Conheça 18 ferramentas de automação de marketing incríveis

Confira o que é automação de marketing e conheça ferramentas profissionais para usar em seu negócio

O marketing digital faz parte dos planos de qualquer empresa que busca oferecer experiências personalizadas e um maior contato com seus clientes.

Os resultados de estratégias bem executadas podem ser facilmente vistos no aumento de público e de vendas, mas conforme os ganhos com marketing digital aumentam, a necessidade de dedicar-se à sua complexidade e tempo para execução também crescem.

Por isso, investir em ferramentas de automação de marketing, projetadas para agilizar processos e produzir relatórios detalhados, pode ser o próximo passo que sua empresa precisa dar para continuar no caminho do sucesso.

O que é automação de marketing?

A probabilidade de você já ter se deparado com este termo caso tenha buscado maneiras de melhorar os resultados de marketing digital do seu negócio é bem grande. Afinal de contas, este é um conceito essencial para estratégias de sucesso.

Resumindo: automação de marketing é o conjunto ferramentas e tecnologias utilizadas por um negócio para economizar tempo, diminuir erros e aumentar vendas.

Alcançar leads e oferecer conteúdos de valor para levá-los a um funil de vendas exige uma série de ações operacionais. Divulgar posts, ofertar ebooks e vídeos em troca do preenchimento de formulários e avaliar os dados gerados pelo público são atividades que geram resultados relevantes, mas consomem bastante tempo para serem executadas.

É neste momento que as ferramentas de automação mostram seu maior valor. Com elas, as equipes de marketing passam menos tempo executando atividades operacionais e têm mais tempo para otimizar suas estratégias.

Agora que você conhece um pouco mais sobre automação de marketing, podemos ajudá-lo a escolher a ferramenta certa para seu negócio.

1. RD Station

RD Station

O RD Station é a ferramenta líder de automação de marketing no mercado da América Latina.

Desenvolvida pela empresa brasileira Resultados Digitais, a plataforma tem como uma de suas maiores forças a facilidade de sua utilização. Ou seja, criar fluxos de automação, landing pages e várias outras tarefas se tornam atividades mais simples e não necessitam de um programador.

Outra ação automática realizada pela plataforma é feita através do monitoramento de leads: sua classificação e pontuação conforme o potencial de compra de cada um deles.

O RD Station pode ser contratado em diferentes planos que se encaixam com a necessidade do seu negócio. Conheça mais sobre a ferramenta conferindo funcionalidades inclusas em todos os planos:

Vale a pena conferir os recursos oferecidos nas versões superiores do serviço. Investir nestas funcionalidades pode ser a virada de chave que estava faltando para seu empreendimento crescer ainda mais.

A ferramenta oferece planos escaláveis para seu negócio e, por isso, o valor do investimento irá depender diretamente do plano escolhido e número de funcionalidades que você busca.

2. SendinBlue

Automação de marketing da SendinBlue

SendinBlue é uma empresa SaaS (Software as a service) que oferece soluções para marketing digital e marketing de relacionamento.

Ela oferece funcionalidades para comunicação, com e-mail marketing, SMS marketing e chat. Soluções em personalização com CRM (Customer Relationship Management), automação de marketing e e-mails transacionais. E funções de Conversão, com formulários, landing pages, anúncios de Facebook e retargeting.

As opções de personalização de fluxo que a SendinBlue oferece vão do básico, com e-mails de boas-vindas ou feliz aniversário, até estruturas avançadas com infinitas possibilidades de personalização de automação.

Empreendedores digitais que reconhecem os impactos que pequenos detalhes, variações e testes têm em suas estruturas de fluxo encontram no SendinBlue a oportunidade de mostrar todo o potencial dos resultados de uma estratégia digital bem amarrada.

A SendinBlue oferece 3 planos mensais fixos: Lite, Essencial e Premium. A empresa também conta com uma opção negociável para quem tem necessidades avançadas em automação de marketing, o plano Empresarial. O investimento é feito em dólares, mas com certeza tem suas vantagens.

3. E-Goi

E-Goi

A comunicação multicanal é a principal qualidade que a plataforma portuguesa E-goi aposta em oferecer.

Com a ferramenta, você tem acesso aos seguintes canais: e-mail marketing, SMS marketing, notificações web push, notificações push mobile, chamadas de voz, e-mail e SMS transacional (Slingshot) e Ads próprios.

Com esta vasta quantidade de opções de canais e ferramentas de marketing, você pode alimentar seu processo de automação com dados e direcionar os leads nos melhores caminhos para tornar seu processo cada vezes mais eficiente.

Você pode contratar a plataforma portuguesa através de pacotes mensais que variam de acordo com o número de contatos.

