Como instalar o Play Store no celular e tablet

atualizado 2 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Os smartphones já são parte essencial na vida de muitas pessoas, pois com eles há diversos problemas do dia-a-dia que podem ser resolvidos com aplicativos na palma da mão.

E cada sistema operacional de celular possui sua própria loja de aplicativos, a App Store do iPhone, a Windows Store para celulares Windows e o Google Play Store que é a loja oficial de aplicativos para celulares Androids.

Preparamos esse guia para você conhecer melhor o que é o Google Play Store e te ajudar a instalar.

O que é o Google Play Store?

A Google Play Store é a loja do Google de aplicativos oficial para dispositivos Android. É a loja mais completa, com milhares de aplicativos gratuitos e também pagos, através dela é possível baixar apps, jogos, músicas e vídeos no seu celular ou tablet.

A Play Store também oferece serviços como o Google Play Livros, Google Play Games, Google Play Filmes & TV e o YouTube Music (antigo Google Play Música).

O Google Play Livros é o serviço de compra de livros digitais do Google. Nele é possível comprar diversos livros disponíveis no catálogo e acessar de qualquer dispositivo Android ou pelo PC.

Já o Google Play Filmes é o serviço de filmes onde é possível comprar e alugar diversos filmes e animações. A plataforma conta com um catálogo extenso, com diversos filmes recém saídos do cinema, até os filmes mais clássicos.

O Google Play Games é um gerenciador de jogos gratuito para Android. O aplicativo possui uma interface leve. Nesse aplicativo é possível gerenciar todos os jogos instalados no seu dispositivo, interagir com outros usuários, armazenar o seu progresso na nuvem e também suas conquistas.

O YouTube Music é o serviço de streaming de músicas do Google, que veio para substituir o antigo Google Play Music. As funções pagas do YouTube Music estão incluídas nos serviços do YouTube Premium.

Como instalar o Play Store no celular?

Por padrão de fábrica, os aparelhos Androids já vêm com o aplicativo do Play Store instalado no celular. Porém, alguns usuários ao arrastar o ícone na tela, acabam desativando o aplicativo por engano.

Caso tenha feito isso e queira recuperar o acesso ao aplicativo, é possível "instalar" o Play Store de novo. Na verdade, esses ajustes podem ser feitos sem precisar reinstalar o aplicativo novamente, nem baixar itens extras. Basta abrir as configurações e seguir alguns passos rápidos.

  • No seu celular Android acesse o menu de "Configurações" e procure pela categoria de "aplicativos''.
  • Em seguida, toque no item "Gerenciador de aplicações''.
  • Depois, toque no botão de "Ativar" e espere pela sincronização do aplicativo com os dados do celular.
  • Ao fim da sincronização, o aplicativo do Google Play Store estará de volta ao menu de aplicativos do aparelho.
  • Quando abrir a loja será necessário aceitar novamente os termos de serviço.

Caso os dados da sua conta do Google tenham sido removidos. Basta você realizar o login com seu e-mail e senha da Play Store, da mesma forma que é feito quando se configura o smartphone pela primeira vez.

Imagem tirada da tela de um celular com o ícone da Play Store.

Como instalar o play store no Tablet?

Assim como nos smartphones, os tablets Androids já vêm com o aplicativo do Play Store instalado de fábrica. E caso tenha desativado o aplicativo por engano, basta seguir os mesmos passos que são feitos para o celular.

  • Acesse o menu de "Configurações" e procure pela categoria de "aplicativos''.
  • Em seguida, toque no item "Gerenciador de aplicações''.
  • Depois, toque no botão de "Ativar" e espere pela sincronização do aplicativo com os dados do tablet.
  • Ao fim da sincronização, o aplicativo do Google Play Store estará de volta ao menu de aplicativos do aparelho.
  • Quando abrir a loja será necessário aceitar novamente os termos de serviço.

Como instalar o Play Store na Smart TV?

É cada vez mais comum utilizarmos uma smart TV, acessando a diversos aplicativos de vídeos ou streamings sem a necessidade de conectar nenhum outro aparelho a ela.

Existem diversas marcas de smart TV no mercado e cada uma delas possui sua própria loja de aplicativos. Algumas smart TVs já vem com o sistema android onde é possível acessar diversos aplicativos através da Google Play Store.

Como já vem instalado de fábrica, não há necessidade de instalar o Play Store na smart TV.

Caso sua televisão não tenha tecnologia smart, é possível transformá-la em uma smart TV apenas conectando algum dispositivo.

Aprendeu como instalar o Play Store?

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a entender como fazer para recuperar o aplicativo caso tenha sido desativado.

Pensando em trocar de smartphone?  Acesse nosso artigo com algumas opções de melhores celulares.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download