Editor de fotos gratuito: 21 melhores em 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura15 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A aparência é uma qualidade que sempre deve ser priorizada quando o assunto é produção de conteúdo visual.

Criar imagens bonitas e atraentes fazem toda a diferença para conseguir prender a atenção do seu público, seja ele composto de seguidores em uma rede social ou visitantes de sua loja virtual. A qualidade das fotos utilizadas pode impactar até mesmo os resultados de suas estratégias.

Este fenômeno acontece porque os consumidores confiam muito nos recursos visuais. Segundo os dados levantados pelo site Clint Hub, materiais ricos em imagens têm 94% mais visualizações.

Para as lojas virtuais o visual também é muito relevante, segundo a mesma pesquisa, 63% dos usuários de e-commerce dizem se importar mais com as imagens do que com a descrição dos produtos.

Por conta da importância de um bom visual, várias empresas, lojas e personalidades contratam designers, compram softwares especializados e utilizam equipamentos de ponta para garantir imagens excelentes.

O custo destes itens pode assustar empreendedores que precisam gerir bem seus recursos, mas além das opções citadas, existe outra alternativa: a utilização de um editor de fotos gratuito.

Hoje, existem várias opções de programas para editar fotos ao nível profissional sem precisar gastar. É claro que a qualidade da imagem e criatividade por trás das fotografias irão fazer toda a diferença e para alcancar isso, considere investir em uma boa câmera fotográfica.

Caso você tenha gostado da ideia e deseja aumentar a qualidade do conteúdo gráfico em seu site ou loja utilizando o melhor editor de fotos ao seu alcance, confira nossa lida e escolha a melhor opção.

Crie seu site com a Wix

1. Shutterstock: Creative Flow

O Shutterstock: Creative Flow é uma ferramenta completa de edição que possibilita a criação de designs para tudo.

O editor pode ser utilizado em seu navegador ou através do seu smartphone como um aplicativo. Ele conta com uma interface intuitiva, prática e fácil de usar.

Ajustes de cor podem ser feitos manualmente na ferramenta, mas opções de filtros prontos também estão disponíveis para serem aplicadas em apenas um clique.

Um recurso muito interessante é a aba de efeitos, que são oferecidos através de uma integração e podem ajudar em seu processo criativo.

A variedade de layouts prontos do Shutterstock: Creative Flow é ótima para quem quer alimentar seu feed com imagens criativas e atraentes.

São várias opções para stories, posts, capa do Facebook. Além disso, o Shutterstock: Creative Flow também com recursos para criação de materiais que serão impressos como cartazes, cartões de visita e até mesmo logos.

Após finalizar suas edições, as imagens ficarão salvas na própria ferramenta e poderão ser alteradas ou baixadas novamente.

Printscreen do  Shutterstock: Creative Flow

2. Fotor

O Fotor é com certeza uma ótima opção de editor de fotos gratuito para iniciantes que pode ser utilizado através de sua versão web por um navegador ou baixado na loja de aplicativos do seu smartphone.

O editor de imagem conta com o básico, corte, opções de controle de cor, tonalidade, brilho, contraste, mas o que se destaca em sua utilização são os efeitos pré-definidos: apenas clicando é possível aplicar diferentes estilos prontos de edição em uma foto.

O Fotor também conta com uma função única em uma aba chamada "Beleza". Através dela é possível fazer retoques para remover manchas de expressão e remover olhos vermelhos.

Usuários com pouca experiência podem tirar grande proveito dos recursos e interface completamente amigáveis para criar designs criativos.

logo do editor de fotos fotor

3. Snapseed

O Snapseed é um editor de fotos gratuito com tudo que você precisa para criar imagens memoráveis.

Seu sucesso com um dos melhores e mais completos aplicativos para edição de fotos em smartphones atraiu a atenção da gigante Google, que o adquiriu.

O aplicativo oferece ferramentas profissionais para edição de imagens, desde as opções mais básicas como ajustes técnicos e cortes, até opções para controlar o contraste, brilho e cor.

A grande número de filtros de qualidade também é algo que se destaca no aplicativo. Apenas aplicar algum deles pode deixar uma imagem bonita e pronta para o uso.

Se você é prefere fazer tudo em seu smartphone e deseja ter a opção de editar suas fotos com qualidade em qualquer lugar, a qualquer hora, dê uma chance ao Snapseed e crie ótimas imagens.

logo do editor de fotos snapseed

4. Polarr

O Polarr é um editor de fotos gratuito que pode ser utilizado através do seu navegador, instalando um software em seu computador ou através do aplicativo para smartphones.

