Facebook Ads: o que é e como utilizar?

atualizado 18 de março de 2024
Tempo de leitura16 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

O Facebook Ads é uma ferramenta essencial para quem quer utilizar a rede social para promover seus produtos e serviços na internet.

Apenas no Brasil são mais de 127 milhões de usuários ativos no Facebook, portanto, essa rede social tem o potencial de atingir um grande volume de usuários, e é muito provável que o seu público-alvo esteja inserido nela. 

O Facebook Ads ainda conta com a possibilidade de segmentar esse público faz com que você seja mais assertivo durante as suas campanhas de anúncio.

Além disso, já são mais de 1 milhão de empresas que investem cerca de 8 milhões de dólares em Ads no Facebook por ano.

Portanto, se você deseja divulgar um produto ou incrementar a sua estratégia de marketing de conteúdo, o Facebook Ads é uma ótima oportunidade para você. 

Nesse artigo iremos apresentar como você pode utilizar essa ferramenta, quais são suas vantagens e como segmentar o seu público-alvo.

O que é Facebook Ads?

Facebook Ads é o sistema de mídia paga do Facebook que oferece a possibilidade de veiculação de anúncios dentro da plataforma.

Esses anúncios podem ser veiculados em diferentes formatos de mídia, e para diversos públicos a partir da segmentação.

E é a possibilidade de segmentação que torna a ferramenta tão assertiva, pois é através dela que você pode alcançar o público que tem interesse real no seu negócio e maximizar as suas conversões.

É possível segmentar através de características como:

  • Interesses
  • Localizações
  • Gênero
  • Idade
  • E etc...

Você também pode definir diferentes objetivos para os seus  anúncios dentro da plataforma  e esses objetivos vão desde curtidas na página, acessos no site,  geração de Leads até confirmação de presença em eventos.

Por que utilizar o Facebook Ads?

Como já mencionamos no início deste artigo o Facebook Ads conta com um grande público que chegaria a aproximadamente a metade da população brasileira.

Portanto é bem provável que o seu público-alvo se encontre dentro dessa rede social, um público que a utiliza diariamente.

É uma oportunidade de fazer o seu negócio ser reconhecido para esse público.

Além disso, através do Facebook Ads você pode fazer testes e verificar quais das suas campanhas e anúncios conferem maior impacto sobre esse público e ainda a possibilidade de mensurar esses dados. 

O Facebook Ads também contribui com as suas estratégias de marketing de conteúdo.

Pois a maioria das redes sociais funcionam através de algoritmos que definem qual vai ser a porcentagem de entrega orgânica das suas publicações.

Com o alcance orgânico dentro da rede social cada vez mais baixo, utilizar o Facebook Ads para garantir que o seu conteúdo seja entregue não é uma opção ruim.

Dessa forma, o Facebook Ads permite que você conquiste tráfego para o seu site com mais facilidade e rapidez quando comparado a SEO.

Permitindo que você conquiste resultados imediatos. 

E também acelera a passagem do seu lead pela jornada de compras, com anúncios que sejam chamativos e sejam capazes de captar a sua atenção.

Investir em Google Ads permite que você:

  • Cresça o número de fãs da sua marca
  • Amplie sua lista de contatos
  • Aumente o tráfego das suas páginas
  • Venda produtos e serviços
  • Alcance mais pessoas com o seu conteúdo

Conceitos básicos de Facebook Ads

Antes de explicarmos o funcionamento da ferramenta existem alguns conceitos que devem ser apresentados antes de você começar a anunciar através da ferramenta. 

Pois aprendendo sobre esses conceitos vai facilitar o seu entendimento das configurações de anúncios na plataforma. 

Por isso, elaboramos um minidicionário com alguns dos conceitos mais relevantes para você.

Feed de notícias

Começando do básico, o conceito de feed de notícias, conhecido também como apenas feed, é onde a audiência terá contato com a sua publicação.

Esteja a sua publicação sendo impulsionada, anunciada ou não. 

É no feed de notícias que está concentrada toda a informação e publicações de todas as páginas e perfis que um usuário segue. 

