Como uma ferramenta de e-mail marketing pode facilitar o dia a dia de um negócio?

Use o e-mail marketing para gerar cada vez mais oportunidades de negócios

Hoje em dia muitas empresas já entenderam a importância de utilizar meios para automatizar processos e assim facilitar o dia em dia em suas atividades. Utilizar uma ferramenta de e-mail marketing, é o que mais  ajuda no caso de envios de comunicações para uma base de contatos específica. 

Primeiramente, que tal entender um pouco mais sobre o e-mail marketing?

O e-mail marketing nada mais é do que a técnica de enviar e-mails em massa para uma determinada lista de contatos.

Esse tipo de e-mail pode ter um caráter promocional, comercial, transacional, de relacionamento entre empresa e público-alvo, entre muitos outros. 

Hoje em dia é muito difícil que um negócio funcione bem sem a sua utilização, já que ele é um meio tradicional e de resultados para a comunicação comercial.  

O e-mail marketing traz uma série de benefícios tanto em questão de resultados, como em praticidade, rotina, funcionamento e processos de um negócio. 

O interessante é que tudo isso pode ser potencializado, com o uso de uma ferramenta de e-mail marketing. 

Quer entender um pouco mais sobre tudo isso? Continue a leitura e descubra os verdadeiros benefícios de utilizar uma ferramenta específica para isso. 

Benefícios de uma ferramenta para enviar e-mail marketing 

Para contextualizar os benefícios de uma ferramenta de e-mail marketing, será utilizado um exemplo de inauguração de um novo shopping: 

Inauguração de um novo shopping

E-mail marketing para informar sobre a inauguração de um novo shopping

Imagine que em seu bairro será aberto um novo shopping center, de um tradicional grupo de investidores da cidade. 

Para comunicar a abertura dele, o departamento de marketing resolveu enviar um e-mail aos clientes de sua base de contatos que vivem neste bairro e costumavam frequentar um centro comercial do mesmo grupo. 

Eles podiam enviar um e-mail através de uma plataforma web, 1 por 1, porém enfrentariam  problemas complicados, por exemplo: 

Com todas essas complicações previstas, eles optaram por contratar uma ferramenta para enviar email marketing e assim seguir com um envio de comunicações com benefícios como a praticidade,  automação de marketing e um direcionamento assertivo da mensagem para o público alvo. 

Veja como: 

1. Praticidade

No exemplo do novo shopping, a ser aberto, havia uma base de mais 1000 contatos para o envio de e-mails. 

Imagina quanto tempo demoraria para enviar um por um? 

A função de uma ferramenta de e-mail marketing é justamente trazer facilidade a esse processo.  

Por meio do uso de uma plataforma assim, como, por exemplo, seria o caso da Mailify, é possível fazer upload de uma lista de contatos, ou cadastrar os dados das pessoas  diretamente na plataforma e enviar todos os e-mails de uma só vez. 

Assim se facilita o processo, e faz com que menos pessoas necessitem dedicar esforços a esta atividade. 

Além disso, as ferramentas de e-mail marketing também possuem editores de layout dentro delas, assim resumindo todo o trabalho dedicado para apenas uma plataforma.

Imagina fazer layouts em um software de edição de imagens, depois disso mandar o arquivo para a programação e só depois disso carregá-lo em um webmail ou em uma ferramenta para o envio? 

Cansa só de pensar, não é mesmo? 

Hoje em dia as ferramentas para enviar e-mail marketing, executam todas essas funções de maneira simples. Desse jeito o processo fica muito mais fácil, rápido e de qualidade!

2. Economia de tempo com automação de marketing 

Já deu para entender que só com a praticidade que utilizar uma ferramenta de e-mail marketing, já existe uma grande economia de tempo, né?   

Além de possibilitar economizar tempo, com um envio massivo de e-mails e a facilidade em realizar layouts, uma ferramenta para enviar email marketing também ajuda a economizar tempo através da automação de e-mail marketing.    

As ferramentas para enviar email marketing possibilitam e-mails automáticos, dependendo de um cenário de envios. 

Voltando para o exemplo do shopping center, imagine que antes da sua inauguração foi criado um site para ele, falando sobre a data de lançamento, com um campo para os interessados sobre mais informações relacionadas ao tema, com o seguinte texto escrito: 

“Para mais informações, deixe seu e-mail aqui”

Com isso o shopping teria uma nova lista de contatos, mas… e agora? Seria mais uma série de endereços de correios eletrônicos para disparar outra comunicação? A cada e-mail novo cadastrado, seria um disparo diferente? 

