CRM gratuito: 18 Melhores para seu negócio em 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura18 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Atualmente, a melhor forma de rastrear todos os dados dos clientes é através de um sistema de CRM, e felizmente, existem algumas opções de CRM gratuito disponíveis no mercado.

Gerenciar o relacionamento com seus clientes é crucial para que possa acompanhar cada etapa da interação entre a equipe de vendas e o consumidor, identificar problemas no processo de vendas, calcular a conversão através de um funil de vendas bem estruturado e otimizar a jornada de compra.

Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre um CRM, quais são as suas funções e apresentamos os melhores CRM gratuitos para que você deixe as planilhas de Excel de lado e comece a automatizar processos.

O que é um CRM?

Se você ainda não sabe o que é crem e para que serve, vamos começar apressando o conceito por detrás da palavra CRM. 

A sigla CRM deriva do inglês para Customer Relationship Management, que em tradução literal significa gestão de relacionamento com clientes.

Ou seja, os sistemas CRM são ferramentas equipadas com funções e recursos projetados para ajudá-lo não apenas a estruturar seu funil de vendas e processo de vendas como um todo.

Além disso,  essas ferramentas permitem que seja possível administrar o trabalho de sua equipe, delegar tarefas, agendar contatos e o follow up com clientes, entre outras funcionalidades.

Vale a pena usar um CRM gratuito?

Os melhores CRM grátis do mercado já oferecem automação, integração com demais ferramentas para otimizar a captação e segmentação de leads - como por exemplo plataformas de e-mail marketing, chats online para sites, sistemas ERP, entre outros.

Basta conferir os recursos e destaques de cada CRM grátis listado abaixo e você poderá entender com facilidade porque vale a pena começar a usar um. Vamos lá!

1. Brevo

O Brevo oferece um dos melhores sistemas de CRM disponíveis no mercado e conta com um plano inteiramente gratuito.

Ele é uma ferramenta completa para quem deseja realizar mais vendas e obter um gerenciamento completo dos seus clientes. 

Com o CRM gratuito Brevo é possível acompanhar todos os seus relacionamentos com clientes gerenciados em um só lugar, centralizando dados de contatos, organizando-os e segmentando-os de forma eficaz e mantendo o controle de seus follow ups para nunca perder uma oportunidade de venda.

Destaques:

  • Gerenciamento de contatos ilimitados já no plano grátis;
  • Segmentação avançada de leads;
  • Formulários de inscrição personalizáveis;
  • CRM de vendas.

E além disso, a empresa também oferece soluções integradas de e-mail marketing para que você possa disparar campanhas de e-mails para seus contatos, criar modelos de e-mail, fazer SMS marketing e mais.

Captura de tela do Brevo

2. Pipedrive

Se você está em busca de um CRM voltado para vendas, o Pipedrive é a escolha ideal para o seu negócio. 

Não ficando nem um pouco atrás da ferramenta anterior, o Pipedrive não é um CRM gratuito, porém oferece um período de teste grátis de 30 dias para novos usuários e se destaca como um dos melhores sistemas CRM no mundo.

O CRM é bastante fácil de usar, sendo configurado em apenas poucos minutos e você já poderá definir as etapas do funil de vendas da sua empresa. 

Além disso, é possível gerenciar seus leads e negócios, rastrear comunicações, automatizar partes repetitivas de seu trabalho, gere relatórios detalhados e obter insights sobre o seu negócio com as soluções disponíveis na ferramenta.

Destaques:

  • Mais de 150 aplicativos integrados;
  • Funis personalizáveis e com campos de contatos personalizados;
  • Gerenciamento de oportunidades de vendas através de uma visão completa de cada negócio em aberto e seu histórico;
  • Caixa de entrada de e-mail já disponível no plano Essencial.

Vale a pena experimentar o CRM free por 30 dias e conferir todos os recursos que você precisa antes de decidir migrar para o plano profissional que melhor se adeque ao seu negócio.