Uma das características que se destacam em seu uso é um tour através de suas ferramentas. Ao iniciar utilização ou a qualquer momento desejado, é possível conferir um tutorial que irá ensinar o uso básico de cada um dos recursos.

O editor conta com um kit completo de ferramentas: ajustes, máscaras, filtros, inserção de texto e até mesmo o uso de LUTs.

logo do editor de fotos polarr

5. Lightroom CC

A versão mais leve da famosa ferramenta da Adode é um programa de edição de fotos gratuito que não poderia ficar da nossa lista.

O Lightroom é originalmente um software pago utilizado por muitos fotógrafos profissionais, mas sua aplicação para smartphones é gratuita e conta com todos os recursos necessários para produzir imagens incríveis.

Os perfis prontos e predefinições de ajustes são ótimos para quem está começando a editar suas fotos. Já pessoas quem têm mais familiaridade com edições irão encontrar controles avançados em cada umas das ferramentas que possibilitam a criação de imagens completamente profissionais.

Também é possível encontrar conteúdos relacionados à fotografia dentro do app e conferir o que outros usuários estão produzindo para estimular sua criatividade.

logo do editor de fotos da adobe lightroom cc

6. Gimp

Você precisa de uma ferramenta tão poderosa quanto o Photoshop, mas não pode adquirir sua licença? Baixe e instale o Gimp em seu computador.

O programa é 100% gratuito e conta com um código aberto, isso significa que por trás do editor de foto profissional existe uma comunidade criando novas funcionalidades e melhorando seu uso.

Usuários iniciantes podem básico pode ser executado no software com ferramentas de corte, montagens, ajuste de cor e melhorias automáticas de imagem. Já usuários mais experientes podem criar imagens mais elaboradas com suas máscaras em camadas, redimensionamento sensível, pincéis personalizáveis e várias outras opções.

Pessoas que gostam de configurar o layout de seus programas e ajustar seus atalhos poderão fazer isso com facilidade no Gimp.

logo do editor de imagens gimp

7. Pixlr

O Pixlr é um editor de fotos online gratuito que funciona basicamente como uma versão do Photoshop em seu navegador, além de contar com uma versão mais resumida para smartphones.

Sua interface e ferramentas são muito semelhantes àquelas oferecidas pelo software da Adobe. É possível criar camadas, cortar, recortar, ajustar a qualidade de cor, brilho, contraste, enfim, são inúmeras opções que podem ser acessadas através de um navegador, sem precisar instalar algum programa em seu computador.

logo do aplicativo de edição de fotos pixlr

8. PhotoScape X

O PhotoScape X é uma ótima adição à nossa lista. O editor com filtros e vários recursos é completamente gratuito, seus recursos e interface são amigáveis até mesmo para usuários novatos.

O programa reúne várias funções em um só lugar e tem como sua maior qualidade dos recursos de edições que podem ser utilizados com apenas um clique, ajudando usuários pouco experientes a expressarem sua criatividade criando imagens excelentes.

As ferramentas básicas para editar fotos estão presentes como filtros, efeitos, opções de colagens, remoção de olhos vermelhos, entre tantas outras. Uma função que se destaca é a edição em lote, onde configurações específicas podem ser aplicadas a várias fotos simultaneamente.

logo do editor de fotos photoscape

9. Vsco

O aplicativo que conta com uma grande comunidade apaixonada em compartilhar fotos e conteúdos relacionados à fotografia é um dos editores mobile preferidos dos influencers.

Famoso por filtros que ditam tendências, o Vsco conta com várias opções para download e customização. Os recursos básicos para edição também são encontrados no editor de fotos, como controle de exposição, correção de cores, corretor de distorções, entre outras funções.

Por mais que o app seja conhecido por possibilitar edições de fotos incríveis, um dos seus recursos mais interessantes e práticos é a exportação de imagens que serão salvas em sua galeria sem nenhuma compactação, garantindo a qualidade do arquivo gerado.

logo do aplicativo de edição de fotos vsco

10. Foodie

O décimo editor de fotos gratuito a entrar em nossa lista é especializado uma categoria específica: culinária.

O Foodie conta com os recursos básicos de edição similares aos de outros aplicativos. A principal diferença é que este editor conta com filtros prontos especializados para fotos de comida. Uma ótima opção para quem comanda um restaurante e precisa produzir bastante conteúdo.

