Modelo de currículo: 20 modelos e sites para criar o seu

atualizado 18 de agosto de 2023
Tempo de leitura15 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente na internet é possível encontrar modelo de currículo pronto apenas para editar com suas informações e poupar tempo na hora de elaborar um currículo competitivo e atraente.

Na hora de concorrer a uma vaga de trabalho, a forma como você se apresenta conta muito no processo seletivo para conquistar o emprego. Em muitos casos, a seleção já começa na hora de escolher quais currículos serão avaliados.

Para conquistar o tão sonhado emprego, é fundamental possuir um bom currículo. Mas na hora de elaborar um currículo competitivo, atraente e do zero pode ser uma tarefa um pouco complicada.

Para ajudar a encontrar os melhores modelos de currículo, preparamos um artigo com diversos modelos de currículo para você desenvolver algo agradável e que conquiste os recrutadores. Confira!

Estrutura de um currículo básico

Antes de começarmos a apresentar modelo de currículo, iremos mostrar como um currículo é estruturado. Existe um modelo tradicional e básico de currículo que é o cronológico inverso, onde suas conquistas são listadas em ordem invertida.

Ilustração de dois currículos, um bom com um sinal verde e um ruim com um sinal vermelho

Isso significa que a mais recente aparece no topo da lista. Este modelo básico é dividido em 6 partes, nessa ordem:

  • Cabeçalho.
  • Introdução (perfil profissional).
  • Experiência de trabalho.
  • Educação.
  • Habilidades ou competências.
  • Informações adicionais ou complementares.

Quando for fazer um currículo básico, coloque no cabeçalho apenas seu nome e informações de contato.

Na introdução escreva apenas um parágrafo sobre seu perfil profissional, liste suas experiências de trabalho, formação acadêmica, habilidades por último, as informações adicionais.

Melhores modelos de currículo

Entendendo melhor como é a estrutura básica do currículo, fica mais fácil de montar o seu para enviar aos recrutadores daquela tão sonhada vaga. Mas além de montar um totalmente do zero, existem opções de modelo de currículo pronto para ser editado da forma que você preferir.

Esses modelos de currículo podem ser encontrados diretamente no Canva. Ao final dos exemplos, apresentamos os melhores sites para encontrar modelos de currículo.

Modelo 1

Este é um modelo de currículo mais simplificado, onde cada parte é apresentada em uma seção separada. Na parte superior, é possível adicionar todas as informações de contato, uma imagem e uma breve descrição sobre sua experiência.

Os detalhes completos da experiência podem ser encontrados na parte inferior do currículo. As habilidades são listadas em uma seção separada e as informações sobre a sua formação acadêmica podem ser inseridas facilmente no canto inferior direito.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 2

Caso você esteja buscando um modelo de currículo mais minimalista, essa opção é perfeita. Além de uma foto, na parte superior é possível adicionar seu nome e área profissional, assim como suas informações de contato.

Além disso, a parte de formação é apresentada como uma linha temporal, onde você pode informar o ano e suas formações acadêmicas e cursos. Logo em seguida é possível adicionar suas experiências profissionais e as funções exercidas.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 3

Este outro modelo de currículo com foto traz um design um pouco mais colorido e separado por categorias. Com nome, área profissional, informações de contato e endereço no topo, totalmente personalizável.

Em seguida, você pode adicionar uma breve descrição do seu objetivo e as informações em relação a sua formação acadêmica. Na categoria de experiências você adiciona em ordem do mais antigo para o mais atual. E ao final, você pode adicionar todas suas habilidades profissionais.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo de currículo 4

Com um design dividindo as categorias em colunas, este modelo de currículo conta com uma cor bem neutra e um espaço para foto no topo ao lado de onde você pode adicionar seu nome e sua profissão.

Na primeira coluna é possível adicionar um breve resumo sobre você na seção "Sobre mim", além de informações de contato e educação, adicionando as instituições onde você estudou.

Na outra coluna você pode colocar suas experiências profissionais com uma breve descrição sobre o que fez em cada cargo e suas habilidades profissionais.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 5

Com um design mais elaborado, esse modelo de currículo possui um espaço para adicionar uma foto, sua profissão e uma pequena descrição sobre você. Além das informações de contato, endereço e redes sociais.

