Fotos para Instagram: como fazer fotos incríveis e atrativas

atualizado 16 de agosto de 2023
Tempo de leitura13 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

É preciso muito cuidado e atenção na hora de escolher as fotos para o seu feed do Instagram. 

Depender apenas de imagens de bancos gratuitos, sem levar em consideração o que está sendo transmitido para sua audiência é algo que pode afetar seus resultados, principalmente em uma rede social em que o principal é o conteúdo visual.

A popularidade deste conceito, o foco no compartilhamento de fotos e vídeos, é o que fez o Instagram conquistar mais de um bilhão de usuários em sua plataforma. 

Apesar de contar com tantas pessoas na rede, conquistar a atenção de um boa parcela é uma tarefa que exige dedicação. Para isso, será preciso tirar fotos criativas, que emocionam e inspiram os usuários.

Tirar boas fotos pode parecer algo bastante desafiador, principalmente para pessoas com pouca experiência. No entanto, é preciso lembrar que não é necessário profissional da fotografia para criar imagens interessantes.

No entanto, é preciso se dedicar a estudar para aprender o básico, exercer sua criatividade e estar sempre em busca de novas referências.

Se você tem interesse em tirar fotos para Instagram que atraem a atenção dos usuários e conquistam seguidores, confira nossas dicas.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso Insta para Negócios!

16 Dicas para tirar fotos para Instagram e ter resultados incríveis

Não é preciso contar com uma câmera fotográfica para tirar boas fotos no Instagram. 

Apenas com seu smartphone, entendendo seus recursos, explorando seu olhar fotográfico com enquadramentos variados, uma boa iluminação e criatividade, é possível conseguir resultados incríveis.

Confira a seguir uma seleção de dicas que irão influenciar diretamente a qualidade do seu trabalho. 

1. Invista em um smartphone com uma boa câmera

Manter a qualidade profissional do conteúdo em seu perfil é algo muito importante para assegurar a credibilidade de sua marca, independente do objetivo comercial do seu perfil. 

Por isso, usar câmeras capazes de capturar fotos em alta resolução é uma prioridade. 

Para ter uma noção de medidas, leve em consideração que editores de imagem trabalham com ajustes em 1024x1024 mantendo uma foto nítida nos parâmetros do Instagram.

Caso você não tenha familiaridade com edição de imagens e as resoluções corretas para as redes sociais, utilize uma ferramenta como o Shutterstock: Creative Flow que já proporciona modelos prontos no tamanho correto. Então, basta apenas fazer as edições básicas, como a adição de filtros.

Fotografando cidade a partir do smartphone

2. Explore ao máximo a luz natural

O significado de "fotografia" é "escrever com luz", portanto, a iluminação é algo fundamental na hora de tirar fotos para Instagram, até porque não existe foto sem luz.

Aproveite ao máximo a luz do sol para conseguir bons resultados. Faça isso planejando suas fotografias em horários estratégicos.

Um conceito bastante famoso na fotografia é a "golden hour" (hora dourada), um horário entre as 10h até as 16h, quando o sol não está muito forte e sua iluminação pode gerar ótimos resultados. 

Entender bem a iluminação permitirá que suas imagens fiquem equilibradas, sem perderem qualidade pelo excesso de luz ou por estarem com muitas sombras.

Também é preciso entender que isso não é uma regra, nem todas as fotos precisam de equilíbrio entre luz e sombra para serem criativas. Destacar as sombras ou criar padrões com elas podem gerar resultados interessantes.

No entanto, tenha como prioridade entre os conceitos básicos de fotografia para então quebrar suas regras e tirar fotos criativas.

3. Deixe sua lente sempre limpa

Independente de usar uma câmera profissional, semi-profissional ou seu smartphone, manter suas lentes limpas o tempo todo é algo muito importante. 

Caso contrário, suas fotos podem acabar embasadas com marcados dedos e manchas.

Essa é uma dica de como tirar uma foto no Instagram importante especialmente para usuários de smartphones, pois os aparelhos nos acompanham em todos os momentos do dia, pra onde quer que nós vamos. 

