O que é HubSpot? Aprenda tudo sobre essa ferramenta

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Desde que a internet e as redes sociais se popularizaram uma nova necessidade surgiu para as empresas: criar relacionamentos online com os consumidores.

Com o desenvolvimento da tecnologia, os profissionais de marketing e comunicação também avançaram nos estudos sobre as interações na internet. 

Através de pesquisas esses profissionais analisaram os dados disponíveis na internet para desenvolver modelos mais assertivos e eficientes.

No meio do marketing digital um conceito que ganhou muita importância é o Inbound Marketing. 

Uma forma mais ativa de produzir conteúdo para atrair, interessar e envolver os clientes através de conteúdos úteis e de valor. 

A HubSpot é uma empresa norte-americana que desenvolve metodologia e tecnologias voltadas para transformar a maneira de como o Inbound é feito. 

Para conhecer mais sobre essa empresa, seu serviço e suas ferramentas, confira o nosso artigo.

O que é Inbound Marketing?

Antes de começarmos a falar sobre a HubSpot, precisamos entender um pouco melhor o conceito de Inbound Marketing

Este conceito também é conhecido como “marketing de atração” ou “marketing de conteúdo”, uma forma de marketing em que empreendimentos criam e produzem conteúdo de valor para um público-alvo específico.

Isso deve acontecer de uma forma com que a empresa seja capaz de conquistar a permissão para se comunicar de forma mais direta com seu público, criando um relacionamento mais próximo. 

Ao conquistar essa permissão para manter o contato com essas pessoas, conseguindo seu número de celular ou e-mail, eles irão se tornar leads. 

É aí que o Inbound Marketing precisará ser executado com estratégia para manter esses leads com conteúdo de qualidade e valor, tirando dúvidas e informações práticas. 

Desta forma será possível fazer com que esses leads compreendam que seu produto ou serviço é a solução que está sendo buscada por eles.

O que é HubSpot?

O HubSpot foi criado em 2006 nos EUA para utilizar a metodologia do Inbound aliada à tecnologia mudando a forma com que as organizações desenvolvem suas estratégias de marketing, venda e atendimento ao cliente com foco em resultados.

A empresa oferece aos seus clientes um software com 3 módulos (Marketing Hub, Sales Hub e Service Hub) e mais de 30 ferramentas diferentes.

O objetivo deste serviço é se tornar uma central de informações para empresas, através de um CRM que é completamente gratuito, que oferece a possibilidade de crescer de forma saudável e criando relacionamento entre as pessoas e empresas.

O software desenvolvido pela HubSpot é uma solução completa que aborda todos os aspectos da comunicação da empresa com seus clientes, levando em consideração primeiro contato com a marca até o pós-venda.

O HubSpot vale a pena?

Este serviço é indicado para empresas que precisam de diversas ferramentas para gerenciar marketing e vendas, contudo contam com diversas plataformas diferentes que acabam aumentando o trabalho operacional. 

Contar com diversas ferramentas diferentes também significa que os profissionais irão precisar gerenciar vários dashboards e planilhas diferentes. 

Isso pode tornar o trabalho de fazer análise mais difícil, diminuindo a velocidade com que o impacto de suas escolhas são percebidos e as estratégias são desenvolvidas. 

O HubSpot é uma plataforma que unifica diversas soluções em um só ambiente, permitindo interação entre os dados e facilitando a mensuração e análise das informações. 

Ou seja, será possível acompanhar e comparar suas campanhas de marketing com mais eficiência, encontrando os pontos positivos e questões que precisam ser melhoradas.

Produtos HubSpot

Confira a seguir quais são as principais soluções encontradas nas ferramentas oferecidas pelo Hubspot.

CRM HubSpot

O CRM oferecido pela HubSpot é uma ótima ferramenta para empresas de qualquer segmento. 

A plataforma é grátis e permite personalizar todas as etapas do processo de vendas e negociações adequadas para diferentes modelos de negócios e tamanho de empresas.