O editor também conta com filtros para fotografias gerais e tem um recurso chamado "poeira" que pode ser usado para dar um tom vintage às fotos.

Outro aspecto que o aplicativo oferece que vale a pena ser mencionado é o de "receitas". Através da aba "Recipe" a comunidade do Foodie compartilha os detalhes da edição de suas fotos para que outras pessoas possam aplicá-los em suas edições.

logo do aplicativo editor de fotos foodie

11. Adobe Photoshop Express

O Adobe Photoshop Express é a maneira que a Adobe encontrou de escutar seu público e oferecer um de seus principais serviços de forma gratuita, através de uma versão menos potente, online e mobile.

O editor de fotos tem como foco os usuários iniciantes, que precisam de um programa de qualidade gratuito. Através dele, é possível utilizar os recursos mais básicos de edição como alteração de contraste, exposição, saturação e remoção de manchas, além de uma série de efeitos predefinidos.

Adobe Phostoshop Express

12. befunky

O befunky se considera uma plataforma criativa online com tudo em um só lugar, oferecendo os recursos necessários para criar colagens de fotos, designs gráficos e editar fotos.

Suas ferramentas são fáceis de usar, um fator que permite resultados profissionais até mesmo para usuários com níveis básicos de conhecimento. Sua interface é amigável e processos que deram errado podem ser facilmente desfeitos ou refeitos através do histórico de edição.

Os principais recursos de edição básica estão lá, ajustes na exposição, contrastes, ferramenta de recorte e funcionalidades criativas, como efeitos artísticos, sobreposições e texturas.

befunky

13. paint.net

O Paint.NET é um editor de fotos gratuito para pessoas que buscam simplicidade em suas edições, mas não abrem mão de resultados de qualidade. Sua interface é simples e oferece suporte de atalhos para a utilização de suas ferramentas.

Apesar de a ferramenta ter sido criada para usuários pouco experientes, o editor conta com uma grande variedade de recursos de edição. É possível ajustar brilho, contraste, tons, curvas, camadas, gradientes, níveis e uma enorme variedade de possibilidades.

Além disso, o programa oferece suporte a plugins criados pela sua própria comunidade. Estas extensões podem ser utilizadas para dar acesso a recursos mais avançados, possibilitando criações ainda mais complexas.

Paint.NET

14. Photo Pos Pro

O Photo Pos Pro é um editor de imagens que atende tanto o público com pouca experiência em edição, quanto os usuários avançados. O software consegue atingir este objetivo ao oferecer duas interfaces distintas que podem ser selecionadas de acordo com a preferência do usuário.

A versão voltada para iniciantes remove de sua interface os itens que não são necessários e tem como foco recursos de edição automática, que proporcionam bons resultados em pouco tempo.

Já a versão avançada conta com uma grande variedade de ferramentas utilizadas para edições manuais, como pincéis, camadas, máscaras, ações, texturas, gradientes e até mesmo a conversão de arquivos RAW. Além disso, a interface avançada proporciona a opção de fazer edições em lotes, economizando muito o tempo de pós-processamento das imagens.

Photo Pos Pro

15. Autodesk Pixlr

O Autodesk Pixlr é um aplicativo de edição de imagem para dispositivos Android. O App foi desenvolvida pela Autodesk, que também criou outro item de nossa lista, o Pixlr.

O aplicativo conta com diversos recursos dos mais variados campos de edição de imagens, contando com cortes, ajustes técnicos, stickers, adição de texto sobre fotos, efeitos de desfoque e uma grande variedade de filtros.

Autodesk Pixlr

16. iPiccy

Se você está procurando por um editor de fotos gratuito completo e online, confira o que o iPiccy tem para oferecer. Através dele é possível fazer edições de maneira simples e rápida, ajustar o tamanho de imagens, cortar, girar e redimensionar arquivos com muita agilidade.

Sua interface é bastante intuitiva e torna a edição uma tarefa mais simples até mesmo para pessoas sem conhecimento técnico.

Piccy

17. Photopea

O Photopea é uma excelente opção de editor de imagens para usuários que já estão acostumados com o visual e a interface do Photoshop. Por oferecer recursos avançados, é possível trabalhar em suas edições por camadas, remover manchas, além de contar com a regulagem de filtros e outras opções avançadas de edição.

