Dividir PDF: 10 ferramentas online

atualizado 3 de novembro de 2022
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Um dos formatos de arquivos mais utilizados para compartilhamento é o PDF, da sigla em inglês Portable Document Format. Por ser leve, prático e seguro, pois precisa de softwares especiais para poder editar.

Além disso, um arquivo salvo em PDF mantém a sua formatação e qualidade original, e também é compatível com vários sistemas. Devido a isso, muitas pessoas acabam optando pelo PDF na hora de enviar seus arquivos por e-mails ou para impressão.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

Por que dividir PDF?

Mesmo sendo um arquivo naturalmente leve, alguns documentos em PDF acabam ficando muito pesados por conter várias páginas, imagens ou gráficos. Por causa disso, acaba dificultando o envio ou compartilhamento do arquivo.

Caso você só precise enviar algumas páginas de um documento muito extenso ou dividir em mais de um arquivo, ferramentas para separar PDF podem te ajudar. Sabendo disso, preparamos uma lista com algumas ferramentas online e gratuitas.

1. Soda PDF

O Soda PDF é uma plataforma online bem completa para editar e gerenciar seus arquivos PDF. Um dos diferenciais dessa plataforma é a possibilidade de realizar uploads de arquivos armazenados no Google Drive ou Dropbox.

A plataforma possui diversos serviços de edição de PDF online pelo seu navegador,  como: converter PDF em JPG ou para outros arquivos de imagem, juntar, comprimir, além de muitas outras funcionalidades.

Também é possível baixar o programa para computador e utilizar todas as funcionalidades da plataforma offline.

Para dividir PDF online pelo Soda PDF é bem simples, selecione o arquivo que deseja separar. Aguarde alguns segundos até que seu arquivo carregue, após isso escolha os intervalos de páginas que você deseja incluir em cada arquivo dividido.

É possível escolher o número de páginas, a ordem em que elas apareceram e também é possível extrair páginas do seu PDF criando arquivos separados para cada um deles.

2. LightPDF

O LightPDF permite gerenciar e editar seus arquivos PDF de forma simples e totalmente online através do seu navegador, sem precisar realizar o download de nenhum outro programa.

O site possibilita converter, compactar, proteger, dividir PDF, desbloquear, além de muitas outras funcionalidades. Para cortar PDF online, é necessário escolher o arquivo PDF que deseja utilizar.

Após o arquivo carregar, escolha uma das duas opções de separação: Separar por páginas, ou separar cada página em um novo PDF. Também é possível escolher as páginas que deseja excluir.

Em seguida, clique em "Dividir PDF" e aguarde até a finalização do processo, e então o seu link estará disponível para download.

3. Sejda

A Sejda é uma plataforma online de edição e gerenciamento de PDF, onde é possível dividir PDF, converter para diversos tipos de arquivos, comprimir um documento, mesclar PDF, entre inúmeras outras funções.

A plataforma é gratuita, porém possui alguns planos de assinaturas semanais, mensais e anuais que dão mais vantagens aos usuários. O serviço gratuito permite dividir PDF de até 200 páginas ou 50 MB e com um limite de 3 processos a cada uma hora.

Para dividir PDF através dessa plataforma é bem simples. Selecione o seu arquivo no seu computador, pelo Google Drive, Dropbox ou através de um link web. Após selecionar o PDF que deseja separar, aguarde alguns segundos até ele ser carregado.

Ao carregar o seu PDF, escolha entre as opções de divisão do seu PDF, podendo ser: Cada página em um novo PDF; Selecionar o número de páginas que deseja dividir; Dividir a cada número de páginas e dividir para cada par de páginas.

4. iLovePDF

O iLovePDF é um dos editores de PDF mais populares da internet, é uma ferramenta totalmente online e gratuita. Sem a necessidade de fazer o download de nenhum programa para o seu computador.

Através do iLovePDF é possível separar PDF, agrupar, converter PDF em diversos formatos de arquivos, numerar páginas, adicionar marca d'água e muitas outras funcionalidades.

Separar PDF no iLovePDF é bem simples, arraste o arquivo que deseja dividir para a área indicada, ou selecione o PDF no seu computador, Google Drive ou Dropbox.

Após o carregamento do arquivo, selecione o modo que deseja dividir: Dividir por intervalos ou extrair páginas. O intervalo pode ser por página, ou fixo com grupo de páginas que você escolher.

Ao finalizar a configuração da sua divisão de PDF, clique em "Dividir PDF" e aguarde até o final do processo e o seu download estará disponível para ser realizado, baixando por ZIP os seus novos arquivos separados.

5. Smallpdf

O Smallpdf, assim como a plataforma acima, é uma das mais populares e completas ferramentas que existem na internet para edição e gerenciamento de arquivos em PDF. A plataforma é gratuita, porém possui alguns serviços de assinatura mensal e anual.

