Como ser verificado no Instagram

atualizado 8 de dezembro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme
Guilherme
CEO no Designerd

Ano após ano o Instagram continua desenvolvendo ferramentas e recursos para aprimorar a experiência de seus usuários. No entanto, um dos recursos mais importantes e desejados por profissionais que utilizam a rede social é algo que já foi criado há muito tempo, o selo de verificação.

Com a função de assegurar a autenticidade de perfis de figuras públicas, celebridades e marcas, o selo que era disponibilizado de forma unilateral passou a contar com um processo de solicitação no ano de 2018.

Essa foi uma necessidade identificada pela plataforma. Originalmente, o objetivo desta funcionalidade era apenas evitar abusos de perfis falsos e fraudes. Hoje, exibir um selo de verificação em seu perfil também é uma forma de mostrar profissionalismo e seriedade com seu trabalho.

A solicitação é aberta e pode ser feita por qualquer usuário da rede social, no entanto, nem todos os perfis irão conquistar sua verificação. Apenas os perfis que atenderem os critérios específicos exigidos pelo Instagram serão verificados.

Continue conferindo nosso conteúdo se você deseja entender melhor este processo e aprender como ser verificado no Instagram.

Aprenda tudo sobre o Instagram com um curso online

Aprender com especialistas é uma das melhores formas de dar seus primeiros passos na utilização profissional do Instagram. Desta forma, é muito mais fácil e rápido entender como a rede funciona e quais as principais estratégias devem ser implementadas no seu perfil.

O curso InstaBoss é uma excelente opção para empreendedores, profissionais liberais e social medias que desejam aperfeiçoar seu trabalho. Com as aulas você vai aprender como criar uma conta business, usar o IGTV, criar estratégias e gerir sua rede social.

Curso de Instagram InstaBoss

O que é a verificação do perfil? Por que ela é importante?

Assim como explicamos em nossa introdução, a verificação no Instagram é algo simples. É a forma que a rede social desenvolveu para ajudar seus usuários a distinguir com facilidade perfis reais de perfis falsos. Pois, as contas verificadas podem ser facilmente identificadas por um selo azul exibido em seu perfil.

Conquistar a verificação é muito importante para pessoas que utilizam a rede social com fins profissionais. Ela mostra ao público que aquela conta tem influência e autoridade em sua área de atuação.

Além disso, perfis verificados também contam com alguns benefícios como maior alcance, aparecer no topo de pesquisa e ganharem prioridade no feed de seus seguidores.

Selo de verificação no perfil oficial do Instagram

Quais são os requisitos avaliados para ser verificado no Instagram?

Por mais que o processo de solicitação para conquistar o selo azul seja livre para usuários em geral, não são todas as pessoas que irão conquistar o ícone que atesta sua autenticidade. Afinal, alguns dos requisitos são bastante exclusivos e difíceis de serem alcançados.

Segundo Mike Krieger, Co-fundador do Instagram, além de cumprir perfeitamente as Diretrizes de comunidade e os Termos de Serviços da plataforma, para que uma conta seja verificada ela precisa apresentar notabilidade, integralidade, autenticidade e exclusividade.

Contas verificas precisam representar pessoas reais, empresas registradas ou marcas. Também precisam ser a única conta representando uma pessoa ou instituição, pois apenas um perfil irá receber o selo de verificação. Além disso, é preciso apresentar uma biografia completa, imagem de avatar e ter uma publicação.

Passo a passo: como ser verificado no Instagram

A solicitação de verificação é um processo muito simples e pode ser feito por qualquer usuário da rede social. No entanto, vale lembrar que não existe nenhuma garantia de que a autenticação de sua conta será aprovada. Caso seu perfil seja verificado, você irá receber uma notificação para aceitar ou recusar.

Confira o passo a passo:

  1. Com o aplicativo aberto, acesse seu perfil.
  2. Clique no ícone de 3 risquinhos para acessar o menu.
  3. Clique no item "Configurações".
  4. Acesse a opção "Conta".
  5. Clique no item "Solicitar verificação".
  6. Preencha suas informações e envie uma imagem de algum documento que ateste sua identidade.