A outra coluna da página é dividida em 4 categorias: Formação, experiência, habilidades e idiomas. Um diferencial desse modelo é a possibilidade de adicionar um QR code e de classificar seu nível de domínio das habilidades profissionais e do idioma.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 6

Este modelo de currículo é mais simples e minimalista, onde cada parte é apresentada em categorias separadas. Na parte superior, é possível adicionar algumas informações pessoais e todas as informações de contato.

Em seguida, um breve resumo de qualificações, onde você irá descrever suas qualificações de forma resumida. Além disso, suas experiências profissionais, formação acadêmica e um diferencial é uma categoria para certificações e idiomas.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 7

Esse modelo de currículo com foto apresenta um design mais colorido e organizado em categorias. O topo é reservado para informações pessoais como nome, profissão e contato, permitindo total personalização.

Logo abaixo, é possível incluir uma breve descrição do seu objetivo e informações sobre a sua formação acadêmica.

A categoria de experiências deve ser preenchida em ordem cronológica, começando pela mais antiga e finalizando na mais recente. Por fim, todas as habilidades profissionais podem ser adicionadas.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 8

Bem parecido com outros modelos, este modelo de currículo com imagem possui um design mais vibrante e está dividido em categorias. No topo, há espaço para nome, profissão, informações de contato e endereço, que podem ser totalmente personalizáveis.

Em seguida, é possível adicionar uma breve descrição do seu objetivo e informações sobre a sua formação acadêmica.

A categoria de experiências deve ser preenchida em ordem cronológica, começando pela mais antiga e terminando na mais recente. No final, todas as suas habilidades profissionais podem ser adicionadas.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 9

Este modelo de currículo tem um design de colunas que divide as categorias, com uma cor bastante neutra e espaço para adicionar uma foto no topo, ao lado do seu nome e profissão.

A primeira coluna é destinada a um resumo sobre você, na seção "Sobre mim", juntamente com informações de contato e suas habilidades profissionais.

Na segunda coluna, você pode adicionar suas informações sobre formação acadêmica, além de listar suas experiências profissionais com uma breve descrição do que fez em cada cargo e os idiomas que você domina.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 10

Este modelo de currículo é simples e minimalista, onde cada seção é apresentada em categorias separadas. Na parte superior, é possível adicionar seu nome e seu objetivo.

Em seguida, há um breve resumo sobre você na categoria "Perfil", onde você pode descrever suas habilidades e experiências de forma concisa.

Além disso, há seções para adicionar seus dados pessoais e contato, experiências profissionais, formação acadêmica e habilidades linguísticas.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 11

Para profissionais da área acadêmica, este modelo de currículo conta com espaços para você preencher com informações de contato e uma breve descrição sobre você e sua carreira.

Na segunda seção da página, estão as informações sobre educação, listando onde estudou, suas experiências de pesquisa e experiências no mundo acadêmico.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 12

Com um design minimalista e tom de verde claro, esse modelo de currículo é dividido em duas colunas, onde a primeira parte conta com espaço para colocar uma foto, suas informações de contato e suas habilidades profissionais com um ranqueamento do seu nível em cada ferramenta.

Na outra parte, você adiciona seu nome e sua profissão no topo, além de categorias de "Sobre", onde você descreve de forma concisa suas experiências profissionais. Em seguida, a área para as informações sobre educação em ordem decrescente e no final suas experiências profissionais.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 13

Este modelo de currículo tem um design minimalista com um tom mais escuro e é dividido em duas colunas. Na primeira coluna, há espaço para adicionar uma foto, informações de contato, suas habilidades profissionais e suas informações em relação à formação acadêmica.

Na outra coluna, você pode adicionar seu nome e profissão no topo, além das categorias "Perfil", onde você pode descrever de forma concisa suas experiências profissionais. Em seguida, há uma área para suas experiências profissionais.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 14

Este modelo de currículo tem um estilo simples e minimalista, com cada seção apresentada em categorias distintas. Na parte superior, é possível incluir seu nome e sua profissão.

Em seguida, há uma seção para você preencher suas informações pessoais com um breve resumo sobre você, onde você pode descrever suas habilidades e experiências de forma sucinta.

Além disso, há seções para adicionar suas especializações e de contato, experiências profissionais, formação acadêmica e interesses pessoais.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo de currículo 15

Este modelo de currículo tem um design mais elaborado e criativo, separado em duas colunas, na primeira você preencher com seu nome e profissão no topo. Mais abaixo, estão as categorias de experiência profissional, onde você pode resumir cada atividade que realizou.

