por falar em lealdade deixar os clientes satisfeitos em adquirir um produto que realmente faz a diferença nas suas vidas faz com que esses clientes queiram continuar comprando com você. 

Por isso, é importante que você também invista no relacionamento com seus clientes uma vez que esse produto resolve a dor deles.

Você já tem meio caminho andado para fazer com que eles façam parte da sua carteira de clientes ativa.

Mais propostas para promover seus produtos

Para o Marketing Digital, uma oportunidade a mais de promover seus produtos dentro do ambiente virtual pode ser de grande valor para que você conquiste um público ainda maior.

Dessa forma, você pode criar parcerias com influencers digitais, Youtubers para divulgar os seus produtos, gerar mais autoridade e ainda ganhar a confiança dos seus possíveis clientes. 

Pois as pessoas costumam ter mais confiança em adquirir um produto quando ele é recomendado por pessoas que elas confiam. 

Você também tem a chance de crescer através do Marketing Indireto, pois quando as pessoas gostam de uma marca elas tendem a comentar com outras pessoas e fazer o famoso boca a boca.

Tipos de segmentação e Nicho de Mercado

Agora que você já sabe que esta estratégia confere algumas vantagens para quem realmente quer ter um bom posicionamento dentro do mercado, vamos entender quais são os tipos de segmentação para você definir melhor qual é o seu nicho de atuação. 

Já mencionamos, que o Nicho de Mercado está inserido na segmentação de mercado e por isso é necessário compreender quais são os tipos de segmentações possíveis.

A segmentação geralmente é realizada por quatro características determinantes: geográfica, demográfica, comportamental e psicográfica.

Segmentação geográfica

O nome é praticamente autoexplicativo. 

A segmentação a nível geográfico é feita de acordo com a localização do público, por exemplo, país, estado e cidade. Através dela também é possível segmentar por região, bairro e rua.

Ela é muito utilizada para estabelecimentos físicos, e é interessante para detectar lugares onde há carência do seu serviço. 

Para que essa segmentação seja efetiva é necessário também estudar os concorrentes no local onde você pretende atuar.

Segmentação demográfica 

Esse tipo de segmentação se baseia em informações como gênero, idade, religião, renda e grau de instrução, estado civil, profissão e outras características que podem ser relevantes. 

Essas informações são interessantes, pois elas têm impacto no comportamento do consumidor, influenciando nos seus hábitos, interesses, poder de aquisição e etc..

E são muito importantes de se avaliar para definir o seu Nicho de Mercado.

Dessa forma é possível segmentar seu público com base nesses dados, como no exemplo a seguir: 

  • Varejo > Roupas femininas > Roupas femininas de academia
  • Educação > Curso de idiomas > curso de idioma para idosos
  • Varejo > Roupas masculinas > Roupas sociais masculinas

Segmentação psicográfica

Essa segmentação requer um bom conhecimento do público, pois ele utiliza fatores como a personalidade, estilo de vida e valores. 

Por isso requer um bom estudo do seu público-alvo e também um bom conhecimento dos seus interesses.

Confira alguns exemplos de segmentação psicográfica:

  • Varejo > Produtos personalizados > Produtos personalizados para gamers
  • Alimentação > Loja de alimentos > Loja de alimentos para veganos
  • Varejo > Loja de animais > loja de animais exóticos

Segmentação comportamental

Essa segmentação agrupa o público de acordo com o seu comportamento de quando ele vai comprar algo.

Nele é levado em conta os tipos de benefícios que esse consumidor está buscando no produto, e não o quanto ele usa o produto.

Você também deve levar em consideração a fidelidade dessas pessoas às marcas e a sensibilidade aos preços.

  • Varejo > Lojas de roupas de banho > loja de roupas de banho para surfistas
  • Varejo > Loja de óculos > Loja de óculos de sol
  • Varejo > Lojas de ração para animais > Loja de reação premium.

Como escolher um Nicho de Mercado 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre Nicho de Mercado e também as segmentações possíveis, vamos apresentar alguns pontos importantes para que você consiga definir qual o  Nicho de Mercado você vai inserir o seu negócio.

Encontre seus interesses

O primeiro passo para definir um Nicho de Mercado é encontrar um público que ainda não tem uma solução, dentro do mercado, para um problema em potencial.

Por isso, é preciso utilizar a sua criatividade, e é necessário que você defina assuntos e temas que te interessam.

Pois você trabalhará com esse tema constantemente, e deverá mostrar conhecimento sobre esse assunto.

Também é necessário muito estudo de mercado e dos seus concorrentes até que você consiga definir um problema que possa ser resolvido.

Dominar o assunto permite que você seja mais criativo e também torna o seu trabalho mais leve, uma vez que você está trabalhando com algo que você naturalmente já possui um conhecimento. 

Além disso, você também passa a transmitir a sua paixão para o seu público e esse público vai conseguir identificar isso.

Você pode fazer algumas perguntas para te ajudar a encontrar o seu Nicho de Mercado:

  • Quais são os seus maiores interesses?
  • Quais desses interesses você tem mais domínio sobre?
  • Como esse interesse pode se transformar em algo que ajude o seu público?
  • O que já foi desenvolvido no mercado?
  • Como posso transformar em um produto inovador?

