20 Blogs Sobre Mídias Sociais para Entender Tudo!

atualizado 26 de março de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Ter um negócio na internet e não contar com presença nas redes sociais atualmente é a chave para o fracasso. Mesmo que tenha um excelente email marketing ou possua um catálogo de produtos com fotos de causar inveja, se elas não são divulgadas em redes como o Facebook e o Instagram, dificilmente conseguirá atrair mais clientes. Mas se ainda está a engatinhar no que diz respeito ao assunto, compilamos uma lista com 20 blogs sobre mídias sociais que pode acompanhar.

1. Marketing de Conteúdo

Criado pela Rock Content, agência especializada no marketing de conteúdo, o blog ensina como criar conteúdo para seu blog e redes sociais de maneira a otimizar seu alcance e conversões. O blog trata dos mais diferentes modelos de texto, podcasts e vídeos que pode usar em sua estratégia de conteúdo, além de trabalhar (e ensinar) sobre os mais diversos conceitos e ramificações do marketing digital. Conheça mais visitando o site.

2. Midias Sociais.net

Focado exclusivamente no gerenciamento na área de social media, o Mídias Sociais.net é uma agência que presta exatamente o mesmo serviço que o conteúdo de seu blog. O site traz tutoriais, estratégias para diversas situações e estudos de caso, entre outros tipos de textos relacionados ao assunto.

3. Resultados Digitais

Uma das maiores publicações na área de marketing digital, o Resultados Digitais atua especialmente na área de educação, oferecendo cursos online, ao mesmo tempo que oferece conteúdo educativo em seu blog. O site é bastante completo, falando sobre redes sociais, mas também abordando outros aspectos na área de marketing, inclusive os organizacionais, como gestão de pessoas, por exemplo.

Resultados Digitais

4. NeilPatel.com

Considerado um dos maiores gurus no marketing digital, o empreendedor Neil Patel lançou uma versão em português de seu site. Ele utiliza o espaço que criou para ensinar outros profissionais envolvidos na área de marketing digital, utilizando para isso sua própria experiência na área. Assim como a maioria dos blogs mencionados na lista, seu conteúdo é bem abrangente, com tutoriais de como conseguir mais seguidores no Instagram até táticas para criar títulos de posts para seus textos.

Leia também: A história da empreendedora que começou um ecommerce pelo Instagram

5. Marketing Drops

Dividida em cinco áreas - ecommerce, mídias sociais, marketing digital, crowdsourcing e comunicação - o Marketing Drops é uma empresa de consultoria em marketing digital. Para promover seu serviço, contam com um blog focado em oferecer dicas de marketing para diversos segmentos de indústrias e mercados, além de tutoriais sobre Google, LinkedIn, Facebook e diversos outros assuntos.

6. Hubspot Brasil

Pertencente ao rol de plataformas de marketing digital mais utilizadas no mundo, a HubSpot possui uma equipe e blog próprio no Brasil. Assim como a central americana, o site aborda os mais diferentes aspectos do marketing, inclusive o de mídias sociais. Seu conteúdo inclui listas com sugestões de recursos ou indicações a se considerar em sua estratégia, entre outros.

7. Escola Freelancer

Com quase 7 anos de existência, o Escola Freelancer é uma das maiores referências no Brasil em relação à vida de um profissional independente. O blog é comandado pelo Luciano Larrossa - um de nossos autores! -, especialista em Facebook Marketing. Atualmente, o Escola Freelancer tem produzido conteúdo focado justamente no uso das mídias sociais em seu negócio, além de outras partes do marketing digital como email marketing e estratégias de blogging. Clique no link para acessar o Escola Freelancer.

8. Viver de Blog

Como diz seu nome, o Viver de Blog foca seu conteúdo na produção de conteúdo e rentabilização de sites na web. Porém, da mesma maneira que sites como o Hubspot Brasil ou o Marketing Drops, este blog conta com dicas para produção também direcionadas às redes sociais. Além dos textos do blog, o site conta com cursos online.

Viver de Blog

9. Digaí

Outro dos sites cujo foco está na venda de cursos online sobre marketing digital, o blog do Digaí conta com textos e podcasts sobre infoprodutos, utilização de redes sociais e outras áreas como a de SEO e criação de conteúdo. O blog aborda notícias atuais ao mesmo tempo que oferece tutoriais diversos e comparativos de ferramentas usadas nos marketing digital, por exemplo.

10. Shopify

O blog de uma das maiores plataformas de ecommerce da atualidade, normalmente os conteúdos do blog Shopify são traduzidos da versão internacional. A maioria dos textos são voltados para as vendas online ou gerenciamento de negócios. Porém, também dedica uma área para as mídias sociais, comentando e ensinando sobre conteúdos nestes tipos de plataformas.