A plataforma é fácil de usar e bastante visual, permitindo que o processo de vendas seja observado e gerenciado com assertividade. 

Desta forma será possível identificar o momento em que o lead se encontra e qual a melhor maneira para convertê-lo.

O CRM também permite que seus usuários controlem com detalhes as informações para cada negociação. 

Isso permite que empresas possam fazer análises mais precisas sobre negociações que deram errado e negociações que foram um sucesso.

HubSpot Marketing

Esta foi a primeira solução desenvolvida pela HubSpot. O software foi importante por oferecer uma plataforma onde é possível criar estratégias de marketing otimizadas, com a possibilidade de serem automatizadas, acompanhadas e mensuradas.

A solução conta com recursos para captar clientes através do Inbound Marketing, redes sociais, SEO, e-mail marketing e outras estratégias. 

Ou seja, é uma plataforma voltada para o aumento de tráfego e conversão de visitantes.

As ferramentas podem ser usadas para alcançar seu público através de conteúdo no blog e das redes sociais. 

O recurso Estratégia de Conteúdo é ótimo para facilitar a organização de publicações no blog, aumentando orgânico com estratégias de SEO. 

O HubSpot Marketing também permite que seus usuários entendam os estágios da Jornada do Consumidor, organizem sua base de contatos para oferecer conteúdos relevantes no momento certo.

Os recursos de análise também podem ser colocados em prática para entender suas ações de marketing através de relatórios completos.

HubSpot Sales Hub

O Sales Hub é um apanhado de ferramentas de venda para otimizar seus resultados. A plataforma permite automatizar ações de vendas de uma forma mais natural, sem criar processos muito robóticos. 

Esse recurso deve ser utilizado junto às informações coletadas através do CRM para criar estratégias de e-mail que podem ajudar seus leads a se tornarem clientes.

Esse Hub de vendas oferece a possibilidade de automatizar ações de distribuição de leads, criação de tarefas, e-mails de contato e evolução do estágio de venda. 

Por contar com a integração com o CRM, relatórios são gerados e podem ser analisados para avaliar cada etapa do processo de vendas e o desempenho de sua empresa. 

Além disso, todas as informações ficam registradas no histórico de cada contato. Isso significa que não é necessário uma operação manual para cadastrar estes dados, otimizando seus processos

HubSpot Service

O HubSpot Service é uma ferramenta desenvolvida para melhorar o atendimento ao cliente no digital. 

As ferramentas permitem organizar, monitorar e melhorar a relação com clientes através de uma experiência otimizada e natural.

A plataforma conta com recursos para registrar todos os contatos de um cliente, permitindo que o atendimento possa ser oferecido em todos os canais de comunicação utilizados. 

Ou seja, será possível fazer uma análise completa da comunicação da empresa com seus clientes, desde o primeiro contato ao pós-venda, analisando o número de chamados e em quanto tempo foram solucionados. 

O Service Hub também oferece funcionalidades que permitem desenvolver um autoatendimento ágil e efetivo. Através da base de conhecimento é possível gerar conteúdo para alimentar o autoatendimento. 

Informações podem ser adaptadas para criar variações diferentes de respostas a partir de uma base de conhecimento. 

Isso permite que os clientes sejam atendidos com muita rapidez no primeiro contato, solucionando demandas mais simples e preparando essas pessoas para as próximas etapas do atendimento.

HubSpot Academy

A HubSpot Academy é uma plataforma que tem como objetivo educar seus alunos sobre marketing e vendas.

O conteúdo visa transformar a maneira como as empresas crescem, através de cursos que ensinam os principais conceitos de marketing com cursos, treinamentos de seus softwares, projetos e certificações.

Aprendeu o que é HubSpot?

O HubSpot é uma excelente ferramenta para quem deseja automatizar seus processos e otimizar seus resultados em marketing digital. 

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