Criar landing page grátis: 7 ferramentas para começar agora

Conheça as melhores ferramentas para criar landing pages grátis e aprimorar sua estratégia digital

Quando o assunto é marketing digital, as landing pages atuam como uma das protagonistas na conversão de visitantes do seu site ou blog em leads para o seu funil de vendas.

Contar com landing pages em sua estratégia digital é uma prática versátil que pode gerar muitos resultados. Elas são usadas em diversos segmentos de mercados com vários objetivos, como captura, conversão e até mesmo vendas.

Outra grande vantagem de usá-las é a sua acessibilidade. Hoje, você encontrará várias ferramentas robustas e preparadas para atender grandes negócios, mas não se preocupe, também existem opções acessíveis e até mesmo gratuitas para pequenas empresas e empreendedores autônomos desenvolver suas estratégias digitais.

Mas antes de prosseguirmos para nossa lista e começarmos a conferir algumas das melhores ferramentas para criar landing page grátis, precisamos entender completamente o que elas são e como usá-las.

O que é uma landing page?

No contexto do marketing digital a landing page, também conhecida como página de captura, é uma página criada com o propósito de gerar conversões. Que podem acontecer de diversas maneiras de acordo com seu objetivo principal: seguindo uma página, assistindo a um vídeo, preenchendo um formulário, comprando.

Ou seja, você pode criar várias páginas diferentes e independentes do seu site de acordo com suas metas e campanhas ativas.

Para otimizar seus resultados com este recurso, busque criar páginas objetivas, sem distrações e um chamado para ação em destaque que esteja alinhado às metas definidas em sua estratégia.

Oferecer valor em troca do acesso à sua landing page é essencial para que conversões sejam obtidas, caso contrário, você terá visitantes, mas não os converterá em leads. Esta oferta pode ser feita na forma de conteúdo com vídeos, PDFs exclusivos, cupons de desconto, entre tentas outras coisas que seu público possa enxergar com algo valioso.

casal acessendo uma landing page em uma tela ao lado de outro casal acessando uma homepage em outra tela

Conheça a diferença entre Landing page e Homepage

Embora existam diferenças determinantes, os termos podem confundir algumas pessoas. Para esclarecer suas dúvidas, confira o conteúdo a seguir e entenda melhor o que muda entre os dois tipos de páginas e aprenda a diferencia-las.

Homepage é a página principal de um site, onde os usuários podem escolher os diferentes caminhos para acessar os recursos oferecidos pelo site. Ela geralmente conta com diferentes imagens, links e pode conter anúncios.

Landing page é uma página criada com o propósito de fazer seus visitantes executarem uma ação determinada, geralmente em troca de conteúdo de valor para eles. Geralmente contam com apenas um chamado para ação em destaque e poucos elementos, para manter o foco no objetivo principal.

Vale a pena criar uma landing page grátis para o seu negócio?

Campanhas muito grandes e elaboradas podem exigir ferramentas mais completas para criação deste tipo de página, mas se você tem um negócio médio, pequeno ou é um autônomo, ferramentas que oferecem soluções gratuitas podem ser uma excelente opção.

Contar com uma landing page bem feita, independente do recurso usado para sua criação, irá completar sua estratégia de marketing digital concedendo ao seu empreendimento a oportunidade de conquistar novos leads.

Confira a seguir 7 das melhores ferramentas com opções para criar sua landing pages grátis hoje mesmo.

1. SITE123

Se você gosta dos resultados que os formulários podem trazer em suas campanhas, o Site123 pode ser a opção perfeita para criar landing page grátis que funcionam.

A ferramenta busca oferecer maneiras simples para construir sites e páginas, o que é ótimo para que não tem um conhecimento aprofundado em design ou programação. Por isso, o criador de sites tem uma opção limitada de customização, mas ainda sim pode entregar resultados caso o básico seja bem executado.

Os modelos prontos são um excelente ponto de partida para quem está criando sua primeira landing page e busca aprimorar sua estratégia digital.