11. Sprout Social

Uma plataforma para administrar diversas contas em um mesmo local, a Sprout Social possui um blog próprio com presença no Brasil. Em sua maioria, o site conta com artigos e infográficos relacionados às mídias sociais, incluindo tutoriais para gerenciamento das mesmas, assim como textos que ensinam a usar suas próprias ferramentas.

Blogs Internacionais

Os 9 itens seguintes dessa lista são exemplos de blogs internacionais que são referência na área de mídias sociais. Por conta disso, vale lembrar que seus conteúdo estão disponíveis na língua inglesa. Mesmo que não tenha domínio do idioma, recomendamos fortemente que adicione alguns deles em seu feed, mesmo que precise da ajuda do Google Tradutor.

12. Buffer

Outra plataforma dedicada ao gerenciamento de redes sociais - assim como o Sprout Social -, o Buffer tem em seu blog conteúdos extensos e aprofundados em redes sociais. Recentemente o site inaugurou um podcast com conversas sobre o mesmo assunto. Espere encontrar tutoriais para criar estratégias para mídias sociais como o Snapchat e dicas gerais para conseguir bons resultados com seus perfis.

Buffer

13. Social Media Examiner

Grande referência na área de mídias sociais, o Social Media Examiner reúne todo tipo de tutorial. Além disso, também cobre e divulga eventos, assim de servir como uma espécie de curadoria de conteúdo, divulgando e revelando outros sites e blogs com conteúdo relevante e bem pesquisado. Também traz textos mais dedicados ao marketing digital como um todo, em minoria.

14. RazorSocial

Assim como diversas dos blogs brasileiros, o RazorSocial é um serviço de consultoria em marketing digital com um blog para promover seu serviço. Através de textos que incluem indicações de ferramentas, tutoriais e estratégias a adotar, o site traz conteúdo relevante e atualizado constantemente.

Focado na utilização do Instagram para impulsionar negócios, o blog Jenn's Trends aborda diversos aspectos do uso do Instagram na estratégia de marketing digital. Os conteúdos incluem tutoriais, que podem ensinar coisas do tipo "como usar marketing de mensagens diretas de uma maneira efetiva" ou como fazer uma transmissão ao vivo com o Instagram Live, por exemplo.

Jenn

16. Simply Measured

Uma ferramenta dedicada a calcular custos e retorno sobre investimento (ROI), o blog do Simply Measured possui conteúdo bastante direcionado ao uso das mídias sociais e marketing de conteúdo. Seu conteúdo traz tutoriais de diversos tipos, entre eles artigos de melhores práticas em um setor ou como dar maior objetivo e significado em sua estratégia, entre outros. Também aproveita estudos de caso para dar exemplos.

Não deixe de ler: WordPress para iniciantes - 13 dicas para usá-lo em seu site de ecommerce

17. The Social Media Hat

Apesar do nome curioso - que significa "O chapéu de mídia sociais", o blog do The Social Media Hat também possui conteúdo bastante focado em plataformas como Facebook e Instagram, embora trate do marketing digital como um todo. Apesar de ser recomendado por sites com o próprio Social Media Examiner, a página parece contar com um layout confuso, dificultando acesso aos textos. Por outro lado, conta com tipos de conteúdos únicos, abordando ângulos fora do padrão.

18. Rebekah Radice

Uma blogueira dedicada à auxiliar pequenos negócios a prosperarem nas redes sociais, a Rebekah Radice mostra em seu blog alguns casos de sucesso de empresas na área. Não limitada a isso, a autora também conta com artigos voltados a dar dicas para aumento de alcance, infográficos e tendências em mídias sociais, entre outros.

19. Buzzsumo

Outra das maiores plataformas de marketing digital como o HubSpot, o Buzzsumo não poderia deixar de contar também com um blog próprio. Diferente de outros blogs internacionais, sua abrangência é consideravelmente grande, abordando redes sociais menores ou mais de nicho - como o Medium -, além de tutoriais de sua própria ferramenta. É uma excelente maneira de obter conhecimentos em diferentes aspectos do marketing digital, sem ter um foco em específico. Nossa recomendação é que o consulte, mas também siga blogs com foco mais específico, como faz o Jenn's Trends.

Afiliados JivoChat: Conheça o programa e ganhe até 30% de comissões recorrentes

Buzzsumo

Alinhe sua estratégia de redes sociais com o atendimento online via JivoChat!

Um dos melhores usos para as redes sociais é o encaminhamento de um possível cliente para seu site, permitindo que o atenda diretamente por plataformas de chat online como o Jivochat. Dessa maneira, poderá estabelecer uma relação rapidamente com esse visitante ou cliente, facilitando sua fidelização. Para saber mais como usar o Jivochat em seus negócios, confira nossas funcionalidades e avalie nossos planos disponíveis!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download