Contando com uma interface bem simples e intuitiva, o Smallpdf dentre as mais variadas funcionalidades, permite dividir PDF online e grátis. Para separar PDF, basta selecionar o arquivo que deseja dividir e aguardar o seu carregamento.

Ao final do carregamento do arquivo, selecione entre "extrair páginas" ou "dividir 1 PDF em vários". Em "extrair páginas" escolha quais páginas deseja remover ou escolher os intervalos que deseja dividir.

Na opção "dividir 1 PDF em vários", você criará um PDF para cada página do seu arquivo, após escolher qual forma deseja dividir, clique em "dividir" e aguarde alguns segundos até que o seu arquivo esteja pronto para download.

Arte de uma folha de um PDF com uma tesoura cortando ao meio

6. PDF Converter

O PDF Converter, assim como outras nessa lista, é uma plataforma completa de edição de PDF online, é possível converter diversos arquivos para PDF, dividir PDF, cortar, proteger, agrupar, entre outros.

Apesar de possuir alguns serviços pagos por assinatura, a plataforma tem uma versão gratuita bem completa, que permite o usuário realizar qualquer funcionalidade do site sem nenhum problema.

Para dividir PDF através do PDF Converter, basta selecionar o arquivo e aguardar que ele carregue na plataforma, após o carregamento você pode selecionar as páginas que deseja excluir ou selecionar a forma que deseja dividir o seu PDF.

Ao finalizar a sua edição clique em "Dividir PDF" e aguarde até que o seu download esteja liberado.

7. Adobe Acrobat

A plataforma online Adobe Acrobat, possibilita realizar diversos serviços de edição de PDF totalmente online pelo navegador. A plataforma permite converter arquivos para PDF, dividir PDF, agrupar, proteger, além de outras funcionalidades.

Para separar PDF é necessário cadastrar uma conta e realizar o login, podendo ser uma conta da Adobe, uma conta Gmail ou até pela Apple.

Após realizar o login, selecione o arquivo e aguarde alguns segundos até que ele faça o upload dentro da plataforma.

Assim que ele carregar, escolha como deseja dividir o seu arquivo PDF, se deseja dividir em vários PDF menores, excluir alguma página ou salvar cada página em um novo PDF. Após isso aguarde alguns segundos e o seu download estará disponível.

8. PDF2Go

O PDF2Go é um site de edição de PDF bem completo. A plataforma possui diversas ferramentas de gerenciamento de PDF, reparação de arquivos, vários tipos de edição e segurança.

Apesar de ter uma versão premium que é paga por assinatura mensal ou anual, a versão gratuita é bem completa. E outro diferencial da plataforma é a possibilidade de realizar upload através de um link da internet.

Para dividir PDF neste site, selecione o arquivo que quer separar e aguarde o carregamento do PDF. Ao finalizar o upload, escolha como deseja dividir o seu documento, podendo escolher como agrupar as páginas ou criar novos PDF a partir de cada página do antigo.

Quando terminar a edição, clique em "Salvar como" para liberar o download do seu novo documento separado. Caso queira, também existem configurações opcionais que possibilitam dividir o PDF em partes iguais ou dividir a cada número de página.

9. PDFCandy

O PDFCandy é um editor de PDF online e gratuito. O site oferece vários recursos de edição e gerenciamento de arquivos em PDF, além de contar com diversos formatos de conversão para PDF.

Dentre as funções de edição, eles possuem uma plataforma completa para transformação de PDF, adicionar cabeçalho e rodapé, cortar, juntar, dividir PDF, entre muitos outros.

É bem simples dividir PDF no PDFCandy, basta selecionar o arquivo em PDF que deseja separar, após o upload do seu arquivo, escolha como deseja dividi-lo:

Podendo dividir em grupos de páginas;

Excluir páginas;

Dividir em arquivos de página única;

Mesclar as páginas selecionadas.

Após escolher como quer separar o seu arquivo, clique em "Dividir PDF" e aguarde até que o download do seu novo arquivo esteja liberado.

10. AvePDF

A AvePDF é uma plataforma bem completa de gerenciamento de PDF, onde é possível converter, organizar, editar, proteger e otimizar os seus arquivos PDF. A plataforma é totalmente online e gratuita, não sendo necessário o download de nenhum programa.

Entre essas funcionalidades, é possível dividir PDF de até 500MB pelo site. Para isso, basta selecionar o arquivo que quer separar e aguardar o upload, após isso selecione o modo que deseja dividir: 

  • Simples: vai dividir o seu documento em um número fixo de arquivos;
  • Avançado: selecione várias páginas manualmente.

Aprendeu como dividir PDF online?

Esperamos que essa lista tenha te ajudado a encontrar uma plataforma online para poder dividir PDF.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download