Criador de logo grátis: 18 melhores em 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura15 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Logos criativos e atraentes são essenciais para marcas que buscam ganhar espaço na memória do seu público. Mas muitas vezes, o custo do trabalho de um profissional de design não cabe no orçamento de um negócio que está começando.

A verdade é que trabalhar com pouca verba faz parte das habilidades que qualquer empreendedor deve estudar antes de começar seu negócio. Por isso, usar um criador de logo grátis é uma excelente opção para quem quer ver seu empreendimento nascer, mas precisa economizar.

Confira a seguir uma lista com as principais ferramentas grátis para criar o logo da sua marca.

18 melhores criadores de logo grátis

Confira a seguir nossa lista com os melhores criadores de logos grátis disponíveis na internet.

1. Shutterstock Creative Flow

O Shutterstock já é bastante conhecido por ser um dos principais banco de imagens da internet, oferecendo conteúdo de qualidade desde vetores até vídeos.

A novidade é que agora você também pode criar seus designs direto da plataforma e baixar as suas criações, para isso basta acessar o editor e procurar por modelos de logo para criar o seu.

Através da ferramenta Creative Flow, você poderá criar o seu próprio logo, utilizando um acervo de milhares de imagens do Shutterstock com vetores e imagens personalizadas. 

Ou seja, tudo que você precisa para criar logos bonitos e profissionais, você ainda poderá assinar o conteúdo premium, ou então escolher ter acesso a designs criados diretamente por IA.

Além de praticidade, o Shutterstock Creative Flow possui ferramentas intuitivas para que você possa criar em poucos clicks e soltar a sua criatividade. 

Não perca tempo e comece a criar a identidade visual da sua marca escolhendo ícones, uma paleta de cores e também obtenha combinações de fontes personalizadas.

Para começar a usar a ferramenta gratuitamente, basta apertar no botão "Create" localizado na barra lateral esquerda.

Ao criar a sua conta os logos criados ficam salvos no seu perfil e podem ser editados posteriormente. Além disso, esta é uma das únicas ferramentas que disponibiliza sua logo com opções além do png. Após finalizar sua criação, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg e PDF.

Criador de logo do Creative Flow

2. Envato Placeit

O Envato Placeit é uma plataforma de design que oferece um enorme acervo de templates profissionais prontos para seus usuários. No próprio site estes layouts podem ser editados e customizados para atender sua preferência.

São milhares de opções que podem ser editados de inúmeras formas diferentes. É possível até mesmo encontrar opções de logos animados que podem ser usados em seus vídeos.

A principal vantagem de usar o serviço é a possibilidade de contar com modelos prontos estáticos e animados para diversos tipos de usos. Ou seja, além de criar seu logo, é possível desenvolver a papelaria do seu negócio, sua identidade visual, publicações para redes sociais, vídeos e muito mais.

6 logos disponíveis na plataforma Envato

3. Fotor

Um excelente editor de imagens que também oferece uma alternativa prática e fácil para criar logos é o Fotor. Todas as funcionalidades para desenvolver identidades visuais fantásticas estão presentes na plataforma: elementos gráficos, textos, fontes estilizadas, planos de fundo e uma enorme variedade de modelos prontos.

Sua interface é bastante intuitiva, o que é importante para que usuários com pouca experiência sejam capazes de criar seus próprios logos com qualidade profissional.

Começar sua criação no site é bem simples, basta apenas abrir o editor, iniciar um novo projeto e pesquisar pela categoria "Logotipo". A partir daí é só encontrar o modelo pronto que mais combina com seu negócio e customizá-lo para deixá-lo original e atraente.

4. Canva

Quando o assunto é criador logo grátis, o Canva se destaca por oferecer uma quantidade imensa de templates ao nível profissional, prontos para serem usados e com inúmeras opções de customização, para deixá-los com a cara do seu negócio.

Você pode começar do zero ou usar modelos prontos, você irá contar com várias fontes, cores, ícones e elementos que irão ajudar a definir a identidade da sua marca.

Além disso, é possível editar outras imagens de diferentes categorias, seja para as redes sociais, em cartões de visitas e muito mais.

Não é necessário te conhecimento prévio em Design para usar a ferramenta, mas o curso Canva para Negócios ensina o passo a passo para usar a ferramenta profissionalmente.

