Remover marca d'água: Conheça 10 ferramentas

atualizado 16 de agosto de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

A marca d'água é usada para identificar o artista, produtor ou proprietário. É uma forma de indicar que os direitos sobre a imagem pertencem ao titular, no caso de uma foto. Porém, o uso delas em alguns locais pode ser incômoda.

Por sorte, é possível remover a maioria delas sem destruir a imagem. Existem diversas ferramentas para remover marca d’água de imagens e vídeos.

É importante lembrar que as marcas d’água são uma maneira de indicar os direitos autorais, e removê-las por completo e utilizar o conteúdo para fins comerciais ou editoriais pode gerar prejuízos ao autor da imagem.

Caso queira usar a imagem de algum artista, sempre entre em contato com o proprietário dos direitos da imagem para esclarecer dúvidas sobre as formas de utilização.

Conheça as principais ferramentas para remover marca d'agua

Confira, a seguir, uma lista que preparamos com as melhores plataformas online, que oferecem ferramentas fáceis de serem utilizadas, que trazem de maneira simples o recurso de remover marca d’água em imagens e vídeos.

1. Apowersoft

Logo Apowersoft

A Apowersoft é uma plataforma online que oferece diversas soluções de multimídia, como por exemplo, removedor de fundo de imagem, removedor de marca d'água, entre outros.

O removedor de marca d’água da Apowersoft é um programa para computador que possibilita remover objetos de fotos e vídeos, como datas, logotipos, textos, marcas d’água de forma rápida e sem prejudicar a qualidade da imagem.

A plataforma possui uma interface bem intuitiva, que torna o processo bem simples. Com apenas alguns cliques, é possível remover a marca d’água e criar uma foto incrível. Também é possível processar arquivos em lote de uma só vez.

A Apowersoft também oferece o serviço de remoção de marca d’água online, sem a necessidade de baixar nenhum programa. As duas plataformas suportam quase todos os tipos de arquivos de foto e vídeo.

2. WebinPaint

Imagem logo WebIn Paint, uma foto da torre Eiffel, com uma borracha apagando uma pessoa

O WebinPaint é uma plataforma web capaz de remover objetos de fotos online. Não é necessário fazer nenhum download no seu computador.

Além de tirar marca d’água e outros objetos de fotos, também é possível restaurar fotos antigas pelo WebinPaint. Por ser uma plataforma online, ela possui algumas limitações como:

  • Só aceita os formatos JPG ou PNG;
  • O arquivo deve estar abaixo de 10 MB;
  • A resolução máxima deve estar abaixo de 4.2 megapixels.

3. Pixlr

Logo Pixlr

O Pixlr é uma plataforma web de edição de fotos gratuita. Não precisa baixar nenhum programa, basta entrar pelo próprio navegador. A plataforma aceita qualquer formato de imagem, como PSD (Photoshop), JPEG, PNG, entre outras.

Neste editor, é possível remover marcas d’água gratuitas, além de outros serviços de edição, é uma plataforma bem simples de se utilizar, também é possível utilizá-la com seu dispositivo móvel, como tablet e smartphones.

4. Snapseed (Android | iOS)

Logo aplicativo Snapseed

O Snapseed é um aplicativo bem popular de edição de fotos, disponível para iOS e Android. A plataforma consegue remover qualquer objeto indesejado ou elemento da foto, sem deixar qualquer vestígio.

É um excelente aplicativo para remover marcas d'água em fotos e, além disso, o app mantém a qualidade original da imagem, e é possível compartilhar em diferentes redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

5. SoftOrbits

O SoftOrbits Photo Stamp Remover é um programa de remoção de marca d’água, e pode ser baixado de forma gratuita. Além de apagar marcas d’água, ele também pode ser usado para apagar carimbos de data, remover pessoas ou remover qualquer elemento da sua foto.

6. Photoshop

O Photoshop é uma das melhores e mais famosas ferramentas de imagem e design gráfico. É possível fazer desde edição de fotos até pintura digital, animação, entre outras coisas.

Entre tantas funções que possui o Photoshop, também é possível remover marca d’água de fotos ou imagens. Porém, o Photoshop é um software pago, mas é possível baixar e utilizar uma versão de testes.

7. Fotophire Editing Toolkit

O Fotophire Editing Toolkit é um software pago de edição de fotos bem completo. Com essa plataforma, você pode remover qualquer coisa da sua foto, como marcas d’água, datas, objetos indesejados.

8. GIMP

O GIMP é um software de edição e criação de imagens disponível para Windows, Mac e Linux. Além de contar com inúmeras ferramentas e recursos de edição de imagem, ele é um programa gratuito.

É possível remover marcas d'água, entre outros objetos da sua foto, o editor possui suporte para vários formatos de arquivos, como JPEG, GIF, PNG, TIFF e até especiais com multiresolução. Além de possuir compatibilidade com mais de 100 tipos de plugins.

9. Paint.NET

O Paint.NET é um programa gratuito de edição de fotos e imagens, disponível para Windows. A plataforma tem uma interface bem simples e intuitiva. O editor oferece menos recursos que um software profissional, porém é capaz de produzir boas edições.

Apesar de ser um pouco limitado, é possível remover marcas d’água através desse software.

10. Fotoefeitos

O Fotoefeitos possui a função de tirar marcas d’água de fotos online e gratuito, não é necessário baixar nenhum programa para seu computador, ele funciona diretamente do seu navegador.

Cuidados ao remover marca d'água em imagem

As marcas d’água em imagens são utilizadas para garantir a propriedade do artista em uma foto ou uma arte.

Obras fotográficas e audiovisuais são protegidas pela Lei de Direitos Autorais, e isso significa que os criadores têm direitos morais e patrimoniais sobre elas.

E o uso dessas imagens são exclusivas dos autores, podendo ser utilizadas caso tenha autorização para isso. Por isso é bom ficar atento na hora de escolher uma imagem ou remover uma marca d’água.

Como inserir marca d'água em imagem

Caso você queira adicionar uma marca d'água em uma imagem, existem algumas ferramentas que possibilitam isso de forma gratuita e bem rápido.

O Shutterstock: Creative Flow, por exemplo, é uma das ferramentas de design mais completas no mercado, possibilita a criação de elementos visuais com cara de profissional mesmo que você não tenha muita experiência na área ou seja designer gráfico.

Para adicionar marca d'água pelo Creative Flow é bem simples, basta ir na aba "Artes gráficas" clicar no botão "Adicionar suas próprias figuras" e abrir a imagem que deseja inserir uma marca d'água, em seguida na mesma aba faça o upload da sua logo.

Coloque a logo no local que desejar em cima da imagem principal e ajuste o tamanho como desejar. Com a logo selecionada vá até a barra de ferramentas superior e selecione o botão "editar imagem" e na aba que abrir procure por "Efeitos criativos" dentro dos efeitos selecione "Atenuar e misturar" e vá ajustando. Feito isso, a imagem estará com a sua marca d'água.

Encontrou a melhor ferramenta para remover marca d’água?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor ferramenta para remover marca d’água de fotos e vídeos.

Confira nosso artigo e aprenda como converter vídeos ou melhores ferramentas para baixar vídeos do YouTube.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download