Multicanal: o que é essa estratégia?

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Multicanal é uma estratégia de marketing com o objetivo levar o seu empreendimento até os canais onde o seu público alvo se encontra.

Você já deve ter percebido que as empresas não medem esforços em marcar sua presença em diferentes canais.

Mas você sabia que existe um motivo para isso?

Conectar-se com o seu público é uma das maneiras mais eficientes de melhorar a experiência do cliente. 

Atualmente pensar na experiência do consumidor é quase um pré-requisito se você deseja manter seus clientes satisfeitos  e por consequência fidelizá-los.

A fidelização de clientes está diretamente relacionada ao nível de satisfação. 

E quanto mais satisfeitos, maior é a probabilidade de que eles voltem a comprar com você.

Vamos conhecer mais sobre essa estratégia, como ela funciona, quais são suas vantagens e o que fazer para aplicá-la.

O que é Multicanal?

Ou o que é marketing multicanal? É uma estratégia de marketing onde você identifica quais são os canais mais utilizados pelo seu público alvo.

O objetivo é que você passe a utilizar esses canais para fazer com que seus produtos e serviços tenham uma maior visibilidade.

E se você utiliza apenas um canal, você está perdendo a oportunidade de aumentar suas vendas e expandir o seu negócio, pois diferentes canais podem ter diferentes alcances de público.

Ao restringir o número de canais que você utiliza, você limita  não só o crescimento do seu empreendimento, mas também possíveis estratégias e o tamanho do  seu público.

Existem alguns canais que são mais comuns de serem utilizados como: 

  • Lojas física e virtuais;

  • Marketplaces e Redes Sociais;

  • Chat online e E-mail;

  • Aplicativo;

  • Blogs, fóruns e comunidades;

  • Rádio e TV;

Mas antes de decidir fazer o uso de um novo canal, lembre-se que você precisa de uma gestão estratégica para a tomada de decisão.

Pois você irá investir tempo e, muito provavelmente, dinheiro ao adotar a estratégia multicanal.

Evite desperdiçar energia investindo em canais que não trarão retorno.

As vantagens em utilizar estratégia multicanal

Além de ser uma ótima estratégia para melhorar seu relacionamento com o cliente, também podemos citar outras vantagens. Como:

  • Reconhecimento: Estar presente em canais diferentes faz com que as pessoas te reconheçam com mais facilidade.

  • Aumento nas  vendas: Estar disponível onde o seu público se encontra permitindo que consumidor possa escolher qual lugar ele prefere se comunicar, aumenta os níveis de engajamento e também as conversões.

 

  • Maior conhecimento do consumidor: Você pode acompanhar várias métricas para entender o que o seu público alvo gosta ou prefere interagir, essa ação é muito utilizada nas redes sociais, assim você pode personalizar a experiência do consumidor. 

  • Aumentar a autoridade: Quando você distribui o seu conteúdo em multicanais ajuda você a expandir seus negócios e se tornar autoridade no assunto. Invista em conteúdo de qualidade para conquistar seu público.

Como fazer a sua estratégia de marketing multicanal?

Fazer o uso da estratégia multicanal traz muitos benefícios. Ela pode ser a chave para o seu sucesso em dobrar suas vendas e melhorar o relacionamento com os seus clientes. 

Para que você possa aplicar essa estratégia no seu negócio você precisa:

Conhecer sua persona e sua audiência

A persona irá representar um grupo dos seus clientes de maneira detalhada, pois a ela se atribui características específicas como:  

  • Idade;

  • Ocupação;

  • Gênero;

  • O que gosta de fazer; 

  • Entre outros;

Ela é importante na hora de montar a sua estratégia multicanal, pois será a representação mais aproximada dos seus clientes, e é a partir dela que você pode definir quais canais você pretende explorar.

Por isso é importante que você crie a persona com base em dados reais dos seus clientes.

Dedique um tempo para entender o comportamento do seu público e em quais canais você pode encontrá-lo.  

Esteja atento às suas preferências e não se limite apenas a tentar alcança-lo em um canal, atue em todos os canais onde ele está presente tentando alcançá-lo no tempo e na hora certa. 

Mantenha o foco na experiência do cliente

Se para você se posicionar você precisa conhecer o seu cliente, para otimizar a experiência dele durante toda a jornada de compra também.

Conhecer o seu público alvo e o seu comportamento é muito útil para que você consiga oferecer um atendimento de qualidade e com o foco na necessidade desse público. 

Esteja presente nos canais onde ele se encontra, mas também não esqueça de oferecer rapidez e qualidade. 

Se o seu cliente faz uso das redes sociais, o que é mais cômodo para ele? E como fazer esse atendimento ser ainda mais eficiente? Faça pesquisa de satisfação

Trace novas estratégias para que aqueles clientes que compram com você sintam-se à vontade para comprar novamente.