Isso faz com que a câmera deste tipo de dispositivo fique suja com mais facilidade. 

Portanto, evite este tipo de problema cuidando bem de sua lente e andando com uma flanela para sempre limpá-la antes de fazer suas fotos.

4. Use regra dos terços

A regra dos terços é um dos conceitos mais básicos na composição de boas fotografias, criando imagens harmoniosas, agradáveis e bem estruturadas. 

O conceito é baseado na proporção áurea, também conhecida como proporção de ouro. 

Ela é baseada em uma grade que divide a imagem em 3 partes na horizontal e 3 partes na vertical, criando uma grade com 9 espaços iguais, parecido com um jogo da velha.

Para pôr o conceito em prática, deixe os principais elementos das fotos na interseção das linhas.

Geralmente as câmeras e smartphones contam com essa função nativa. Portanto, basta apenas acessar suas configurações para ativá-la.

Foto com uma grade da regra dos terços com um cão em destaque

5. Use filtros para tornar suas imagens mais atrativas

Para tirar fotos no Instagram que conseguem bons resultados é preciso entender que existem fatores que influenciam sua imagem mesmo depois do clique da câmera.

Filtros que realizam ajustes automáticos em fotografias podem ajudar você a alcançar a estética que estava buscando para sua publicação. 

Este recurso é capaz de fazer ajustes na iluminação, saturação, cores e diversos outros efeitos.

O Instagram conta com seus próprios filtros que podem ser aplicados na hora da publicação. No entanto, usuários que desejam imagens com um visual mais profissional podem usar os modelos de filtros para o Lightroom e criar fotos incríveis a partir da edição.

6. Use cenários neutros

O ambiente e a paisagem em que suas fotos são tiradas são bem importantes. Tenha bastante atenção com os itens em segundo plano que compõem sua cena.

Utilize ambientes neutros e objetivos para direcionar a atenção ao ponto principal de sua foto. Mas tome cuidado! Não adicione muita informação ou sua imagem pode ficar poluída, perdendo qualidade e passando uma ideia de amadorismo.

7. Evite usar o flash

O flash é um equipamento muito importante para fotografia, mas deve ser usado no momento certo e da maneira correta para gerar bons resultados.

Para que isso seja possível, é preciso dominar o equipamento e entender bem sobre os conceitos de iluminação. Caso contrário, sua utilização pode prejudicar suas fotografias, iluminando demais e gerando uma imagem ruim. 

Portanto, evite o uso do flash. Caso ele seja necessário, tente utilizá-lo com um difusor de luz, afaste o flash do objeto de sua foto ou como iluminação secundária.

Caso nenhuma destas opções tenha gerado boas imagens, configure a câmera do seu smartphone para o modo noturno, desta forma ela irá capturar mais luz no ambiente e poderá resultar em imagens mais satisfatórias.

8. Tire vários fotos para um carrossel

O Instagram permite o compartilhamento de conteúdo em vários formatos, o carrossel é um deles. 

Aproveite este recurso para produzir imagens criativas capazes de atrair a atenção dos usuários. Ao todo, é possível publicar até 10 fotos em uma mesma publicação.

Portanto, aproveite o formato para criar sequências de fotos, fotos de um mesmo evento ou até mesmo uma imagem panorâmica dividida em várias partes.

Carrossel do Instagram

9. Use o botão de volume para tirar fotos

Uma boa dica de como tirar fotos para o Instagram com qualidade é usar o botão do volume para fazer seus cliques. 

Isso evita que suas fotos fiquem tremidas ou borradas, pois sua mão estará mais firme no momento em que a imagem é capturada.

Essa é uma função nativa presente em praticamente todos os smartphones, abra a sua câmera para fazer um teste e conferir a diferença.

10. Evite usar o zoom

O zoom é um recurso de câmeras que aproxima o objeto que está sendo fotografado. O zoom pode ser óptico, feito por um jogo de lentes que aproxima o objeto mantendo a qualidade da imagem. 

Já o zoom digital apenas aumenta digitalmente a imagem original que está sendo capturada, diminuindo sua qualidade e até mesmo a distorcendo. 