Captura de tela do Pipedrive

3. Ploomes

Especializado no processo comercial completo, o Ploomes é outro sistema CRM que apresentamos aqui. Com suas funcionalidades pensadas nas necessidades comerciais deste mercado.

E dentre os recursos que se destacam podemos citar  a possibilidade de definir um workflow operacional de vendas B2B, automação de propostas comerciais com cálculo de impostos complexos, automação de documentos (como contratos e ordens de serviço), gestão de base de clientes com uso de funil e outros.

Para atender bem o mercado B2B, o CRM também conta com a possibilidade de integrar com a base de dados do ERP, que é um sistema quase que mandatório para a gestão empresarial do mercado em questão.

Dessa forma, o departamento de vendas consegue fazer toda a operação em uma única ferramenta, prática e eficiente, enquanto os gestores têm maior visibilidade do que está sendo feito no setor comercial.

Destaques:

  • Centralização de toda sua operação comercial
  • Intuitivo e fácil de implementar
  • Integração com base de dados ERP
  • Definição de Workflow operacional

Apesar de não oferecer um CRM grátis, o Ploomes conta com um teste gratuito e seu plano é montado de acordo com as necessidades do seu negócio.

Captura de tela do Ploomes

4. RD Station

A RD Station é uma empresa brasileira com sede em Florianópolis e também oferece uma das melhores soluções de CRM e automação de marketing do mercado.

No plano de CRM gratuito,  você já tem acesso à automação e integração nativa com o RD Station Marketing, de forma que seja possível integrar e impulsionar o trabalho de sua equipe de marketing e vendas através de uma única plataforma de CRM.

É possível utilizar desde funis múltiplos, ter acesso a relatórios avançados, disparos de e-mail e muitos outros recursos do RD Station.  

Destaques:

  • Funil de vendas e histórico de interações;
  • Lembretes para tarefas e follow ups;
  • Integração com WhatsApp e WhatStation;
  • Modelos de email;
  • Disparador de emails da ferramenta.

Ao acessar, selecione o RD Station CRM e confira todas as funcionalidades incluídas no plano grátis. Mas claro, vale a pena explorar os planos profissionais para quem deseja escalar seu próprio negócio.

Captura de tela do RD Station CRM

5. Zoho CRM

Fechando nossa lista, apresentamos mais uma opção profissional que atende mais de 150 mil empresas em 180 países.

A Zoho é responsável por disponibilizar diversas soluções digitais para negócios, e o seu sistema CRM também não deixa a desejar.

Além disso, com essa ferramenta é possível interagir com seus clientes em diferentes canais, gerenciar várias equipes em uma única discussão, e utilizar a inteligência artificial para prever tendências de negócios. 

Dessa forma será possível otimizar os resultados a partir do uso dos painéis interativos que irão fornecer análise do impacto dos seus negócios.

Uma ótima oportunidade para quem deseja ser mais estratégico, e investir na melhoria de qualidade dos seus processos de venda.  

Destaques:

  • Automação de vendas e gerenciamento do processo;
  • Gestão de desempenho;
  • Vendas preditivas;
  • Vendas omnichannel.

A solução conta com um período de avaliação do CRM gratuito de 30 dias e planos escaláveis para quem deseja aproveitar todos os recursos disponíveis.

Captura de tela do Zoho CRM

6. Bigin

Bigin é um CRM criado pelo Zoho, porém com o foco em orientar e realizar a gestão de relacionamento entre clientes de pequenas empresas, ou de empresas iniciantes oferecendo recursos completos em um valor bastante atrativo para o mercado.

O CRM Bigin permite que você interaja com seus clientes em potencial, criando formulários, realizando o envio de emails e mantendo uma visão completa da interação com cada potencial cliente.

É possível também realizar o gerenciamento de fluxos criando fases de negociação personalizáveis, fluxos de trabalho que minimizem as tarefas repetitivas,  e fechamento de negócios através de uma visão geral do seu fluxo de vendas. 

