A importância de usar um ERP industrial

atualizado 12 de janeiro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Rafael Ricardo
Rafael Ricardo
Criadora de Conteúdo da Soluções Industriais

O avanço da tecnologia proporcionou impactos no mundo corporativo e, atualmente, o uso dela é indispensável.

Devido a transformação digital, muitas empresas buscam como captar clientes pela internet, visto que é possível divulgar produtos e serviços para vender online.

Além disso, com as disponibilidades de novas ferramentas tecnológicas, as organizações compreendem a necessidade de realizar a otimização do tempo e o controle de processos produtivos, a fim de evitar erros e aumentar a qualidade nos serviços prestados.

O software de gestão é uma das ferramentas indispensáveis nos dias atuais. Isso porque possibilita uma nova maneira de gerenciar a empresa e obter excelentes resultados.

Um ERP industrial contribui para o sucesso nos processos das indústrias, pois, a organização evita o uso de planilhas e otimiza o tempo de gerenciamento, como menor possibilidade de erros.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar a importância de usar um ERP industrial. Continue lendo e fique por dentro de tudo. Vamos lá?

O que é um ERP industrial?

Como já mencionamos anteriormente neste post, a tecnologia avançou e impactou significativamente as novas formas de fazer negócios.

Com a transformação digital, é quase impossível que um empreendedor não tenha se perguntado ‘’como divulgar minha empresa na internet‘’ para alcançar o público específico e conquistar metas e objetivos.

Assim sendo, por mais que os gestores tenham o entendimento do sistema de gestão atual, é importante ressaltar que antes do ERP, o uso do sistema era conhecido como MRP (Materials Requirement Planning), que tinha como finalidade realizar o gerenciamento básico dos materiais processados na indústria.

Desse modo o ERP (Enterprise Resource Planning) é a evolução do sistema integrado anterior. Ambos obtêm a facilidade de controlar o estoque da indústria de modo eficiente.

Vale lembrar que no ramo industrial, é indispensável controlar as finanças, fluxos de saída e recebimentos, estoque, e afins.

Sendo assim, um ERP industrial é caracterizado por atender os setores da organização de modo integrado, ou seja, todas as informações da indústria passam por toda companhia com o objetivo de conquistar resultados positivos.

Logo, o sistema de gestão integrado na indústria realiza o controle de máquinas de modo prático e ágil, além de aprimorar os processos e gerenciamento industrial.

Afinal, qual a importância de um sistema ERP industrial?

Agora que você já conhece mais sobre este conceito, chegou o momento de te explicar sobre sua importância na indústria, e na sequência, suas vantagens. Continue acompanhando.

Muito provavelmente você já se perguntou ‘’como vender meus produtos pela internet’’, pois precisava potencializar as vendas e aproveitar as oportunidades da transformação digital. Entretanto, é preciso aplicar algumas estratégias e realizar um melhor gerenciamento de estoque para não obter situações de conflitos nas vendas.

No ramo industrial não é diferente. Para garantir um controle ideal do fluxo de informações da cadeia produtiva, armazenagem e afins, o ERP industrial é indispensável. Isso porque permite atender as necessidades dos consumidores, visto que todas as demandas serão realizadas com sucesso, com menor taxa de erros.

Assim sendo, as receitas aumentam e a indústria tem alta probabilidade de se destacar no mercado e ficar à frente da concorrência.

Vantagens de implementar um ERP industrial

Se você chegou até aqui, mas ainda não sabe as vantagens de implementar um ERP na sua indústria, confira logo abaixo.

1. Reduz a quantidade de erros e aumenta a segurança dos dados

Um sistema de gestão integrado implementado na indústria proporciona redução de erros e garante melhor produtividade.

Isso porque os erros que eram cometidos através do uso de planilhas são mais comuns de ocorrer em um gerenciamento. Mas, com o ERP, os processos são validados através da tecnologia.

Além do mais, contribui para aumento da proteção de dados e informações das organizações que implementam o ERP, visto que o armazenamento é realizado no banco de dados, e graças a tecnologia, são gerenciadas de modo seguro.

Portanto, para qualquer indústria é importante obter segurança de dados e diminuição de erros, por isso, o ERP é indispensável.

2. Maior padronização das operações industriais

Como mencionamos anteriormente neste post, o uso de planilhas e que não são integradas aos demais setores da empresa, contribui para grandes erros e que podem impactar negativamente a organização.

Assim sendo, o sistema não é padronizado. Logo, ao implementar o sistema de gestão integrado na indústria, os dados e informações são gerenciados de modo mais assertivo.

Controlar e ampliar a comunicação de modo aprimorado nos demais setores da empresa, contribui para a gestão ter conhecimento dos processos produtivos.

3. Produtividade das máquinas e dos colaboradores

Que a produtividade das máquinas e operadores são uma das grandes preocupações no ramo industrial, não restam dúvidas!

Afinal, são os fatores determinantes para garantir o sucesso do negócio,a fim de distribuir os produtos necessários para o consumidor final.

O ERP permite que o gerenciamento dos resultados alcançados sejam identificados e determinados quais são os recursos utilizados, podendo ser remanejados, se necessário, para aumentar os resultados.

Além do mais, a gestão integrada garante motivar os integrantes da indústria de modo que contribua para o aumento da produtividade de modo saudável e satisfeito, e o gestor consegue otimizar o tempo, uma vez que o sistema de gestão proporciona reduzir erros e retrabalhos.

4. Redução dos custos operacionais

Decerto que qualquer negócio busca aumentar a produtividade, potencializar as vendas, aumentar o lucro e obter a redução de custos.

O ERP industrial proporciona esse bem para a organização, além de contribuir para alcançar os objetivos e metas com alta precisão.

Isso é possível porque o sistema de gestão integrado identifica os erros, além dos desperdícios causados na indústria. Logo, o gestor entra em ação para traçar estratégias que solucionem o problema.

Agora que você já sabe da importância de usar o ERP industrial, o que está esperando para aplicar na sua indústria?

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Marketing para Indústria.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download