4. Dinamize

Dinamize

O Dinamize é uma ferramenta de automação de marketing focada em resultados. Além dos envios automáticos de e-mail marketing, a plataforma também oferece recursos que facilitam a criação de ações, vendas e fidelização do seu público.

Dentro do ambiente de trabalho da Dinamize é possível criar ações de boas-vindas utilizando SMS pontuais ou adaptados para processos automatizados. Além disso, é possível usar a ferramenta para redirecionar visitantes do seu site para uma conversa no WhatsApp, oferecendo alternativas de relacionamento com o público para gerar mais vendas.

Além disso, é possível administrar soluções para gestão de leads, lead scoring, lead tracking, métricas do site e integrar a ferramenta com CRMs. É possível contratar a Dinamize por três planos diferentes, recomendados para níveis diferentes de negócios.

O plano Starter, conta com o gerenciamento de apenas um site e é recomendado para negócios pequenos, o plano PRO conta com o gerenciamento de até cinco sites e negócios de médio porte podem tirar bom proveito, e por fim, o plano Advanced, para grandes empresas com o gerenciamento de 10 ou mais sites.

5. HubSpot

Hubspot

Você é o tipo de empreendedor digital que gosta gerenciar suas atividades de marketing em um só lugar? Então, o Marketing Hub da HubSpot pode ser a escolha ideal.

Esta é uma ferramenta completa, que possui várias funções em apenas um login, uma interface e uma base de dados. Uma proposta que pode otimizar seu tempo, afinal de contas, não será mais necessário acessar e unificar diferentes plataformas.

Ao utilizar o Marketing Hub, seu negócio está munido de tudo o que é necessário para criar e automatizar campanhas em que seus leads encontrarão naturalmente seu caminho até a compra:

Um importante diferencial é que a empresa também conta com diferentes ferramentas de marketing digital, que podem ser contratadas junto ao Marketing Hub em apenas um pacote:

Contratar a HubSpot é um investimento feito em dólares, mas não deixe que isso te desanime. A ferramenta de automação de marketing oferece tanto planos básicos, como o Marketing Hub, quanto pacotes profissionais que incluem todas as soluções da HubSpot.

6. Leadlovers

Leadlovers

O Leadlovers é uma plataforma que busca construir um relacionamento autêntico entre marcas e clientes. Para alcançar este objetivo, ele oferece várias ferramentas de qualidade para a automação de marketing digital.

Esta é uma excelente opção para empreendedores digitais autônomos. Modelos de máquinas de vendas prontos, com páginas e sequências de e-mail podem ser utilizados com apenas um clique.

Além de oferecer as principais funções de automação, o Leadlovers tem a função de criação de páginas simplificada e fácil de usar, além de disponibilizar mais de 450 modelos prontos gratuitamente.

Você terá muita liberdade ao criar sequências de e-mail.. Leads podem ser movimentados entre sequências de e-mail usando gatilhos e os gatilhos condicionais podem impedir que eles recebam determinadas sequências.

Quem trabalha com infoprodutos encontra um diferencial tentador no leadlovers: venda e integração automática com diferentes formas de pagamento.

Você pode contratar o leadlovers através do plano mensal ou anual, que oferece um desconto sobre o valor total.

7. Mautic

Mautic

O Mautic é atualmente a maior ferramenta open source de automação de marketing digital e conta com um uso gratuito, mas isso não quer dizer que você deixará de gastar com os processos de automação. Para utilizá-lo será preciso investir em hospedagem, configuração e um serviço de e-mail para envio de e-mail marketing.

Por ser um software de código aberto, a comunidade contribui continuamente com sugestões e melhorias. Além disso, o programa pode receber integrações com várias outras ferramentas para otimizar sua utilização.

Dentre as principais soluções que o Mautic oferece, destacam-se: monitoramento dos visitantes do seu site (lead tracking e lead scoring), fluxo e automatização de campanhas onlines, envio de e-mail marketing, formulários, landing pages e acompanhamento de métricas.

8. ActiveCampaign

ActiveCampaing - ferramenta de automação de marketing

Mais do que automatizar seu e-mail, a ActiveCampaign tem como meta ativar toda a experiência de seus clientes.

A ActiveCampaign alcança esse objetivo com uma proposta muito interessante para empreendedores que ainda tem pouca experiência no desenvolvimento de fluxos de automação. Sua interface intuitiva é fácil de usar para quem quer iniciar suas atividades de automação.

É claro, além de contar com um pacote robusto de soluções para e-mail, SMS e mensagens, a plataforma também tem monitoramento de site e eventos, metas e mapa de automação, teste A/B de automação e modelos de atribuição.

O que fecha o pacote e faz desta uma ótima ferramenta para quem está entrando no mundo do marketing digital e automação é que, além do suporte por e-mail, eles oferecem o atendimento por chat online, ótimo para tirar suas dúvidas em tempo real.

