5 Maneiras Diferentes de Melhorar o SEO

atualizado 6 de novembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Uma uma execução de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) envolve um grande conjunto de técnicas, ferramentas e sistemas que visam elevar o posicionamento de seus conteúdos nas páginas de resultados dos buscadores, também conhecidas como SERPs (Search Engine Result Pages).

A velocidade de carregamento de seu website, otimização de urls, redução de tamanho das imagens, compatibilidade com mobile, otimização de sua página de produtos e diversos outros aspectos têm grande peso para o algoritmo do Google na hora de posicioná-lo na primeira página.

Na verdade, é bem provável que você já conheça todos estes elementos, por isso mesmo hoje vamos apresentar maneiras diferentes de melhorar o SEO que você possivelmente ainda não está aproveitando, acompanhe!

1. Comece seu próprio blog

O principal foco do SEO é gerar e direcionar tráfego orgânico para a página de seu negócio e, diferente de uma estratégia de SEM (Search Engine Marketing, ou marketing para mecanismos de busca), aqui você não está contratando anúncios no Google Ads ou pagando para destacar-se da concorrência.

Entretanto, mesmo que as páginas de seu website já estejam otimizadas, isso pode não ser o suficiente para garantir que seus consumidores irão encontrá-lo. Especialmente para ecommerces que vendem soluções para outras empresas (como agências de SEO ou marketing digital, ecommerces B2B e SaaS), antes de esperar que clientes pesquisem por sua solução no buscador, é necessário fazer com que os mesmos descubram e reconheçam que existe um problema a ser resolvido.

É exatamente com este objetivo em mente que cada vez mais negócios digitais vêm investindo em começar seus próprios blogs e trabalhar uma forte estratégia de marketing de conteúdo, produzindo material relevante e acionável com o objetivo de aumentar a visibilidade do negócio, gerar mais leads e educar o mercado.

Com isso, além de impactar suas chances de conversão e gerar mais oportunidades de negócios, você também estará aumentando a relevância de seu negócio nos algoritmos de ranqueamento do Google.

2. Reforce sua presença em outros domínios

É verdade que uma boa estratégia de conteúdo a partir de seu próprio blog pode ser o suficiente para colocá-lo nos primeiros resultados das SERPs. Entretanto, melhor do que você mesmo falar de suas soluções é ter outras empresas, blogs e portais fazendo isso.

Portanto, a partir da criação de seu blog, você também terá a oportunidade de trabalhar parcerias de conteúdo, que podem envolver:

  • Troca de artigos (guestposts) entre seu blog e o de parceiros;
  • Troca de links de retorno (backlinks);
  • Co-marketing com parceiros que buscam atingir o mesmo público;

Entre diversas outras ações que visam beneficiar todas as empresas envolvidas. Dessa forma, você poderá levar suas soluções à base de leads dos parceiros enquanto apresenta o conteúdo deles para seus próprios clientes, o que consequentemente gera mais oportunidades de negócios para os dois lados.

Para o Google, ter diversos domínios direcionando o tráfego de volta para seu conteúdo é um fator que tem grande peso no ranqueamento, é possível contratar uma agência de SEO para cuidar dessa parte.

Maneiras de Melhorar o SEO com Parcerias de Conteúdo

3. Crie seu aplicativo mobile

Esta é uma dica que você provavelmente não esperava encontrar em um conteúdo ensinando como melhorar o SEO, mas a verdade é que, além de beneficiar imensamente o consumidor mobile, que já representa uma enorme parcela de clientes online, criar seu aplicativo e disponibilizá-lo para Android ou iOS também pode impulsionar seu tráfego orgânico.

Isso porque o Google também dá prioridade para resultados de pesquisa que envolvam aplicações disponíveis na Google Play, a loja de aplicativos do Android - o sistema operacional para dispositivos móveis da própria empresa. Assim, mesmo que consumidores não encontrem sua página nos primeiros resultados, ainda terão a chance de encontrar seu app.

É claro que para isso você também precisará fazer SEO para seu aplicativo mobile, mas dessa forma clientes também poderão aproveitá-lo navegar por suas categorias de produtos, realizar compras ou mesmo acessar seus canais de atendimento via chat online.

4. Permita perguntas e avaliações de usuários

Caso você não tenha interesse ou não acredite ser a hora certa para investir em um blog ou aplicativo mobile em seu negócio digital, existem ainda outras formas diferentes de melhorar o SEO.

Como apresentamos em nosso conteúdo sobre como otimizar sua página de produto, permitir que clientes façam perguntas ou avaliações de produtos diretamente em sua página realmente é um grande diferencial e, além disso, este recurso ainda é capaz de auxiliar seu posicionamento.

De acordo com a própria Google, avaliações de usuários ajudam o algoritmo a identificar que sua página ainda está ativa, visto que cada pergunta, resposta ou comentário é percebido pelo mecanismo de busca como uma atualização do conteúdo disponível na página, o que significa que ela ainda é relevante para os usuários.

Dessa forma, seus próprios clientes podem fazer com que as páginas de produto tenham mais relevância e sejam bem posicionadas nas SERP enquanto também auxiliam no processo de tomada de decisão e assertividade de novos consumidores acessando sua loja.

Maneiras de Melhorar o SEO com Avaliações de Clientes

5. Entre no mercado de afiliados

Além da parceria de conteúdo, como mencionamos anteriormente, você também pode considerar investir em criar seu próprio programa de afiliados para fazer com que cada vez mais pessoas estejam falando (e direcionando tráfego) para a página de seu negócio digital.

O marketing de afiliados envolve trazer pessoas, influenciadores ou mesmo donos de blogs que se alinhem com sua área de atuação para que possam apresentar, anunciar e propagar sua marca, produtos e soluções para seus próprios leads. Claro, em retorno, os mesmos normalmente recebem uma comissão para isso.

No programa de afiliados da JivoChat, por exemplo, nós pagamos 30% em comissões recorrentes sobre todos os pagamentos de cada cliente enquanto ativos e utilizando nossa plataforma, para sempre.

Seus afiliados terão a liberdade de utilizar seus próprios canais para atingir o público alvo, sendo eles as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, vídeos no YouTube ou mesmo conteúdos em seus portais. Claro, esta estratégia também tem seu custo, mas apresenta um cenário de ganha-ganha para os dois lados, além de consequentemente impulsionar o posicionamento de sua página nas SERPs e melhorar o SEO.

Leia também: 5 Principais Vantagens do Programa de Afiliados da JivoChat

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Gerar tráfego orgânico realmente tem suas vantagens, especialmente porque suas ações de SEO podem ser realmente duradouras, desde que você dê a atenção necessária e mantenha seus conteúdos atualizados e relevantes.

Inclusive, outro grande fator que influencia o ranqueamento de suas páginas no Google é a diminuição da bounce rate e o tempo de permanência de cada visitante no site. Para isso você também pode investir em oferecer um chat online para abordar clientes e responder dúvidas em tempo real sem que os mesmos tenham de procurar por informações em outras fontes.

Além disso, o chat online é considerado o canal de atendimento preferido do consumidor digital por oferecer o menor tempo de resposta e possibilitar uma comunicação rápida, sem ruídos e imediata. Se você ainda não trabalha com este canal, verifique os principais sinais que indicam a hora de investir no chat online agora mesmo!

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