Teste de microfone: como testar microfone no PC e notebook

atualizado 31 de janeiro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Devido ao cenário atual, aumentou muito o número de pessoas que começaram a trabalhar em home office, ou tiveram que se adaptar a esse modo de trabalho devido às medidas de isolamento.

Desta forma, várias empresas começaram a realizar videoconferências e reuniões pelo computador. As escolas também tiveram que adotar o modelo remoto e as aulas e apresentações através de aplicativos como Zoom, Google Meet, Discord, entre outros.

Todo esse cenário fez aumentar a procura por um microfone para PC. E além de ter que possuir um dispositivo de qualidade é importante saber se ele está funcionando corretamente antes de iniciar uma aula ou uma chamada importante na empresa.

Atualmente os microfones são utilizados no computador, não só por quem trabalha ou estuda remotamente. Mas também para quem produz conteúdo em diversas plataformas como YouTube, Twitch, Facebook, entre outras.

Para evitar qualquer dor de cabeça na hora que precisa utilizar o microfone. Preparamos um guia para que você possa testar o microfone antes de começar uma chamada ou uma transmissão, seja em computadores Windows ou no MacOS.

Como fazer um teste de microfone?

Existem diversos métodos e aplicativos para testar microfone no PC ou no notebook. Além dos aplicativos e ferramentas onlines, cada sistema operacional (Windows e MacOS) possuem uma forma de testar o microfone.

Nesse tutorial vamos te ensinar a testar o microfone em cada um desses sistemas e em alguns aplicativos como o Zoom, Google Meet, Skype ou mesmo através de plataforma online direto do seu navegador.

Como testar microfone no Windows?

O Windows possui ferramentas nativas que permitem testar e configurar o seu microfone no PC, e é possível realizar esse teste de microfone de duas formas.

Uma das formas de testar microfone no Windows é através do gravador de voz. Mas antes de seguir com o tutorial, sempre certifique-se de que o microfone esteja conectado corretamente no computador.

Abra o menu Iniciar do computador e procure pelo programa "Gravador de Voz" ou "Voice Recorder" caso seu Windows estiver em Inglês.

Assim que abri-lo, ele pedirá autorização para acessar o seu microfone e em seguida clique no ícone de microfone centralizado na tela.

Barra de pesquisa do Windows exibindo o gravador de boz

Após isso acesse o menu à esquerda da janela de gravação, o arquivo ficará salvo e será possível verificar se o seu microfone está funcionando corretamente.

Outra maneira de realizar o teste de microfone no PC é através do painel de controle do próprio Windows. Dentro do painel de controle, procure pela opção de Som ou busque por Som no menu Iniciar.

Quando abrir, vá até a aba de Gravação e veja quais dispositivos estão disponíveis. Ao falar no microfone, será possível saber se ele está captando o som observando se as barrinhas verdes estão se movendo.

Caso você perceba que o microfone está com pouca recepção de som, é possível ajustar isso manualmente. Clique no dispositivo que deseja configurar, vá na aba Níveis e ajuste manualmente o ganho de som do microfone.

Como testar microfone no MacOS?

Assim como o Windows, os computadores da Apple também possuem uma ferramenta nativa que possibilita configurar e testar microfone sem a necessidade de baixar nenhum outro programa.

Para realizar o teste de microfone no MacOS é bem simples, basta abrir o "Preferências do Sistema" na tela inicial do Mac e clicar em Som. Na aba "Entrada" você irá selecionar o microfone que deseja configurar.

Em "Volume de entrada" você pode arrastar a seta para direita (aumentar) ou para esquerda (diminuir) para poder regular a entrada do áudio.

Também é possível ativar a função "Usar redução de ruído ambiente" para melhorar a qualidade do áudio, por isso é importante verificar o resultado final testando o microfone.

E para testar o microfone de fato, é só falar alguma coisa ao microfone e verificar se todas as barras estão movimentando e captando o áudio. Caso todas as barras fiquem preenchidas é um sinal de que o áudio esteja estourado.

Teste microfone no Google Meets

O Google Meet possui um recurso que permite testar o microfone e a webcam antes de entrar ou iniciar uma reunião online. É uma ótima forma de evitar transtornos durante a videochamada.

Assim que abrir o link da reunião, antes de entrar na sala do Google Meet clique no botão "Verificar seu áudio e vídeo" e ao clicar será mostrado os dispositivos padrões de microfone, webcam e alto-falantes.

