19 Estratégias Práticas de Marketing Digital Para Alavancar Suas Vendas

Confira como cada uma destas estratégias pode alavancar seus resultados

A comunicação prova seus avanços a cada dia, se adaptando às mudanças da sociedade no que diz respeito à linguagem, abordagem e principalmente, à forma de consumir. O Marketing Digital, desempenha um papel fundamental nesta transição, mudando completamente o modo em que as marcas e empresas se relacionam com seu público.

O Marketing Digital, embora seja inteiramente baseado no tradicional e siga seus pilares, vem como um mecanismo transformador e entende que: nos dias de hoje, os consumidores não querem apenas um produto, desejam saber tudo o que o compõe: as ideias, valores e promessas, atualmente, consomem isso também.

O marketing digital, obviamente não se nega à venda, aliás, essa continua sendo sua intenção: vender, ir à busca de cliente e criar estratégias que tragam benefício a ambos os lados. Sabendo disso, confira a seguir as 19 estratégias práticas de Marketing Digital para alavancar suas vendas:

1 - Crie landing pages

No Marketing Digital, as landing pages tem a intenção de conversão. Ou seja, ela é elaborada com menos links e outros componentes que a página de um site convencional não tem.

Obviamente sua composição é proposital, pois ao conseguir direcionar o lead a uma landing page, sua intenção é somente realizar a conversão e aumentar as vendas.

2 - E-mail marketing

Essa estratégia tem como carro-chefe a comunicação direta entre empresas e clientes, mesmo que seja usada a tanto tempo, e até mesmo hoje prova sua eficácia sendo indispensável para realizar novas vendas e manter a carteira.

Quando essa estratégia é planejada, cria-se uma relação duradoura e progressiva com quem recebe a mensagem e esse é o caminho a fim de aumentar as chances de venda. Outra vantagem é os resultados que serão obtidos pelo e-mail marketing, que podem ser mensurados, permitindo adaptações e otimizações rápidas das táticas adotadas.

3 - Remarketing

Funciona da seguinte forma: quando o internauta acessa algum site, se cria uma definição através do cookie e, assim, fica gravado em seu computador ou celular. E essa gravação é justamente a responsável por aumentar a intensidade dos anúncios feitos pelo Google, pensando em vendas.

Essa estratégia tem sido utilizada com frequência pelo marketing digital, pois é responsável por aumentar a taxa de conversão. Estudos apontam que 93% das compras realizadas, possuem influência da internet, ou seja, direcionar as pessoas aos sites de compras através de anúncios tem muita potência.

4 - Chatbot

Os chatbots nascem como um canal de atendimento automatizado às perguntas frequentes (FAQ), funcionando através do diálogo pré definido. O marketing digital o adaptou e passou a utilizá-lo para novos fins além de simplesmente tirar dúvidas.

Os chatbots possuem um papel importante ao busca cliente, já que quando um potencial cliente entra em contato através do chat, é direcionado às páginas que possam fazê-lo adquirir determinado produto, serviço ou consumir conteúdo de seu interesse. Desta forma as vendas são ressignificadas.

Leia também: 10 Melhores Convites Proativos Para Um Chatbot na Sua Loja Virtual

Estratégias Práticas de Marketing Digital Chatbot

5 - SEO

O Marketing Digital se tornou uma tendência e está se mostrando um dos mecanismos mais eficazes disponíveis no mercado. Através do estudo de palavras-chave, as estratégias de SEO colocam produtos, serviços, empresas e marcas no topo dos maiores buscadores do mundo e considerando o poder da internet, estar bem posicionado é essencial, pois ser visto é o primeiro passo para ser consumido.

Com os avanços desses estudos, foram surgindo ajustes e hoje, empresas como o Busca Cliente, criaram tecnologias próprias e inovadoras com base no SEO, aprimorando-o à sua área de atuação.

O Busca cliente

O Busca Cliente, tem base nas metodologias citadas acima e a partir disso, criou a tecnologia busca cliente, que tem como missão colocar negócios nas primeiras páginas de buscadores como Google, Yahoo e Bing, porém, de forma regionalizada. E exatamente aí mora a inovação!