Não deixe de conferir os valores desse CRM que é ideal para pequenos negócios acessando o link do site.

Destaques:

  • Criado especialmente para pequenos negócios
  • Planos acessíveis
  • Gerenciamento e personalização de fluxos

Captura de tela do Bigin

7. JivoChat

O JivoChat agora conta com recursos de CRM já disponíveis em nosso plano grátis! Dessa forma, além de poder comunicar-se com seus clientes através do chat online, WhatsApp no plano profissional, Facebook Messenger, e-mail e telefone.

Também é possível cadastrar leads em sua base, delegar oportunidades e negócios para operadores, acompanhar as etapas do funil de vendas e aproveitar o melhor da integração do seu chat online ao CRM.

Isso claro, sem mencionar que você também pode usar o JivoChat como canal de comunicação interna de seu negócio, conectando setores e equipes e construindo o relacionamento com clientes em uma única solução.

Destaques:

  • Gerenciamento de contatos ilimitados;
  • Acompanhamento de negociações e histórico;
  • Integrado aos canais de atendimento disponíveis no JivoChat;
  • Cadastre leads do chat em sua base e crie novas oportunidades de vendas.

Captura de tela do JivoChat

Para saber mais sobre nossos recursos de CRM, confira nosso plano gratuito ou converse com a nossa equipe aqui no chat, estamos sempre felizes em atendê-lo!

8. Fleeg

O Fleeg é outro CRM brasileiro que oferece excelentes recursos profissionais para quem busca otimizar o relacionamento com clientes, gerenciar contatos e organizar processos de vendas.

Com a integração Fleeg e JivoChat assim que o cliente entrar em contato com você pelo chat as informações de contato serão automaticamente registradas no CRM aumentando a produtividade do seu time.

Também é possível centralizar seus canais de atendimento, e fazer todo o rastreamento do caminho que o lead percorreu no seu site até chegar ao atendimento.  

Com ele, você poderá aproveitar integrações, automação de marketing, soluções para pré-venda, gestão de vendas, pós-vendas e mais.

Destaques:

  • Fluxos de relacionamento;
  • Funil de vendas e pipeline de oportunidades;
  • Disparos de e-mail inclusos;
  • Páginas de captura.

O sistema conta com um período de teste de seu CRM gratuito por 10 dias e, após isso, você pode escolher um plano sem fidelidade adaptado para o número de usuários que utilizarão a ferramenta!

Captura de tela do Fleeg

9. Freshsales

Para quem busca por uma solução de CRM inteligente de verdade, recomendamos o Freshsales.

Ele foi desenvolvido com Freddy AI, uma inteligência artificial capaz de ajudá-lo a descobrir os melhores leads, aumentar o engajamento com seu público e conduzir negócios do início ao fechamento.

O CRM Freshsales oferece uma visão cronológica do engajamento do cliente com o seu negócio através de uma linha do tempo de atividades. 

É possível utilizar a ferramenta para definir os estágios do ciclo de vida percorridos pelo público em sua jornada, mapear as atividades de vendas e acelerar suas conversões.

Destaques:

  • Gerenciamento de contatos, contas e negociações;
  • Fases do ciclo de vida do contato;
  • Formulários web e rastreamento de site;
  • Pontuação preditiva de contatos com o uso da Freddy AI.

Captura de tela do Freshsales

Além dos planos profissionais, você pode acessar a página oficial do Freshsales e optar por dar seus primeiros passos através do plano gratuito para sempre, que já disponibiliza recursos de gerenciamento de contatos, telefone e chat integrados e suporte para a sua equipe.

10. Meets CRM

O Meets é um CRM brasileiro que também oferece um plano inteiramente gratuito para um usuário, no qual você já poderá administrar até mil contatos e clientes.

A ferramenta de CRM gratuito conta com 100 oportunidades de negócios e aproveita o aplicativo para Android e iOS da ferramenta.

E apresenta soluções para indústria, comércio e serviços para empresas de todos os portes e tamanhos.

