Melhores Ferramentas de Help Desk: 10 opções para 2024

atualizado 26 de janeiro de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

As ferramentas de help desk representam um exemplo notável de como a tecnologia pode elevar o valor percebido e a experiência dos clientes por meio de atendimentos rápidos, eficientes e que superam suas expectativas.

Um software de suporte ao cliente atua como uma central de ajuda, permitindo que você prepare sua equipe para oferecer um serviço de qualidade, desde a abertura até o controle e organização dos chamados.

Um atendimento de qualidade pode impulsionar as vendas, e é o sucesso dos clientes que nutre o crescimento sustentável da empresa a longo prazo. Com o propósito de auxiliar na melhoria da estrutura de atendimento ao cliente, apresentamos esta lista com as melhores ferramentas de Help Desk. Confira!

O que é help desk e quais suas vantagens?

O help desk é um software projetado para auxiliar as equipes de atendimento na gestão, organização e resolução centralizada de dúvidas, problemas ou solicitações de clientes, reunindo todas essas funções em um único sistema.

Os melhores sistemas de help desk geralmente oferecem uma variedade de recursos que vão além do simples gerenciamento de chamados de atendimento. No entanto, esclarecer dúvidas e fornecer suporte sobre o funcionamento de produtos e serviços permanece como sua principal função.

As principais vantagens das ferramentas de help desk incluem:

  • Aumento do nível de satisfação dos clientes.
  • Atendimento mais rápido, eficiente e objetivo.
  • Centralização das informações.
  • Otimização dos processos internos e externos.
  • Identificação de padrões de comportamento.

Por que é importante contar com um Help Desk na sua empresa?

A existência de um Help Desk em uma empresa desempenha um papel crucial para o sucesso operacional e a satisfação do cliente.

Isso se deve ao fato de que, por meio dele, é possível oferecer suporte ágil e eficaz aos clientes, garantindo a resolução rápida de problemas e dúvidas, o que contribui para melhorar a satisfação do cliente.

Além disso, o Help Desk auxilia na gestão de demandas, mantendo um registro organizado das interações, facilitando análises e a identificação de áreas para melhorias.

Essa abordagem proporciona um diferencial competitivo ao oferecer um serviço diferenciado e demonstrar comprometimento com a satisfação do cliente, resultando em fidelidade e preferência pela marca.

Melhores sistemas de help desk

Atualmente existem várias opções de sistemas de help desk que visam aprimorar e otimizar o atendimento ao cliente nas empresas. Contudo, diante de tantas alternativas, como escolher aquela que atenda às necessidades específicas da sua empresa?

Com o intuito de orientar essa decisão, elaboramos uma lista apresentando as 10 melhores ferramentas de help desk. Confira abaixo!

1. JivoChat

Iniciamos nossa lista das melhores ferramentas de help desk com a JivoChat. Mais do que apenas um chat online para sites, ela se destaca como uma solução completa de atendimento ao cliente, permitindo a comunicação em tempo real com visitantes em sua página e outros departamentos ou membros de sua equipe.

A JivoChat oferece módulos personalizáveis de acordo com suas necessidades específicas. O módulo do WhatsApp possibilita a integração direta ao JivoChat, profissionalizando o atendimento no aplicativo de mensagens mais popular.

Com o módulo Jivo Marketing, é possível gerenciar tráfego e obter leads mais segmentados usando ferramentas especiais de marketing. Destaca-se também o módulo de Assistente IA, onde a tecnologia OpenAI integrada auxilia a equipe de suporte a escrever de forma rápida e diversificada.

Para aqueles que possuem uma loja virtual no Instagram, a JivoChat oferece o módulo Instagram, permitindo receber Directs, menções e respostas de seus Stories diretamente no JivoChat. A integração ao MercadoLivre é outra funcionalidade poderosa, simplificando as vendas ao concentrar o atendimento ao cliente em um único aplicativo.

Outros módulos disponíveis nos planos da JivoChat incluem o Telefonia Plus, que permite conectar um número universal, gerenciar ligações e monitorar a qualidade dos atendimentos por voz. O módulo de chamadas de vídeo possibilita atender clientes através de chamadas de vídeo diretamente pelo chat, apresentando os benefícios dos produtos em tempo real.

O JivoChat oferece recursos para acompanhar avaliações de sessões de atendimento, o desempenho dos operadores, criar lembretes para agendar contatos futuros, determinar horários de trabalho e monitorar métricas como o tempo da primeira resposta.

É possível integrar o JivoChat a outras ferramentas de help desk, como Agidesk, Desk Manager, e diversas outras, além de sistemas de CRM, ferramentas de e-mail marketing e outros aplicativos.

A plataforma conta com um plano básico gratuito permanente e um plano profissional que oferece todos os recursos necessários para impulsionar resultados e reter clientes.

Captura de tela do JivoChat

2. Freshdesk

O Freshdesk é uma das ferramentas de help desk da empresa Freshworks - que oferece diversas soluções profissionais relacionadas à atendimento ao cliente, vendas, marketing e negócios como um todo.

Ele te permite centralizar seus atendimentos e acompanhar tickets facilmente, assim como converter e-mails em tickets desde o plano básico e gratuito.

A empresa oferece cinco planos e, a partir do primeiro pacote pago, denominado Blossom, você já tem acesso à automações para melhorar o desempenho de sua equipe.

