15 Ferramentas de Email Marketing Essenciais Para seu Ecommerce

atualizado 20 de outubro de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Quando uma loja virtual começa a tomar forma e conquistar mais clientes, é essencial que eles sempre fiquem informados de todas as ofertas e campanhas da semana ou mês. A forma de comunicação mais usada desde os primórdios da internet é o e-mai, e, por incrível que pareça, ele ainda é uma plataforma com alta taxa de conversão de lucros. Muitos empresários donos de e-commerces investem neste tipo de publicidade, já que o investimento para disparo de e-mails é muito baixo quando comparado à possibilidade de lucro e alcance dos seus anúncios.

Para você começar suas campanhas com o pé direito, reunimos essa lista das 13 melhores ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado. Lembre-se que todas elas são pagas, cabe a você decidir qual é o melhor preço a pagar dependendo da sua necessidade.

E claro, não deixe de utilizar o chat online da JivoChat para oferecer atendimento em tempo real e aumentar suas chances de conversão.

Leia também: 10 razões para usar o JivoChat em seu ecommerce

1. Brevo

Em primeiro lugar da nossa lista temos a SendinBlue, que agora é Brevo e oferece uma das melhores ferramentas de email marketing para seu ecommerce.

Ele oferece a possibilidade de trabalhar tanto com emails transacionais quanto com email marketing, permitindo que possa utilizar automação de marketing para fazer o acompanhamento de clientes e otimizar seus resultados.

O Brevo unifica tudo que você precisa em um só lugar. Nós também fizemos uma avaliação completa de todos seus recursos, não deixe de conferir.

2. E-goi

Para quem precisa de uma ferramenta com mais funcionalidades táticas, o E-GOI é mais recomendado. Ele conta com um bom sistema de disparo de e-mails e relatórios de envio e abertura das mensagens.

Um diferencial é a auto resposta personalizada, com um fluxograma de possibilidades e respostas possíveis para cada situação que o cliente pode solicitar.

A ferramenta profissional já é usada por milhares de negócios e, inclusive também oferece diversos outros recursos de automação de marketing. Você ainda pode aproveitar o cupom "JIVOCHAT" e receber 30% de desconto no E-goi.

E-Goi - solução completa de automação e email marketing

3. Nitronews

Sendo a primeira ferramenta de email marketing com planos completamente gratuitos, a Nitronews certamente merce estar em nossa lista.

A plataforma oferece tudo que você precisa para criar diversos tipos de modelos de campanhas de email e acompanhar seus relatórios através de uma interface realmente intuitiva e prática.

E sim, é possível disparar emails com o Nitronews gratuitamente. Não deixe de conferir nossa avaliação completa do Nitronews.

Nitronews

4. RD Station

A RD Station é uma empresa que oferece diferentes soluções de marketing para seu negócio, entre elas, uma robusta plataforma de de CRM. 

Seu pacote de soluções RD Station Marketing inclui uma excelente ferramenta de e-mail marketing. Nela, você encontrará diferentes modelos de e-mail com um editor no estilo drag & drop, ou seja, basta arrastar e soltar elementos enquanto criando a composição do e-mail.

Além disso, também é possível utilizar recursos para segmentação de sua base de clientes, assim como acompanhar um relatório detalhado para que possa acompanhar o desempenho de suas campanhas. 

Quando integrado à plataforma de CRM da própria empresa, seus resultados serão ainda melhores, tendo em vista que poderá utilizar diferentes métricas e dados para refinar sua estratégia de e-mail marketing.

5. Zoho Campaigns

No âmbito de soluções para negócios, a Zoho realmente se supera oferencendo múltiplas soluções para essencialmente todos os aspectos que você precisa acompanhar e administrar em seu negócio.

Incluido claro, uma das mais competitivas ferramentas de e-mail marketing, integrada ao Zoho CRM. Com o Zoho Campaigns, você poderá utilizar modelos prontos ou compor e-mail de forma profissional a partir do editor drag & drop.

O Zoho Campaigns também conta com relatórios em tempo real, para que possa acompanhar a taxa de abertura de seus e-mails e avaliar o sucesso de sua campanha.

Recursos de automatização fazem com que possa trabalhar de forma mais eficaz, agendando disparos, gerenciando e segmentando leads e até mesmo realizando testes A/B dentro da própria ferramenta para descobrir qual campanha de e-mail marketing obteve melhores resultados.

6. Mailify

Apresentando diferenciais como eye tracking preditivo, envio de emails para recuperação de carrinho abandonado e até mesmo a possibilidade de gerenciar disparos de SMS massivo, a Mailify também não poderia ficar fora de nossa lista.

Ela é uma solução francesa que já atende negócios no mundo inteiro, o que certamente já inclui o Brasil com um website inteiramente em português. Vale a pena conferir os diferenciais oferecidos pela ferramenta.