A versão gratuita do Site123 conta com os seguintes recursos:

O pacote premium da ferramenta conta com um valor acessível de assinatura e oferece a integração com sua loja virtual e a conexão com seu domínio.

logo da empresa Site123

2. Webnode

Esta é uma ferramenta para quem não tem muitos conhecimentos técnicos e busca simplicidade na criação de suas páginas.

O Webnode busca proporcionar recursos para que qualquer pessoa possa criar sites ao nível profissional em alguns minutos e sem a necessidade de qualquer especialização na área.

Este é um criador de landing pages 100% gratuito que irá hospedar sua página sem cobrar nada. Estas características fazem do Webnode uma ótima recomendação para empreendedores autônomos e pequenas empresas que estão começando a investir em estratégias de marketing digital.

Os recursos que merecem destaque na versão gratuita são os seguintes:

Vale ressaltar que o Webnode conta com uma ótima função para sites multilíngues, mas este é um recurso que só pode ser acessado através de suas versões pagas.

logo da empresa Webnode

3. Weebly

O Weebly é um criador de sites completamente gratuito e muito fácil de usar, não poderíamos deixá-lo fora de nossa lista de ferramentas para criar landing page grátis. Ele pode até não contar com landing pages prontas para uso, mas tem vários itens no seu acervo de templates que podem ser transformados em excelentes páginas de captura.

Esta é uma opção versátil que conta com a integração de outras ferramentas de marketing, utilização de formulários, várias opções de customização e um uso muito simples.

Empreendedores que buscam uma ferramenta sem custos para criar suas landing pages grátis podem fazer páginas incríveis com o Weebly. Em sua versão gratuita você conta com:

As versões pagas da ferramenta são bem acessíveis e adicionam opções avançadas de funcionalidades e customização.

logo da empresa Weebly

4. Instapage

Com uma excelente velocidade para o carregamento de páginas e uma opção avançada de otimização para landing pages, esta é uma das melhores ferramentas disponíveis no mercado.

O Instapage conta com um acervo completo de recursos que auxiliam a criação de ótimas páginas de conversão e fornece dados precisos para a análise dos pontos forte e fracos de suas campanhas.

Destacamos as principais utilidades que estão disponíveis na plataforma:

Utilize esta poderosa ferramenta para criar suas landing pages de graça através do período de teste que dura 14 dias.

Caso esta seja a ferramenta perfeita para o seu negócio, após a etapa de avaliação, você pode escolher assinar um dos planos pagos: o Buisness, apenas com recursos mais importantes e necessários, ou o Enterprise, com acesso a tudo que o Instapage oferece.

logo da empresa Instapage

5. Wix

A Wix é uma ótima opção para empreendedores que buscam um alto grau de customização de suas páginas de captura e claro, também te permimte criar landing page grátis.

Com um ótimo e intuitivo criador de sites, a ferramenta oferece um pequeno acervo de páginas de captura prontas que podem ser editadas e ajustas de acordo com a necessidade da sua campanha.

Empreendedores e profissionais com conhecimento aprofundado em marketing digital podem tirar bastante proveito da variedade de recursos que a Wix oferece. Com ela é possível criar diferentes landing pages eficientes e obter informações essenciais sobre seu público através de relatórios e testes A/B.

Ao utilizar a versão gratuita da Wix você terá acesso a:

A Wix também conta com um guia simplificado de como criar landing pages na sua plataforma em apenas 8 passos: 1. Escolha um template. 2. Dê um nome à sua landing page. 3. Adicione seu conteúdo. 4. Inclua imagens. 5. Escolha seu domínio. 6. Confira seus links e textos. 7. Preencha a meta descrição e título SEO. 8. Publique.

logo da empresa Wix

6. Launchrock

Sua nova campanha ou lançamento está prestes a começar e você precisa de uma opção rápida para criar uma landing page? Confira o Launchrock.

