7 Ferramentas para gerar leads

atualizado 6 de novembro de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Gerar leads é uma ação muito importante para quem possui um negócio virtual e quer conquistar mais clientes.

Essa é uma das principais estratégias de Marketing Digital, e também contribui para quem deseja construir relacionamento com seus clientes e ter mais chances de fidelizá-los.

Para obter sucesso e gerar leads qualificados para o seu negócio é necessário conhecer quais são as ferramentas que estão disponíveis no mercado e quais são os recursos e funcionalidades que elas apresentam.

Nesse artigo apresentaremos quais são as ferramentas para gerar leads e como gerar leads qualificados a partir do uso dessas ferramentas. 

Por que gerar leads é importante para o seu negócio?

Se você está se perguntando o que é gerar leads vamos explicar brevemente para que você possa contextualizá-lo e entender a sua importância mais facilmente.

Gerar leads é a ação de atrair potenciais clientes para o seu negócio por meio da estratégia de Inbound Marketing

Ela é uma estratégia essencial, pois irá permitir que você saiba identificar qual são aqueles visitantes que tem potencial para se tornarem clientes, e assim trabalhar para conduzi-los através do funil de vendas.

Um lead é gerado quando um visitante no seu site fornece as informações como o nome, telefone e e-mail,  para que você possa fazer contato com ele até que ele esteja pronto para adquirir o seu produto ou serviço .  

Entretanto, só é possível gerar leads se você utilizar as ferramentas certas e assim possa aumentar a quantidade de cliente efetivos do seu negócio e consequentemente observar um aumento na receita. 

O uso das ferramentas corretas permite que você compreenda mais sobre como melhorar o desenvolvimento do seu negócio. 

Dessa maneira, investir em geração de leads pode contribuir para que você aumente a produtividade da sua equipe de vendas e de marketing e também a longo prazo crie campanhas mais assertivas. 

Imagem vetorizada de uma campanha de email marketing para gerar leads

7 Ferramentas para gerar leads

Agora que você já entendeu qual é a importância de gerar leads, vamos entender quais são as principais ferramentas utilizadas durante esse processo e como você pode utilizá-las e aplicá-las na sua estratégia de Inbound Marketing.

Lembre-se de que as ferramentas possuem muitos recursos que são úteis para outras estratégias de marketing e a escolha de quais ferramentas utilizar irá depender da sua necessidade. 

1. Brevo

SendinBlue agora é Brevo! Uma ferramenta completa, e além de campanhas de e-mail marketing você pode criar as suas landing pages e também ter acesso a recursos de CRM para facilitar o seu acesso a informações dos seus leads e unificar a sua estratégia em apenas um lugar.

Com o Brevo você pode organizar a sua comunicação através dos recursos de chat para conversar com os seus clientes e abordá-los quando eles estiverem próximos ao fundo do funil.

Você pode utilizar os recursos de SMS Marketing para avisar seus clientes de promoções, novidades e novos conteúdos que façam com que eles avancem mais rapidamente pelo funil de vendas.

O recursos de automatização de marketing permitem que você envie mensagens automáticas, poupando o tempo da sua equipe.

Enquanto o recurso de CRM te dá acesso ao histórico de mensagens e informações pessoais de cada lead em um único lugar para potencializar a atuação da sua equipe. 

E você sabia que também é possível gerar leads no Facebook? Para saber como gerar leads no Facebook basta utilizar o Brevo para gerenciar anúncios dentro da plataforma.

Através de anúncios, você pode conduzir o seu público para o seu formulário e a sua Landing Page. 

Esses e muitos outros recursos estão disponíveis na plataforma, para turbinar a sua geração de leads.

2. E-goi

Para dar o primeiro passo e gerar leads, crie a sua landing page e atraia visitantes utilizando a ferramenta E-goi.

Com essa ferramenta você pode criar landing pages gratuitamente sem precisar ter conhecimentos em HTML ou design. 