Além disso, a seção de educação, onde será informado suas experiências acadêmicas. Na outra coluna, no topo é possível adicionar uma breve descrição sobre você. Além de informações de contato, habilidades e experiência e referências.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 16

Esse modelo de currículo é pensado para quem deseja conquistar o primeiro emprego. No topo da página você pode adicionar seu nome e alguns dados de contato, além de um espaço para sua foto.

Na segunda seção da página, há um espaço para você descrever de forma resumida o seu perfil, além de objetivo, suas experiências acadêmicas e idiomas.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 17

Esse modelo de currículo apresenta um design criativo, colorido e elaborado, dividido em duas colunas. Na primeira coluna, você pode inserir sua foto e uma breve descrição sobre seu perfil pessoal, realizações em projetos e informações de contato.

Na outra coluna, na parte superior, há espaço para adicionar seu nome e profissão, além de suas experiências profissionais com uma breve descrição sobre suas atividades e formação acadêmica.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 18

Esse modelo de currículo apresenta um design mais sofisticado, com uma seção reservada para inserir uma foto, ao lado seu nome, sua profissão e uma breve descrição sobre você.

Além disso, há espaço para incluir suas informações de contato, endereço e perfis em redes sociais. Suas experiências profissionais com uma breve descrição sobre seu trabalho e suas formações acadêmicas.

O destaque desse modelo é a opção de classificar seu nível de habilidade em cada competência profissional.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 19

Esse modelo de currículo tem um estilo minimalista, com categorias separadas para cada parte. Na parte superior, é possível adicionar informações pessoais e um breve resumo sobre você.

Logo após, você pode preencher suas habilidades profissionais, suas informações sobre educação e experiência profissional. Além de detalhes de contato.

imagem de modelo de currículo do Canva

Modelo 20

Esse modelo de currículo é mais simples e apresenta cada seção em uma área separada. Na parte superior, é possível incluir informações de contato e uma foto.

As informações completas sobre sua experiência profissional podem ser encontradas na parte inferior do currículo. As habilidades são listadas em uma seção separada e as informações sobre sua formação acadêmica podem ser facilmente inseridas no canto inferior direito.

imagem de modelo de currículo do Canva

Sites para encontrar modelo de currículo

Agora que você conheceu algumas opções de modelo de currículo para se inspirar, vamos apresentar os melhores sites para você encontrar um modelo de currículo pronto, só editar com suas informações. 

1. Shutterstock

Quando o assunto é modelo de currículo, o Shutterstock: Creative Flow se destaca por oferecer uma biblioteca com uma imensa quantidade de modelos prontos para serem utilizados e com diversas opções de customizações em apenas alguns cliques.

Com o Shutterstock: Creative Flow você pode começar um currículo totalmente do zero ou utilizando templates prontos. Com sua grande biblioteca de fontes, cores, ícones e elementos, você pode customizá-lo da forma que quiser e se destacar entre os outros candidatos.

Além disso, é possível produzir linhas do tempo, pequenas apresentações de uma página ou até mesmo gráficos no editor de currículo do Shutterstock: Creative Flow. Com isso, você poderá destacar ainda mais os pontos fortes da sua carreira.

banner shurtterstock

O editor de modelo de currículo possui uma interface muito intuitiva e fácil de usar. Com apenas alguns cliques e arrastando os elementos, você pode criar currículos incríveis, mesmo que você não tenha conhecimentos gráficos aprofundados.

O Shutterstock: Creative Flow conta com uma variedade de ferramentas que permite a criação de design de diferentes categorias, desde cartões de visita, panfletos e logotipos até publicações para as redes sociais.

Recorte da biblioteca de modelos de currículo

Ao finalizar sua criação, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg e PDF.

Para criar currículo a partir dos modelos prontos do Shutterstock: Creative Flow, basta seguir os passos:

  • Acesse o link do Shutterstock: Creative Flow;
  • Você pode criar a sua conta na ferramenta, através de uma conta já existente como a sua conta Google ou do Facebook;
  • Após criar a sua conta, na barra superior você vai visualizar a aba "modelos";
  • Dentro da aba "modelos" visualizará a aba "pessoal";
  • Na aba "pessoal" basta clicar na opção currículos
  • Pronto!

Você será redirecionado para a página da imagem acima, e poderá escolher o melhor modelo de currículo e em seguida começar a editá-los.