A plataforma também conta com integração com WhatsApp, Facebook Lead Ads e Messenger, soluções do Google, LeadLover, RD Station e mais.

Sendo possível utilizá-la para marketing, vendas, sucesso do cliente e suporte. 

Destaques:

  • Rastreamento de oportunidades;
  • Soluções de atendimento;
  • Gestão de atividades da equipe de vendas;
  • Funil de vendas para acompanhar seus processos.

Além do plano de CRM grátis, você poderá testar gratuitamente os planos profissionais disponibilizados pela Meets para conferir seus recursos avançados.

Captura de tela do Meets CRM

11. Hubspot

A HubSpot é uma das empresas mais renomadas globalmente no que diz respeito a softwares de automação de marketing, demonstrando que um CRM gratís pode manter altos padrões de qualidade.

Este sistema é altamente recomendado, tanto pela reputação da marca que o respalda quanto pelas suas capacidades funcionais.

Baseado na nuvem, o CRM gratuito da HubSpot abrange todas as funcionalidades necessárias para o gerenciamento do ciclo de vendas e integração com aplicativos de terceiros. No papel de um CRM, o sistema disponibiliza uma variedade de funcionalidades, incluindo:

  • Gerenciamento de contatos e leads;
  • Representação visual do funil de vendas;
  • Gestão de oportunidades de negócios;
  • Registro de atividades de vendas;
  • Agendamento de reuniões;
  • Avaliação de leads;
  • Geração de relatórios e análises;
  • Integrações com outras ferramentas.

Captura de tela do Hubspot

12. Agendor

O Agendor é mais uma opção de CRM grátis disponíveis no mercado, e orgulhosamente brasileiro. A plataforma é elogiada por sua interface intuitiva, facilidade de uso, praticidade e por oferecer um suporte ao cliente ágil e acessível.

Dados recentes indicam que o CRM do Agendor é acessado diariamente por mais de 21 mil usuários. Algumas das soluções oferecidas pela plataforma podem explicar parte de seu sucesso, como:

  • Campos obrigatórios organizados por etapa no funil de vendas;
  • Automação de tarefas;
  • Geração de leads;
  • Telefone virtual com inteligência artificial;
  • Extensão para o WhatsApp Web.

Captura de tela do Agendor

13. PipeRun

O PipeRun é um sistema CRM de vendas desenvolvido inteiramente no Brasil. Seu propósito é otimizar a produtividade dos profissionais de vendas, independentemente da fase do processo de vendas em que se encontrem.

Este CRM oferece diversas funcionalidades essenciais, incluindo uma agenda pública semelhante ao You Can Book Me, pipeline visual, alertas para oportunidades estagnadas, automação de atividades, gravação de ligações VoIP na própria plataforma, gerador de propostas em formato PDF e rastreamento de emails.

Além disso, o sistema CRM PipeRun inclui a possibilidade de assinatura eletrônica de documentos, como termos e contratos, e integra-se perfeitamente com várias outras ferramentas de vendas, como JivoChat, RD Station, Dinamize, Exact Sales, Ramper, e diversas outras opções do conjunto de ferramentas de vendas.

Com o PipeRun, a equipe de vendas economiza tempo, aumenta sua produtividade e, consequentemente, impulsiona suas receitas e lucros. Este CRM é baseado na nuvem, tornando-o uma das opções mais versáteis e com melhor relação custo-benefício no mercado de CRMs online.

Captura de tela do PipeRun

Embora não não seja um CRM grátis, o PipeRun disponibiliza um período de teste de 14 dias para que você conheça melhor os planos disponíveis: Pro; Flow e Performance.

14. Omie CRM

A plataforma Omie é outra opção de CRM free, projetada para oferecer suporte abrangente à gestão de negócios. Nesse sentido, um dos seus módulos é dedicado ao CRM.