Logos prontos disponiveis no Canva

5. Criador de logo da Nuvemshop

O logotipo é uma das principais representações visuais de uma marca. Se bem feito, seus clientes poderão identificar facilmente sua empresa ao avistá-lo e, no melhor dos casos, terão a sensação de conforto e confiança. Por isso, ter um logo atrativo é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Com o criador de logo da Nuvemshop, você pode criar logos profissionais em poucos passos. Tudo que você precisa fazer é inserir nome e segmento de atuação da sua empresa e pronto: você terá acesso a diversos templates de aparência profissional. Dessa forma, você poderá ter uma identidade visual consistente, sem precisar de conhecimentos técnicos em design.

Depois de selecionar seu favorito, você pode personalizá-lo da maneira que preferir: alterar layout, cores e fontes. Com seu logo pronto, o próximo passo é estampá-lo na sua loja virtual, nas suas redes sociais e onde mais você quiser. 

6. SquareSpace

O SquareSpace conta com um criador de logo grátis que se diferencia dos outros por gerar arquivos em alta resolução.

A empresa que tem como carro chefe o serviço de criação e hospedagem de sites, hoje também oferece uma ótima ferramenta para criar logomarcas grátis.

O criador de logos do SquareSpace conta com funções básicas como um acervo de ícones para serem utilizados junto ao nome e slogan, uma grade para auxiliar o alinhamento dos elementos e a pré-visualização do logo aplicado em alguns itens no rodapé da página.

Isso faz com que a ferramenta não espante usuários pouco experientes, mas garanta a possibilidade de desenvolver designs refinados e efetivos.

Após finalizar a criação do seu logo, você pode salvá-lo e baixá-lo como um png sem fundo e como pngs com aplicação no preto e branco ou negativa.

7. Hatchful, o criador de logo grátis do Shopify

Sabia que a criadora de lojas virtuais Shopify também oferece um criador de logomarca? O Hatchful é uma ferramenta grátis que auxilia empreendedores a criar uma logo para seu negócio de forma gratuita.

O criador de logo grátis não tem tantos recursos de personalização com algum de seus concorrentes, mas ele irá guiar seus usuários em uma jornada simplificada de criação.

Utilizar o Hatchful é muito simples: defina qual o segmento do seu negócio, escolha até 3 estilos artísticos, insira o nome e slogan do seu negócio e, então, escolha utilizações práticas do logo. A partir daí, a ferramenta irá gerar uma série de modelos prontos customizados com o nome da sua empresa para sua escolha.

Depois de selecionar o design que mais te agradou, é possível customizá-lo. As funções de personalização são limitadas e dependem do layout escolhido, mas é possível alterar fontes, cores, ícones e elementos utilizados.

Após a finalizar seu logo você será direcionado para uma página de download. Para baixar sua marca clique no botão "download" e receba um pacote em seu e-mail com arquivos no formato png em diferentes resoluções baseadas nas opções de utilizações práticas selecionadas.

logos disponíveis na plataforma Hatchful

8. Logaster

O Logaster é um criador de logo grátis que oferece uma jornada acessível de elaboração de logomarcas.

A ferramenta apresenta ao seus usuários uma série de templates baseados nos temas e ícones escolhidos pelos usuários. Estes modelos prontos podem ser editados em um espaço que oferece mudanças no layout, fontes, ícones e uma excelente seleção de cores.

Ao optar por alterar as cores de um modelo gerado pelo criador de logomarcas, você não irá precisar alterar a cor de cada elemento, mas sim escolher uma entre várias paletas de cores prontas de acordo com uma cor principal.

Esta é uma funcionalidade muito interessante para empreendedores sem conhecimentos em design gráfico, pois ela facilita a criação de logos com identidades visuais coesas desde a escolha das cores.

Após finalizar a criação da logo para sua marca, o Logaster irá oferecer diferentes opções de arquivos png para o download da sua logomarca: aplicada no fundo branco, colorido, transparente, na versão negativa e na versão preta e branca.

9. Wix Logo Maker

Wix, a empresa famosa por sua plataforma de criação de sites também conta com uma ótima ferramenta onde é possível criar logomarca grátis para aumentar sua credibilidade e fortalecer sua marca.

Para fazer logotipo com a opção oferecida pela Wix é necessário selecionar suas preferências de estilo e design, então, um gerador irá criar inúmeras ideais de logos automaticamente prontos para serem selecionados.

