Gerenciador de Instagram: 10 melhores ferramentas de gestão

atualizado 28 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente não há como negar que as redes sociais fazem parte do nosso dia-a-dia. Só no Brasil, o Instagram é a 4ª maior rede social do país com mais de 95 milhões de usuários e o Facebook se destaca como o mais popular com mais de 130 milhões de usuários.

Além da diversão, o Instagram é uma poderosa ferramenta comercial devido a sua facilidade de se conectar com seus consumidores e até realizar vendas diretas.

Tão importante quanto postar boas fotos, é necessário organizar e analisar métricas para não perder nenhuma venda e ter uma presença eficiente nas redes sociais. E essa organização do perfil é chamada de gerenciamento de redes sociais.

Por isso, preparamos uma lista com algumas ferramentas de gerenciador de Instagram para ajudar a organizar o seu perfil e a entender e melhorar o engajamento da sua marca.

O que é gerenciamento de Instagram?

Basicamente, o gerenciamento do Instagram é a forma de organizar as atividades de uma conta na rede social. E o gerenciador de Instagram é responsável por várias ações, como por exemplo:

  • Agendamento de posts de fotos e vídeos no feed;
  • Publicação de Stories programados;
  • Respostas de mensagens diretas;
  • Relatório sobre as suas atividades e o seu público;
  • Gerenciamento de anúncios nas redes sociais.

É importante lembrar que as ferramentas para gerenciar o Instagram podem ou não realizar funções automáticas, como por exemplo: seguir pessoas ou fazer comentários sem que você escreva um por um.

Escolha o melhor gerenciador de Instagram

Agora que você entendeu o que é gerenciamento do Instagram, vamos apresentar as principais opções para você organizar o seu perfil.

1. SocialGram

Um dos melhores gerenciadores de Instagram é o SocialGram. Além de auxiliar em agendamento de postagem, ele ajuda na automação do perfil para conquistar novos seguidores e fortalecer o engajamento com seu público.

Utilizando técnicas de marketing digital para aumentar o alcance do seu negócio, o SocialGram gera estratégias de curtidas, lista de seguidores confiáveis, agendamento de publicações no Feed e nos Stories e relatório de conversação prático e rápido.

Ao entrar no SocialGram, você pode descrever os seus seguidores para que a plataforma trabalhe com uma busca de perfis que podem se interessar pelo seu conteúdo e se tornar potenciais consumidores.

A ferramenta é paga e possui planos mensais e trimestrais com diversas funções exclusivas, além disso, é possível testar a plataforma por 5 dias gratuitos.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

2. Agência GV8

Alternativamente, ao invés de optar por usar uma plataforma disponível no mercado, você pode contar com o serviço de profissionais especializados na área, prontos para gerenciar as suas redes sociais.

Sendo uma das melhores agências de marketing digital no Brasil, a GV8 oferece um serviço completo de gestão do seu Instagram, incluindo a criação, gerenciamento e monitoramento do desempenho de seu perfil.

Além disso, a GV8 também oferece uma grande gama de serviços de marketing digital que podem ajudar a alavancar sua empresa no mercado digital, incluindo:

  • Gestão de demais redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e criação de canal no YouTube;
  • Manual de identidade visual;
  • Gestão de tráfego pago;

Dentre outros serviços. Vale a pena acessar, conferir o portfólio da agência de entrar em contato para solicitar um orçamento.

3. mLabs

A mLabs é uma plataforma brasileira bem intuitiva e fácil de usar, ela centraliza a gestão de várias redes sociais em um único lugar. Ela funciona como gerenciador de Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, LinkedIn e YouTube.

A ferramenta organiza todas as publicações em um calendário e é possível cadastrar outras pessoas para gerenciar um único perfil, sem custo adicional. A mLabs permite publicar no feed e nos Stories pelo PC.

Além disso, a ferramenta gera relatórios completos, analisa os indicadores de desempenho do perfil, permite responder mensagens do Instagram através da plataforma, acompanhar a timeline e muitas outras funções.

Destaques:

  • Agendamento de publicações para diversas rede sociais;
  • Gerenciamento de mensagens do inbox do Facebook e Direct do Instagram em uma só tela;
  • Agrupa hashtags e assinaturas para as publicações;
  • Análise de concorrentes;
  • Integração de feeds do Instagram e Facebook;
  • Cria fluxos de trabalho automatizados, registrando todas as alterações e data de aprovação dos posts;
  • Cria grupo de hashtags e assinaturas para as publicações;
  • Agenda o mesmo conteúdo para postar em diversas mídias sociais;
  • Apresenta relatórios da evolução da conta e análise de concorrentes.

O gerenciador de Instagram conta com dois planos cobrados mensalmente, um plano completo com todas as suas funcionalidades e um plano mais básico com menos recursos. Também é possível experimentar o mLabs gratuitamente por 7 dias.

4. Postgrain

O Postgrain é um gerenciador de instagram que permite postar no feed ou nos stories pelo computador. A ferramenta também conta com uma sessão dedicada aos comentários e mensagens diretas, auxiliando na interação com os seguidores.

Além disso, a plataforma realiza o agendamento de postagens e analisa os resultados do seu perfil. Permitindo conhecer o melhor horário de postagem, qual conteúdo gera mais engajamento e mensurar o que funciona e o que precisa ser melhorado.