Captura de tela do Freshdesk

3. Freshservice

Da mesma empresa que o Freshdesk, o Freshservice é uma central de help desk especializada para suporte e serviços de TI (Tecnologia da Informação).

Dessa forma, fica fácil administrar chamados e resolver problemas em sua empresa diretamente através da plataforma na nuvem.

Ele oferece suporte multicanal, para que possa atender chamados por e-mail, telefone, portal de autoatendimento, bate-papo ou até mesmo pessoalmente.

A ferramenta conta com quatro planos, onde o mais básico já te oferece gerenciamento de incidentes, base de dados de conhecimento, automações, portal de autoatendimento e muito mais.

4. Desk Manager

O Desk Manager é uma excelente opção para acompanhar chamados, gerenciar tarefas, avaliar relatórios e avaliações e até mesmo documentar as despesas geradas a partir dos atendimento prestados.

Sendo uma ferramenta completa e profissional, ele conta com um painel intuitivo e ainda oferece controle de SLA (Service Level Agreement) para que possa gerenciar prazos de atendimento para cada solicitação criada.

O Desk Manager conta com três planos, onde o mais básico já oferece abertura de chamados através de seu portal ou via e-mail, assim como relatórios completos, SLA e muito mais.

Desk Manager

5. Desk360

O Desk360 é uma excelente alternativa entre as ferramentas de Help Desk. Ele te ajuda a centralizar os atendimentos e aumentar a satisfação dos clientes, pois oferece relatórios dinâmicos sobre seus chamados, assim como te permite acompanhar o rendimento dos operadores.

Nele, é possível comunicar-se tanto internamente quanto com seus clientes. A ferramenta te permite criar formulários com campos personalizados para que possa recolher o máximo de informações e direcionar os chamados para os departamentos certos.

Ele oferece três planos, sendo um deles gratuito e limitado para um único agente, mas já oferecendo tickets ilimitados, relatórios e o essencial para que possa começar.

6. Zendesk Support

Semelhante ao Freshworks, a Zendesk oferece diversas ferramentas de atendimento, sendo o Zendesk Support a opção especializada para controle e gerenciamento de tickets e chamados de suporte.

Com ele, você pode resolver problemas rapidamente, oferecer todas as ferramentas que sua equipe precisa para registrar cada situação e lidar com ela da melhor forma possível, assim como escalar seu negócio conforme necessário.

A empresa também oferece cinco planos. O mais básico custa $5 (dólares americanos) e já conta com canais de e-mail e redes sociais, widget web, histórico de interações e muito mais.

7. Zoho Desk

Não poderíamos deixar a Zoho fora de nossa lista com as melhores ferramentas de Help Desk. A empresa é especializada no assunto e oferece diversos sistemas voltados para gestão de negócios.

Com o Zoho Desk, fica fácil acompanhar seus tickets e centralizar chamados em uma plataforma intuitiva, nativamente integrada com várias outras ferramentas da empresa, como seu próprio CRM.

Ele também conta com três planos e cobra mensalmente por agente, no qual o primeiro plano já oferece todos os recursos e funcionalidades essenciais para que possa administrar seu atendimento.

Zoho Desk

8. ManageEngine

A ManageEngine é uma plataforma completa para gerenciamento de TI e oferece uma ferramenta de Help Desk prática e profissional.

Com ele, você pode gerenciar tickets, contas, informações de contato e de cadastro de clientes, assim como gerenciar e-mails de suporte recebidos.

O sistema está disponível na nuvem e grandes nomes como a Xerox, Vodafone, Dell e até mesmo a Disney confiam em suas soluções. Existem três planos, flexíveis e distintos e é possível começar a utilizá-lo agora mesmo através do período de testes gratuito.

9. AzureDesk

A AzureDesk também não poderia ficar fora de nossa lista de ferramentas de Help Desk, especialmente porque ela oferece um painel extremamente intuitivo e projetado para otimizar o desempenho de sua equipe.

Além da gestão de tickets de suporte, é possível converter e-mails recebidos em novos chamados, ter acesso à uma caixa de entrada sem limites de endereços de e-mail e integrar à outros aplicativos, como o JIRA, Slack, etc.

É possível testar o AzureDesk gratuitamente por 14 dias. Após este período, você poderá optar entre adquirir o plano único oferecido pela empresa, que pode ser pago mensalmente ou anualmente.

AzureDesk

10. LiveAgent

Para fechar nossa lista, conheça também o LiveAgent. A empresa oferece diferentes canais e ferramentas de atendimento, o que também inclui seu próprio help desk profissional.

Através dele, é possível acompanhar chamados abertos por e-mail, chat, ligações, nas redes sociais e até mesmo oferece autoatendimento através de sua própria base de conhecimento.

Os planos apresentados são relacionados diretamente às funções que você deseja. O mais básico te oferece a ferramenta de tickets com essencialmente todos os recursos que você precisa para começar a gerenciar o atendimento.

Encontrou a melhor opção entre as ferramentas de Help Desk?

Esperamos que o artigo tenha ajudado a encontrar uma solução ideal de acordo com as necessidades de seu negócio. Otimize seus serviços para que possa oferecer um excelente atendimento ao cliente e gerar mais oportunidades de negócios.

Se você já for um cliente que utiliza o JivoChat para transformar visitantes em clientes, não se esqueça que pode integrá-lo ao Zendesk e ao Desk Manager, também apresentados nessa lista. Boas vendas!

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