Isso torna a foto mais propícia a ficar borrada devido a movimentos.

Os smartphones geralmente contam com o zoom digital. Portanto, se você deseja uma foto mais próxima do objeto, se aproxime ao máximo e teste edições com ferramentas de recorte na hora da edição de suas imagens.

11. Estude composições

Composições são essenciais para fotos criativas e harmoniosas, capazes de capturar a atenção das pessoas e até mesmo expressar ideias ou sentimentos.

Estude sobre composição para tornar suas imagens para o Instagram ainda mais interessantes. 

Busque por cursos online para aprender de forma mais prática, além disso, esteja sempre conferindo referências para pensar fora da caixa e ter novas ideias de fotografias.

12. Edite suas imagens

O Instagram oferece alguns filtros que podem ser aplicados em suas fotos na hora de fazer uma publicação. No entanto, isso não quer dizer que suas fotos não devem ser editadas em outras ferramentas mais completas antes de serem postadas.

Utilize ferramentas que permitam realizar ajustes no brilho, saturação, cores, contraste e nitidez para alcançar bons resultados. 

Caso você esteja buscando por opções de edições mais elaboradas ou até mesmo o uso de templates prontos para criar imagens chamativas, considere utilizar editores como o Shutterstock: Creative Flow, que conta com esta e diversas outras funcionalidades.

13. Não tire fotos usando a câmera do Instagram

Pode parecer um detalhe, mas essa dica irá ajudar a melhorar de forma prática a qualidade de suas fotos.

A câmera do Instagram não conta com o recurso HDR, que é responsável por corrigir fotos de forma automática e cortá-las, então o próprio app as corta de forma automática para entrar no formato da rede social, perdendo qualidade.

Portanto, sempre utilize a câmera nativa do seu celular e então carregue suas imagens para a plataforma.

14. Procure novos ângulos

Pessoas com pouca experiência em fotografia têm o hábito de segurar seu aparelho no nível dos olhos na hora de fazer seus cliques.

Se você deseja tirar fotos para Instagram que realmente atraem a atenção de quem visita seu feed, esqueça esse hábito.

Explore ângulos diferentes para capturar momentos e oportunidades pelas melhores perspectivas, criando imagens únicas capazes de fazer seu perfil ganhar seguidores.

Se possível, faça vários testes para encontrar a melhor opção de ângulo para sua ideia ou projeto. Chegue mais perto do objetivo, se afaste, use a câmera próxima ao chão, tire fotos de cima, use a criatividade e surpreenda-se.

15. Pesquise referências

Uma das melhores maneiras de trabalhar sua criatividade é buscar por referências, encontrar pontos que podem ser aplicados no seu trabalho ou até mesmo recriar fotos interessantes.

O estudo e a prática irão fazer com que suas fotos para o Instagram melhorem progressivamente, aumentando seu repertório de ideias de acordo com a quantidade de referências encontradas.

Portanto, pesquise por estilos e fotógrafos diferentes para acompanhar seus trabalhos, ter novas ideias e até mesmo aprender novas técnicas. 

16. Pratique bastante

Por fim, a melhor maneira de melhorar suas habilidades de tirar fotos para o Instagram é praticar. 

É apenas através da prática que será possível aprender efetivamente sobre as técnicas e conceitos que foram estudados.

Portanto, comece a fotografar e aprenda sobre os melhores ângulos, cenários, luz, composição, enquadramentos e mais.

Pessoas praticando fotografia

Fotos para Instagram: 5 ferramentas para melhorar suas imagens

Confira a seguir algumas ferramentas que podem ajudar a melhorar suas imagens através da edição.

1. Fotor

O Fotor é uma ferramenta gratuita de edição de imagem online. Sua interface é bem simples, o que torna a plataforma fácil de usar mesmo por pessoas sem experiência em edição.

A plataforma conta com diversos recursos, desde as opções mais básicas como ajuste em brilho, cor, saturação, até ferramentas avançadas capazes de ajustar a tonalidade, adicionar efeitos, suavizar a pele e até mesmo remover rugas.