Por meio desse módulo, é possível realizar uma gestão eficiente de todas as negociações efetuadas e também da equipe de vendas. A plataforma oferece as seguintes funcionalidades:

  • Acesso simplificado ao histórico de cada cliente;
  • Funil de vendas e medidor de temperatura;
  • Radar de clientes;
  • Relatórios completos e personalizados;
  • Integração com outras ferramentas.

Captura de tela do Omie

15. Bitrix24

O Bitrix24 é um software online com um arsenal de mais de 35 ferramentas integradas, inclusive um CRM gratuito que atende desde a captação de leads até a geração de faturas.

Através do CRM Bitrix24, você pode adquirir leads de maneira simplificada, gerenciar todos os seus contatos, automatizar os seus processos comerciais e concluir mais vendas.

A única limitação da versão gratuita é o número restrito de 12 usuários e um limite de 5 GB de armazenamento de dados, o que geralmente não representa um grande obstáculo para equipes pequenas.

Destaques:

  • Marketing omnicanal
  • Gerenciamento de projetos e equipes
  • Atendimento ao cliente e comunicação
  • Ideal para trabalho remoto

Captura de tela do Bitrix24

16. Moskit CRM

O Moskit é um software de CRM projetado para otimizar o desempenho da equipe de vendas e alcançar resultados superiores. Ele visa aprimorar a qualidade do atendimento e aumentar a produtividade das vendas.

Com o Moskit, você pode criar propostas automaticamente com base em negociações registradas no CRM de vendas, tudo isso com modelos personalizáveis para atender às necessidades específicas do seu negócio.

Além de informações detalhadas sobre suas negociações ficam prontamente disponíveis, proporcionando aos vendedores uma visão abrangente para planejar suas estratégias de vendas de forma mais eficaz. Apesar de não ser um CRM gratuito, ele oferece um período de testes gratuitos.

Entre as principais funcionalidades oferecidas, destacam-se:

  • Um dashboard intuitivo;
  • Gerenciamento de oportunidades de negócios;
  • Integração com redes sociais (Social CRM);
  • Sincronização automática com o WhatsApp;
  • Agendamento de atividades;
  • A inovadora ideia de listas inteligentes para uma compreensão profunda dos clientes.

Captura de tela do Moskit CRM

17. Insightly

O Insightly é uma plataforma de CRM destinada à gestão e automatização do processo de vendas. Esta ferramenta traz consigo recursos como encaminhamento de leads e automação de fluxo de trabalho, possibilitando o envio, rastreamento e arquivamento de e-mails.

O Insightly também estabelece um elo de relacionamento direto com os clientes e integra-se com várias outras ferramentas, incluindo o Mailchimp, QuickBooks, Gmail e diversas opções adicionais.

Outro ponto a destacar é que a empresa disponibiliza recursos para automação de marketing e gerenciamento de projetos. Apesar de oferecer planos pagos, é possível testar o Insightly gratuitamente antes de decidir a compra.

Captura de tela do Insightly

18. Intercom

A Intercom é uma plataforma excepcional de atendimento ao cliente e suporte técnico que ampliou seu escopo para incorporar diversas outras funcionalidades, todas com o propósito de aprimorar, envolver e fidelizar aqueles que entram em contato com a sua empresa.

É importante ressaltar que, não, a Intercom não é um CRM!

Entretanto, é uma escolha inteligente explorar a integração das diversas funcionalidades oferecidas pela Intercom com as características específicas que um software de CRM proporciona, como o gerenciamento do funil de vendas, administração da equipe de vendas e alertas para acompanhamento, entre outros.

Captura de tela do Intercom

Qual o melhor CRM grátis?

Não há realmente uma resposta única para esta pergunta, afinal, não temos como saber quais são as especificidades de seu próprio negócio.

O mais importante na hora de escolher um sistema CRM é identificar quais são as funcionalidades e recursos que você realmente precisa e avaliar como eles podem impactar positivamente o desempenho de sua equipe.

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa avaliar por si mesmo qual é o melhor CRM gratuito. 

Armazenamento na nuvem

Embora a maioria dos CRM atualmente sejam hospedados na nuvem, ainda existem algumas empresas que podem vender opções de CRM físico.