Após a edição, não esqueça de baixar no formato PDF para poder imprimir ou então enviar por email.

2. Zety

Se você está buscando modelo de currículo para fazer o seu, o Zety é uma excelente opção de site para criar currículo totalmente gratuito e online, sem a necessidade de baixar nenhum programa.

Nesse site você consegue encontrar mais de 18 modelos de currículo para usar como base para criar o seu. Todos os modelos do site foram criados baseado na preferência dos recrutadores e do mercado.

O modelo de currículo que possui nesse site é otimizado para ser lido facilmente por softwares de seleção de currículos. Com o Zety você não irá se preocupar com a formatação do seu currículo, a plataforma faz isso de forma automática.

Ao editar suas informações no modelo de currículo, eles não irão sair de formatação, com isso você ganha tempo para focar na criação do currículo ideal.

O Zety possui uma ferramenta que sugere frases, habilidades e parágrafos para o seu currículo, de acordo com sua profissão. A plataforma também dá dicas sobre o que preencher em cada etapa.

O editor de currículo do Zety é totalmente customizável. É possível escolher as fontes, cores do documento e muito mais, além de permitir que você armazene o seu modelo de currículo para realizar novas alterações posteriormente.

3. meuCurriculoPerfeito

Com o objetivo de ajudar pessoas e conquistar o tão sonhado emprego, a meuCurriculoPerfeito é uma plataforma com diversos modelos de currículos e cartas de apresentação.

A partir de modelo de currículo disponível, você consegue criar o seu currículo e customizá-lo da forma que quiser. Além disso, é possível visualizar exemplos de objetivos e perfis profissionais para te ajudar.

Acessando o meuCurriculoPerfeito você consegue criar seu currículo online utilizando o modelo que deseja e a cor principal. Em seguida você será direcionado para outra janela onde irá preencher com seus dados.

Preenchendo todos os tópicos principais da estrutura de um currículo como: cabeçalho, histórico profissional, formação acadêmica, competências e resumo profissional, será possível realizar o download do seu currículo finalizado.

4. Visual CV

Outra opção de site com modelo de currículo é o Visual CV, esse site conta com uma grande biblioteca com diversas opções de currículo para você inserir todos seus dados e criar o seu gratuitamente.

Um grande diferencial desta plataforma é a possibilidade de integrar com seu perfil do LinkedIn, além disso, dentro do Visual CV você não precisa se preocupar com a formatação do texto do seu currículo.

Podendo inserir os dados diretamente do LinkedIn ou realizar o upload de um arquivo que contenha as informações que deseja colocar no seu currículo.

Além disso, no Visual CV, é possível acessar um consultor de currículos que irá analisar currículos de outros profissionais e saber qual deles recebeu mais visitas.

5. Mundo Senai

O SENAI, sigla para Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, conta com uma plataforma totalmente gratuita para criar currículo. Essa plataforma conta com 3 modelos de currículo para você escolher.

O site do Mundo Senai conta com uma plataforma bem simples e intuitiva para você criar o seu currículo. Basta preencher os campos existentes com seus dados e informações sobre suas experiências profissionais e educacionais.

Ilustração de um homem carimbando um currículo como aprovado

Os modelos de currículo existentes na plataforma são: o clássico, moderno e o formal. Entre esses modelos muda apenas a formatação do currículo.

Ao preencher todos os campos das 4 etapas: dados pessoais, formação acadêmica, histórico profissional e idioma. Basta clicar em "Salvar" e você poderá fazer o download do seu currículo.

6. estagiotrainee

Se você está procurando modelo de currículo para montar o seu, o site estagiotrainee é uma plataforma que auxilia empresas em publicações de processos seletivos para vagas de estágio e trainees.

Em sua plataforma, você consegue encontrar diversas dicas para se destacar no início da sua carreira profissional. A ferramenta para criar currículo conta com 6 modelos prontos para você preencher com suas informações e criar um currículo único.

O site conta com um passo a passo que foi desenvolvido por profissionais de RH (Recursos Humanos) especializados em análise de currículo. Com dicas e informações extras sobre o que preencher em cada etapa do currículo.

Encontrou o seu modelo de currículo ideal?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o seu modelo de currículo ideal para você criar um currículo interessante e impressionar os recrutadores.

Agora, se você está se preparando para ir em uma entrevista de emprego, não esqueça de saber quais são as qualidades e defeitos que você pode mencionar na hora da sua entrevista.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download