Utilizando o editor de landing pages do E-goi no estilo arrastar e soltar você cria a sua landing page em poucos minutos para a sua estratégia de gerar leads.

Uma landing Page também é conhecida por ser uma página de captura, ou também pode ser conhecida como uma página de destino.

Ela é uma peça essencial para quem deseja gerar leads, pois é através da landing page que é possível obter os dados de contato do seu visitante.

Elas são diferentes de uma página no seu site ou blog, pois nela está contida uma proposta de valor, geralmente um ebook abordando um tema específico, e que vai incentivar o seu público a deixar o seu contato em troca de obter aquele material.

Por esse motivo você deve construir uma landing page bem elaborada, para que o seu público entenda a sua proposta de valor.

Na hora de construir a sua landing page com E-goi não esqueça de adicionar esses elementos: 

  • Títulos e subtítulos: Eles devem ser claros e concisos para transmitir a proposta de valor,

deve ser interessante e criativo para que o público deseje continuar o acesso na página.

  • Proposta de valor: Geralmente é um conteúdo relevante que ajude o seu público em alguma dor, necessidade ou questão.
  • Imagens: Que enriquecem o conteúdo da sua landing page e refletem a sua proposta de valor.
  • Descrição da sua oferta: Para informar o público sobre a sua proposta de valor, permitindo que ele compreenda mais sobre o que está sendo ofertado.
  • Formulário: Onde o seu visitante irá deixar seus dados para contato em troca de acesso ao material rico.

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3. Wix

O Wix também é uma ferramenta que pode contribuir para que você consiga gerar mais leads para o seu negócio, através dessa ferramenta você pode construir o seu site, loja virtual, ou blog.

O blog tem um papel fundamental não só na geração de leads, pois ele permite que o seu site seja encontrado quando a estratégia de Marketing de conteúdo e SEO são trabalhadas em conjunto. 

Mas também na na nutrição de leads, pois ele é um canal de comunicação onde você pode  escrever conteúdos que sejam relevantes para o seu público. 

Por meio desses conteúdos, ainda é possível direcionar o seu público para a sua landing page, através dos CTAs ao final de cada publicação.

A vantagem de utilizar o Wix, é que você pode criar o seu blog e o seu site e gerenciá-los através do mesmo painel que permite que você mantenha um gerenciamento eficiente dos seus canais de comunicação.

Crie seu blog com a Wix

4. Nitronews

Para as suas campanhas de nutrição de leads e email marketing, o Nitronews é a ferramenta ideal.  Depois de garantir o e-mail de contato do seu lead, o próximo passo é fazer a nutrição de leads.

A nutrição de leads se baseia no ato de enviar uma sequência de e-mails e conteúdos que o lead já tenha demonstrado interesse. Dessa maneira, a sua equipe de vendas pode manter o foco em converter aqueles aqueles clientes que estão mais fundo no funil de vendas.

Nas suas campanhas de e-mail marketing com o Nitronews é importante que você mantenha uma constante avaliação de como estão as taxas de abertura e de conversão.

Esses dois KPIs, irão indicar se os conteúdos que você está enviando aos seus clientes é interessante ou não. É importante também que você considere importante que você realize testes para saber quais são os conteúdos que interessam o seu público. 

Além disso, realize relatórios, faça acompanhamentos e comparações para saber se as suas campanhas estão alcançando o objetivo. O Nitronews também permite que você construa landing pages e realize o seu gerenciamento em uma só conta.

5. JivoChat

O JivoChat é uma ferramenta completa que você pode utilizar para gerar leads e nutri-los através das diferentes etapas do funil de vendas.

Com o chat online do JivoChat você permite que os seus visitantes e leads possam entrar em contato com a sua equipe de vendas ou de suporte para esclarecer dúvidas em tempo real, no seu site. 

Além disso, o JivoChat também possui um recurso chamado de convites proativos  que permite que você configure mensagens para incentivar o seu lead a iniciar uma conversa através do chat online.

