Chat online em landing pages - 6 dicas para usá-las em seu negócio

Tempo de leitura4 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

As Landing Pages são opções fantásticas para quem pretende capturar contatos para o seu negócio. Elas aumentam muito suas chances de conseguir Leads e dão uma melhor experiência ao usuário, pois mostram para ele exatamente o que é necessário fazer. No entanto, você ainda pode melhorar essa mesma experiência.

Uma das formas de o fazer é inserindo um chat online na sua Landing Page, você pode até fazer isso com o JivoChat gratuitamente, por exemplo. Por mais bem desenhada que a sua página esteja, mesmo assim muitos usuários ainda vão ter dúvidas e um chat online pode ajudar a dissipá-las. Para ajudar você na hora de usar um chat, escrevemos este artigo com 6 dicas essenciais. Confira!

Não deixe de ler também: Como atrair, conquistar e fidelizar clientes com funil de vendas e chat online

1. Não configure o chat proativo para aparecer assim que o visitante entrar na página

Uma das opções dos chats online que melhores resultados traz são os convites proativos. Esta funcionalidade faz com que a janela do chat abra automaticamente quando o visitante está no site, o que acaba por chamar a atenção dele e aumentar o número de conversas.

Apesar de ser recomendado que use esta opção na Landing Page, na JivoChat não recomendamos que abra o chat logo quando o usuário entra na página. Diferente da página inicial ou em uma página de produto, o objetivo da landing page é oferecer uma experiência que o faça se converter em lead ou cliente. Por isso, programar o convite proativo para aparecer logo assim que um visitante entra pode atrapalhar essa experiência, o afastando do objetivo.

Ao invés disso, pode deixar a janela do chat no canto inferior da tela com o formulário pré-atendimento pronto. Isso mostra que já pode atendê-lo de imediato, mas sem atrapalhar a visualização da landing page. Vale notar que o próprio formulário também serve para converter o visitante em lead.

Proativo

2. Faça teste A/B com o chat

Ao usar um chat, é importante que teste muitas variáveis desse mesmo chat. No JivoChat, por exemplo, pode testar várias coisas como a cor, tempo de abertura, frase inicial que aparece, etc. Para ter a certeza que está a tirar partido de todos os benefícios que a nossa ferramenta pode ter, recomendamos que faça constantemente testes.

3. Crie contraste em relação à landing page

Uma boa maneira de fazer seu chat online ficar visível na landing page é criando um contraste de cores entre o botão de chat e a página de captura. Isso faz com que o botão fique destacado e seja facilmente encontrado pelo visitante. Se deixar a mesma cor, muito provavelmente ele vai passar despercebido.

Contraste

Leia também no blog JivoChat: 20 formas de melhorar o atendimento online

4. Mantenha o formulário de contato simples

Uma dica que também serve para a página inicial ou outros conteúdos de seu site. Ao colocar um formulário pré-atendimento no chat online em landing pages, lembre-se de mantê-lo simples e de fácil preenchimento. Como a própria página de captura também deve ser enxuta e focada na conversão, o mesmo deve ser aplicado ao formulário. Ou seja, peça apenas o mínimo de informações necessárias para transformar seu visitante em um lead para sua lista de emails.

5. Ofereça a opção de fazer uma ligação

Além do chat online, o JivoChat também permite que o visitante, contato ou cliente receba uma ligação da sua equipe de atendimento online. Existem duas maneiras de fazer isso. A primeira consiste em colocar um botão para que o visitante peça a ligação diretamente, ou seja, nem passe pelo processo de começar uma conversa por texto. Conheça mais sobre o sistema de Callback acessando o link

Callback

Já a segunda envolve permitir a esse visitante escolher qual opção é sua favorita. Antes mesmo de abrir a janela do JivoChat, o visitante pode receber até três opções que o JivoChat disponibiliza a seus usuários: falar pelo Facebook, receber a ligação em até 27 segundos ou começar uma conversa pelo próprio chat online.

Programa de Afiliados JivoChat: 30% de comissões recorrentes!

Opcoes

6. Teste posicionamentos diferentes

Com o JivoChat, você pode mudar o posicionamento do seu chat constantemente. A maioria dos usuários opta por colocar ele no canto inferior direito da página. Mas, como nas Landing Pages, o formulário geralmente ficam também do lado direito, pode ser interessante você testar inserir o chat do lado contrário ou até mesmo na lateral do site. Desta forma, o chat não fica abrindo na frente do formulário, como acontece com algumas landing pages que têm chat.

Conheça mais sobre chat online nesse artigo: Chat para Loja Virtual - qual escolher?

Use o JivoChat em suas landing pages!

Agora que viu algumas das principais dicas para usar chat online em landing pages, conheça mais sobre as funcionalidades do JivoChat se cadastrando para 14 dias de testes GRATUITOS de nossa plataforma. Clique no link para fazer seu cadastro e instalar o JivoChat já em suas páginas de captura!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download