Gerenciamento de redes sociais: o que é e 6 ferramentas

atualizado 7 de junho de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Não há como negar que as redes sociais realmente já fazem parte da sociedade global nos dias de hoje. Apenas no Brasil, o Instagram conta com mais de 95 milhões de usuários, sendo a 4ª maior rede social no país, enquanto o Facebook se destaca em primeiro lugar, com 130 milhões de usuários.

As chances são que você tenha um perfil em pelo menos uma das seguintes redes sociais no Brasil: Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Youtube e LinkedIn, sem mencionar diversas outras como o Pinterest, o crescente TikTok, etc.

Levando esses dados em consideração, fica fácil entender porque vale a pena investir no gerenciamento de redes sociais, especialmente para empresas: seu público alvo também está presente nas redes sociais.

Neste artigo, abordamos tudo o que você precisa saber sobre o que é gestão de redes sociais, como fazer e quais são as vantagens. Se você deseja alavancar seu perfil ou a sua página através destes canais, vale a pena conferir.

O que é gestão de redes sociais

Entendemos como rede social toda plataforma capaz de conectar diversas pessoas, de forma que possam compartilhar seus interesses e, especialmente, interagir com outros usuários de alguma forma: seguindo-os, comentando em suas publicações, conversando através de mensagens, etc.

Hoje, as redes sociais mais populares no Brasil são:

  • Facebook;
  • WhatsApp;
  • YouTube;
  • Instagram;
  • Facebook Messenger;
  • LinkedIn;
  • Pinterest;
  • Twitter;
  • TikTok;
  • Snapchat.

Não necessariamente nesta ordem. Cada uma dessas redes sociais se especializa em um modelo de conteúdo diferente.

O YouTube tem como foco a exibição de vídeos, enquanto o Twitter oferece um modelo de mensagens mais curtas e o Instagram se especializa no compartilhamento de fotos, enquanto também permite que seus usuários compartilhem vídeos em um formato mais curto.

Dessa forma, a gestão para cada tipo de rede social funciona de forma diferente, mas traz essencialmente os mesmos benefícios.

Influenciadores e empresas que desejam alavancar estes canais para se aproximar de seu público, compartilhar conteúdo e empregá-los em suas estratégias de inbound marketing, precisam trabalhar de forma organizada.

Plataformas de gestão de redes sociais oferecem diversos recursos que podem facilitar a sua vida e ajudá-lo a economizar tempo enquanto melhora seus resultados, como:

  • Criação de calendário e agendamento de publicações;
  • Gerenciamento de anúncios nas redes sociais;
  • Unificação da caixa de mensagens de diferentes redes sociais para facilitar a comunicação;
  • Relatórios de desempenho;
  • Exibição inteligente de feed para que você foque no que é relevante para seu negócio.

Portanto, certifique-se que sua equipe de gestão de redes sociais trabalhe com ferramentas inteligentes e profissionais para que seus perfis possam atingir seu potencial máximo.

Cursos de gestão de redes sociais

Caso ainda não tenha experiência administrando seus perfis online ou não esteja tendo sucesso com as suas estratégias atuais, recomendamos os cursos abaixo para que aprenda tudo o que precisa saber, confira a descrição dos mesmos.

Curso Insta para Negócios

Conhecer todos os recursos oferecidos pelo Instagram e quais estratégias realmente geram resultados é necessário para que você tenha sucesso em uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo.

Portanto, para quem deseja alavancar vendas, monetizar seu próprio perfil do Instagram ou utilizá-lo comercialmente como uma plataforma de divulgação da própria marca, recomendamos muito o curso Insta para Negócios.

Criado por Renata Massa, o curso é indicado para empreendedores, profissionais liberais e profissionais de social media de empresas. Todo o conteúdo está disponível inteiramente online.

Melhores plataformas de gerenciamento de redes sociais

A seguir, listamos as ferramentas de gestão de social media mais populares no Brasil e internacionalmente. Confira suas funcionalidades para que possa identificar se elas atendem as necessidades de sua empresa!

1. SocialGram

O SocialGram é um aplicativo completo para gestão de Instagram, uma das redes sociais mais populares no Brasil.