Com os convites proativos do JivoChat a sua equipe de vendas pode fazer uma abordagem mais direcionada a partir de qual etapa do funil de vendas e qual página o seu cliente está acessando no seu site. 

Você também pode utilizar os recursos de CRM para armazenar informações sobre o seu cliente, acompanhar melhor quais são as negociações em andamento e otimizar

6. Canva

Lembra quando comentamos sobre oferecer um material rico para incentivar o seu lead a deixar o contato dele na sua landing page?

Esse material geralmente é um ebook, ou até mesmo um infográfico que contenha informações relevantes sobre determinado tema ou assunto.

Para fazer a confecção do seu ebook, você precisa de uma ferramenta de edição e o Canva é a ferramenta ideal para você confeccionar o seu seu ebook com aparência profissional. 

O melhor é que o Canva é um editor de ebooks totalmente online e contém diversos modelos de ebook para você utilizar e personalizar. 

Basta acessar a ferramenta, escolher o formato e o melhor modelo que se encaixa ao seu conteúdo e começar a criar.

A ferramenta de edição de ebooks é de fácil utilização e você pode aprender em poucos minutos depois de acessar a plataforma. 

7. RD Station

O RD Station é uma plataforma completa de automatização de marketing para quem quer otimizar e gerar leads qualificados.

O RD Station abrange os quatro principais pilares para você desenvolver o seu negócio. A automação de marketing permite que você crie fluxos de trabalho e facilita processos repetitivos economizando o tempo da sua equipe. 

Email marketing contribui com a nutrição dos seus leads através do envio de conteúdos que estejam relacionados a outro conteúdo que ele já tenha interagido anteriormente. 

As landing pages permitem que você forneça material rico para o seu lead e crie formulários, crie formulários para que o seu visitante tenha acesso ao material rico.

Você pode utilizar a Red Station para atrair e gerar leads também através das redes sociais, agendar suas publicações e também gerenciar os seus anúncios para que a sua landing page alcance mais leads.

O funil de vendas fica mais fácil de ser visualizado com o RD Station, pois você pode criar o seu próprio funil e decidir quais são as metas que você deve utilizar e quais são os parâmetros que definem um lead avançar para a próxima etapa do funil de vendas.

Com o lead scoring do RD Station fica mais fácil identificar quais são os seus leads qualificados. 

Imagem vetorizada de um formulário para gerar leads

Como gerar leads qualificados

Escolher as ferramentas para gerar leads é importante, mas é bem provável que você também queira saber como otimizar o processo e tanto para fazer com que os seus leads avancem pelo funil de vendas quanto para conduzi-los através da nutrição.

Lembre-se que gerar leads de qualidade é um processo trabalhoso, mas pense que vale  o investimento, pois esses leads serão os mais interessados em adquirir o seu produto ou serviço.

Por isso, vamos identificar algumas estratégias que podem ser úteis para que você possa melhorar o seu desempenho e gerar mais leads.

Defina a sua persona

O primeiro passo para uma estratégia de gerar leads é definir quem é a pessoa que você deseja alcançar, ou seja, para quem você está vendendo o seu produto ou serviço.

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal, e ela deve ser baseada em dados comportamentais reais.

Na definição da persona você também deve coletar informações como  características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Quanto mais informações você tiver sobre a persona, mais fácil será para você pensar em vários aspectos como a construção da sua landing Page, a proposta de valor e também os conteúdos que serão divulgados posteriormente para as suas campanhas de email marketing.

Lembre-se que o material rico deve resolver uma dor do seu lead e nesse sentido é importante que você consiga identificar qual é essa dor.

Atente-se para informações pedidas no formulário

No seu formulário da landing page, você deve pensar quais são as informações solicitadas, pois elas podem te ajudar a entender quem está mais próximo de se tornar um cliente real.

Por exemplo, digamos que você seja uma empresa de Design que crie identidade visual. Você disponibiliza na sua landing page um ebook falando sobre os diferentes tipos de logo.

