14 Melhores programas para gravar tela do PC grátis

atualizado 30 de janeiro de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Muitos usuários têm dúvidas na hora de saber como gravar a tela do computador, principalmente quem está começando a trabalhar com cursos online e videoaulas, além de produtores de conteúdo para YouTube que precisam gravar tela do PC.

Além disso, esses programas são essenciais para Streamers, que fazem transmissão ao vivo da tela do computador, podendo gravar tela do PC grátis e transmiti-la em plataformas como o YouTube, Twitch e Facebook Gaming.

A boa notícia é que existem diversas ferramentas para gravar tela do PC grátis que permite você capturar o vídeo, áudio e até a imagem da sua webcam. Pensando nisso, preparamos uma lista com as melhores ferramentas para gravar tela do PC grátis.

Melhor gravador de tela do PC gratuito

Atualmente a internet está repleta de ferramentas para gravar tela do PC, nessa lista nós separamos as melhores ferramentas para gravar tela do PC grátis que oferecem os melhores recursos, confira!

1. Apowersoft Screen Recorder

A primeira ferramenta para gravar tela do PC grátis que apresentamos nessa lista é o Apowersoft Screen Recorder. Essa ferramenta permite você selecionar a área da tela que deseja gravar.

Além disso, ao finalizar a sua gravação, a ferramenta oferece a opção de publicar imediatamente em plataformas como o YouTube. As gravações são disponibilizadas em formatos como: MP4, WMV, AVI, FLV, MPEG, VOB, ASF e GIF.

O Apowersoft Screen Recorder é uma ferramenta muito simples e fácil de utilizar, em poucos cliques você já pode começar a gravar tela do PC grátis.

Captura de tela do ApowerREC

Para começar a gravar tela do PC grátis com o Apowersoft Screen Recorder é bem simples, basta selecionar a opção de gravação e a área que deseja, com ou sem a webcam ligada. Em seguida, basta clicar no botão vermelho "REC".

Captura de tela do ApowerREC

Além da ferramenta para PC, o Apowersoft também pode ser utilizado para gravar a tela de smartphones com sistema operacional Android e iOS, além de ser uma ótima saída para quem quer saber como gravar a tela do notebook vale a pena conferir.

Banner do Gravador de Tela da Apowersoft

2. Movavi Screen Recorder

Outra ferramenta de excelente qualidade para gravar tela do PC grátis é o Movavi. Além de gravar a tela do PC, eles contam com programas robustos e profissionais focados em edição de vídeo.

Quando falamos em algo robusto e profissional pode acabar assustando, mas o Movavi é um gravador de tela gratuito extremamente intuitivo e fácil de usar.

Ele conta com funcionalidades que permitem escolher áreas específicas da tela para gravar, incluir gravador de áudio, corte de trechos, além de vir com um editor de vídeo acompanhado.

Apesar de possuir uma versão gratuita, o Movavi conta com pacotes complementares onde é possível gravar vídeos em Full HD e 4K, focado em quem deseja uma maior qualidade e algo mais profissional.

3. Camtasia

O Camtasia é uma ferramenta de gravar tela do PC grátis que oferece diversas funcionalidades em apenas um software. Nele é possível gravar a tela do PC, editar vídeos, criar apresentações, Webinars.

Além de permitir compartilhar seus vídeos diretamente no YouTube, Google Drive e DropBox. Outra funcionalidade interessante do Camtasia é o seu plugin com integração direta ao Microsoft PowerPoint, facilitando as apresentações a distância.

4. Streamlabs OBS

A próxima ferramenta para gravar tela do PC grátis que apresentamos é o Streamlabs. Sua interface extremamente amigável e moderna permite que você faça gravação da tela do PC, além de realizar transmissões ao vivo, gravar vídeos e áudios.

Mesmo com a versão gratuita, essa ferramenta oferece diversas customizações para os criadores de conteúdos, como adicionar alertas, elementos audiovisuais únicos e designs super interessantes.

Apesar da configuração não ser muito complicada, ela pode levar alguns minutos até que você aprenda a otimizar toda a ferramenta. Esse software é uma excelente opção para quem deseja gravar tela do PC grátis.

Captura da tela do Streamlabs OBS

5. Ezvid

O Ezvid é uma excelente alternativa para gravar tela do PC grátis. Além de contar com a ferramenta para gravar a tela, ele possui embutido em sua interface, um editor de vídeos. A sua interface é bem simples e permite gravar tela do PC grátis em Full HD.

Um diferencial do Ezvid é o seu modo Gamer simplificado, focado em facilitar o upload de vídeos de jogos em plataformas como YouTube e Twitch.

6. BlueBerry FlashBack Expresso Recorder

O BlueBerry é uma ferramenta para gravar tela do PC grátis que permite gravar a sua câmera enquanto captura a imagem do seu computador. Apesar de ser uma ferramenta paga, é possível registrar uma conta gratuita e utilizá-la por 30 dias.