Aos negócios que não possuem tanta expressividade, adotar os métodos do Busca Cliente pode ser um divisor de águas. Como já constatado, as primeiras dez posições de resultado dos buscadores possuem até 95% mais cliques, e obter acesso é o primeiro passo para aumentar a receita.

O Busca Cliente afirma que há um ciclo para isso acontecer, sendo:

O Busca Cliente enxerga a internet como a maior vitrine de vendas do mundo, por esta razão, pensou em colocar negócios regionais nela, fazendo com que eles se tornem mais competitivos, e esse é o diferencial da plataforma Busca Cliente.

Para saber mais sobre os cases do Busca Cliente, basta acessar o site: http://www.buscacliente.com.br/#cases

6 - Ebook

Se implementado corretamente, é potente para transformar um lead em cliente através do seu conteúdo. Geralmente os ebooks são trabalhados para deixar o leitor com aquele gostinho de ‘’quero mais’’ e especificamente neste ponto ele pode ser interessante às vendas, considerando que o consumidor seja direcionado a ela no final.

O outro motivo, é porque as pessoas o procuram quando estão afim de uma solução, ou seja, se a resposta obtida por ela for interessante, o aprofundamento é praticamente inevitável. Para isso, é preciso:

7 - Google ADS

Possui cadeira cativa nas táticas de Marketing Digital. Conforme mencionado anteriormente, através dos cookies, ele impulsiona os anúncios relevantes ao público que provavelmente estaria interessado e as chances do clique acontecer e posteriormente a venda é alta. Estes anúncios pagos possuem maior alcance, e a quem investe, proporciona um rápido retorno financeiro.

Diferentemente do dito popular, para investir em Google ADS não é necessário injetar valores astronômicos.

Não perca: 5 Motivos Para Trabalhar com o Google Ads no Ecommerce

Estratégias Práticas de Marketing Digital Google Ads

8 - Instagram

Deixou de funcionar apenas como uma mídia social de compartilhamento de fotos há muito tempo! Hoje, é uma das maiores vitrines para exercer o marketing digital e alavancar as vendas.

No começo, era uma rede social nichada e poucas pessoas tinham acesso. Hoje em dia faz parte da rotina de todo mundo e cada vez mais é usada com o intuito de comprar. Ao marketing digital, é a ferramenta perfeita para exercer as novas formas de comunicação direta e segmentada.

9 - Facebook

Perdeu força nos últimos anos, por conta da ascensão meteórica do instagram, mas a rede social criada por Mark Zuckerberg ainda possui um alcance gigantesco e teve a sua utilização transformada.

O facebook é usado para gerir a informação e fazê-la circular e ser consumida, não somente como passatempo, como era no início, e por este motivo se tornou um canal de extremo alcance com o Facebook Ads. Indispensável ao Marketing Digital.

10 - Marketplace

O marketplace pode ser definido como um conceito coletivo de vendas online. Nessa plataforma, lojas de segmentos distintos podem anunciar seus produtos, oferecendo ao cliente mais opções.

Para melhorar as vendas, utilizá-lo representa ser visto pelos consumidores de outras lojas, já ao cliente, opções de compra.

11 - Formulários de conversão simples

O ‘simples’ deve ser literalmente a isenção de qualquer esforço por parte do lead. Quando ele acessa um site, não está pensando em preencher algo, mas pode, e para essa estratégia funcionar, o preenchimento deve ser o mais objetivo possível, quanto menos campos no formulário, melhor.

Os cadastros resultam no aumento das vendas a partir do momento em que ao captar informações do lead, fica mais fácil criar conteúdo relevante para ele.

12 - Inbound marketing

Esta estratégia simboliza todos os avanços do marketing e de como ele pode ser interessante a ambos os lados e não somente ao emissor. Atraindo o cliente através de conteúdo rico, o inbound mudou a forma em que se busca cliente no mercado.

Pelo conteúdo relevante, o resultado final (venda do produto) parece mero detalhe. Isto é, o cliente vem até a empresa por conta de uma comunicação indireta e não ao contrário, essa estratégia alinha-se perfeitamente com Marketing Digital.