Caso queira trocar algum dispositivo, basta clicar e escolher o que deseja usar. Assim que abrir essa tela de verificação de áudio e vídeo, terá uma barra no canto esquerdo onde mostrará os níveis do seu áudio, basta falar algo e verificar se as barras irão se mexer.

Outra forma de verificar é clicando em visualizar, que o Google Meet pedirá que você realize uma gravação breve para verificar se o áudio e o vídeo estão funcionando. Basta clicar em "começar a gravar" que a gravação será iniciada.

Ao final do teste, a plataforma deixará bem claro quais dispositivos estão funcionando. E você poderá reproduzir o vídeo gravado anteriormente para verificar a qualidade.

Dentro da chamada também é possível verificar se o seu microfone está funcionando. Basta clicar em configurações e na aba de áudio veja se existem barrinhas se movimentando ao lado do seu dispositivo de microfone, caso sim, o dispositivo está funcionando normalmente.

Imagem de um microfone focado e ao fundo uma tela de notebook com ondas de áudio.

Teste de microfone no Zoom Meetings

Assim como no Google Meet, também é possível testar o seu microfone dentro de uma reunião no Zoom Meetings. Ao entrar em uma reunião clique em "Testar alto-falante e microfone".

Uma nova janela será aberta, onde é possível verificar o nível de som. Ao responder "Sim" você será direcionado ao teste do microfone. Basta falar próximo ao microfone e observar se as barrinhas estão sendo preenchidas, se sim, o microfone está funcionando.

Também é possível testar o microfone acessando as configurações do Zoom. Basta abrir o aplicativo e clicar no seu perfil e selecionar as Configurações. Clique na aba áudio, em seguida clique em microfone e selecione "Testar Microfone".

Assim como na outra maneira de testar, aparecerão barrinhas que irão se mover conforme a sua voz é captada pelo microfone, se eles estiverem movendo o seu microfone estará funcionando normalmente.

Teste microfone no Skype

Para testar o microfone no Skype é muito simples. Ao abrir o programa, procure pelo contato "Echo/Serviço teste de Som". Basta selecionar o contato e clicar no símbolo de telefone para iniciar o teste de microfone.

Se você escutar a sua própria voz durante a chamada, significa que o seu microfone está funcionando perfeitamente.

Como fazer um teste de microfone online

Além das ferramentas nativas dos sistemas operacionais e as configurações dos aplicativos de chamadas, existem também ferramentas online para testar microfone através do seu navegador.

Essas opções também funcionam para quem precisa testar o microfone do celular. Apesar de que, para isso, você também pode usar as próprias ferramentas de gravação de áudio de seu smartphone.

1. Mictests

Para testar o microfone no Mictests é bem simples, basta permitir o acesso do navegador ao seu microfone e selecionar o microfone que deseja testar, e em seguida clicar em "Teste meu microfone".

Então, basta falar algo no microfone para ele captar o seu áudio e na lateral esquerda da sua tela aparecerá as informações sobre o seu microfone.

Interface de teste de microfone do Mictests

2. IObit

A IObit possui uma ferramenta online para testar microfone pelo seu navegador sem precisar baixar nada. É bem fácil de usar, basta clicar no botão de microfone à direita da tela.

Em seguida, é necessário permitir o acesso do navegador ao seu microfone, e após isso basta falar no microfone e caso você veja alteração nas ondas de áudio enquanto fala, significa que o seu microfone está funcionando normalmente.

3. Vocal Remover

A Vocal Remover é uma plataforma de edição de áudio, que possui diversas funcionalidades como: remover vocal de música, alterar tom, cortar canção, juntar canções, entre outras.

Além dessas várias funcionalidades, é possível testar o microfone online. Basta apertar no botão "Começar teste" no centro da tela e permite que o site tenha acesso ao seu microfone e em seguida fale algo que a plataforma dará um diagnóstico sobre o seu microfone.

Aprendeu como testar microfone?

Esperamos que esse tutorial tenha te ajudado a testar o seu microfone antes de iniciar uma reunião ou começar uma transmissão ao vivo.

Afinal, a melhor forma de evitar problemas em suas gravações ou comunicação é testando o microfone com antecedência. Felizmente, isso pode ser feito facilmente e gratuitamente tanto online quanto através do próprio Windows ou MacOS.

Está na dúvida de como testar a sua webcam? Confira nosso artigo e aprenda a testar webcam no seu computador.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download