2. Adobe Lightroom

O Adobe Lightroom é uma ferramenta profissional para a edição e correção de fotos. Suas funcionalidades permitem a correção de cores e criação de filtros que podem dar visuais únicos para fotos.

É possível criar suas próprias configurações para editar suas fotos ou importar modelos prontos de filtros criados por outros usuários, uma maneira mais prática de alcançar ótimos resultados.

3. Snapseed (Android e iOS)

O Snapseed é um dos melhores editores de imagem para dispositivos mobile. Com versões para sistemas Android e iOS, o app oferece todos os recursos necessários para fazer ótimas edições.

Uma das vantagens de usar o aplicativo para editar suas fotos é a praticidade de ajustá-las em qualquer lugar e deixá-las prontas para publicação.

4. Photoscape

Este é um programa de edição gratuita para computadores Windows. Com uma interface simplificada, o editor oferece opções que estão disponíveis em programas pagos.

Apesar de ser simples, é possível fazer colagens, gifs animados, adicionar filtros, colagens, converter imagens e diversas outras funções pelo programa.

5. Pixlr

Por fim, o Pixlr é um editor de imagens online que conta com todos os recursos necessários para aprimorar suas fotografias.

A plataforma é gratuita e também pode ser utilizada por dispositivos mobile.

6 Perfis do Instagram como fotos incríveis para servir de inspiração

Confira a seguir perfis do Instagram com fotografias de tirar o fôlego para servir de inspiração para suas fotos.

1. Cesinha

Cesinha é um fotógrafo brasileiro que faz fotos para o Instagram usando seu smartphone e obtendo resultados excelentes.

O artista captura momentos incríveis em diversos estilos, fotografia de rua, paisagens, composições, truques técnicos e muito mais.

Seu trabalho é reconhecido pelo grande número de seguidores do seu perfil, o que rendeu parcerias com marcas grandes como Coca-Cola e Nubank.

Feed Cesinha

2. Josiah William Gordon

Com muitos seguidores, o fotógrafo Josiah William Gordon faz cliques de momentos únicos de suas viagens, criando fotos invejáveis.

Vale a pena conferir seu trabalho para conhecer um novo olhar estético e fotográfico apurado.

Quem ama fotos de paisagens, deseja registrar momentos de suas viagens de uma forma diferente ou até mesmo está em busca de imagens poéticas irá encontrar muita inspiração no trabalho do profissional.

feed Josiah

3. Theron Humphrey

Você ama seu pet e está a procura de novas ideias para registrar seus momentos com ele? Confira o trabalho do fotógrafo Theron Humphrey. 

Unido paisagens sensacionais a um cachorro muito fofo, ele captura momentos tocantes e sempre é capaz de transmitir alguma emoção para seus seguidores.

Feed Theron

4. Karen Ng

Karen Ng é uma fotógrafa que mora em Hong Kong e é capaz de capturar momentos do dia a dia de formas totalmente inovadoras a partir de suas lentes.

Suas fotografias geralmente usam tons monocromáticos e também padrões geométricos ou linhas para produzir imagens autênticas.

Feed Karen Ng

5. Simone Bramante

Simone é um fotógrafo capaz de criar imagens com cores incríveis, capazes de ajudar suas imagens a contar histórias.

Suas fotos são poéticas e podem encher os olhos de quem valoriza estética, mensagem e histórias.

Feed Simone

6. Kato

O fotógrafo brasileiro cria imagens únicas que valorizam texturas, formas e cores. Seu olhar fotográfico é capaz de capturar fotos que vão além do óbvio.

Além disso, o profissional também faz incríveis fotos de alimentos, preservando suas principais qualidades visuais e criando imagens com pratos muito apetitosos.

Feed Kato

Aprendeu com nossas dicas de como tirar fotos para Instagram?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado dicas práticas de como tirar fotos no Instagram, além de inspirar seus cliques com alguns perfis de profissionais cheios de talento.

Se você tem interesse em aprofundar seu estudo nesta área, confira o Curso de Fotografia Online e aprenda tudo sobre fotos diretamente com um profissional.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download