Impulsionamento de publicações

O impulsionamento de publicações serve para que uma publicação aumente o seu alcance. 

Ele é feito diretamente nas publicações da sua página no Facebook. O próprio Facebook sugere impulsionar as suas publicações que tiveram melhor desempenho.

E você ainda pode direcionar a sua publicação para diversos grupos de acordo com a sua performance.

Publicação patrocinada

É um post que não é promovido nem impulsionado.

O objetivo da publicação patrocinada é que essa publicação seja mais visualizada por quem já curtiu a sua página.

Ela não tem como objetivo alcançar novos seguidores, e ficam localizadas em uma posição mais alta no feed para ter uma visão favorecida.

Dark Post

O Dark Post é um anúncio específico onde a sua publicação não irá aparecer no feed de notícias.

Apenas poderá ver o seu conteúdo o público-alvo que você utilizou para fazer a segmentação de anúncios. Pois esse modelo de anúncios possui um direcionamento específico.

Roas (Returning of Advertising Spend)

O Roas é uma métrica muito importante para quem decide anunciar, pois ele medirá a efetividade da sua campanha. 

Ele calcula qual receita foi gerada através de cada campanha, a sua fórmula é bastante simples. 

De uma maneira geral é dividido o retorno pelo valor dos custos.

Custo por clique

É outra medida muito importante. É a maneira como você será cobrado a cada pessoa que clicar no seu anúncio.

Custo por clique também é um dos parâmetros mais utilizados para quem deseja fazer  publicidade online. 

Para calcular o CPC basta dividir o custo total do anúncio pelo total de cliques.

Custo por mil impressões

Embora ele siga a mesma linha de funcionamento do CPC, a grande diferença é que a cobrança é feita através do número de impressões, nesse caso a cada mil impressões que o seu anúncio recebeu.

O número de impressões nada mais é do que o número de visualizações do seu anúncio.

Conversões 

As conversões referem-se a ações completas que foram realizadas pelos usuários, e elas estão relacionadas ao objetivo dos seus anúncios.

Por exemplo, se o objetivo do seu anúncio é gerar mais vendas, a cada venda realizada você gera uma conversão.

Pixel de conversão

É um código fornecido pelo próprio facebook para que você possa acompanhar as conversões realizadas na sua landing page, no seu site ou blog e assim trabalhar em otimizar as suas campanhas.

Assim você pode realizar o cálculo de visitas na sua página da internet.  Possibilitando também que você consiga fazer a segmentação de maneira mais precisa.

Elementos de um anúncio

O sistema de anúncios do Facebook atualmente permite que você crie 11 tipos de anúncios com diferentes objetivos de campanha.

Os anúncios podem ser divididos em quatro etapas fundamentais que contemplam:

  • Objetivo
  • Criativo
  • Público 
  • Investimento

Para que você entenda a dinâmica e funcionamento dos anúncios iremos abordar cada uma delas.

Objetivo

Sendo o foco principal do anúncio é muito importante que você defina claramente o que você deseja alcançar com esse anúncio.

E inclusive você pode tentar mais de um objetivo dividindo sua verba para otimizar as campanhas de marketing. 

Dentre os objetivos de anúncios disponíveis estão:

  • Reconhecimento da marca: fazer com que mais pessoas tomem conhecimento do seu negócio
  • Alcance: melhorar o alcance das suas publicações
  • Tráfego: enviar pessoas para a página do seu site, blog ou landing page
  • Envolvimento/engajamento: melhorar as curtidas, compartilhamentos das suas publicações
  • Instalação do aplicativo: Se caso você esteja lançando um aplicativo e queira que as pessoas baixem esse aplicativo
  • Visualizações de vídeo: Mais visualizações para os seus vídeos dentro da plataforma.
  • geração de cadastros: Captação de dados dos seus leads
  • Mensagens: opção para quem deseja iniciar uma conversa através das mensagens diretas ou do whatsapp business
  • Conversões: Geram mais conversões para o seu site.
  • Vendas no catálogo: Se você vende seus produtos através do facebook com esse objetivo você vai maximizar as vendas do seu catálogo.
  • Tráfego para o estabelecimento (ponto fixo ou loja virtual): melhora as visitas da sua loja física ou virtual.

