Conheça a melhor forma de influenciar clientes com o Zero Moment of Truth

atualizado 12 de janeiro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Rodrigo Wiethorn
Rodrigo Wiethorn
COO da Hostinger Brasil

Você sabe o que é ZMOT? Se sua resposta foi negativa sinto lhe dizer mas está perdendo uma oportunidade e tanto.

Mas não se preocupe, pois aqui iremos te explicar em detalhes o que é como usar o ZMOT para conquistar cada vez mais clientes.

Zero Moment of Truth ou simplesmente Momento Zero da Verdade, o ZMOT é o processo que todo consumidor faz de pesquisar sobre produtos, preços e marcas antes de decidir se vai ou não realizar uma compra.

Essa busca é um mar de possibilidades para os profissionais do marketing. Isso porque, no ZMOT, o cliente está em uma posição propícia para ser influenciado pela sua marca.

Além do mais, o fato dele estar buscando por informações pode ser a oportunidade que você esperava para mostrar como sua empresa se destaca da concorrência.

Agora que você já sabe o quão importante é o ZMOT, que tal aprender como colocá-lo em prática?

ZMOT e os 4 Pilares

O ZMOT pode ser estruturado em quatro pilares principais, que irão nos guiar pelas melhores formas de influenciar os clientes.

Esses pilares foram descobertos após uma pesquisa do Google com a Shopper Sciences, os quais investigaram mais de 5000 empresas.

O estudo revelou algumas similaridades entre os processos de tomada de decisão dos clientes, que os fazem mais suscetíveis a avançar na jornada de compra.

São eles:

  • Posicionamento em Mecanismos de Busca
  • Avaliações
  • Listas Comparativas
  • Descontos

Posicionamento em Mecanismos de Busca

Em que posição seu site está localizado no Google? Essa é uma pergunta importantíssima, afinal quanto melhor sua posição maiores as chances de conquistar os clientes.

Isso porque, segundo pesquisas da Advanced Web Ranking, foi comprovado que apenas os 3 primeiros links ranqueados organicamente conseguem receber um fluxo constante e relevante de acessos.

A quantidade de cliques cai drasticamente do 1º colocado, com 30% de acessos, para o 3º com apenas 11%. Não precisamos nem mencionar que a situação daqueles que se encontram nas colocações 10 ou 15 se tornam praticamente invisíveis.

Assim, a primeira e principal preocupação que deve ter para influenciar seus clientes no ZMOT é estar entre os primeiros posicionados nas plataformas de busca.

Para isso, busque melhorar suas estratégias de SEO para conquistar um ranqueamento cada vez melhor.

Avaliações

Outro ponto importantíssimo é como seus clientes enxergam a sua marca.

Ter uma boa avaliação e reputação online pode te render muitas conversões, afinal os consumidores buscam por empresas nas quais podem confiar e é a opinião de ex compradores que eles usam para avaliar isso.

Um estudo pontuou que 91% jovens entre 18 e 34 anos leem reviews de sites constantemente e que 35% deles estão dispostos a pagar mais por produtos bem avaliados, segundo a Salsify.

Se não bastasse isso, foi descoberto também que a cada nova estrela agregada a uma marca, a receita dessa empresa sobe em média de 5% a 9%.

Ou seja, investir em uma boa reputação e avaliações positivas é a tão procurada chave do sucesso.

Listas Comparativas

Quando tomamos uma decisão é comum colocarmos no papel os prós e contras de cada uma das possibilidades. No ZMOT a ideia é a mesma.

Ao oferecer listas ou tabelas que comparam produtos e modelos semelhantes você ajuda seu consumidor a decidir qual é a melhor opção para ele, avançando na jornada de compra.

As listas comparativas ajudam ainda a melhorar a experiência do cliente no seu site, afetando direta e positivamente suas avaliações futuras.

Descontos

Por fim, o último pilar que sustenta o ZMOT são os descontos.

Todo mundo gosta de fazer o melhor negócio e pagar o mínimo possível por um bom produto. Para isso, os clientes gastam em média 2 horas semanais em busca de cupons e promoções online.

Mas não pense que isso fica só no digital, pois eles afirmaram em entrevistas para a Valassis que usam esses descontos encontrados na internet também para lojas físicas.

Assim, promover ofertas é uma forma mais do que certeira de conquistar os consumidores e convencê-los a comprar da sua marca.

Conclusão

O Momento Zero da verdade é uma oportunidade de ouro de influenciar os consumidores em um momento no qual estão altamente abertos para isso.

Sem precisar se desgastar bombardeando os clientes com propagandas e mensagem não muito certeira, o ZMOT te mostra um atalho para chegar até onde deseja e fazer a clientela avançar na jornada de compra.

E agora que já sabe quais são os pilares que fazem o ZMOT se mover, que tal colocá-los em funcionamento?

Nos diga o que achou do conteúdo nos comentários abaixo! Se tiver alguma dúvida nós adoraríamos responder.

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