Após selecionar sua opção preferida, será possível alterar as fontes utilizadas, adicionar ou remover ícones, mudar o fundo e alterar as cores através de uma série de paletas de cores pré-definidas. Então, ao finalizar sua criação será possível baixar uma amostra gratuita do logo criado, mais indicado para utilização online.

Para ter acesso ao logo em alta resolução e o kit de comunicação visual, com guia para redes sociais e material para impressão, será necessário pagar um valor para sua utilização.

10. We Do Logos

Se você precisa de uma solução rápida, fácil e completamente gratuita para fazer logo grátis, confira a ferramenta da We Do Logos.

Sua plataforma proporciona um uso simplificado capaz de produzir logos básicas. É possível combinar até 7 fontes diferentes com uma série de ícones disponibilizados no site. Além disso, o tamanho e cores dos ícones e palavras podem ser alterados, suas posições também. O resultado será enviado no formato .jpg através de seu e-mail.

A ferramenta gratuita oferecida pela We Do Logos é bem limitada, mas pode ajudar empreendedores que precisam começar seu negócio e não têm nenhum conhecimento sobre design gráfico.

11. Gerador de Logos Orbelo

O criador de logotipo gratuito oferecido pela Orbelo pode ser considerado uma versão melhorada do item anterior.

É possível criar logos simples unindo os ícones proporcionados ao no de uma marca utilizando até 13 diferentes tipos de fontes. As cores e os posicionamentos também são limitados, porém, a ferramenta da Orbelo também conta com algumas molduras que podem compor logos um pouco mais elaborados.

12. Logo Maker Plus

Você executa qualquer tarefa melhor através do seu smartphone? Então, teste o Logo Maker Plus, um aplicativo para criar logomarca grátis com seu celular ou tablet.

O app oferece milhares de elementos gráficos e opções de edição para deixar sua criatividade ganhar forma. Ícones de diversos temas, texturas, cores gradientes e até mesmo a simulação de um logo 3D pode ser feita através do aplicativo.

A ferramenta também conta com alguns modelos de logos prontos que podem ser utilizados de base e customizados para terem a personalidade que o seu negócio deseja expressar.

13. Tailor Brands

O site Tailor Brands oferece opções criativas para criar logo online. Com base em seu gosto para fontes e conceitos, várias opções de logotipos serão gerados automaticamente prontos para serem customizados.

Depois de definir uma opção para personalização, é possível alterar as cores baseada em paletas pré-definidas, mudar a fonte de acordo com o modelo de layout escolhido, variar o posicionamento de seus elementos e trocar ou remover ícones.

Depois disso, sua criação ficará salva em sua conta. Opções grátis do logo serão geradas para a utilização online, porém, para maior liberdade de uso da marca e criar outros materiais, será necessário pagar por sua utilização.

14. Online Logo Maker

Uma ótima opção para criar logos criativos e diferenciados é o criador de logomarca da Online Logo Maker.

A ferramenta conta com dezenas de fontes diferentes e um acervo enorme de ícones e símbolos que podem ser utilizados para criar uma logomarca única. É possível unir elementos, alterar seu tamanho e mudar suas cores, dando espaço à criatividade.

Além disso, também é possível carregar uma imagem ou algum ícone para compor o seu design.

O Online Logo Maker é uma ótima ferramenta, mas assim como outros itens desta lista, sua versão gratuita é limitada e produz logos que não podem ser utilizados comercialmente, para ter completa posse de sua criação será necessário comprar o logo da plataforma.

15. Adobe Spark

É claro que a opção fornecida pela famosa Adobe não poderia ficar de fora da nossa lista de criador de logo grátis.

O Adobe Spark é a uma ferramenta que permite a criação de logotipos profissionais online sem exigir nenhum conhecimento de design, a única coisa exigida é um computador e a conexão à internet.

A plataforma oferece alguns tutoriais básicos que ensinam tudo o que é necessário para criar um excelente logo para sua marca em apenas alguns minutos. A partir daí só será necessário escolher um dos modelos de logo pré-definidos oferecidos pelo Adobe Spark e customizá-los para deixá-los com a cara do seu negócio.

16. FreeLogo Design

O FreeLogo Design é um criador de logotipo online grátis fácil de usar, com opções limitadas de design, o que pode ser bom para manter o foco de pessoas sem muita experiência na área e uma grande variedade de fontes.

