Facebook Gaming [Guia Completo]

atualizado 29 de abril de 2022
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Atualmente a indústria de videogames é uma das que mais movimenta dinheiro pelo mundo. Desde os grandes lançamentos até os campeonatos e o crescimento dos esportes eletrônicos.

Com a popularidade dos jogos e o crescimento das plataformas de streaming (transmissão ao vivo) de jogos, vem atraindo muita gente. Com isso, diversas pessoas começaram a usar esses serviços até como fonte de renda.

A Twitch e o YouTube acabaram se tornando referência como sites de streaming de jogos, mas o Facebook não ficou atrás. Em 2018 chegou ao Brasil a plataforma de streaming de jogos, o Facebook Gaming.

Hoje, junto aos sites citados, é uma das maiores plataformas de transmissão ao vivo de jogos. Por isso, neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Facebook Gaming e aproveitar a plataforma para assistir lives ou se tornar um produtor de conteúdo da plataforma.

Banner do Gravador de Tela da Apowersoft

O que é o Facebook Gaming?

O Facebook Gaming é um espaço dentro da rede social que foca em criadores de conteúdos que publicam vídeos relacionados ao universo dos jogos. Sendo as transmissões ao vivo o maior atrativo da plataforma.

O Facebook criou esse espaço buscando atrair os criadores de conteúdo de outras plataformas famosas como a Twitch e o YouTube e consequentemente trazer mais público para o seu serviço de livestream.

Como funciona o Facebook Gaming?

Por ser uma plataforma totalmente integrada ao Facebook. Para começar a assistir aos vídeos do Facebook Gaming, basta clicar no ícone da plataforma e você terá um Feed somente com conteúdos relacionados a jogos.

Além disso, é possível seguir os seus streamers favoritos ou buscar por algum jogo específico e acompanhar aqueles que estão ao vivo.

A plataforma ainda conta com um aplicativo dedicado para Android e iOS, podendo assistir as transmissões de qualquer lugar. Ele ainda simplifica a experiência da ferramenta e conta com todos os recursos para você poder interagir com os criadores de conteúdo.

Vantagens e Desvantagens do Facebook Gaming

Da mesma forma como acontece em qualquer outro serviço de streaming, o Facebook Gaming possui as suas vantagens e desvantagens.

Um dos principais destaques para o serviço é a sua integração com o Facebook. Para quem está começando a transmitir pela plataforma, esse pode ser um ponto positivo e, uma oportunidade para atingir um número maior de pessoas, caso você já tenha muitos amigos no Facebook.

Outra vantagem é o modo Picture-in-Picture, esse modo permite assistir aos conteúdos do Facebook Gaming enquanto navega em outras páginas da rede social.

Entretanto, também existem algumas desvantagens. Alguns usuários reclamam da falta de privacidade, pois todos utilizam seus nomes reais e não apelidos.

Outro ponto que pode ser considerado negativo para quem produz conteúdo na plataforma, é o crescimento que se dá de forma mais orgânica e os seus seguidores precisam ter o aplicativo do Facebook Gaming, caso contrário não receberão nenhum tipo de notificação de quando você estiver ao vivo.

Monetização no Facebook Gaming?

O Facebook oferece duas formas de monetizar o criador de conteúdo que usa  a plataforma para transmissões ao vivo. A primeira delas é através do programa da Level Up e outras plataformas de arrecadação.

Para poder receber pelo programa da Level Up é preciso cumprir alguns requisitos dentro da plataforma, como, ter no mínimo cem seguidores e realizar 4 horas de transmissão em ao menos dois dias a cada duas semanas.

Além disso, existem as doações. Os espectadores podem doar estrelas para quem está transmitindo ao vivo. Cada uma dessas estrelas valem US$0.01 e só é possível realizar o seu primeiro saque após acumular US$100 (10 mil estrelas).

Confira todas as políticas de monetização do facebook na página oficial.

Como acessar o Facebook Gaming?

Como falamos anteriormente, é possível acessar o Facebook Gaming pelo navegador no computador ou através do aplicativo para dispositivos mobile.

Para acessar pelo computador, pode ser pelo site do Facebook e clicar no ícone do Facebook Gaming, ou acessar diretamente o link do fb.gg.

Já no smartphone, o acesso pode ser feito diretamente pelo aplicativo do Facebook Gaming ou através do aplicativo do Facebook e, da mesma forma que no computador, basta clicar no ícone do Gaming.

De acordo com o que você vai consumindo dentro da plataforma, o Feed vai se moldando aos seus interesses. Outra forma de melhorar a sua experiência é seguindo os seus jogos favoritos para receber mais transmissões deles.

Captura da tela do Feed do Facebook Gaming com o chat aberto

Como começar uma transmissão no Facebook Gaming?

Agora que você conhece mais a plataforma, caso queira começar a transmitir os seus jogos na plataforma, é necessário realizar um cadastro. Ao se cadastrar você receberá conteúdos sobre a comunidade de criadores e terá acesso antecipado a novos recursos e ferramentas.

Após se cadastrar, será necessário criar e editar a sua página. Colocando o nome que você deseja, adicionando uma foto de perfil, foto de capa, uma breve descrição sobre o seu conteúdo, entre outros detalhes do seu perfil.

Assim que finalizar toda a configuração da sua página, será necessário baixar um programa de streaming, conhecido como codificador de software.

A maior parte das configurações para você realizar a transmissão será feita nesses programas que permitem compartilhar a sua tela. Iremos mostrar e falar um pouco sobre alguns desses softwares.

Ao instalar e configurar o seu programa de streaming, basta criar cenas dentro do software e você estará pronto para começar a transmitir os seus jogos ao vivo.

Programas para transmitir ao vivo

Esses programas são extremamente necessários para realizar suas transmissões no Facebook Gaming ou em qualquer outra plataforma de stream. Por isso, separamos os melhores programas para fazer stream.

1. Streamlabs OBS

O Streamlabs é um programa com uma interface muito moderna e extremamente amigável para novos usuários. Além de realizar transmissões ao vivo, é possível gravar a tela do PC, gravar vídeos e áudios.

O Software conta com diversas ferramentas para criadores de conteúdo, como alertas, elementos audiovisuais únicos, entre outros. Essas ferramentas ajudam na hora de dar uma identidade na sua transmissão.

Apesar de não ser difícil de configurar, é necessário dedicar um tempo para aprender a otimizar a ferramenta e configura-la da melhor maneira possível.

2. OBS Studio

Outra ferramenta muito popular entre os streamers. O Open Broadcaster Software (OBS) Studio, é um excelente programa para você realizar transmissões ao vivo.

O software é totalmente gratuito e, além de realizar transmissões ao vivo, é possível capturar áudio e vídeo da tela do seu PC em alta resolução. Diferente do Streamlabs, o seu visual não é muito atrativo e tampouco intuitivo, mas é de extrema qualidade.

Devido a dificuldade de alguns usuários para configurar a ferramenta, o software oferece guias para novos usuários, além de uma pré-configuração automática.

Aprendeu o que é o Facebook Gaming?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a conhecer melhor o Facebook Gaming, a plataforma de jogos da maior rede social do mundo. Agora que já conhece, você está pronto para começar a transmitir os seus jogos ao vivo.

Caso busque alguma inspiração para produzir conteúdos audiovisuais, não deixe de conferir nosso artigo com uma lista dos maiores canais do YouTube.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download