Criativos

Ele compõe a parte gráfica do seu anúncio, diferentemente do Google Ads, o Facebook Ads não permite anúncios de texto.

É nesse momento que você irá vender o seu "peixe" e apostar em uma boa propaganda que  tenha um apelo humanizado e emocional para o seu público-alvo.

Além de utilizar elementos da identidade visual da sua marca para gerar maior autoridade.

Mas lembre-se que esse criativo também deve estar alinhado com o seu objetivo e a sua estratégia de marketing.

E apesar de poder conter uma parte escrita é obrigatório que a sua imagem contenha apenas 20% de texto. 

Utilizando a ferramenta Grade você confere se sua imagem está dentro das conformidades. 

Público

Já abordamos sobre o público em alguns momentos desse artigo e o público, nada mais é do que o seu público-alvo ou persona.

Para que você consiga apostar em uma boa segmentação dos seus anúncios é necessário que você tenha o conhecimento de algumas características relevantes desse público para poder utilizá-las na segmentação. 

O Facebook também possui algumas ferramentas que facilitam o trabalho.  Confira: 

  • Core-audience: ou também audiência principal é uma segmentação com base em dados demográficos que são coletados da sua página no facebook e definidos pelo seu comportamento.
  • Audiência personalizada: permite que você encontre um tipo de audiência personalizada dentro do Facebook.
  • Audiência similar: Se baseia em um audiência cujas características já são conhecidas, então o facebook segmenta para pessoas com características similares.

E ainda externamente a plataforma é possível utilizar ferramentas como o Facebook Exchange e também Partner categories que coletam informações sobre o comportamento do usuário em ambientes externos à plataforma.

Investimento

O investimento e a forma de cobrança de anúncio será definido pelo seu objetivo e também pelo o seu orçamento na campanha.

Tipos de anúncio do Facebook Ads

Agora vamos abordar os diferentes tipos de anúncios que são passíveis de veicular dentro da plataforma. 

Para chamar a atenção do seu público-alvo é necessário que você invista em recursos de mídia e ofereça uma boa qualidade dos seus anúncios. 

Anúncios de Imagem

Para divulgar seus produtos ou sua marca é recomendável que você utilize imagens em formatos compatíveis com o Facebook.

Existe uma lista bastante extensa desses formatos, no entanto os formatos mais comuns como GIF, JPEG, PNG e BMP estão incluídos.

Anúncios de vídeos

Vídeos são poderosos, pois eles podem conter mais conteúdos nas imagens e também ganhar destaque no feed dos usuários. 

O Facebook Ads permite criar anúncios de vídeo dentro do próprio Gerenciador de Anúncios, ou impulsionar uma publicação dentro da sua página que já possua conteúdo em vídeo. 

Os anúncios nesse formato podem aparecer no Facebook, Instagram Messenger e até Audience Network.

Anúncios de Carrossel

É um formato de anúncio que permite que você exiba mais de um vídeo ou imagem no mesmo anúncio. 

É comumente utilizado para dar destaque a produtos, pois eles podem ser utilizados para apresentar diversos produtos no mesmo anúncio.

Também podem ser utilizados para dar destaque a características e benefícios, utilizando um Storytelling e outras ideias. 

Anúncios de Apresentação multimídia

É um formato de anúncio que permite que você combine imagens, sons, textos e vídeo, é possível inserir de três a dez imagens, ou um vídeo, em um anúncio multimídia. 

Sendo uma alternativa muito mais dinâmica e atrativa para o seu público. 

Anúncios de Experiência instantânea

É um recurso que tem o foco na experiência do usuário via dispositivos móveis, pois ele permite que a imagem aumente de tamanho e ocupe  a tela inteira. 

Assim é possível que o usuário consiga visualizar a imagem com uma qualidade melhor. 

Como fazer uma campanha de Facebook Ads

Depois de conhecer os tipos de anúncio no Facebook Ads, é hora de aprender a montar a sua campanha e começar a divulgar os seus produtos. 

