Teste webcam: Como testar webcam no PC e notebook

atualizado 15 de setembro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Em momentos como a pandemia do Coronavírus (Covid-19), o isolamento levou diversas pessoas a aderirem ao trabalho home office e também reuniões e comemorações via videoconferência.

É necessário estar bem equipado e preparado para as videoconferências através de aplicativos como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, entre outros. Ou até mesmo para lives em plataformas de streaming, como a Twitch ou o YouTube.

E para evitar imprevistos ou dor de cabeça na hora de entrar em uma chamada ou começar uma transmissão ao vivo, é importante testar a webcam para conferir se está tudo certo.

Sabendo disso, preparamos um guia com passo a passo de como testar webcam, seja em computadores com Windows ou nos macOS.

Banner do Beecut - editor de vídeo da Apowersoft

Como testar webcam?

Existem diferentes métodos e aplicativos para testar câmera no seu PC ou notebook. Cada aplicativo ou sistema operacional (Windows ou macOS) possuem uma maneira para realizar o teste de webcam.

Então, nesse tutorial vamos ensinar a testar em cada um desses sistemas e em aplicativos como o Google Meet, Zoom, Skype ou direto no navegador do seu computador para fazer um streaming.

Como testar webcam no Windows

Para fazer o teste de webcam no PC, abra o menu iniciar e procure pelo aplicativo "Camera" no seu Windows. Após abrir o programa, a sua webcam aparecerá e é possível começar a fazer os testes para saber se ela está funcionando adequadamente.

Dentro do aplicativo Câmera do Windows, é possível configurar a qualidade da foto e do vídeo da sua webcam, clicando nas configurações. E caso tenha outra webcam instalada é possível alterar a câmera e realizar os mesmos testes.

O programa também permite gravar vídeo e tirar foto com a sua webcam, colocar temporizador ou até alterar o brilho da imagem.

Como testar webcam no Mac

Testar a webcam no Mac também é bem simples, basta abrir o Finder e buscar por aplicativos. Encontre o programa "Photo Booth" e clique para abrir. Ao abrir o aplicativo, sua webcam aparecerá e você poderá testar a webcam para checar se está funcionando corretamente.

Uma arte de uma Câmera em um tripé, conectada a um notebook

Teste de webcam no Google Meets

Recentemente o Google Meet recebeu um recurso que permite testar a webcam e o microfone antes de entrar ou iniciar uma reunião online. É uma excelente novidade para evitar alguns transtornos que possam atrapalhar a videochamada.

  • Ao abrir o link da reunião que deseja participar, antes de entrar na sala o Google Meet vai exibir uma tela com a imagem da webcam. Logo abaixo, clique no botão "Verificar seu áudio e vídeo";
  • Ao clicar no botão, o Google Meet mostrará os dispositivos padrões de microfone, webcam e alto-falantes. Basta clicar no menu e escolher a opção caso queira alterar o dispositivo;
  • Em seguida, a plataforma irá pedir que grave um pequeno clipe para verificar o áudio e vídeo. Basta clicar no botão "Iniciar" que a gravação irá começar (ninguém terá acessa a essa gravação e ela não ficará salva);
  • Ao final do teste, a plataforma deixará bem claro quais dispositivos estão funcionando. E você poderá reproduzir o vídeo gravado anteriormente para verificar a qualidade.

Teste de webcam no Zoom Meetings

  • Para testar a câmera no Zoom Meetings, basta abrir o aplicativo e efetuar o login. Em seguida clique no ícone de engrenagem "Settings" ou "Configurações";
  • O menu de configurações irá abrir, clique em "Vídeo";
  • Após clicar, você visualiza a opção de câmera e poderá testar a webcam, ou selecionar o dispositivo que deseja utilizar.

Teste de webcam no Skype

  • Para testar e configurar a webcam no Skype, abra o aplicativo e acesse as configurações clicando no menu no topo da tela;
  • Ao abrir o menu de configurações, aperte em "Audio e Video". A Webcam estara sendo testada de forma automatica, e você poderá ver se esta tudo funcionando normalmente;
  • Caso possua mais de uma câmera, é possível selecionar qual dispositivo quer utilizar.

Teste de webcam pelo navegador

Existem alguns sites que é possível realizar os testes da webcam, um deles é o Webcammicteste.

  • Para testar, entre no site e clique em "Check webcam";
  • O site irá solicitar permissão no navegador para acessar a sua web.
  • Ao clicar em "permitir", a webcam irá abrir e você pode checar se a câmera está funcionando corretamente e testar outros dispositivos, caso você tenha.

Aprendeu como testar a webcam?

Esperamos que esse tutorial tenha te ajudado a testar a sua webcam antes de iniciar uma reunião ou começar uma transmissão ao vivo.

Está na dúvida de qual webcam comprar? Confira nosso artigo sobre as melhores webcam e caso esteja precisando de um notebook, confira também nosso artigo sobre os melhores notebooks.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download