Aprenda como gravar a tela do notebook ou do PC

atualizado 21 de outubro de 2022
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Caso você esteja precisando gravar a tela do notebook ou de qualquer outro dispositivo, smartphone ou tablet, será necessário uma ferramenta que consiga fazer isso de forma rápida e prática e que te de um bom resultado.

Existem diversos programas que têm essa funcionalidade. para ajudá-lo a encontrar o melhor gravador de tela, preparamos um guia de como gravar a tela do notebook com diversas opções de softwares - em sua grande maioria gratuitos.

1. Apowersoft Screen Recorder

O Apowersoft Screen Recorder é um programa que te permite gravar a tela do seu notebook ou PC com apenas um clique. Para começar a gravar a tela, você precisará baixar e instalar o programa em seu computador.

Para começar a gravar a tela do notebook através do Apowersoft Screen Recorder é bem simples, basta iniciar o programa e clicar em "Start Recording" e a sua tela começará a ser gravada.

A plataforma permite, ao final da gravação, publicar o seu vídeo diretamente em plataformas como o YouTube, Google Drive, RecCloud, entre outras. Além disso, eles disponibilizam os formatos: MP4, WMV, AVI, FLV, MPEG, VOB, ASF e GIF.

Vale mencionar, que além de estar disponível para os sistemas Windows e MacOS, a plataforma também está disponível para dispositivos Android e iOS, basta procurar nas lojas de aplicativos do seu aparelho.

Além de gravar a tela, o programa possibilita a gravação do áudio e também da webcam. A ferramenta também conta com opções de edição de vídeo e adicionar texto na gravação da tela, entre outras funções extras.

Banner do Gravador de Tela da Apowersoft

2. Movavi

A Movavi é a desenvolvedora responsável por diversos programas profissionais e robustos para a criação e edição de vídeos, fotos e, além disso, oferece uma ferramenta para gravar a tela do notebook ou PC.

Mesmo sendo uma plataforma profissional, não precisa ficar intimidado com o programa. A Movavi é muito intuitiva e fácil de utilizar e permite capturar a tela com apenas um clique.

Além de gravar a tela, no programa é possível configurar a área de captura e ajustes da gravação, gravar áudio e vídeos ao mesmo tempo, e possui ferramentas simples de edição para garantir a melhor qualidade para o seu vídeo.

Para gravar a tela do notebook pelo Movavi, basta abrir o programa após a instalação e configurar os ajustes de gravação, escolhendo a tela que deseja capturar e aperte no botão "Rec" e ao finalizar a sua gravação é possível editar rapidamente antes de salvar.

Apesar de ser uma ferramenta gratuita, caso você queira adquirir uma solução profissional de edição de vídeos, possui o Movavi Video Editor Plus 2021 para quem deseja ter acesso a ferramentas mais avançadas de edição e queira salvar seus vídeos em Full HD ou 4K.

Banner do Screen Recorder com fundo branco e rosa e uma tela de computador sendo gravada

3. OBS Studio

Um dos programas mais populares para quem faz transmissões ao vivo, o Open Broadcaster Software Studio (OBS Studio), é uma excelente opção de software para quem deseja gravar a tela do notebook.

A ferramenta é completamente gratuita e ela possibilita capturar áudio e vídeo da tela do seu computador em Full HD.

Apesar de ser um pouco menos intuitivo que outros programas, existem diversos tutoriais de como configurar o OBS no YouTube, por exemplo, e após configurar basta adicionar a tela ou a área que quer capturar e clicar em "iniciar gravação" ou "iniciar trasnmissão".

O software permite escolher separadamente quais faixas de áudio, vídeo ou até mesmo telas você quer gravar e possibilita alterar como quiser durante a gravação. Atualmente, o software está disponível para Windows, MacOS e Linux.

Captura de tela inicial do programa OBS Studio.

4. Streamlabs OBS

Assim como o OBS Studio, o Streamlabs OBS é um programa muito popular para quem quer gravar a tela do notebook ou realizar transmissões ao vivo em plataformas como o YouTube, Twitch, Facebook, entre outras.

Com uma interface bem mais amigável e intuitiva, o Streamlabs oferece diversos elementos para criadores de conteúdo, como por exemplo adicionar widgets, alertas e vários outros elementos audiovisuais para a sua gravação.

Similar ao OBS Studio, é necessário realizar algumas configurações antes de começar a utilizar o programa, mas devido a sua interface mais moderna acaba sendo mais simples, e após isso escolha a tela que deseja gravar e clique em "Iniciar Gravação".

Pode ter certeza que este programa não irá te deixar na mão caso queira gravar a tela do notebook ou realizar transmissões ao vivo. Porém, até o momento, o Streamlabs só está disponível para o sistema Windows.

Banner com a tela inicial do programa Streamlabs OBS

5. EaseUS RecExperts

O EaseUS Rec Experts é um programa que possibilita gravação de telas com os mais variados tamanhos, além de gravar áudio, WebCam, jogos e muito mais. A sua interface é bem intuitiva e amigável para novos usuários.

Disponível para Windows e MacOS, o programa é totalmente gratuito e para gravar a tela do notebook basta realizar o download e abrir o programa. Ao iniciar o programa você pode escolher quais opções de tela deseja gravar.

Além de poder configurar as opções de microfone e WebCam, ao terminar suas configurações basta clicar no botão "Rec" e ao finalizar a sua gravação de tela, é pré-visualizar o vídeo ou editá-lo da maneira que desejar, antes de salvar.