Com ele, você consegue otimizar o trabalho em seu perfil e, inclusive, ganhar seguidores no Instagram.

Destaques:

  • Simples e fácil de usar, interface intuitiva e prática;
  • Agendamento de publicações para que você possa aproveitar o melhor horário para postar no Instagram;
  • Interação facilitada com seus seguidores, incluindo envio de Directs e respostas à comentários;
  • Certeza de seguidores reais;
  • Curtidas de engajamento, de forma que você curta fotos e chame a atenção de um público mais qualificado para seu perfil;
  • Relatórios constantes para acompanhamento de resultados.

Vale mencionar que ele possui um aplicativo para smartphone no qual você consegue acompanhar tudo o que precisa, de onde estiver, bastando estar conectado à internet.

2. GV8

Alternativamente, ao invés de optar por usar uma plataforma disponível no mercado, você pode contar com o serviço de profissionais especializados na área, prontos para gerenciar as suas redes sociais.

Sendo uma das melhores agências de marketing digital no Brasil, a GV8 oferece um serviço completo de gestão, incluindo:

  • Criação, gerenciamento e monitoramento do perfil no Instagram;
  • Criação, gerenciamento e monitoramento da Fan Page no Facebook;
  • Criação, gerenciamento e monitoramento do Twitter;
  • Criação, gerenciamento e monitoramento do Linkedin;
  • Criação do canal no You Tube;

Além de impulsionar os banners criados no Facebook, com objetivo de alcancar a persona ideal para o seu negócio dentro da rede social.

Vale a pena acessar, conferir o portfólio da agência de entrar em contato para solicitar um orçamento.

3. Buffer

O Buffer é uma ferramenta de gerenciamento de social media internacional e já muito aclamada ao redor do mundo. Com 10 anos de mercado, o Buffer já atende mais de 73 mil empresas em 15 países diferentes.

Os planos oferecidos pela Buffer são divididos em duas categorias: Publish e Analyze, o primeiro oferece a opção de organizar seu cronograma de publicações, enquanto os planos Analyze são voltados para empresas que buscam todos os recursos avançados para gestão de mídias sociais.

Destaques:

  • Agendamento de publicações nas redes sociais;
  • Personalização de posts para cada canal;
  • Edição de thumbnails personalizadas para vídeos;
  • Publicar no Instagram e ser o primeiro a comentar (ideal para adicionar hashtags);
  • Extensões para navegador e integração com demais ferramentas.

Um de seus diferenciais é o oferecimento de um plano gratuito para quem deseja gerenciar até no máximo 3 canais nas redes sociais e agendar até 10 publicações por mês.

4. Hubspot

O Hubspot é um dos maiores softwares de vendas e inbound marketing disponíveis no mercado, tendo sido fundado em 2004, ainda no início da proliferação do conceito de Inbound Marketing.

Hoje, a empresa já atende mais de 95 mil clientes em 120 países, oferece mais de 550 integrações e oferece todos os recursos essenciais para quem busca alavancar seus resultados através do marketing de atração - vários desses relacionados ao gerenciamento de redes sociais.

Destaques:

  • Compartilhamento de posts de blog, landing pages e outros conteúdos na mesma ferramenta de campanhas para redes sociais;
  • Compartilhamento automático de conteúdos em seu blog nas redes sociais;
  • Agendamento de conteúdo e sugestões sobre o melhor horário para publicar;
  • Monitoramento de menções e engajamento, vinculando os perfis de seus seguidores aos seus cadastros em seu próprio banco de dados;
  • Criação de fluxos de monitoramento de palavras-chave personalizadas para acompanhar interações com seus seguidores.

Você pode acessar o site do Hubspot e solicitar uma demonstração da plataforma antes de optar por algum de seus planos.

5. HootSuite

Além de conseguir criar e agendar publicações nas mídias sociais, você poderá mapear e planejar suas campanhas e colaborar com sua equipe de conteúdo em tempo real, monitorando todas as ações referentes aos seus perfis em uma única plataforma.

O HootSuite é uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais completa, incorporando canais de mensagens do Facebook, Twitter, Instagram Direct e ainda oferecendo todas as suas soluções através de aplicativos disponíveis para smartphones Android ou iOS.