Passo a passo de como ser verificado no Instagram

O documento de identificação pode variar de acordo com o sua categoria de perfil. Personalidades e influenciadores devem enviar um documento pessoal que ateste sua identidade, enquanto empresas precisam informar seu nome, razão social e enviar seu cartão CNPJ, inscrição municipal, estadual ou contrato social.

Após finalizar este processo, será preciso aguardar por 30 dias para descobrir se sua solicitação foi aceita. Caso não tenha dado certo, o processo pode ser feito novamente.

Dicas para facilitar a verificação do perfil no Instagram

Agora que sabe o que é o selo de verificação, qual sua importância e como fazer este processo. Confira algumas dicas para aumentar as chances de aprovação do seu perfil.

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

Respeite todas as regras do Instagram

Para ser verificado no Instagram é indispensável que sua conta respeite todas as regras da rede social. Portanto, garanta que seu perfil não usa métodos de automação para ganhar seguidores e não pratica spam, enviando mensagens semelhantes em diversas publicações.

Isso é muito importante porque a plataforma valoriza a experiência de seus usuários, por isso suas diretrizes foram elaboradas para proteger quem usa a plataforma. Ir contra este ideia é algo que não é bem-visto pela empresa.

Crie uma ótima biografia

Um dos elementos avaliados para que o Instagram decida sobre a verficação é analisar se o seu perfil está completo. Portanto, crie uma excelente bio do Instagram, preencha cada um de seus campos e utilize este espaço para apresentar integralidade, autenticidade e exclusividade.

Marque presença em outras redes

Uma das formas do Instagram descobrir se o seu perfil é notável é descobrir mais informações suas fora da própria rede social. Portanto, otimize seu site, crie conteúdo em seu blog e fortaleça sua presenta em outras redes sociais para marcar sua presença online.

Busque não usar a rede social para fazer com que seu público comece a seguir você em outras redes sociais, principalmente em sua biografia. O próprio Instagram fala que não irá aprovar contas que usam links para adicionar seguidores em outras redes sociais.

Conte com uma página verificada no Facebook

Facebook e Instagram fazem parte do mesmo grupo empresarial. Conseguir o selo de verificação no Facebook pode ajudar seu perfil a ser verificado na outra rede social.

Confira a seguir como solicitar a verificação no Facebook:

  1. Acesse as configurações de sua página.
  2. Clique na opção "Geral".
  3. Clique na opção "Verificação de Página".
  4. Selecione o item "Confirmar esta Página", então clique em "Primeiros passos".
  5. Insira o código de verificação e clique em "Continuar".

Não desista após uma reprovação

Por fim, não existe um número limitado de tentativas. Caso sua última solicitação não tenha sido aprovada, busque melhorar alguns dos requisitos analisados pelo Instagram e faça uma nova solicitação com o prazo de 30 dia após a tentativa anterior.

É possível perder o selo de verificação?

Assim como os Termos de Serviço e Diretrizes da comunidade precisam ser seguidos a risca para obter seu selo, descumprir algumas destas regras pode fazer com que sua conta perca a verificação.

Confira a seguir ações que podem colocar o selo de verificação em risco:

  • Vender, transferir ou anunciar seu selo para outra pessoa.
  • Promover outros serviços através do seu nome, avatar do perfil ou biografia.
  • Tentar verificar sua conta através de terceiros.

O que fazer ao não conseguir ser verificado no Instagram?

A própria rede social conta com algumas sugestões para contas que não atenderam os requisitos para conseguir seu selo. Um destes métodos é vincular seu perfil do Instagram com contas oficiais de outras redes, como Facebook, YouTube e Twitter. No entanto, isso pode fazer com que sua conta continue não sendo elegível para ganhar o selo.

Aprendeu a como ser verificado no Instagram?

O processo para conseguir o selo de verificação na rede social é bem simples. No entanto, os requisitos necessários para que o Instagram julgue seu perfil apto a receber este recurso podem ser um pouco difíceis de alcançar.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar os resultados na rede social para aumentar sua chance de aprovação, aprenda com especialistas. Confira nossa lista com os melhores cursos para gerar resultado no Instagram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download