Com  um CRM gratuito hospedado na nuvem, você se isenta da necessidade de obter um servidor e manutenção técnica dentro da sua empresa. 

Além disso, o compartilhamento de informações e dados se torna muito mais fácil quando você dá preferência a um software com hospedagem na nuvem.

Esse tipo de hospedagem também permite que os recursos desses softwares de CRM sejam escaláveis e possam crescer à medida que o seu negócio cresce.

Conheça as funcionalidades do CRM

Entender quais são as necessidades da sua empresa é um passo fundamental para que você possa entender quais são as funcionalidades que irão atender às suas necessidades.

Além disso, alguns CRM disponibilizam alguns recursos que vão muito além da gestão de relacionamento com o cliente. 

Por exemplo, enquanto um sistema de CRM como o Brevo e RD Station estão integrados diretamente com seus recursos de campanhas de marketing, os recursos de CRM do JivoChat estão diretamente integrados à nossa plataforma de comunicação interna e atendimento ao cliente através de chat online, telefone, WhatsApp, Facebook, entre outros canais.

O fato é que, se você tem a opção de usar um sistema moderno para administrar seu pipeline de vendas e, principalmente, de forma gratuita, não há porque ficar quebrando a cabeça ou perdendo tempo em planilha de Excel, por exemplo.

Lembre-se que funcionalidades de CRM são projetadas para impulsionar a produtividade de sua equipe e você pode conquistar este benefício sem colocar a mão no bolso.

Verifique a possibilidade de realizar integrações

Se você deseja escolher um CRM para otimizar o seu negócio, é importante considerar se ele permite integrações com diferentes sistemas. 

Com o avanço da tecnologia e o armazenamento na nuvem é possível integrar recursos de diferentes softwares para tornar o seu CRM mais completo. 

Nesse sentido, é muito importante conhecer quais são esses sistemas e se ele permite que as integrações sejam realizadas a partir de sistemas que você já utiliza, dessa forma será mais confortável para adaptar-se ao uso de CRM.

E quando falamos de integrações, estamos falando sobre as inúmeras possibilidades como: ERP, Seu website,  plataformas para registrar transações e outras possibilidades. 

Análise a experiência do usuário

Um dos critérios mais importantes para definir o melhor CRM gratuito é entender como você se sente ao utilizá-lo. 

Uma interface amigável vai permitir que você e sua equipe possam encontrar as funcionalidades mais rapidamente, um design intuitivo é primordial para que o seu CRM tenha sucesso e seja aplicável dentro da sua empresa. 

Por isso, tantas empresas oferecem um período de testes gratuitos ou uma versão gratuita que é mais simples, justamente para que você possa testar a funcionalidade e usabilidade do seu CRM. 

Além disso, a disponibilidade de suporte no seu idioma nativo e rapidez para resolver os chamados e urgências 

Vale a pena investir em um CRM profissional?

Como você pôde notar através dos serviços apresentados em nossa lista, todas as soluções contam também com planos pagos.

A resposta curta para esta pergunta é: sim, desde que você queira escalar seu negócio e ter acesso aos recursos avançados oferecidos pela ferramenta.

Um CRM é uma ferramenta dedicada a ajudá-lo a atingir objetivos como: melhorar as suas vendas, conquistar mais clientes, fidelizar e reter consumidores, etc. Para quem deseja potencializar as suas chances de atingir tais objetivos, vale a pena investir e aproveitar essas soluções ao máximo.

Encontrou o CRM gratuito ideal para você?

Esperamos que tenha conseguido encontrar a solução ideal para seu negócio a partir dos recursos e funcionalidades oferecidos por cada um dos sistemas apresentados em nossa lista.

Não se esqueça, o próprio JivoChat conta com recursos de CRM disponíveis na versão grátis para sempre para que você possa administrar a sua equipe de vendas e integrar todos seus canais de comunicação ao mesmo tempo, fale conosco aqui no chat para saber mais!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download