Destaques:

  • Gerenciamento de cronograma de planejamento de publicações;
  • Monitoramento de interação com clientes e atendimento centralizado;
  • Divulgação de conteúdo orgânico e gestão de anúncios pagos em uma única plataforma;
  • Insights para melhorar as suas estratégias e relatórios detalhados para análise de resultados.

Com seu plano grátis, você já consegue gerenciar até três perfis de mídias sociais, agendar até 30 publicações e integrar aplicativos gratuitos básicos ao seu painel no HootSuite.

6. Sprout social

O Sprout Social é uma solução completa indicada para gerenciadores de redes sociais, profissionais de marketing, agências de marketing digital, agentes de atendimento ao cliente, analistas e estrategistas em social media.

De acordo com uma pesquisa realizada pela própria empresa, consumidores que seguem as suas páginas nas redes sociais têm 67% mais chances de consumir mais de sua marca.

Destaques:

  • Organização de cronograma de publicações;
  • Gestão de conversas e acompanhamento de engajamento;
  • Métricas para avaliação de resultados;
  • Ferramentas para gestão das principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Pinterest.

Ele não conta com planos gratuitos, mas oferece diferentes pacotes para a sua escolha, de acordo com as necessidades de seu negócio. Você pode experimentar a ferramenta através de um teste grátis, sem compromisso.

Benefícios da gestão de redes sociais

A partir das funcionalidades oferecidas pelas diversas plataformas de gerenciamento de redes sociais já apresentadas, fica fácil identificar as principais vantagens de profissionalizar a gestão de suas mídias sociais:

Economize tempo na criação e agendamento de publicações

Através do uso de uma plataforma de gestão de redes sociais, você não precisará fazer todo o trabalho de publicar posts seguindo seu cronograma manualmente.

Ao invés disso, basta programá-los para que sejam compartilhados em seus múltiplos perfis exatamente quando você quiser - e não se esqueça de conferir nas próprias ferramentas como o mLabs sobre qual é o melhor horário para postar baseado nos seus relatórios de engajamento.

Facilite a interação com seus seguidores

Acompanhar diferentes canais de comunicação como o Facebook Messengers, inbox do Twitter e Instagram Direct não é nada prático, a não ser é claro que você consiga integrar todos eles em uma única plataforma - algo já possível com plataformas de gestão de redes sociais.

Dessa forma, sua equipe de social media perde menos tempo e menos oportunidades e consegue ser mais eficiente na captura de leads.

Integre feeds de diferentes redes sociais em uma única plataforma

Além de integrar os canais de comunicação, rastrear todas as publicações de forma unificada e receber insights como por exemplo as melhores horas de publicar conteúdos são excelentes benefícios para a sua equipe de gerenciamento de redes sociais.

Automações que permitem o compartilhamento de conteúdos de diferentes canais em todos os seus perfis ajudam a economizar tempo e garantir consistência na execução de sua estratégia.

Acompanhe suas métricas e resultados

Ser capaz de rastrear e monitorar os engajamentos e resultados gerados a partir de suas publicações é necessário para que consiga determinar quais estratégias funcionam e quais podem ser consideradas desperdício de tempo e recursos para seu negócio.

Por isso, não deixe de monitorar de perto todos os relatórios gerados por qualquer que seja sua plataforma de gerenciamento de redes sociais.

Integração com demais ferramentas de desempenho

Que tal integrar a sua plataforma de ecommerce ou ferramentas de e-mail marketing, CRM e outras soluções à sua solução para gerenciamento de mídias e automatizar processos como por exemplo o castro de leads em suas bases de e-mail, etc.

Isso é possível com algumas das plataformas mencionadas em nossa lista acima e, normalmente, não existem custos adicionais para se aproveitar desses benefícios.

Pronto para fazer a gestão de redes sociais em sua empresa?

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para você que busca aprender como melhorar o gerenciamento de seus perfis, sejam estes pessoais ou perfis de negócios.

Antes de sair, não deixe de conferir também todas as nossas dicas para quem deseja começar a ganhar dinheiro no Instagram e transformá-lo em uma fonte de renda.

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