A sua intenção é atingir empreendedores que desejam fazer um rebranding na sua empresa, entretanto outras pessoas podem se interessar por esse material como estudantes e até mesmo concorrentes.

Uma opção que ajudaria você a segmentar seus leads, e entender quem é o lead qualificado, é incluir uma pergunta no formulário sobre a profissão e o cargo que ocupam na empresa.

Se o lead for um diretor ou próprio dono da empresa é bem provável que eles tenham interesse real no seu serviço. 

Por isso, quando elaborar o seu formulário da landing page 

Esteja claro quanto o conceito de lead qualificado

Lembre-se que um lead qualificado é aquele que realmente está pronto para adquirir o seu produto ou serviço.

Ou seja, nem todos os leads que preencherem o seu formulário serão leads qualificados.

Mantenha bem claro esse conceito para as suas equipes de venda e de marketing para que saibam onde devem colocar mais esforços para gerar mais conversões. 

Do contrário, você pode acabar perdendo tempo com aqueles leads que ainda não estão prontos para adquirir o seu produto.

Ofereça conteúdos de qualidade

Desde a landing page, até o material rico e as campanhas de email marketing, os conteúdos oferecidos devem ser de qualidade.

Além de passar credibilidade para o seu lead, lembre-se de que seus concorrentes provavelmente também utilizam a estratégia para gerar leads.

Por isso você deve se sobressair e apresentar algo ainda mais inovador e interessante para o seu público.

Nesse ponto, podemos compreender o quanto é importante obtermos dados da persona, pois o material rico a ser oferecido na sua landing page também pode variar de acordo com os interesses dessa persona.

Veja alguns exemplos de material rico que você pode oferecer na sua landing page:

  • Ebooks
  • Planilhas para download,
  • Webinars gratuitos,
  • Infográficos,
  • Acesso a pesquisas exclusivas

Utilize os convites proativos

Os convites proativos são muito importantes para quando o seu lead estiver, por exemplo, acessando uma página que contém os preços do seu produto. 

Podemos fazer o seguinte raciocínio, um lead que está visitando uma página de preços do seu site é um lead que está potencialmente interessado em adquirir o seu produto, não é mesmo? 

Então para dar aquele empurrãozinho, ofereça através de um convite proativo descontos, promoções exclusivas e o incentive a entrar em contato com o seu time de vendas.

Mantenha-se atento ao seu processo de nutrição de leads

Como já abordamos, as ferramentas de email marketing e o blog são ferramentas muito importantes para que você possa nutrir os seus leads e por isso você não pode deixar de acompanhar e analisar o retorno que essas ferramentas estão oferecendo a sua estratégia de gerar leads.

É bem provável que você tenha que realizar modificações para torná-la ainda mais eficaz depois de coletar dados.

Dessa forma, é possível identificar quais são as abordagens decisivas para o convencimento ou incentivo à compra, e outras características que vão contribuir para que você consiga gerar leads qualificados. 

Pontue os seus leads

Utilize a metodologia de lead scoring para que você e sua equipe consigam identificar qual é o momento certo para passar um lead da equipe de marketing, aquele que ainda precisa passar pela nutrição, de um lead para a equipe de vendas, que está pronto para comprar.

Através dele você pode definir quais são os fatores e como você deve atribuir essa pontuação.

Muitas empresas levam em consideração o perfil de cliente e as interações que ele realiza com os seus e-mails para saber mais sobre qual o momento exato de fazê-lo avançar pelo funil de vendas.

Já sabe qual ferramenta usar para gerar leads?

Nesse artigo, apresentamos algumas das principais ferramentas que podem ser utilizadas para que você consiga gerar leads e tenha um controle maior do desenvolvimento da sua estratégia.

Se você gostou desse conteúdo, no nosso blog, você pode encontrar mais conteúdos a respeito desse e de outros temas relacionados ao Marketing Digital.

Invista em conhecer mais sobre Marketing de conteúdo para confeccionar o seu material rico e também na estratégia de Inbound Marketing. 

Boas vendas!

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