Para utilizar o Postgrain é preciso analisar quais as suas necessidades e ver qual plano se encaixa no seu perfil. O plano gratuito é um pouco limitado, porém com planos pagos você consegue ter acesso a muitas ferramentas exclusivas.

5. Iconosquare

Uma das ferramentas de gerenciamento de Instagram mais completas que existem. Dentre outras funções, ela oferece a opção de cadastro de perfis concorrentes para que você possa comparar resultados. Além de oferecer funções para outras redes sociais.

Além disso, a ferramenta permite que você conheça de forma detalhada o perfil de cada um dos seus seguidores. Assim como, permite que você acompanhe todas as evoluções do seu perfil.

O Iconosquare ainda oferece a função para acompanhar o engajamento dos seus seguidores através das curtidas, comentários e outras interações. A partir desses indicadores é possível mensurar a evolução do seu perfil.

Vale ressaltar que o Iconosquare está disponível apenas em inglês, e para ter acesso a todas essas funcionalidades é preciso contratar um plano. Entretanto, é possível experimentar um pouco da ferramenta com um teste grátis de 14 dias.

6. Etus

A Etus é uma ferramenta completa de gerenciamento de Instagram. Ela oferece serviço de agendamento de publicações, relatórios completos sobre o desempenho do seu perfil e a integração de mensagens diretas das redes sociais em uma única plataforma.

A Etus ainda permite comparar o seu desenvolvimento com o dos concorrentes, possibilita exportar todos os relatórios em PDF, além de salvar post como rascunho. A Etus ainda insere marca d'água com a sua logo em todas as suas publicações, automaticamente.

A ferramenta conta com gestão de projetos, captação de LEADS e muitas outras funcionalidades. A Etus é uma plataforma paga por assinaturas e possui uma versão de teste gratuito de 7 dias.

7. Sprout Social

Outro excelente gerenciador de Instagram, o Sprout Social fornece diversas funções em um único lugar, como por exemplo: agendamento e monitoramento de postagens.

O Sprout Social ainda permite a criação de um calendário de conteúdo, que permite que toda a sua equipe ligada a essa função consiga acompanhar de maneira mais prática o fluxo de produção.

Disponível em portgues, o Sprout Social oferece 30 dias de testes gratuitos antes de contratar qualquer serviço.

8. Perforgram

O Perforgram é um gerenciador de Instagram que oferece diversas ferramentas de automação e auxilia no aumento do engajamento do seu perfil.

O Perforgram auxilia no agendamento de publicações no Feed e nos Stories, além de seguir, curtir e fazer comentários em publicações no Instagram. Outra ferramenta interessante é o envio de mensagens diretas automáticas para novos seguidores.

Além disso, o Perforgram segmenta as ações por meio de hashtags, localizações e fornece relatórios para acompanhar o seu desempenho na rede social. A plataforma possui um período de testes de 5 dias, além dos seus planos pagos: Individual, Duplo e Agência.

Uma foto de uma mão segurando um celular com o Instagram na tela e um notebook ao fundo com o Instagram aberto

9. Hootsuite

Enquanto o Instagram não apresenta uma ferramenta nativa para publicar automaticamente, o Hootsuite faz isso para você. Através dessa ferramenta é possível programar fotos e vídeos para serem publicados automaticamente, no Feed ou nos Stories.

Basta configurar toda a foto, com legenda e o que você quiser, escolher a data e o horário da publicação que o aplicativo se encarrega de publicar. Além disso, é possível acompanhar as mensagens diretas que você recebe no seu perfil.

O Hootsuite é uma ferramenta totalmente portugues e possui um plano gratuito que permite gerenciar três perfis de rede social, 30 mensagens agendadas por mês e um usuário. Além de possuir os planos mais completos a partir de assinaturas.

10. Postcron

Focado em agendamento de publicações em todas as redes sociais, o Postcron é um gerenciador de Instagram bem simples e objetivo.

O Postcron permite agendar todas as publicações do Instagram de forma manual ou varais de uma vez só, e utilizam planilhas do excel para deixar tudo programado de acordo com a necessidade do contratante.

Com suporte 100% em portugues, a ferramenta te ajuda a economizar tempo, aumentar seu engajamento e envolver seu público. O Postcron conta com diversos planos de assinatura e um período de testes de 7 dias.

Por que usar gerenciador de instagram?

Muitas vezes, administrar um perfil no Instagram exige uma dedicação e criatividade que acaba tomando muito tempo. Porém, se você puder transferir essas tarefas para uma ferramenta ou para outra pessoa acaba otimizando tempo e resultado.

Uma outra opção é contratar o serviço de empresas de marketing digital que trabalhem com a automatização de redes sociais para adotar estratégias de gerenciamento do Instagram que são uma forma de alavancar o engajamento do seu perfil público ou aumentar o contato com possíveis clientes em seu perfil comercial.

Aprendeu o que é gerenciador de Instagram?

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil para você que procura entender como gerenciar o seu perfil no Instagram com essas ferramentas de gerenciamento de rede social.

Não deixe de conferir também nossas dicas para quem deseja usar as redes sociais para ganhar dinheiro sendo Influenciador digital.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download