7. GetResponse

Um dos maiores desafios na hora de montar um e-mail marketing é o layout. Muitas vezes você se vê limitado à linguagem HTML e CSS para deixar a mensagem mais atrativa ao cliente. A ferramenta GetResponse tira essa preocupação de você, já que ela conta com um editor de layouts totalmente personalizado.

É possível inserir imagens, links, vídeos e outros elementos via drag n' drop, ou seja, apenas arrastando-os pelo editor. Não é necessário nenhum conhecimento prévio em códigos.

Além disso o GetResponse conta com um visualizador de prévias de e-mai, mostrando como seu envio ficará em um dispositivo móvel, por exemplo.

Envio de email ecommerce

8. Dinamize

O Dinamize é uma ferramenta de disparo de e-mails marketing que também tem um gestor de redes sociais embutido - o que torna tudo mais fácil na hora de interagir com seus clientes, tanto no social como por e-mail. Ele tem editor Drag n Drop, integração com SMS, e etc.

Um dos diferenciais é o e-mail automático de abandono de carrinho. É muito comum um cliente abandonar a compra no meio, por isso essa ferramenta envia um e-mail lembrando dos produtos. Útil, não é?

9. MailChimp

O MailChimp é de longe uma das ferramentas desta lista mais fáceis de se usar. Ele funciona 100% online e não exige a instalação de nenhum programa extra na sua máquina, um claro diferencial.

Além disso ele contém um ótimo editor de layouts de e-mail, com vários modelos pré-prontos e um ótimo sistema de listas de e-mail, com confirmação de recebimento e leitura.

10. AWeber

Usado por mais de 100 mil usuários, o Aweber é uma ferramenta de envios de e-mail marketing integrado, com funções tanto no computador como por aplicativo de celular.

Além disso também é possível recolher os e-mails dos seus clientes por outros serviços, como Paypal e Facebook, criando um banco de dados ainda mais completo e personalizado, ajudando a otimizar a entrega e a taxa de abertura dos e-mails.

11. ActiveCampaing

Se você está procurando uma ferramenta para entender seu público e se relacionar com ele de forma mais ativa, o ActiveCampaign é o que você procura.

Além de contar com uma boa ferramenta de edição de layouts, a ferramenta tem CRM integrado e suporte para plugins de Wordpress para recolhimento de novos e-mails (caso sua loja esteja nessa plataforma ou até mesmo tenha um blog do seu negócio).

A ferramenta tem um plano gratuito, mas você pode pagar uma mensalidade para desbloquear todas as funções.

12. Klickmail

Sempre é uma bagunça organizar tantos endereços de e-mail na sua ferramenta? Pois o foco do Klickmail é a organização acima de tudo. Com ele você consegue filtrar suas listas por grupos e até segmentar o envio conforme perfil das pessoas.

Utilizando um sistema de tags, onde ele encaixa os usuários em grupos potenciais, o Klickmail consegue disparar as mensagens prometendo alta taxa de abertura e conversão.

Dicas de Email Marketing

13. Benchmark

De longe o Benchmark Email é uma das ferramentas com interface mais fácil de trabalhar, com um bom editor de emails drag n' drop e ferramentas diferentes com fácil acesso, como formulário de cadastro para newsletter e visualizador de e-mails em dispositivos móveis.

Um dos diferenciais desta ferramenta são os relatórios em tempo real, tornando possível o monitoramento de abertura dos e-mails.

Isso também é útil na hora de selecionar as melhores listas com taxas de acesso satisfatórias. Caso você tenha problemas ou dúvidas, o Benchmark conta com uma equipe de suporte ao vivo por telefone ou chat.

14. iPorto

Uma ferramenta mais barata, porém robusta, o iPorto é um software de envio de e-mail marketing com todas as funcionalidades que você espera de uma ferramenta mais cara.

Ele conta com designer de layouts automático, importação e exportação de listas e uma boa funcionalidade para quem tem várias lojas diferentes: a separação de clientes potenciais por marcas.

Por um valor relativamente baixo em comparação com as outras ferramentas, o iPorto pode ser uma boa saída no início da sua loja virtual.

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15. Emma

Por último mas não menos importante, o Emma é uma ferramenta de envios totalmente personalizada do início ao fim. Ele conta com um editor e layouts muito eficiente e fácil de usar, com vários modelos prontos para diversas ocasiões e datas festivas e opções de personalização rápidas.

Sua administração das campanhas é bem completa, e o site ainda dá a opção de contatar profissionais para te auxiliar em todo o processo de criação.

Lembrando que esta segunda opção tem um preço à parte e não é obrigatória. É possível aproveitar todo o potencial da ferramenta sozinho, lendo os FAQs e tutoriais disponibilizados pela equipe.

Tente sempre enviar e-mails que façam diferença na vida dos clientes, com promoções relevantes e boas oportunidades de negócio. Lembre-se que quanto mais você tentar agradar o seu usuário melhor!

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