Durante esse período é possível acessar todas as suas funcionalidades. Caso você não queira que o gravador de tela capture sua câmera, é possível desativar essa opção, além disso, todas as gravações são exportadas no formato de vídeo AVI.

7. OBS Studio

Um dos programas de transmissão ao vivo mais conhecido entre os criadores de conteúdo, o Open Broadcaster Software (OBS) Studio, é uma excelente alternativa para você que precisa gravar tela do PC grátis.

Com este programa totalmente gratuito, é possível capturar áudio e vídeo da tela do seu computador em Full HD. Apesar do seu visual não ser muito atrativo como o Streamlabs, ele entrega uma excelente qualidade.

O OBS Studio oferece tutoriais para auxiliar novos usuários, além da possibilidade de escolher separadamente quais faixas de áudio, vídeo ou até mesmo trela que você deseja gravar. Podendo ser alterada durante o processo como você achar melhor.

Tela inicial do OBS Studio

8. Rylstim Screen Recorder

Apesar de ser um pouco limitado, o Rylstim Screen Recorder é uma opção simples para você que deseja gravar tela do PC grátis. Suas únicas configurações são permitidas com o clique do mouse.

Basta clicar em "Start recording" que sua gravação da tela irá começar. Essa ferramenta, como falamos, é um pouco limitada, por exemplo, ela não realiza a gravação do som do seu microfone.

9. Loom

Apesar de ser uma ferramenta paga, o Loom conta com um plano gratuito que permite gravar tela do PC grátis. Essa ferramenta é extremamente rápida e leve, ideal para quem trabalha em casa e precisa compartilhar a tela com sua equipe na empresa.

Como falamos, em seu pacote básico gratuito, é possível organizar um grupo de compartilhamento para sua equipe, mas de forma limitada. Caso deseje acesso a mais funcionalidades, é possível contratar um pacote pago.

10. SmartPixel

Focado em criadores de conteúdos na área de jogos, o SmartPixel permite gravar tela do PC grátis. Graças a sua otimização e gravação em HD, utilizando tecnologia para diminuir o espaço que os vídeos ocupam no seu disco.

Além de gravar tela do jogo, é possível gravar qualquer coisa da tela do seu computador. O SmartPixel também reconhece sua webcam e permite gravar sua imagem enquanto você grava a tela do seu computador.

11. SharesX

Outro software que permite gravar tela do PC grátis que apresentamos nessa lista é o ShareX. Presente a mais de 13 anos no mercado, é a ferramenta ideal para você gravar tela do PC grátis.

Esse software é muito utilizado para quem deseja transformar vídeos gravados em GIF’s utilizando nas redes sociais e criando conteúdos para suas páginas no Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, o ShareX também reconhece textos em arquivos de imagens e vídeos, com sua função de OCR.

Ilustração de um notebook com o ícone de uma câmera no centro

12. GeForce Experience

Caso você possua uma placa de vídeo NVIDIA com suporte ao GeForce Experience em seu computador, é possível utilizar esse programa próprio da placa de vídeo para gravar tela do PC grátis.

Basta acessar o painel do GeForce Experience e acessar as configurações de Overlay. Lá será possível ativar e então, configurar os botões para iniciar e finalizar a gravação da sua tela do PC.

Acessando o link, você poderá conferir se sua placa NVIDIA suporta o GeForce Experience. Outro diferencial desse programa, é que ele permite gravar o seu microfone.

13. Screencast-O-Matic

O Screencast é uma ferramenta profissional que permite gravar tela do PC grátis. Apesar dos seus recursos mais avançados estarem disponíveis em seus planos pagos, com a versão gratuita é possível gravar a tela do PC sem nenhum problema.

Com sua versão paga, você terá opção de adicionar faixas de áudio além de editar os vídeos dentro do próprio programa.

14. Xbox Game Bar

Para quem é usuário do sistema operacional da Microsoft, é possível utilizar uma ferramenta nativa para gravar tela do PC grátis. Com o Xbox Game Bar, você terá acesso a diversos recursos direcionados ao público gamer.

Para usar o gravador de tela do PC gratuito do Windows, basta pressionar as teclas Windows + G que o programa irá inicializar.

Ao ser aberto, você verá uma janela com botões para tirar fotos, iniciar a gravação de tela, habilitar ou desabilitar o microfone, além de uma janela para mixagem de áudio.

Encontrou sua ferramenta para gravar tela do PC grátis?

Esperamos que essa lista tenha te ajudado a encontrar a ferramenta ideal para você gravar tela do PC grátis.

Agora que você vai gravar a tela do seu PC, aprenda como editar seus vídeos e compartilhar nas plataformas, confira nosso artigo com os melhores editores de vídeo para o YouTube.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download