Parece que o processo agora complica um pouco mais e um bom tempo será necessário para suprir essa demanda. 

Mais uma vez, as ferramentas de e-mail marketing chegam para ajudar nesse processo e o e-mail dos novos cadastrados pode ser conectado diretamente com a ferramenta e uma comunicação de “boas-vindas” é enviada automaticamente para essas pessoas. 

Dessa forma, a automação de e-mail marketing traz a possibilidade de deixar o trabalho mais inteligente, possibilitando a economia de tempo e inteligência de processos. 

3. Direcionamento assertivo da mensagem

Direcionamento assertivo de mensagens de e-mail marketing

Imagine que o novo shopping center já tem em suas listas de contatos, a informação dos nomes dos destinatários, seria interessante colocá-los no e-mail marketing, não? 

Um destinatário quando é chamado pelo próprio nome, ou ao ver alguma informação pessoal sua em uma comunicação, se sente mais especial, é como se a comunicação fosse enviada diretamente para ele. 

As ferramentas de e-mail marketing possibilitam esse tipo de personalização para as suas comunicações, deixando a mensagem muito mais assertiva, pessoal e relevante para o destinatário. Dessa maneira, a possibilidade de conversão fica muito mais real. 

É impossível pensar em colocar o nome de uma pessoa de maneira manual em uma comunicação. Seria um trabalho que ocuparia tempo e diferentes equipes para ser realizado e com uma ferramenta de e-mail marketing é executado de maneira automática, por meio de parametrizações que estão dentro desse tipo de ferramenta. 

Além da possibilidade de personalizar a comunicação, por meio das ferramentas para enviar email marketing, os envios podem ser segmentados por público, o que também ajuda a direcioná-los de maneira mais assertiva. 

Indo além do exemplo

O exemplo do grupo de investidores para a inauguração de um novo shopping center, foi apenas uma das tantas situações em que o e-mail marketing é utilizado para a realização de uma comunicação coorporativa. 

O uso de softwares  para envio de comunicações de e-mail marketing, pode ser feito para distintas situações do dia a dia.

Uma ferramenta para enviar e-mail marketing facilita o dia a dia de qualquer tipo de negócio, afinal a comunicação com futuros clientes e com os atuais é totalmente essencial! 

Esse tipo de plataforma reúne em apenas um lugar e de maneira intuitiva, as possibilidades para realizar toda a estratégia de e-mail marketing, indo desde a lista de contatos, passando pelo design do layout de cada newsletter, até mesmo para a análise de resultados. 

Toda essa praticidade trazida por ferramentas assim, faz com que o dia a dia de um negócio seja simplificado e assim, menos equipes precisam se ocupar com esse tipo de atividade e dedicar-se a outras tantas tarefas que a rotina de uma empresa exige. 

E para as poucas pessoas que de fatos serão necessárias para a realização dessas atividades, o tempo dedicado será breve, assim poderão ocupar-se mais com a estratégia do que com a execução e envio de cada e-mail.   

Interessante, não?  

Se você ainda não tem uma ferramenta para enviar e-mail marketing, que tal começar a testar alguma e deixar o dia a dia do seu negócio mais prático e inteligente? 

Caso já tenha uma ferramenta disponível, porque não explorá-la mais a fundo e descobrir todas as suas funções. 

Você pode se surpreender ao descobrir que, na verdade existe muito mais dentro delas, do que imagina ou acostumado a utilizar.

Existem plataformas que além dos tradicionais serviços fornecidos também dispõe de templates gratuitos para o design ser facilitado, análises realizadas antes dos envios de cada e-mail para certificar se há risco de cair na caixa de spam do usuário e muitas outras funcionalidades. 

Cada ferramenta para enviar e-mail marketing possui as suas individualidades e recursos diferenciados, por isso é importante explorar bem a fundo quais funcionalidades estão disponíveis. 

Conclusão

Ao utilizar uma ferramenta para e-mail marketing, alcançar o público-alvo fica mais fácil, rápido, assertivo e ocupa menos tempo das empresas da operação do envio da mensagem. 

Por isso, utilizá-la é indispensável e ter o conhecimento de todos os seus recursos, fundamental. 

Você tem algum exemplo de como o uso de e-mail marketing já te ajudou nos seus negócios? Ou quer saber mais sobre o tema? 

Comente aqui embaixo!

2020/09/ 8

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