Crie uma mensagem consistente para o seu consumidor, seja claro e objetivo e transmita a mensagem na hora certa. 

Treine seus colaboradores para oferecer uma experiência incrível. 

Participe de mais de um canal

Já mencionamos as vantagens de estar presente em mais de um canal, mas tentar explorar uma grande quantidade de novos canais ao mesmo tempo pode se tornar um tanto quanto desafiador. 

O fato é que quanto mais canais você explorar, mais chances terá de alcançar um público maior. 

O ideal é que o número de canais esteja presente em no mínimo dois canais diferentes.

E que faça o uso combinado desses canais para reforçar as mensagens entre eles, a fim de transmitir mensagens mais impactantes para o seu consumidor. 

Integre a sua estratégia em todos os canais. 

Você pode criar postagens para seu blog e divulgá-las através do e-mail marketing ou das redes sociais, por exemplo. 

Mantenha a unidade visual 

Ao expandir o seu negócio, utilizando um novo canal, você deve pensar também que está aumentando a sua visibilidade.

Nesse ponto é necessário que você tenha uma identidade visual bem definida.

Pois é a partir dessa identidade visual que as pessoas irão reconhecer e saber quem é você.

Marcas famosas utilizam as redes sociais para reforçar sua identidade visual e muitas vezes são reconhecidas até mesmo pelas cores.

Por isso é importante que quando você passe a utilizar um novo canal, seja ele o e-mail, redes sociais, ecommerce, registre a sua presença através da sua identidade visual e a reforce sempre que possível.

Crie Conteúdo relevante

Entrar no canal onde seu público se encontra é apenas o primeiro passo, e dependendo de qual for o canal você vai precisar de uma estratégia para atrair a atenção do consumidor.

Não adianta mais apenas exibir o produto ou serviço, você precisa mostrar uma comunicação eficiente com o cliente.

Produza conteúdo que faça com que o cliente se identifique com a sua marca, mostre seus valores e características marcantes. Engaje seus clientes. 

Mensure os resultados

Talvez seja a etapa mais importante depois de você ter colocado a estratégia em prática.\ \ Pois você vai precisar mensurar e garantir que está conseguindo atingir o seu público de maneira eficaz e eficiente.

Além disso, é preciso ter a dimensão de que a sua estratégia está funcionando.\ \ Por isso mantenha sempre seus dados organizados e realize a mensuração de métricas, tenha seus KPIs bem definidos para saber o que avaliar e como avaliar.

Aposte na automação de campanhas para coletar dados e fazer o controle das interações com os usuários de maneira simplificada. 

Imagem vetorizada de vendedor e cliente olhando para um circulo com estrelas em cima representa a satisfação do consumidor

Dificuldades da estratégia multicanal

Embora apresente muitas vantagens para o seu empreendimento, você pode acabar se perdendo em meio a  tantos canais de atendimento e ainda traçar estratégias de marketing diversificadas para cada um deles. 

Utilizar ferramentas que contribuam com a sua organização, como ferramentas de CRM podem ser muito úteis na hora de manter boa organização tanto do atendimento ao cliente quanto monitorar cada etapa do funil de vendas e suas leads.

Outra dificuldade está em manter um atendimento de qualidade em meio a tantas opções de canais pode ser um tanto quanto difícil.

Alguns aplicativos oferecem soluções para que você consiga manter um atendimento multicanal integralizando diversas plataformas.

É o caso do aplicativo JivoChat, que além de ser um aplicativo de chat, possui funções em CRM que podem te auxiliar desde o contato com o cliente até mesmo para configurar a delegação de tarefas para integrantes da sua equipe. 

Esteja sempre atento às novidades, embora manter-se atualizado seja difícil,  é necessário, pois a cada dia surgem diferentes plataformas.

E é preciso que você saiba como utilizá-las nas suas estratégias para não cair no padrão e ainda sim atrair a atenção dos consumidores. 

Otimize sua estratégia multicanal

Mesmo que demande tempo, muito esforço e análise é possível que alguns resultados não sejam vistos imediatamente.

Pois demora um tempo até que você consiga alinhar a sua estratégia com as necessidades do seu público.

No entanto, não desanime, continue trabalhando formas de melhorar o seu atendimento, a comunicação e o relacionamento com seu público, explorando as funcionalidades de cada canal. 

Atualmente no Marketing busca-se cada dia mais humanizar a maneira nos comunicamos com nossos clientes. 

Por isso mensagens transmitidas através de estratégias multicanal não devem ser diferentes, elas precisam ser baseadas na demografia, psicologia e no histórico de compras do consumidor para que seja realmente efetiva. 

Nesse sentido as redes sociais, modificaram o relacionamento de empresas com os seus clientes, por isso é necessário ter adaptabilidade, para explorar o potencial de cada canal.

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