Como Usar o Chat Online no Inbound Marketing

Descubra como alavancar este canal de atendimento para otimizar seus resultados no Inbound

Para destacar-se no mercado digital, reforçar a identidade de sua marca e garantir que seu público alvo possa encontrar a página de seu ecommerce dentre tantos concorrentes no mesmo nicho, você realmente precisará de uma boa estratégia de marketing digital, o que envolve, claro, processos de inbound.

O Inbound Marketing une diversas estratégias que compõem o que também conhecemos como marketing de atração, visando trazer tráfego orgânico à sua página, através de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), produção de conteúdo, entre outras táticas.

Para ajudá-lo a impulsionar seus resultados e realmente conseguir reter e converter os visitantes atraídos a partir desta estratégia, confira como usar o chat online no Inbound Marketing. Mas para isso, você precisará de uma plataforma completa que oferece recursos projetados para ajudá-lo a converter mais leads, como é o caso do JivoChat.

Identifique a persona através do atendimento

Antes de implementar e iniciar qualquer estratégia de marketing de conteúdo dentro de seus processos de Inbound, primeiramente você precisará saber quem realmente é o cliente ideal para seu negócio, ou seja, sua buyer persona e, neste cenário, o chat online apresenta-se como um dos melhores canais para obter informações relevantes sobre cada visitante ou cliente em potencial.

Diretamente de dentro da página de seu negócio, você poderá oferecer atendimento personalizado e conversar em tempo real com cada lead. Além disso, as melhores plataformas de chat online, como o JivoChat, oferecem recursos que o permitem coletar dados antes mesmo do início de uma sessão, como é o caso do formulário de atendimento e o monitoramento de visitantes.

Assim, poderá imediatamente identificar de onde o cliente veio, qual tipo de dispositivo está utilizando para acessar sua página, sua localização, perfis nas redes sociais e muito mais, antes mesmo do início do atendimento pelo chat online.

Considere estes dados, assim como as dores, necessidades, demandas e interesses identificados durante a conversa com o representante para que possa segmentar sua base e determinar quem é a persona do seu negócio.

Uma base segmentada irá impulsionar significativamente os resultados de suas campanhas de inbound marketing, pois agora você poderá produzir e compartilhar conteúdo exclusivamente relevante para cada lead.

Utilize o chat para reter visitantes

Atrair tráfego orgânico para sua página através de um bom trabalho de SEO e a produção de conteúdo acionável e relevante para seu público ainda não garante que você conseguirá realmente converter os novos leads em clientes. Para aumentar sua taxa de conversão - uma das métricas mais importantes de seu ecommerce -, você precisa ser capaz de reter e cativar os novos visitantes.

Entre os demais canais de atendimento disponíveis no ambiente digital, o chat online se destaca por oferecer o melhor tempo de resposta, além de ser uma plataforma conveniente, disponível diretamente dentro de sua página, compatível com os dispositivos móveis e também projetada para ajudá-lo a identificar e captar todos os visitante.

Inclusive, de acordo com o estudo da Invesp - empresa norte-americana que oferece soluções para otimizar as taxas de conversão -, 63% dos consumidores apresentam maior chance e interesse em retornar à um website que oferece um chat online, em comparação aos que não apresentam este canal de atendimento. Além disso, 77% dos clientes modernos não fazem mais compras em páginas que não oferecem um chat online.

Portanto, para garantir que suas estratégias de marketing digital realmente tragam um retorno significativo, está na hora de investir e começar a utilizar o chat online no inbound marketing.

Chat Online no Inbound Marketing para Reter Clientes

Ofereça conteúdo através dos convites proativos

Os convites proativos são considerados um dos principais e mais potentes recursos do chat online. A partir deles, você poderá deixar de ter um posicionamento reativo em relação ao atendimento, onde sua equipe espera que o próprio cliente tome a iniciativa de procurar seus canais e entrar em contato.

Estes convites são mensagens personalizáveis enviadas automaticamente aos visitantes enquanto navegam por suas categorias e seções. Um visitante na página de produto pode estar com dúvidas sobre a descrição ou diferentes características de um determinado item, enquanto um visitante na página de checkout pode estar em busca de um empurrãozinho para fechar sua compra e, dessa forma, você pode configurar um convite para cada situação.

Além disso, você pode aproveitar os convites para oferecer conteúdo diretamente aos seus visitantes, especialmente se estiverem navegando em seu blog, por exemplo. Chame-os para o chat, coloque-se à disposição e esteja disposto a responder perguntas e indicar as melhores soluções de acordo com a necessidade de cada lead.

Leia também: 10 Melhores Convites Proativos Para Um Chatbot na Sua Loja Virtual

Hora de usar o Chat Online no Inbound Marketing

Avalie seu atendimento ao cliente e descubra como um chat online pode otimizar etapas do funil de vendas, ajudando-o a realmente converter e fidelizar os clientes que chegaram até sua página como resultado de sua estratégia e ações de inbound. Realmente não é atoa que este canal vem sido adotado por cada vez mais ecommerces - incluindo seus concorrentes - para atender as demandas e expectativas do consumidor moderno.

Se ainda não têm um chat online em sua página, não precisa procurar longe para encontrar uma solução profissional, completa e projetada para ajudá-lo a transformar visitantes em clientes. Confira agora mesmo como o JivoChat pode impactar seu negócio e aproveite nossas integrações para unir esforços com suas soluções de CRM e E-mail Marketing!

2019/06/13

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