Responder essas perguntas te confere potencial para que você possa definir qual é o Nicho de Mercado mais indicado para você atuar.

Algumas opções são varejo, educação, entretenimento, moda, beleza, saúde e etc…

Responder essas perguntas também te aproximam da escolha de segmentação.

Como, por exemplo, digamos que você escolheu trabalhar com varejo de eletrônicos, pois é uma pessoa extremamente ligada a tecnologia, e sabe comparar qual é o melhor custo benefício entre diferentes aparelhos de telefone. 

Você já definiu qual é o mercado e também qual é o segmento que você pretende atuar, dessa forma você ainda precisa definir o nicho.

Identifique quem são os consumidores

Depois de definir o mercado e o segmento que você irá atuar, você ainda precisa definir um Nicho de Mercado.

Lembre-se que o Nicho de Mercado está incluído dentro da segmentação e você pode olhar para segmentação na hora de realizar a análise do público-alvo. 

A partir desse ponto você pode fazer perguntas como:

  • Quem são esses consumidores? 
  • Qual é o comportamento deles?
  •  E o que eles querem em um produto que ainda não encontram no mercado?
  • Qual é a principal dor desse grupo?
  • Como eu posso resolver essa dor com base nos meus interesses?

Esses consumidores já se encontram dentro de uma segmentação das quais a gente já comentou.

E agora você precisa identificar qual é a dor que você irá resolver e como você irá resolvê-la baseando-se nos seus interesses.  

Seguindo nosso exemplo, você optou por trabalhar com aparelhos eletrônicos, mais especificamente celulares, ao analisar o público você notou que uma das principais reclamações é que as marcas disponíveis no mercado atualmente oferecem um preço alto e não satisfazem o consumidor em termos de qualidade.

Talvez você se destaque se trabalhar com marcas importadas e que tenham melhor custo benefício do que as disponíveis no mercado atualmente, por exemplo.

Então podemos dizer que você definiu um nicho, com o foco em uma dor do consumidor.

Analise a concorrência

Definido o Nicho é hora de ver se seus concorrentes já não estão oferecendo a mesma solução que você pretende oferecer.

Se seguirmos nosso exemplo é possível que você verifique que muitas outras pessoas podem trabalhar com celulares importados, mas qual é a qualidade desses aparelhos e o preço?

Lembre-se que você quer vender aparelhos de qualidade a preços melhores e isso vai sanar a dor do seu cliente.

Por isso, estude bem a sua concorrência e tente avaliar todos os aspectos para que você consiga obter sucesso na sua escolha.

Avalie a viabilidade da sua ideia

Antes de bater o martelo sobre a escolha do Nicho de Mercado,  não se esqueça de avaliar se ela é economicamente viável.

Pois todo produto tem um custo de produção, importação, manutenção e você precisa ter certeza de que esse produto vai gerar lucro no valor que você definir. 

E se a demanda vai cobrir a oferta desse produto. 

Imagine se você arca com os gastos de produção, pois tudo inicialmente requer um investimento e no final a conta não fechar. 

Você também pode fazer pesquisas com esse público para saber qual é a aceitação desse produto, valores que esse público está disposto a pagar e qual é a real necessidade deles em obter esse produto.

Caso você tenha escolhido um produto que não seja tão interessante, ou que não tenha tanta demanda, você pode escolher outro nicho ou outro segmento com base nos seus interesses. 

Imagem vetorizada de um homem e várias moedas

Ferramentas para te ajudar a definir o seu Nicho de Mercado

Existem algumas ferramentas que você pode realizar para fazer pesquisa enquanto estiver definindo o seu nicho de atuação.

Pois não é muito fácil encontrar uma ideia que seja inovadora e que ainda resolva um problema que não tenha sido resolvido no mercado.

Mas você pode facilitar o seu brainstorming ao utilizar essas ferramentas que coletam dados relevantes sobre os assuntos que as pessoas costumam pesquisar quando acessam a Internet para realizar sua pesquisa.

Confira algumas dessas ferramentas:

Keyword Planner 

O Google possui uma ferramenta gratuita, chamada Keyword Planner, que você pode utilizar para encontrar um Nicho de Mercado, e ainda verificar qual é o volume de cada busca.

Basta que você digite palavras-chave para saber quantas pessoas também estão em busca daquele assunto.

A vantagem é que ele oferece também uma lista de palavras relacionadas com a sua pesquisa, otimizando a sua busca. 

Assim você encontra públicos mais específicos, e embora nem sempre esteja atualizada, ela é uma ferramenta essencial para você utilizar. 

É outra ferramenta do Google totalmente gratuita e você pode utilizá-la para verificar os termos que estão em alta no momento, dessa forma é possível verificar as tendências.

Utilizar o Google Trends permite que você mantenha um acompanhamento  de como as pesquisas para determinado termo aumentam ou diminuem ao longo do tempo.

Vale a pena realizar pesquisas com termos em inglês também. 

Redes sociais

Você pode utilizar as redes sociais para descobrir o que as pessoas comentam e o que elas precisam.

