Criador de vídeo: 10 melhores opções grátis e pagas

Tempo de leitura5 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O vídeo é um dos formatos de conteúdo mais populares na internet seja para fins profissionais, educacionais ou de entretenimento.

Por isso, a vontade de aprender como criar vídeos é algo comum entre pessoas que consomem bastante este formato ou passam muito tempo usando um computador.

Contar com uma ferramenta para criar vídeos permite editar seus próprios vlogs, criar montagens, preparar vídeo aulas e até mesmo fazer edições para compartilhar nas redes sociais ou no seu canal do YouTube

Hoje existem diversas ferramentas de edição gratuitas e pagas para computadores e diferente do que muitos pensam, várias delas são bem simples e apresentam recursos amigável para usuários iniciantes. 

Geralmente essas ferramentas contam com interfaces bastante amigáveis, mas também oferecem as funcionalidades para fazer edições mais avançadas e profissionais com cortes, efeitos e transições.

Se você está a procura de um criador de vídeo para fazer edições criativas e interessantes, confira nossa lista e encontre um programa para instalar e começar a usar.

1. Apowersoft BeeCut

Qualquer pessoa pode criar vídeos impressionantes em apenas alguns minutos usando o Beecut. A plataforma conta com várias camadas da linha do tempo para arrastar arquivos de mídia. 

Além disso, aparar, cortar, dividir e mesclar são ações bem simplificadas e fáceis de fazer através da plataforma.

A plataforma de edição também permite a adição de filtros, efeitos visuais, texto, sobreposições, transições de cenas e muito mais.

A Apowersoft também oferece várias outras soluções em multimídia além do BeeCut, como conversor de vídeo, removedor de fundo de imagem, criador de vídeo premium online, gravador de tela, gravador de áudio e até mesmo removedor de marca d'água.

2. Movavi

Desenvolvido com o foco em usuários iniciantes e intermediários, o Movavi é um programa para criar vídeos com uma interface muito intuitiva e ferramentas bem fáceis de serem usadas. 

Apesar de ser criado para este público, o programa também conta com as funcionalidades necessárias para criar vídeos mais complexos.

Além das soluções básicas para editar vídeos, a ferramenta também realiza a conversão de arquivos para mais de 180 formatos diferentes, conta com um gravador de tela, efeitos prontos e uma série de outros recursos. 

3. InVideo

O InVideo é mais uma opção indicada para usuários iniciantes que desejam criar vídeos usando modelos prontos. 

O programa é um dos editores mais fáceis de serem utilizados e oferece uma enorme variedade de templates prontos e um banco de vídeos pro para seus usuários premium, dando um toque profissional ao seu trabalho em apenas alguns cliques.

A plataforma também conta com elementos para a criação de introduções e encerramentos para vídeos, além de apresentações de marcas.

Outra vantagem é que o programa pode ser compartilhado entre membros de uma equipe.

4. DaVinci Resolve

O DaVinci é uma das melhores opções para quem está em busca de um criador de vídeo com uma qualidade profissional na área de correção de cores.

Originalmente criado apenas para esta função, hoje a ferramenta é um editor de vídeo completo que oferece uma opção gratuita mais básica e uma versão paga completa, com todas as suas ferramentas.

O editor se sobressai no quesito de correção de cores, mas também apresenta excelentes soluções para efeitos visuais, movimento e pós-produção do áudio.

5. ClipChamp

Usando um sistema simples de arrastar e soltar, o ClipChamp também é uma boa opção para usuários com pouca experiência.

O editor é um aplicativo 100% online, ou seja, é possível usá-lo em seu navegador sem a necessidade de instalar algum programa.

A plataforma também oferece clipes de áudio e templates de vídeos para serem customizados por seus usuários.

6. Lightworks

O Lightworks é um editor de vídeos de qualidade profissional que pode ser usado em sua versão beta gratuitamente ou por uma mensalidade, conferindo os recursos mais atualizados aos seus usuários premium.

A ferramenta é um pouco mais básica do que grandes nomes do mercado, mas oferece todas as funcionalidades necessárias para produzir vídeos excelentes para a internet, redes sociais, YouTube e até mesmo projetos em 4K.

7. Wondershare Filmora

Uma opção de editor leve e com uma interface otimizada é o Filmora. O criador de vídeo oferece ferramentas complexas e filtros modernos com recursos fáceis de serem utilizados. 

O programa é bastante amigável para usuários sem experiência alguma, permitindo fazer vídeos, juntar fotos, adicionar textos e áudio de formas bem facilitadas. 

É possível usar uma linha do tempo mais completa para trabalhar seu conteúdo com camadas de edições ou usar o "Modo fácil" para fazer montagens com fotos mais rapidamente.

8. VSDC Free Video Editor

Mais uma opção gratuita, o VSDC Free Video Editor conta com recursos interessantes para usuários que desejam criar vídeos com suas fotos, mas querem mais do que apenas slideshows.

O programa tem uma grande variedade de filtros e efeitos predefinidos que podem ser aplicados em suas edições com apenas um clique.

9. Avidemux

O Avidemux é uma boa opção para usuários iniciantes que desejam fazer edições e ajustes básicos em vídeos baixados ou gravados.

O programa conta com boas funcionalidades para fazer pequenos ajustes de brilho e pequenas correções de cor.

Também é possível adicionar texto, adicionar logo e diversos outros recursos de uma forma leve e estável.

10. Shotcut

O último item em nossa lista de criador de vídeo é o Shotcut, um programa simples que oferece soluções eficazes.

O aplicativo permite que seus usuários adicionem filtros e efeitos como borrões, balanço de cores, mudanças no brilho, saturação, recortes e muito mais.

A ferramenta também oferece suporte para diversos formatos de arquivos, se mostrando uma opção bastante versátil.

Escolheu um criador de vídeo para começar a editar seu conteúdo?

Esperamos que a nossa lista tenha auxiliado você a encontrar uma ferramenta compatível com seu nível de experiência e que também ofereça todas as funcionalidades necessárias para criar seus vídeos.

Caso tenha interesse em fazer o download de vídeos da internet para ter mais material para suas edições, confira nossa lista com as melhores ferramentas para baixar vídeos do YouTube.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download