Como Um Chat Online Faz Vender Mais

atualizado 12 de janeiro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Paulo Andraus
Paulo Andraus
Especialista em Ecommerce

Cada decisão em um negócio pode ser a diferença entre alavancar suas vendas ou gastar tempo e esforço em algo que não dá retorno. Por isso, as decisões devem ser tomadas com cautela e com bastante estudo. Por isso, mostramos nos parágrafos seguintes como um chat online faz seu negócio fechar mais vendas, através de porcentagens e números que comprovam nossa afirmação. Confira abaixo!

Mas lembre-se, para que consiga atingir os melhores resultados com essa estratégia, é importante oferecer um chat que disponibiliza recursos projetados para ajudá-lo a converter e vender mais. Confira os diferenciais do JivoChat e aproveite nossas dicas sobre como impulsionar vendas.

Só de ter o chat online sua chance de fechar negócio aumenta

Pode parecer estranho, mas só em ter o chat online no seu site, sua chance de vender aumenta, sem nem mesmo precisar que faça algum atendimento. Essa informação foi dada pela Furst Person e revelou que que 77% dos consumidores online não irão comprar no seu site se ele não tiver um chat online disponível.

Vendas

Isso significa que sua loja virtual já é levada com mais seriedade simplesmente por ser receptiva com seus visitantes e clientes. Esse dado está diretamente ligado ao fato de que 77% dos consumidores americanos também acreditam que a valorização do seu tempo é a ação mais importante que um negócio pode tomar para oferecer um bom serviço online de atendimento ao consumidor.

O chat online preenche todas as lacunas de atendimento

A principal vantagem do chat online para sua vendas é que ele preenche qualquer lacuna que existe no seu atendimento online. Por exemplo, o email é uma forma de comunicação confiável, mas normalmente leva um tempo a ser respondido, se tornando inviável para quem precisa solucionar uma urgência.

Já o atendimento telefônico é instantâneo, porém exige que tanto o usuário quanto o operador preste 100% de atenção, além do custo envolvido em ligar por uma linha telefônica. Isso sem considerar os altos custos em ter um setor de call center.

O chat online cobre as deficiências desses dois tipos de atendimento, os principais atualmente. Ele permite atender em tempo real, ao mesmo tempo que não demanda nenhum custo do usuário e não obriga ninguém a ficar pendurado no telefone caso não queira. Vale notar também que o chat online permite atender a mais de um cliente simultaneamente.

Preferencia

Essas afirmações são sustentadas pelos próprios consumidores de lojas virtuais, que elegeram o chat online como a plataforma mais satisfatória de atendimento. A pesquisa feita pela empresa J.D Power revelou que 42% dos consumidores online preferem ser atendidos por chat, enquanto 23% optam pelo email e 16% pelas mídias sociais.

Aumento nas conversões, no número de retornos e no valor do cliente

Até o momento havíamos falado apenas de como o chat online é preferido, sem mostrar com isso pode impactar nas conversões e vendas. Apesar das estatísticas demonstradas acima já oferecerem uma noção, ainda faltava alguns dados mais objetivos.

A empresa especializada em pesquisas de mercado Forrester Research revelou em 2015 que o aumento na taxa de conversões de uma empresa que adota o chat online é por volta de 40%. Além disso, cada hora de chat online em funcionamento resulta em um aumento de 48% no faturamento em relação à empresas que não usam a plataforma.

Aumento

Algumas técnicas de vendas também são ideais para usar no chat online e são cada vez mais adotadas. Por exemplo, as técnicas de upsell - quando você aumenta o valor da venda oferecendo um produto mais moderno em relação ao que o cliente esteja comprando - e o cross-sell - quando você aumenta o valor da venda ao vender produtos relacionados -, aumentaram 2,4x o faturamento de lojas virtuais. No geral, usar o chat online traz um acréscimo de 10% no valor médio de compra, conforme o artigo mencionado no parágrafo anterior.

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