Você pode utilizar os grupos no Facebook para encontrar um grupo segmentado de pessoas para o Nicho de Mercado que você definiu.

Dentro dos grupos do Facebook você pode fazer perguntas para os membros, para saber qual é a opinião deles sobre algum assunto  relacionado ao seu produto.

Analisar os comentários, nas páginas oficiais dos concorrentes também ajuda a definir as necessidades do público.  

Você ainda pode utilizar o Instagram e as Hashtags para pesquisar por termos chaves e identificar  quais são os temas e assuntos principais abordados pelas pessoas nesse nicho.

O Twitter também é uma ótima ferramenta para você realizar a sua pesquisa.

Por tanto, faça uso do potencial dessas ferramentas.

Fóruns

Mantenha em mente que onde há um grande fluxo de pessoas e informações é um ótimo lugar para você fazer a sua pesquisa.

Por isso, embora pareçam antiquados, eles ainda são bastante utilizados e você pode investir em fóruns como o Quora e o Reddit na hora de realizar a sua pesquisa.

Ubersuggest

O Ubersuggest, assim como as ferramentas do Google,  permite que você pesquise palavras-chave, acompanhar qual é o volume de pesquisa  e também as tendências de pesquisas para essas palavras chaves.

Mais uma maneira de você investigar  o que vem sendo abordado e pesquisado sobre o nicho da sua escolha. 

Ferramentas pagas

Essas ferramentas são semelhantes em muitos aspectos com a pesquisa do Google, no entanto elas são mais precisas. 

E podem vir a oferecer outros recursos interessantes para quando você for pesquisar os temas os assuntos mais relevantes a respeito do tema que você escolheu.

Dentre as principais ferramentas pagas nós podemos citar:

Como ganhar destaque dentro do meu Nicho de Mercado? 

Lembra que no início desse artigo comentamos sobre você conseguir se destacar no seu nicho e se tornar autoridade?

Para se tornar autoridade você primeiro precisa provar que tem conhecimento sobre o seu Nicho de Mercado.

Nesse caso, nós separamos algumas estratégias de Marketing Digital para divulgar o que você vai vender na internet e mostrar ao seu público que você é referência no mercado.

Trabalhe o seu branding

O Branding é uma estratégia muito importante para que qualquer empresa consiga se destacar dentro do mercado.

O Branding trabalha em melhorar o seu posicionamento e o seu reconhecimento.

Através do Branding é possível que seus clientes tomem um maior conhecimento a respeito do seu negócio e também do seu produto.

Pois no branding você define a sua identidade visual, que é importante para que seus clientes consigam associar o seu negócio.

Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das melhores maneiras de mostrar que você sabe tudo sobre o seu nicho.

Dessa forma com ele você ganha autoridade, pois oferece para o seu público-alvo informações úteis e de valor. 

E também melhora o seu relacionamento com o seu público-alvo.

Você pode utilizar as redes sociais, blogs e fóruns para atingir o seu público com informações relevantes.

Invista em SEO

Se você quer ser encontrado no ambiente digital então você vai precisar ter um site, ecommerce, pelo menos uma landing page para fazer com que ele seja encontrável para o seu público quando ele entrar no Google.

O Google é o maior site de busca mundial e investir em SEO, ou Search Engine Optimization,  permite que você posicione o seu site entre os primeiros da pesquisa.

Investir em SEO exige que o seu site esteja dentro de uma série de parâmetros definidos pelo próprio Google. 

Reforce sua presença nas redes sociais

Se o público do seu Nicho de Mercado também se encontra nas redes sociais, é porque você deve estar lá também.

Utilize a estratégia de multicanal para se colocar presente onde o seu público está.

Faça publicações que engajem com esse público e utilize o canal para manter um bom relacionamento melhorando as suas chances de fidelização.

Invista em anúncios pagos

Com tantas maneiras de divulgar o seu produto ou serviço online, não podíamos deixar de falar dos anúncios pagos.

Você pode anunciar seus produtos tanto no Google quanto nas principais redes sociais para que eles apareçam para o público certo.

A grande vantagem em utilizar os anúncios nas redes sociais é que eles dão retorno imediato, você consegue trabalhar e otimizar as suas campanhas.

E uma vez otimizadas elas melhoram o alcance das suas publicações e consequentemente as suas conversões.

Fique por dentro das tendências para definir o seu Nicho de Mercado

Nesse artigo abordamos sobre Nicho de Mercado, segmentação, como você pode fazer para encontrar o seu próprio Nicho de Mercado.

Encontrar um Nicho de Mercado pode levar um bom tempo, e além de tudo que dissemos é importante que você esteja atento às principais tendências na hora de definir o seu nicho.

Além disso, é preciso trabalhar na divulgação do seu produto, principalmente no ambiente online, pois ele oferece muitos recursos para que você consiga alcançar o seu público-alvo. 

Para trabalhar com a fidelização do seu público invista em prestar um bom atendimento no seu site e nas redes sociais, por isso não esqueça de investir em um bom chat online e conheça o JivoChat e todos os recursos e integrações que ele oferece.

Boas vendas!

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