Como usar o WhatsApp Web (GUIA RÁPIDO)

atualizado 1 de junho de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O WhatsApp Web é uma solução simples para quem deseja enviar mensagens pelo aplicativo, mas prefere a praticidade de um computador. Através desta versão, gerenciar conversas simultâneas, enviar mensagens mais rápido e até mesmo enviar arquivos se tornam tarefas mais fáceis.

Esta versão do WhatsApp pode ser usada em seu navegador ou através de um aplicativo instalado em seu PC. Pode ser usado com muita facilidade, mas é um recurso que não é conhecido por todos.

Por isso, criamos este guia prático ensinando como usar o WhatsApp Web em seu computador através do navegador e sua versão de aplicativos. Vamos lá?

Crie seu site com a Wix

O que é WhatsApp Web?

O WhatsApp Web é um recurso oferecido pelo aplicativo para que suas informações e mensagens possam ser usadas em computadores desktop e notebooks. Esta versão oferece praticidade para usuários que preferem usar um computador ou precisam gerenciar muitas conversas simultâneas.

Apesar de muito semelhante às plataformas da concorrência, como o Telegram, esta versão do WhatsApp apresenta algumas particularidades. A principal diferença é a necessidade de ter seu smartphone com o aplicativo WhatsApp conectado à internet para que a versão de PC possa ser usada.

Nele, você tem acesso aos principais recursos do aplicativo de mensagens, mas não poderá fazer ligações através do WhatsApp Web.

Por outro lado, é possível gravar áudios, enviar arquivos, imagens, usar seus stickers e até mesmo visualizar as atualizações de status de seus contatos na versão do navegador. Dessa forma, desde que você não queira fazer ligações, poderá aproveitar sem dificuldades o WhatsApp Web.

Como usar o WhatsApp Web no PC

Conectar seu WhatsApp em sua versão web é muito fácil, mas será preciso que seu celular esteja conectado à internet, além de usá-lo para escanear um QR Code de identificação.

Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site web.whatsapp.com em seu navegador.
  2. Abra o aplicativo WhatsApp em seu celular.
  3. Usuários de sistemas iOS precisam clicar "Ajustes" e selecionar a opção "WhatsApp Web".

Caso esteja usando um dispositivo Android, clique em "Mais opções" (o ícone de 3 pontos) e selecione a opção "WhatsApp Web".

  1. O aplicativo irá abrir sua câmera. Aponte a área destacada em sua tela para escanear o QR code exibido na tela do computador. O reconhecido do código geralmente é bem rápido.
  2. Caso uma notificação apareça, selecione a opção "Ok" e comece a usar o WhatsApp em seu navegador.

Usando o aplicativo do WhatsApp em seu computador

Quem não gosta de manter suas conversas na aba de um navegador através do Whatsweb, pode optar por fazer o download do aplicativo do WhatsApp para ser usado em seu computador ou notebook. O programa conta com versões para sistemas operacionais Windows e Mac.

Confira a seguir o passo a passo:

  1. Em seu navegador, acesse a página de download oficial do WhatsApp para computador.
  2. Baixe o arquivo para Windows ou MAC OS.
  3. Aguarde o download ser finalizado e abra o arquivo. Então, siga as instruções de instalação.
  4. Siga os mesmos passos do guia anterior para escanear o QR core de acesso e começar a usar o aplicativo no computador.

Acessando o WhatsApp web em um notebook

É possível usar o WhatsApp Business na web?

As contas comerciais criadas no WhatsApp Business podem ser utilizadas em seu computador da mesma forma que contas pessoais.

Basta apenas escolher um dos métodos de acesso, através do navegador ou instalando o programa, e seguir os passos listados em nosso guia.

Através da leitura do QR code na conta de negócios, você acessará o WhatsApp Web sem dificuldades. Inclusive, dessa forma você consegue conversar com seus clientes e contatos, otimizando suas vendas pelo WhatsApp, através de dois dispositivos: o smartphone e o computador acessando o WhatsApp Web no navegador.

Além disso, você também pode criar um link do WhatsApp, ou adicionar um botão de WhatsApp diretamente no seu site para que seus clientes possam entrar em contato com você mais rapidamente.

Onde ficam as fotos do WhatsApp Web no pc?

Quando imagens são enviadas através da versão web do WhatsApp, elas são encriptadas e guardadas em arquivo de memória temporário em seu computador. Isso faz com que elas possam ser vistas apenas através do próprio WhatsApp.

Além disso, as fotos e os arquivos compartilhados pela versão web ficam disponíveis apenas por 90 dias e depois são deletados. Portanto, se você tem arquivos e imagens importantes, lembre-se de salvá-los antes deste prazo.

O que pode interferir em sua experiência

O WhatsApp Web e sua versão em aplicativo para desktop apenas funciona enquanto o seu celular estiver conectado à internet. Falhas em seu plano de dados, rede 4G ou wi-fi podem gerar problemas de conexão ou lentidão no carregamento de mensagens.

Algumas redes de internet também contam com limitação no uso de dados em sites e certos aplicativos. Se este for o caso, contate o administrador da rede para que o desbloqueio dos sites de acesso ao WhatsApp Web seja feito.

Aprendeu como usar o WhatsApp Web?

Esperamos que o nosso guia prático tenha mostrado como é fácil e rápido usar o WhatsWeb em seu computador, notebook ou demais dispositivos.

Se você é um empreendedor e tem buscado por soluções para usar este aplicativo profissionalmente, confira a integração do JivoChat com o WhatsApp. Uma forma de atender mais rapidamente, rastrear suas sessões de atendimento com facilidade e salvar o histórico de mensagens nos cadastros dos clientes.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download