O criador de páginas de captura oferece apenas recursos básicos e rápidos para edição. Isso pode afastar quem tem experiência e busca variedade na customização, em contrapartida, pode auxiliar profissionais inciantes com sua fácil navegação e foco apenas no que é necessário para funcionar.

A ferramenta conta com apenas alguns templates prontos e oferece a opção de criar sua página do zero.

Os empreendedores que optarem pela versão gratuita do Launchrock vão contar com os seguintes adicionais:

O Launchrock é uma ótima ferramenta para quem está fortalecendo a utilização dos princípios básicos do marketing digital e oferece um relatório modesto para avaliar a performance de suas páginas.

logo da empresa Launchrock

7. Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta de marketing completa que também oferece um criador de landing pages.

Com uma criação simplificada, porém completa, você pode aproveitar a plataforma e criar páginas de captura variadas com diferentes objetivos.

Ao usar o Mailchimp para criar sua landing page grátis você conta com os seguintes recursos:

Uma grande vantagem que deve ser citada é a variedade de utilidades que o Mailchimp oferece. Além da criação de sites, a ferramenta também oferece soluções que vão da automação de marketing digital até opções de CRM.

logo da empresa Mailchimp

Crie ótimas Landing Pages com estas dicas

Depois de entender melhor como funcionam e sua importância, o plano de criar páginas de captura para o seu negócio deve estar se concretizando

Antes de escolher a opção que mais se encaixa em seu perfil e do seu empreendimento, confira algumas dicas que podem ajudar você a criar uma landing page de sucesso.

Escolha um objetivo específico

Se o seu objetivo com a página de captura é o preenchimento de formulário para gerar leads, não crie outras distrações como redirecionamentos para outras páginas ou pedidos para que sigam suas redes sociais.

Pedir para que visitantes realizem diferentes ações pode atrapalhar e até mesmo evitar que o seu objetivo principal seja cumprido. Independente de qual seja ele, mantenha sua landing focada na meta principal.

Faça um design simples e mobile first

Para aumentar as chances do objetivo pelo qual sua landing page foi criada seja alcançado, busque utilizar designs limpos e que destacam os textos de chamado para ação.

Ao criar seu template, também é importante ter em mente a quantidade de pessoas que consumem conteúdo através do mobile e escolher uma ferramenta que te permite criar landing page grátis, mas que seja otimizada para dispositivos móveis.

No Brasil, essa quantidade é enorme, segundo uma pesquisa da FGV, em 2019 existiam cerca de 234 milhões de smartphones em uso no país.

Criar designs que facilitam a navegação de usuários mobile pode ter um impacto bastante positivo no seu número de conversões.

Utilize avaliações de clientes e testemunhais

O seu produto ou serviço tem avaliações positivas de clientes? Incorpore estes comentários em sua landing page.

Contar com testemunhais que ressaltam os benefícios do que você oferece reforça a autoridade da sua marca e pode impactar positivamente na geração de leads.

Escolha bem e de destaque para o Chamado para ação (Call to Action)

Pense em um texto simples, rápido de ler, que colabore com seu objetivo e comunique-se bem com o seu tipo de público. Então, coloque este texto em local de destaque dentro de sua página.

Ofereça algo que irá gerar valor aos visitantes da página

Para que uma landing page obtenha sucesso é primordial que algo de valor seja oferecido para quem está acessando aquela página.

Podem ser PDFs exclusivos, vídeo-aulas, cupons de desconto, assinatura em listas VIP, acesso antecipado a um produto, entre outras coisas. O importante é que esta oferta gere valor e faça os visitantes da página tomarem a ação escolhida em sua estratégia.

Hora de criar landing page grátis e gerar mais leads

Esperamos que o nosso conteúdo tenha ajudado você a encontrar a melhor maneira de criar páginas de captura que possam ajudá-lo a gerar mais leads e, com isso, mais oportunidades de negócios!

Caso você esteja buscando mais maneiras para melhor os resultados das páginas de captura, não se esqueça de adicionar um chat online em sua landing page para abordar visitantes através de convites proativos com o JivoChat.

2020/08/ 6

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento