Que tipo de hospedagem devo usar em meu e-commerce?

Tempo de leitura4 minutos
Upsites Digital
Upsites Digital
Guestpost

Imagine que o número de compradores em sua loja virtual está aumentando, você está feliz com os lucros das vendas, até que em algum momento seu site fica fora do ar. Já imaginou o prejuízo para sua empresa? Se você não deseja que essa situação aconteça no seu site, você precisa pensar cuidadosamente sobre a escolha de hospedagem para seu e-commerce.

O que é hospedagem na web?

Hospedagem (uma boa opção é a BqHost) é um serviço em que uma empresa de hospedagem fornece um servidor, ou seja, a infraestrutura necessária para executar sua loja online.

O serviço de hospedagem consiste em alocar:

  • Tamanho específico do disco rígido

  • A quantidade máxima de dados a serem enviados por meio das conexões de internet da sala do servidor,

  • Carga máxima na sala do servidor por serviços,

  • Serviços suportados pela sala do servidor

Diferentes tipos de serviços de hospedagem

Existem muitos tipos diferentes de hospedagem para uma loja online. A oferta de empresas de hospedagem inclui hospedagem compartilhada, servidores VPS e servidores dedicados. Cada uma dessas soluções tem seus prós e contras. A seleção incorreta pode resultar em carregamento mais lento da página.

Você sabia que até 40% das pessoas deixam o site se ele carregar por mais de 3 segundos? Nos piores casos, a loja online pode não estar disponível, nem carregar, o que impedirá que o cliente faça compras. O tempo de inatividade nas operações da loja é um desperdício. Vale a pena se proteger deles e pensar cuidadosamente em qual hospedagem escolher para uma loja online.

Se você planeja iniciar uma nova loja, pode começar com a hospedagem compartilhada. Esta é uma solução boa e barata para começar. No entanto, se você já possui uma loja online com mais tráfego ou está planejando uma loja com inúmeras promoções que geram números abruptos de acessos na loja, é necessário ter um servidor dedicado ou VPS.

Parâmetros técnicos para escolha de servidor de hospedagem

Existem muitas plataformas de e-commerce no mercado, como WooCommerce, PrestaShop, Magento e cada uma possui seus próprios requisitos técnicos para hospedagem. Todas as plataformas podem ser instaladas nos servidores Apache ou Nginx, que são os mais confiáveis ​​e funcionais.

Praticamente todas as empresas de hospedagem disponíveis no mercado atendem a esses requisitos. Evite provedores de hospedagem que não usem versões atuais do PHP. Atualizações regulares são importantes porque as novas versões geralmente contêm patches de segurança. Lembre-se de que as versões antigas do PHP e MySQL não têm mais suporte oficial e, como tal, podem expor sua loja a uma vulnerabilidade.

Hospedagem WooCommerce

Hospedagem WooCommerce

Os servidores Apache ou Nginx são os servidores mais confiáveis ​​e funcionais para WordPress + WooCommerce. O WordPress não tem requisitos elevados de servidor.

Devido à plataforma WordPress muito popular, algumas empresas de hospedagem oferecem servidores especialmente projetados para o WordPress. Infelizmente, muitas vezes essa oferta é apenas um truque de marketing e um produto otimizado e irreal do WordPress, pelo qual não vale a pena pagar um preço mais alto.

Hospedagem PrestaShop

O PrestaShop não possui requisitos de servidor altos e pode ser Apache ou Nginx. Tudo o que você precisa é de um intérprete PHP versão 5.6 ou mais recente, banco de dados MySQL versão 5.6 ou mais recente e suporte a HTTPS.

Hospedagem Magento

Magento é mais exigente em termos de requisitos de servidor, em particular RAM, e é por isso que um VPS ou servidor dedicado é recomendado. A Magento Store pode ser instalada em um servidor Apache ou Nginx. Os requisitos mínimos são o interpretador PHP versão 7.2 ou posterior, banco de dados MySQL versão 5.6 ou posterior e suporte a HTTPS.

Escolhendo hospedagem para e-commerce: o que considerar?

Boas empresas de hospedagem possuem mecanismos para melhorar a segurança da loja. Esses podem ser mecanismos do tipo Firewall, mecanismos que examinam arquivos no servidor em busca de códigos maliciosos etc. Lembre-se de que, quando se trata de segurança da sua loja, você não deve confiar apenas na empresa de hospedagem, mas esse é um ponto importante na hora de escolher uma hospedagem.

Além disso, não há nada mais importante do que hospedagem operacional 24/7, executando em um servidor com alto poder de computação e conexões de rede estáveis.

Outro ponto importante a considerar é a capacidade e a quantidade de espaço no disco rígido do servidor que você tem à sua disposição para armazenar os arquivos que compõem a página, o e-mail e os arquivos enviados por meio do protocolo FTP (fotos, vídeos). Quanto maior a capacidade da conta, mais avançado o site poderá executar.

Conclusão

A escolha da hospedagem para uma loja online é uma decisão importante que afetará a estabilidade da sua loja, a velocidade de exibição da loja e, indiretamente, a imagem da loja aos olhos dos clientes.

Ao criar uma loja online, vale a pena considerar quantas pessoas visitarão sua loja online por mês e quantas visualizações ela gerará. Se, no futuro, você desejar organizar grandes promoções ou vendas, os parâmetros do servidor deverão atender ao tráfego estimado.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download