O primeiro passo para que você consiga criar seus anúncios e divulgá-los dentro da plataforma é possuir uma página comercial, pois o Facebook não permite que você veicule anúncios em perfis pessoais.

E não esqueça que para que a sua campanha de anúncios seja efetiva você precisa alinhar ela com toda a estratégia de marketing e produzir anúncios de qualidade.

Gerenciador de Negócios

O primeiro passo é acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook Ads, para você realize o  login nessa ferramenta.

 É nela que você irá criar, alterar e acompanhar as suas campanhas de anúncios.

Clique no botão verde para iniciar. 

Defina o objetivo

Ao iniciar a sua campanha você terá acesso a uma janela onde você pode definir o objetivo do seu anúncio,  dentre aqueles que já mencionamos anteriormente.

Depois de selecionar a opção mais adequada para a sua estratégia, basta se direcionar ao final da página, confirmar a opção e começar a configurar a sua campanha.

Antes de finalizar a configuração da sua campanha, note que o Facebook Ads permite que você faça Testes A/B, onde você tem a possibilidade de experimentar diferentes posicionamentos do mesmo anúncio.

Já a opção logo abaixo, otimização de orçamento, fazer a escolha de investimento diário ou vitalício, 

Na opção diário, o valor escolhido é o teto máximo de gasto, enquanto o vitalício é o valor total distribuído pelo período em que a campanha estiver ativa.

Continue e selecione qual página você deseja veicular seus anúncios.

Prit screen envolvimento do anúncio no Facebook Ads

Segmentação de público

Depois de selecionar a sua página, você irá definir o público para o qual você deseja direcionar os seus anúncios, e você pode salvá-lo para utilizar em campanhas futuras.

Depois das definições de público simples, você encontra outras maneiras de detalhar.

Por isso, é muito importante que você tenha um bom conhecimento da persona e utilize esses dados na hora de criar os seus públicos no Facebook Ads. 

Conforme você for preenchendo os dados e tornando o seu público mais específico, você poderá acompanhar uma prévia de como será a média de alcance desse anúncio.

Quanto mais segmentado e características você tiver melhor. A segmentação correta é a chave para uma campanha de sucesso.  

A segmentação de público também permite que você ainda selecione um público para o qual você não deseja exibir os seus anúncios.  

Descendo um pouco mais você pode segmentar o público ainda mais com base em conexões que as pessoas possuem com sua Página, aplicativo ou evento.

Print screen de segmentação de público no facebook ads

Defina o posicionamento para o seu anúncio

Na mesma página de seleção de público, você encontra também o posicionamento do seu anúncio, que é a localização dele para o seu público-alvo.

As duas opções de posicionamento são: automáticos e manuais. 

Para o posicionamento automático o Facebook Ads define as melhores posições de acordo com o seu orçamento. 

No posicionamento manual, é você quem escolhe os locais.

Controle de gastos e otimização

O controle dos gastos vai depender do objetivo dos seus anúncios, vamos supor que você tenha uma landing page e que queira pagar por clique no link.

Se a sua landing page estiver atingindo um bom resultado você está com seu investimento otimizado.

Você ainda pode definir os horários que os seus anúncios serão exibidos para que o seu público-alvo tenha acesso a eles. 

Depois de definir os orçamentos da sua campanha você verá uma estimativa do público que será impactado pelos seus anúncios. 

Print screen de controle e programação de gastos no Facebook ads

Crie o conteúdo do anúncio

Ok, agora vamos trabalhar no anúncio em si. 

Tudo começa com o título do anúncio. Escolha colocar um nome fácil e que lembre o objetivo do seu anúncio.

Você pode escolher por criar um anúncio do zero ou então escolher uma publicação já existente na sua página.

Depois de escolher o formato do seu anúncio é hora de fazer o carregamento das suas mídias.

No canto da página o Facebook Ads oferece boas práticas para a imagem ou vídeo.

E deslizando a tela você pode observar os campos onde irá definir texto e links para vincular ao nosso anúncio.

Enquanto você elabora os seus anúncios você tem acesso a uma prévia de como eles estão ficando. 