6. Ezvid

Diferente de outros programas, o Ezvid permite capturar a tela do notebook e ainda possui um editor de vídeo embutido em sua interface. A sua plataforma é bem intuitiva e permite gravar telas em alta qualidade.

Eles ainda possuem o Gamer Mode, que facilita no upload de vídeos enquanto você joga em plataformas como YouTube e Twitch.

Para utilizar o Ezvid, basta abrir o programa e selecionar "Capture Screen" e em seguida abrirá uma nova janela e clique em "Start capture now".

É possível pausar e parar a gravação clicando nos botões correspondentes, além de poder realizar marcações na tela com o botão "Drew". Após finalizar a gravação, você pode editar o vídeo dentro da própria plataforma e salvar.

Foto da tela inicial do programa Ezvid com a logo no centro

7. Camtasia

Diferente de outros softwares listados, o Camtasia é um programa pago que permite você gravar a tela do notebook, criar apresentações de negócios, Webinars, editar vídeos e possibilita compartilhar seus vídeos direto com o YouTube, Google Drive e DropBox.

Um dos diferenciais do Camtasia, é a integração direta com o Microsoft PowerPoint através de um plugin. Apesar de ser paga, eles possuem um período de teste gratuito por 30 dias.

É bem simples gravar a tela do notebook pelo Camtasia, basta abrir o programa e selecionar se deseja capturar a tela, um programa, uma apresentação PowerPoint ou outro software e clicar no botão vermelho para iniciar a gravação.

Tela Inicial do programa Camtasia com um notebook no centro

8. FlashBack Express

O FlashBack Express é uma boa escolha para quem deseja gravar a tela do notebook de graça. Apesar de ser uma plataforma paga, um grande diferencial é que a sua versão gratuita não adiciona marcas d’água em seu vídeo e nem limita as horas de gravação.

Com uma interface bem amigável, ele possibilita exportar os arquivos gravados, além de selecionar as áreas de gravação e possuir um modo gamer. Para começar a gravar a tela com o FlashBack Express é bem simples.

Após iniciar o programa, aparecerá as opções de configurações básicas como gravar com microfone e WebCam ligadas caso queira e a área que deseja capturar, basta escolher entre tela cheia, região ou janela e clicar em "Record" para iniciar a gravação.

Ao finalizar a gravação, o programa permite editar o vídeo com cortes, zoom, adicionar textos entre outras opções. Caso não queira editar basta salvar o vídeo gravado e compartilhar onde quiser.

Tela inicial do programa FlashBack com uma janela no centro com o botão de pause e de parar a gravação

9. Loom

O Loom é uma ferramenta para gravar a tela do notebook, muito prática e rápida. O programa permite  gravar a tela, áudio e WebCam, além de permitir fazer anotações e desenhos durante a gravação.

A ferramenta está disponível para os sistemas Windows e MacOS, e possui uma extensão para o Google Chrome, para quem deseja gravar diretamente pelo navegador. A plataforma é paga, porém possui um pacote básico gratuito.

Com uma interface bem intuitiva e simples, para gravar a tela utilizando o Loom não tem muita dificuldade. Abra o programa e escolha se deseja gravar a tela, a tela com a Webcam, ou apenas a WebCam e depois clique em "Start Recording".

Tela do programa Loom com as configurações de tela, microfone e câmera e o botão para iniciar gravação

10. ShareX

O ShareX é um software muito utilizado por pessoas que querem criar vídeos e transformá-los em GIF's, além disso ele possibilita a gravação de tela e várias outras funcionalidades.

O programa possui diversas formas de captura, podendo gravar a tela, ou capturar a tela inteira, uma região, o monitor caso esteja usando mais de um, algum programa específico, entre várias outras opções.

Após finalizar a gravação, você pode compartilhar o vídeo para diversas outras plataformas como o Twitter, Instagram e Facebook, por exemplo.

Tela inicial do ShareX com a logo aberta

Como gravar a tela do notebook Windows

Além de diversos programas que podem ser instalados no windows para gravar a tela do notebook, o Windows 10 possui um programa nativo em seu sistema que permite a gravação de tela.

O Xbox Game Bar possibilita a gravação de jogos e outros programas no seu computador sem a necessidade de instalar nada. E para gravar utilizando ele é bem simples, basta usar o comando das teclas Windows + G, ou buscar no menu Iniciar do computador.

E para iniciar a gravação da tela, clique no botão de gravação e é isso. Ou utilize o comando Windows + Alt + G que a gravação inicia automaticamente, é possível configurar a qualidade da gravação e se você deseja capturar o microfone ou não.

Como gravar a tela do notebook Apple

Assim como no Windows, os Macbooks e computadores da Apple possuem uma ferramenta nativa do sistema, o QuickTime Player que permite gravar a sua tela. Sem a necessidade de baixar nenhum programa adicional.

Para gravar a tela utilizando o QuickTime, basta abrir o programa e selecionar a opção "Nova Gravação de Tela". Em seguida, em uma nova janela que irá abrir, aperte o botão vermelho para começar a gravação.

Quando quiser acabar a gravação, aperte o botão "Stop" para que o vídeo apareça na tela e confira se o resultado ficou bom e escolha a pasta onde deseja salvar o arquivo. Digite o nome que quer dar para o arquivo e o formato e o arquivo estará salvo.

Icone do QuickTime Player do Macbook

Aprendeu como gravar a tela do notebook?

Esperamos que esse tutorial tenha esclarecido as dúvidas de como gravar a tela do notebook utilizando alguma dessas ferramentas listadas.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre como tirar print no PC.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download