Uma das maiores vantagens de utilizar o Photopea é a possibilidade de salvar seus arquivos em uma extensão que pode ser reconhecida no Photoshop, o formato PSD.

Photopea

18. Photogramio

O Photogramio é uma adição um pouco diferente em nossa lida, pois a plataforma em si não é um editor de fotos. Na verdade, o site reúne uma variedade de editores em um lugar só para facilitar sua utilização.

Através da plataforma é possível encontrar ferramentas para edição, criação de colagens, conversor de arquivos, criador de vídeos e até mesmo um gerador de memes.

Photogramio

19. Sumo Paint

Procurando por uma solução básica para a edição de fotos? Confira os recursos que o Sumo Paint oferece.

O editor conta com ferramentas para adicionar efeitos, corrigir cores, recortar, fazer retoques e muito mais. Imagens de resolução alta podem ser editadas com tranquilidade através do Sumo Paint, o que torna sua utilização otimizada para a criação de publicações nas redes sociais e até mesmo na edição de fotos para impressão.

lSumo Paint

20. Online Image Editor

A última adição em nossa lista de editor de fotos gratuito é o Free Online Image Editor - OIE. Uma plataforma para edição de fotos através do seu navegador que conta com uma grande variedade de recursos.

Através de seu site, é possível redimensionar e cortar fotos ou GIFs, fundir e sobrepor várias imagens, adicionar textos com suas próprias fontes, adicionar stickers animados, ajustar o brilho e aplicar máscaras em suas imagens.

Online Image Editor

6 Dicas fáceis para melhorar a qualidade de suas fotos feitas pelo celular

Antes de começar a testar os editores de fotos que você acabou de conhecer, confira algumas dicas fáceis que podem ajudar a melhor a qualidade das fotografias feitas com seu celular e garantir melhores resultados para seu site ou rede social.

Mantenha sua lente limpa

Pode parecer algo bobo, mas esta é uma dica muito importante. Usamos nossos celulares constantemente, colocando e tirando no bolso, deixando em cima da mesa, segurando durante uma ligação e isso pode fazer com que a lente fique suja.

Conferir e limpar a lente do seu celular antes de um clique pode ser a diferença entre capturar um momento especial e fazer uma foto borrada.

Utilize o foco

Fotos com boa nitidez e qualidade sempre tem seu objeto principal em foco.

Hoje em dia, a maioria dos smartphones conta com o foco ajustável. Utilizá-lo é bem simples: na tela, clique no objeto ou pessoa que você deseja que receba nitidez, então, um quadrado irá indicar que o foco está sendo atualizado.

Sempre procure uma boa iluminação

A luz é um dos principais elementos de fotos bonitas, seja por iluminação natural ou artificial.

Procurar lugares bem iluminados é essencial para garantir qualidade, mas cuidado, usar luzes fortes diretamente no seu objeto pode prejudicar sua imagem. Então, antes de clicar, analise seu ambiente, faça alguns testes e faça fotos excelentes.

Utilize a regra dos terços

A regra dos terços é um conceito de composição fotográfica. Busque ativar a "grade" da sua câmera, uma função presente na maioria dos smartphones, e procure deixar seu objeto em um dos quatro pontos em que as linhas se cruzam, compondo uma foto mais harmoniosa e atrativa.

Busque por tutoriais

Quer aprender a fazer aquele efeito da moda ou então uma edição clássica que se encaixa perfeitamente com seu produto? Busque tutoriais na internet ensinando como utilizar o editor de fotos escolhido por você.

Uma dica extra é estar sempre de olho em referências e buscar novidades para expandir seu repertório criativo.

Sempre edite suas fotos

Aproveite os recursos e a facilidade que os editores de fotos trazem ao seu trabalho. Antes de publicar uma foto que você acabou de tirar, utilize um aplicativo ou programa de edição e confira se alguns retoques na cor ou brilho podem ser feitos, até mesmo se a utilização de algum filtro poderia deixar seu trabalho ainda melhor.

Comece a usar um editor de fotos gratuito e produza imagens para sua loja como um profissional

Esperamos que nosso conteúdo ajude você a produzir imagens profissionais que conquistem a atenção e passem confiança para qualquer pessoa que visite seu site.

Sabemos que será necessário investir muito tempo e atenção para produzir imagens de qualidade. Para garantir que os resultados gerados por elas sejam otimizados, utilize nossa ferramenta de chat online, o JivoChat, em seu site e surpreenda os visitantes com notificações proativas de conversa para fechar ainda mais negócios.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download