Apesar das limitações, é possível criar logos com diferentes símbolos, estilos e ícones. As criações, quando finalizadas, são disponibilizadas gratuitamente no formato .png em uma resolução boa apenas para o uso online. Empreendedores que desejam utilizar sua marca em impressões e outros materiais precisarão investir em sua aquisição.

Logos disponíveis no FreeLogo Design

17. Namecheap

Se você está procurando por uma ferramenta com infinitas combinações de como criar um logo, confira os recursos que a Namecheap oferece.

Após escolher alguns elementos de design que definem sua empresa, vários logos serão gerados através de uma inteligência artificial. Alguns estão prontos para o uso, mas também é possível editá-los mudando suas cores, símbolos, fontes e elementos.

O criador de logos é 100% gratuito é ao finalizar o logo estará pronto para sua utilização online ou offline.

18. Logofury

O Logofury é um criador de logo que oferece opções completamente customizáveis, templates de logos prontos separados por segmentos e uma interface muito intuitiva. A ferramenta também conta com recursos para quem gosta de começar do zero e misturar elementos, gerando um logo completamente único.

Assim como alguns itens de nossa lista, a versão gratuita oferecida pelo site será enviada apenas em baixa resolução, no formato .png. Para obter o mesmo logo, porém, com a qualidade de uso profissional será necessário comprá-lo.

Dicas para criar logomarcas profissionais

Antes de colocar a mão na massa e começar a usar o criador de logo grátis que esteja alinhado com sua maneira de criar, confira algumas recomendações e dicas para criar logomarcas e destaque-se dos seus concorrentes.

Faça um brainstorm antes de começar

Brainstorming, ou tempestade de ideias, é de um debate entre um grupo ou uma pesquisa realizada por apenas uma pessoa com o objetivo de gerar ideias inovadoras.

Reúna todas as informações que você tiver sobre o seu negócio, busque pensar nos principais elementos ligados ao seu negócio e deixe a chuva de ideias acontecer. Algumas serão boas, outras nem tanto, mas com várias opções a sua disposição é só escolher a melhor.

Crie um design simples

Menos é mais. Esta é uma afirmação que pode ser aplicada em vários aspectos do desenvolvimento de logos.

Esqueça designs complexos e com muitos elementos. Eles podem ficar confusos, fáceis de esquecer e difíceis de aplicar em materiais como papelaria, fachadas, uniformes.

Ao invés disso, opte por criar logos simples e minimalistas, eles geralmente são mais fáceis de entender, reconhecer e de serem lembrados pelo seu público.

Pesquise e conheça o seu público

Em nosso artigo sobre como criar um ecommerce do zero citamos a importância de pesquisar seu público.

Entender quem irá comprar do seu negócio é um excelente ponto de partida para gerar ideias criativas que estejam ligadas ao tema do seu empreendimento.

Avalie sua concorrência, entenda o que estão fazendo, identifique tendências e o seu público. O objetivo deste exercício não é copiar outros negócios, mas sim fazer melhor do que eles e enxergar oportunidades que não estão sendo aproveitadas.

Pense bem nas cores

Um logo criativo com excelentes ideias pode ficar ruim caso as cores erradas sejam escolhidas.

Busque uma paleta de cores que esteja ligada ao perfil do seu negócio, ao tom que será utilizado em sua comunicação e que combine com os conceitos gráficos.

Nem todo logo precisa de ícones

Os logotipos são opções de design que apresentam apenas o nome da empresa, sem símbolos nem ícones.

Se você tem alguma dúvida sobre este tipo de logo, tente lembrar da Coca-cola, Google ou Visa. Todas elas usam apenas letras na representação de sua marca.

Se esta linha de design faz o seu estilo, pesquise várias fontes e encontre uma que expresse o tom e os valores de sua empresa.

Pronto para usar um criador de logo grátis?

Esperamos que o conhecimento e as ferramentas para criar logomarcas ao nível profissional que apresentamos ajudem você e o seu negócio a darem o próximo passo.

Caso o próximo item a ser executado em sua estratégia digital seja a criação de um site, considere instalar um chat online com o JivoChat e aproveite uma ótima ferramenta para rastrear seus visitantes e iniciar conversas através de convites proativos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download