O preço de seus pacotes varia de acordo com o número de sua base. Escolha entre os pacotes Lite, Profissional e Empresarial de acordo com as necessidades de seu negócio.

9. Mailchimp

Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta simples de usar que oferece soluções para websites e interações com seu público, personalização de e-mail marketing e automação através de e-mail, lembretes com postcards e redirecionamento de anúncios.

Também é preciso se atentar a um detalhe que pode afetar sua decisão na hora de escolher a melhor plataforma de automação: o Mailchimp está disponível apenas em inglês.

Se esta não é uma barreira para você ou sua equipe, esta pode ser uma excelente opção para quem busca eficiência na hora de gerir suas estratégias digitais. A integração com e-commerce e as análises apuradas contribuem para que esta seja uma ferramenta simples, mas completa.

Para contratar as versões pagas do Mailchimp, escolha entre 3 planos mensais com números limitados de contatos: Essentials, Standard e Premium.

10. LAHAR

LAHAR

A proposta que a LAHAR traz como uma ferramenta de automação de marketing é descomplicar sua estratégia digital. E como ela cumpre esta proposta? Oferecendo uma plataforma completa para criação de fluxos ricos em detalhes.

Além disso, a LAHAR oferece funções que podem trazer novas oportunidades para suas campanhas, como:

Contar com um serviço de qualidade de uma empresa já premiada duas vezes pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) como a melhor ferramenta de marketing digital do Brasil, é um importante diferencial na hora de escolher um serviço de automação de marketing para seu negócio.

Os planos da LAHAR, como os de outras empresas já citadas, variam de acordo com sua base, o que significa que a ferramenta é escalável e poderá acompanhar seu crescimento.

11. Metlycs

Metlycs

Que tal dar oportunidade a uma empresa nova no mercado de automação? A Metlycs foi fundada em 2017 e nasceu a partir de uma startup em São Paulo.

Apesar de ter pouco tempo de mercado, a empresa busca oferecer várias soluções em uma só plataforma para competir com grandes nomes já estabelecidos.

Sua função de automação não deixa a desejar se comparada a outras empresas. É você que decide o caminho que os leads convertidos por landing pages, pop-ups, API, formulários e e-mail, irão tomar em sua estratégia.

Além da automação, o Metlycs conta com as seguintes funcionalidades:

Contrate os serviços da Metlycs através do plano que mais se encaixa em sua realidade, escolhendo entre o plano Inicial ou Profissional de acordo com as suas necessidades.

12. Fleeg

Fleeg

Uma ótima opção para quem busca ferramentas de automação com a finalidade de descomplicar e tornar seus processos de marketing humanizados devem conferir o Fleeg. Seu foco é no engajamento de leads com funcionalidades voltas para automatizar email marketing, criar landing pages e integrações com sites.

Com seu próprio CRM integrado e integrações com ferramentas de vendas e geração de relatórios, a plataforma de automatização pode centralizar uma boa quantidade de serviços em um só lugar.

O plano para contratar a plataforma pode ser adquirdo na versão Full ou na versão Slim e o valor de sua mensalidade irá variar de acordo com o número de usuários que utilizarão a ferramenta.

13. Autopilot

Autopilot

Assim como seu próprio nome indica, o Autopilot conta com a proposta de colocar os processos de segmentação de leads, nutrição de leads e email marketing no piloto automático.

Uma grande vantagem de utilizar esta plataforma de automação é a possibilidade de ter a jornada dos consumidores monitorada, fornecendo informações valiosas para que estratégias personalizadas possam ser desenvolvidas para leads qualificados.

Outros recursos que também estão disponíves são ferramentas criação de conteúdo em SMS, aplicativos de mensagens e outros canais.

Os planos do Autopilot são dividos em Silver, Gold e Platinum e seus valores serão diferenciados de acordo com a quantidade de contatos incluídos em cada um dos planos.

14. Keap

Keap

A proposta do Keap é oferecer um serviço de qualidade para que pequenas empresas possam focar mais em seu trabalho ao otimizar processos relaacionados aos seus contatos.

Através da ferramenta é possível fazer disparos de email marketing, enviar emails customizados e acompanhar o comportamento de seus clientes. Além disso, a plataforma também conta com recursos para a criação de landing pages e alterações de campanhas ativas caso esta necessidade surja.

É possível contratar a ferramenta por 3 planos diferentes: Keap Grow, Keap Pro e Infusionsoft.

15. SharpSpring

SharpSpring

Buscando uma ferramenta de automação de marketing para sua agência? Confira os recursos que a SharpSpring oferece e entregue um serviço com maior valor para seus clientes.