Confira: Como Usar o Chat Online no Inbound Marketing

Estratégias Práticas de Marketing Digital Inbound Marketing

13 - Persona

As personas são a representação imaginária de um comprador ideal e sua criação é baseada nos dados e comportamento de clientes verdadeiros. A invenção requer muita atenção, pois é ela quem vai definir e redefinir estratégias como: forma de se comunicar, com quem e quando.

Pode até parecer simples, mas não é apenas criar um ‘’tom’’ à marca. Se não executada com perfeição, impacta negativamente nos objetivos traçados, mas, ao contrário, traz muitos benefícios, como credibilidade e aproximação com o público.

14 - Segmentação do público

Esta estratégia é uma combinação do marketing digital agindo juntamente com o de conteúdo. E tudo vai se pautar em: usar os canais digitais para comunicar o público por meio de um conteúdo de seu interesse.

A principal vantagem da segmentação é manter o consumidor fiel. E quando fidelizado, ele recomenda e consequentemente a receita tende a aumentar.

15 - Outbound

Representa a forma tradicional de se fazer marketing, captando potenciais compradores mediante a abordagem direta e incisiva, que é marca registrada da prospecção de clientes.

O outbound, diferente do inbound, não ‘seleciona’ o seu comprador, comunica de maneira generalizada e usando a linguagem imperativa com frequência.

É uma estratégia que não deve ser descartada nem no digital, embora possua sua força em veículos de massa como a TV. Aliás, o marketing digital pode, seguramente, unir os dois.

16 - Webinar

É uma conferência realizada por vídeo, ao vivo ou gravado. Ao marketing digital, é uma excelente forma de engajar e criar conexões, além disso, também trabalha em cima do conteúdo relevante, podendo ser adaptável a cada meta, se for venda, por exemplo, ajuda muito.

17 - CRM

A gestão de relacionamento com o cliente é fundamental para realizar uma venda, inegavelmente, mas não se limita somente a isso.

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais: nome, endereço, número de telefone, suas atividades e pontos de contato, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações. Sua importância também é: gerenciar leads, ir à busca cliente, e gerar oportunidades de vendas.

18 - Podcast

Surgiram como playlists musicais, tendo disponibilidade apenas para ipod. Mas agora, foram democratizados e são consumidos para inúmeras finalidades, inclusive para as estratégias do Marketing Digital, podendo ser útil até à busca cliente. Mas como assim?

Em suma, esses materiais estão ganhando adeptos a cada dia, expandindo-se rapidamente. Por isto estar de olho nas tendências é característica marcante do Marketing Digital, a fim de explorar esse canal da melhor maneira.

19 - Newsletter

É uma série de e-mails recorrentes enviados à audiência e ao contrário do e-mail marketing, não possui a intenção de realizar venda.

A newsletter propõe informar e chamar a atenção da sua audiência, levando ao interesse do que está dentro do e-mail.

Pode ajudar também na busca cliente novo, mas não diretamente. Isto é, através deste contato direto, é possível aumentar a visibilidade, proximidade e a identificação dos prospects, embora como dito anteriormente, não tenha a finalidade de vender. Porém pode ser útil a esta finalidade.

Por que acreditar no Marketing Digital?

O marketing digital é absolutamente indispensável à quem almeja ter projeção no mercado que cada vez mais se torna competitivo.

O marketing se baseia em vender, e isso já não é novidade, porém é exatamente a partir deste contexto que o digital surge como extraordinário, modificando os processos de venda e em como se busca cliente.

Adotar as estratégias citadas não garantirá o seu sucesso, pois nada funciona como receita de bolo, mas elas, quando aplicadas corretamente, possuem autonomia para impulsionar qualquer negócio, independente do segmento que atue.

Não é errado se espelhar em quem já está mais tempo no mercado, veja a case do Busca Cliente, por exemplo.

Por estes motivos, busque referências, pois esta é uma das melhores formas para o seu negócio inovar e ver o que pode surtir efeito, usando da maior precisão possível.

Quer saber mais? Conheça os canais do Busca Cliente: Site, Facebook, Instagram,

Twitter, Youtube e Love Mondays.

2019/06/28

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento