Como usar o Zoom no PC

atualizado 28 de outubro de 2022
Tempo de leitura4 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O home office, ou trabalho remoto, tem se tornado cada vez mais comum em diversas áreas. E durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19), acabou se tornando a única saída para diversas empresas. 

Atualmente o Zoom Cloud Meetings é uma das ferramentas de videoconferências mais utilizadas. A plataforma possui uma versão gratuita que possibilita reunião em grupo de até 100 participantes por 40 minutos. Eles também oferecem serviços pagos.

Preparamos um guia para ensinar como usar o zoom e te deixar pronto para a próxima reunião.

O que é o Zoom?

O Zoom Meetings foi criado em 2011 com o objetivo de conectar pessoas através da videoconferência. 

O objetivo da ferramenta é gerar um ambiente online e funcional para criar uma experiência mais próxima possível de uma reunião presencial.

O Zoom funciona para pequenas conferências entre duas pessoas, reuniões com uma equipe grande, treinamento e para aulas.

A ferramenta está disponível para Windows, MacOS, iOS, Android, BlackBerry e Linux. Para usar o Zoom é fácil, basta fazer o login usando suas contas Google, Facebook ou sua conta Zoom.

Como instalar o Zoom no PC?

Normalmente o Zoom é instalado de forma automática assim que participa de uma reunião pela primeira vez. Ao aceitar o link do convite, uma janela é aberta solicitando autorização para que a instalação seja feita.

Porem tambem é possivel realizar o download de forma manual, entrando na página de download do Zoom.

Como instalar o Zoom no celular?

Para instalar o Zoom no celular basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, Google Play Store para os Androids ou App Store para o sistema iOS.

Como acessar o Zoom?

Após a instalação do Zoom, é só abrir o aplicativo e criar uma conta clicando em "Registre-se gratuitamente" ou se preferir pode escolher uma das opções da direita "SSO, Google ou Facebook".

Para entrar em uma reunião é necessário que o responsável pela sala envie um link convite ou ID para que o restante do grupo possa entrar no mesmo ambiente digital.

O ID é composto por  9, 10 ou 11 dígitos exclusivos. Cada reunião possui um ID, que será exigido para entrar na reunião.

É possível acessar a reunião por chamada de telefone, através do número de teleconferência fornecido no convite.

Como criar uma sala de reunião

Criar uma sala de reunião no Zoom é bem simples. Após realizar o login, na tela principal basta clicar em "Nova reunião".

Depois de criada a reunião você será direcionado para o ambiente da reunião onde é possível convidar outras pessoas.

Para convidar basta clicar em "participantes" na barra inferior, em seguida irá aparecer uma aba na lateral direita, basta clicar em "convidar". 

Ao escolher essa opção você poderá copiar o link e convidar os participantes, basta clicar em "copiar url", no canto inferior esquerdo. Ou adicionar o e-mail do convidado e enviar o convite por lá.

Imagem de um grupo de quatro pessoas em reunião e um quinto integrante participando por vídeo chamada.

Recursos oferecidos pelo Zoom

A plataforma do Zoom oferece diversas funções para seus usuários. Além de criar a sala é possível configurá-la e melhorar ainda mais a sua reunião. No Zoom Meeting é possível:

Criar reunião com senha

Por padrão, as reuniões do Zoom não possuem senhas. Mas ao agendar uma videoconferência é possível habilitar a entrada com senha, dessa forma só terá acesso a sala quem realmente foi convidado.

Compartilhamento de tela

Através do compartilhamento de tela, a sua equipe poderá conferir ao vivo o que você está apresentando, seja uma apresentação de slides, uma planilha ou qualquer outro documento.

Para compartilhar a tela com outros membros da reunião, basta clicar em "compartilhar tela", presente na barra inferior.

Ao escolher essa opção, abrirá uma nova aba na qual você poderá selecionar qual tela deseja compartilhar.

Chat do Zoom

Na barra principal da ferramenta existe a opção "bate-papo". Ao escolher essa opção você poderá conversar usando texto, visível para todos os participantes.

Salas simultâneas

Com as salas simultâneas, o anfitrião pode separar os participantes em subgrupos, cada um em suas próprias videochamadas. É possível escolher a quantidade de grupos ou de participantes, reorganizar os membros manualmente e estipular um tempo para que os grupos sejam desfeitos e todos voltam juntos para a videoconferência principal.

Para habilitar essa função, é preciso ativá-la nas configurações de reunião. Após a mudança será habilitado o botão "Salas simultâneas" na barra inferior do programa.

Compartilhamento de arquivos

Na opção "Bate-papo" é possível enviar arquivos para os participantes da reunião. Basta clicar em mais e escolher a opção para Compartilhar arquivo em reunião para enviar um arquivo.

Após o download do arquivo os participantes poderão acessar o arquivo.

Zoom é grátis?

O Zoom Meeting possui diversos planos. Possui uma versão gratuita que possibilita reuniões de até 100 participantes, com no máximo 40 minutos ou reuniões individuais ilimitadas.

Mas também oferecem diversos planos pagos em diversas categorias, como por exemplo:

Reuniões Zoom 

  • Profissional;
  • Corporativo;
  • Zoom United Corporativo.

Zoom Phone

  • Pro;
  • Pro Global Select;
  • Zoom United Corporativo.

Zoom Vídeo Webinar

O Zoom Vídeo Webinar varia o preço de acordo com o número de participantes.

Zoom Rooms

  • Possui uma versão gratuita de 30 dias para avaliação;
  • Licença Zoom Rooms;
  • Zoom Rooms Empresarial.

Zoom United 

  • Profissional;
  • Corporativo;
  • Empresarial.

Aprendeu como instalar o Zoom?

Esperamos que esse guia tenha ajudado a instalar o aplicativo Zoom no PC e em outras plataformas. E também a acessar o aplicativo e entrar em reuniões ou até mesmo criar a sua própria sala.


Confira nosso artigo sobre dicas de trabalho Home Office.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download