A plataforma conta com benefícios com recursos como nutrição de leads automatizada, filtro de clientes potencias utilizando lead scoring, recursos de segmentação e fluxos de nutrição visuais super intuitivos.

Para conhecer os valores e planos de contratação da ferramenta é preciso primeiro agendar uma demonstração de sua utilização.

16. Wishpond

Wishpond

O Wishpond é uma ferramenta de automação de marketing com o foco em oferecer uma experiência otimizada através de uma interface agradável, simples e prática. Ao conferir as funcionalidades da plataforma, encontramos serviços de nutrição de leads, segmentação, emails personalizados e relatórios em tempo real.

Além disso, utilizando o Wishpond também é possível construir e gerenciar landing, criar popups, criar formulários e criar sorteios ou concursos personalizados para gerar engajamento com seu público.

A ferramenta de automação conta com 3 planos disponíveis: Basic, Pro e Growth, atendendo a necessidade de negócios com diferentes tamanhos e todos eles podem ser testados gratuitamente por 14 dias.

17. Ploomes

Ploomes

O Ploomes é uma plataforma de automação com diversos recursos que tornam mais práticas as atividades operacionais e de gerenciamento em seu negócio.

A ferramenta contra com 3 funcionalidades centrais: CRM, Workflow e automação de orçamentos com precificação configurável.

Sua utilização também permite a configuração de automações avançadas para otimizar seus resultados. É possível desde classificar leads sem interação em um período como inativos, até criar tarefas automáticas após a conclusão de reuniões.

Para contratar o serviço da Ploomes converse com um de seus consultores sobre uma das 3 opções disponíveis: Express, Enterprise e Platinum.

18. AdRoll

AdRoll

O AdRoll é uma ferramenta desenvolvida para otimizar o redirecionamento de seu público através do engamento em anúncios, no Facebook e no Twitter.

Suas funcionalidades possibilitam o redirecionamento entre canais, dispositivos e segmentação flexível, oferecendo uma jornada de compra customizada que melhora as experiências dos clientes e a eficiência de sua campanha.

Uma ótima ferramenta para quem busca estratégias omnichannel, o AdRoll também conta com relatórios de conversão, análise de dados otimizada e segmentação flexível.

Para começar a utilizar esta ferramenta é precio adquirir um dos 3 planos oferecidos: Starter, recomendado para iniciantes em marketing, Essentials, funções necessárias para campanhas de médio porte e Growh, indicado para usuários avançados e campanhas complexas.

5 benefícios de automatizar o marketing digital do seu negócio

Depois de conhecer 18 das principais ferramentas de automação de marketing digital, você está pronto para escolher aquela que combina perfeitamente com seu perfil de empreendedor, mas espere um pouquinho antes de decidir.

Já que seu interesse no assunto se mostrou grande, confira as principais vantagens da automatização no marketing digital.

1. Aumento de produtividade

Com a automatização das tarefas operacionais de suas campanhas digitais, o empreendedor ou seus profissionais de marketing contam com mais tempo para se dedicarem em tarefas estratégicas que trazem maiores resultados, fazendo com que possam ser significativamente mais produtivos.

2. Aumento da taxa de abertura dos seus e-mails

Se você busca aumentar a taxa de abertura dos seus e-mails, automatizar é o melhor caminho. De acordo com um um estudo realizado pela prestadora de serviços de marketing, a Epsilon, e-mails que fazem parte de um fluxo de automação têm uma taxa de abertura 70,5% maior.

3. Maior número de leads e maior número de vendas

Segundo uma pesquisa realizada pela Email Monday, uma consultora de e-mail marketing, estratégias que utilizaram a automação de marketing em e-mails obtiveram um aumento de 80% na geração de leads e um aumento de 77% no número de conversões.

4. Redução de custos

Suas campanhas se tornarão mais rentáveis ao otimizar estratégias que reduzem o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), ou seja, o valor investi em estratégias e ações que tem como objetivo atingir e captar novos consumidores, fazendo com que entrem no topo de seu funil de vendas.

5. União da equipe de marketing e vendas

Seu time de marketing irá gastar menos tempo executando tarefas operacionais, com isso, os relatórios e dados gerados pela automação serão analisados com mais efetividade e poderão alimentar sua equipe de vendas para garantir resultados cada vez melhores.

Pronto para automatizar o marketing digital em seu negócio?

Esperamos que este artigo tenha auxiliado sua jornada através da automação de marketing digital e ajudado a encontrar a ferramenta que se encaixe perfeitamente com as necessidades do seu negócio.

E claro, não se esqueça que várias dessas ferramentas podem ser integradas aos canais de atendimento do JivoChat, de forma que você consiga transferir informações sobre os leads diretamente das conversas no chat e sessões de atendimento para sua base de clientes.

2020/07/14

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