A quantidade máxima de caracteres nos anúncios é:

  • Títulos: 25 caracteres
  • Corpo de texto: 90 caracteres
  • Descrição do link: 30 caracteres

Depois de preencher os campos de link, esteja atento para escrever um texto incrível e que chame a atenção do seu público. 

Faça uso dos gatilhos mentais, seja objetivo, não esqueça de deixar em evidência a mensagem principal. 

E faça o uso de call to action para lembrar o seu público de realizar uma ação ao visualizar o seu anúncio.

Print screen editar um anúncio no Facebook ads

3 programas para você criar anúncios incríveis

Como já reforçamos nesse artigo, para anunciar no Facebook é necessário que você invista em produzir arquivos de mídia, sejam imagens ou vídeos para ganhar a atenção do seu público-alvo e atingir os seus objetivos.

Por isso, preparamos uma lista com 4 programas de edição para você utilizar.

1. Canva

Canva é uma ferramenta cheia de recursos para quem deseja utilizar layouts criativos de uma maneira prática, uma vez que, a ferramenta é bastante intuitiva e de fácil utilização. Ela também contém diversos layouts prontos, basta apenas editar. 

2. Envato Placeit

Envato é uma plataforma super completa, onde você encontra de tudo para deixar a promoção da sua marca mais atrativa. Na plataforma você encontra vídeos, música, layouts e muito mais!

3. Movavi

Utilizar vídeos nas redes sociais ajudam a engajar ainda mais o seu público. Com o Movavi, a edição de vídeos se torna uma tarefa prática e profissional, pois ela conta com uma série de recursos e ferramentas para você utilizar.

Não esqueça de analisar suas campanhas

Depois de ter criado campanhas incríveis, você precisa analisar as métricas e identificar os resultados, para isso você pode utilizar o Facebook Power Editor.

Pois através dele você pode editar as suas campanhas e anúncios, duplicar as campanhas existentes e ainda exportar ou importar os dados das suas campanhas.

Defina também as principais métricas e os KPI para as suas campanhas. 

Existem algumas análises que você pode realizar em suas campanhas sem precisar importar os dados. 

Você pode ver a frequência da sua campanha, para saber quantas vezes um mesmo usuário teve acesso ao seu anúncio. Se ela estiver muito alta você pode otimizar.

O custo por clique na aba de resultados,  e reajustá-lo de acordo com o seu orçamento. 

E também o posicionamento da sua campanha, ver qual posição está tendo mais impacto para o seu público. 

Monitore seus concorrentes

E se você ainda não tem ideia de como fazer os seus anúncios ou quer monitorar os anúncios que os seus concorrentes estão fazendo.

Você pode acessar a biblioteca de anúncios do Facebook para buscar inspiração. 

Na biblioteca de anúncios você encontra todos os anúncios ativos do Facebook Ads. 

Basta pesquisar o nome da empresa para ter acesso aos principais anúncios que estão sendo veiculados. 

Anuncie no Instagram através do Facebook Ads

Você provavelmente já deve saber que o Facebook e o Instagram possuem muitas integrações.

E se você está pensando em anunciar na plataforma irmã do Facebook, você pode fazer isso através do Facebook Ads.

Mas lembre-se que o Instagram é uma rede social bastante visual e que você deve investir em imagens de qualidade para chamar a atenção do público. 

Ou até mesmo anunciar nos formatos de Stories, pelo Facebook Ads você pode controlar as suas campanhas que estão rodando no Instagram. 

Mas não esqueça, antes de anunciar em qualquer uma das redes sociais se certifique de que o seu público-alvo se encontra nela.

Pronto para criar seus anúncios no Facebook Ads?

Nesse artigo apresentamos o funcionamento do Facebook ads para que você possa utilizá-lo para promover seus negócios.

Não esqueça de estudar estratégias de marketing digital, inbound marketing e marketing de relacionamento para ter uma estratégia de marketing completa.

E se você quer facilitar o seu atendimento com uma ferramenta que integra as mensagens do facebook e do instagram em um só lugar, conheça o JivoChat.

Boas vendas!

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