Como escolher um CRM para sua empresa

Escolher um CRM (Customer Relationship Management) pode parecer uma tarefa bastante simples, mas na prática acaba não sendo bem assim.

É isso mesmo! Existem uma série de pontos que devem ser levados em consideração na hora de contratar um serviço como esse. Afinal, além do investimento precisar se pagar, é fundamental garantir que a equipe adote a nova ferramenta.

Isso significa que é preciso estar ciente dos riscos existentes durante a contratação e implantação dessa plataforma.

Por isso, continue a leitura e entenda melhor o que deve ser observado para que a contração de um CRM seja assertiva e traga excelentes resultados para sua empresa.

O que deve ser considerado ao escolher um CRM para uma empresa?

Imagine que você irá mobilhar sua empresa novamente, você definiu que é hora de investir em um novo design e deixar o espaço mais funcional. Para que isso seja possível, é necessário analisar cada cômodo, medir e conhecer muito bem cada espaço.

Também é relevante avaliar quem ocupará cada sala ou baia para que tudo saia da melhor forma possível, não é mesmo?

Para escolher um CRM não é diferente! Isso mesmo, apesar de bastante diferente em suas obrigações, a escolha de um software exige análises, planejamentos e um conhecimento prévio do escopo desse projeto para que seja possível saber como utilizá-lo da melhor maneira.

Agora que você já sabe que escolher um CRM é uma tarefa muito importante para uma empresa, vamos entender melhor os pontos que devem ser levados em consideração na hora de contratar um sistema de Gestão de Relacionamento com os Clientes. Confira:

Conheça e entenda muito bem as necessidades internas da empresa

Antes de mais nada, o primeiro passo para escolher um CRM ideal para o seu tipo de negócio é entender e conhecer a complexidade da demanda que a empresa atua.

Em outras palavras, podemos dizer que é imprescindível conhecer quais são os processos que fazem o seu negócio funcionar e quais entraves estão atrapalhando seus resultados hoje.

Para isso, defina objetivos, liste prioridades e avalie o mercado em que o seu negócio está inserido. Assim, ficará mais fácil entender a opção que melhor atende às suas necessidades.

Digamos que para o bom funcionamento da sua empresa seja muito importante analisar relatórios detalhados da sua operação. Então contar com um CRM que entregue dashboards mais detalhados da operação comercial se torna um grande facilitador da rotina.

Ao escolher um CRM também é importante avaliar se ele não apresenta poucas funcionalidades que darão suporte a sua operação ou mesmo se não é complexo demais a ponto de dificultar a adaptação dos vendedores ao sistema.

O mais importante é escolher um CRM na medida exata para resolver os problemas da sua empresa. Portanto, conhecer essas necessidades é fundamental.

Analise e avalie o suporte do sistema a ser contratado

Antes de escolher um CRM para sua empresa também é preciso saber como será realizado o suporte, bem como a qualidade desse serviço. Afinal, cedo ou tarde esse auxílio será necessário.

Seja por alguma falha técnica ou para realização de treinamentos de novos usuários não habituados ao sistema, contar com um suporte rápido é fundamental.

Por isso, analise como esse atendimento será realizado, as opções de canais e disponibilidade. O suporte funciona todos os dias da semana ou apenas em dias úteis? Pode ser feito em mais de um idioma? Os usuários podem escolher os canais de sua preferência?

As respostas para dúvidas como essa são fundamentais para garantir mais tranquilidade ao dia a dia dos usuários do sistema e naturalmente para toda a operação comercial. Por isso, ao escolher um CRM certifique-se de que todos esses pontos estejam bem alinhados no ato da contratação.

Saiba se o CRM permite a customização de funcionalidades e integrações

Cada processo comercial é único e isso faz com que muitas customizações sejam necessárias no sistema para que ele atenda melhor a cada empresa.

Afinal, todo negócio conta com clientes de diferentes segmentos e com um portfólio variado. Ter customizações no sistema irá te ajudar a entender como gerar valor em cada cenário e flexibilizar a ferramenta para que ela se encaixe no processo (não o inverso).

Além disso, muitas empresas também lidam com diversos softwares diferentes para gerir toda a sua operação. Se o CRM não estiver integrado com o resto da estrutura da empresa, significa que seus colaboradores vão precisar gastar parte do tempo preenchendo uma plataforma com dados que você já tem em outros sistemas.

Dessa forma, a integração dessas soluções é algo muito benéfico para a produtividade dos vendedores, além de contribuir para a melhoria de muitos processos internamente.

Por isso, ao escolher um CRM avalie as oportunidades de customização de processos e funcionalidades, além da possibilidade de integrar com outros sistemas corporativos.

Quando isso não é levado em consideração, a sua empresa corre o risco de estar presa a uma solução que não atende às suas necessidades e demandas completamente.

Pergunte sobre o armazenamento em nuvem e a disponibilidade

Para finalizar nossa lista de requisitos que devem sempre ser observados na hora de escolher um CRM para um negócio, não podíamos deixar de fora dois itens fundamentais.

O primeiro deles é o armazenamento em nuvem. Essa função é fundamental para garantir a otimização do processo comercial para vendedores e gestores que desejam acompanhar mais de perto os resultados e entender o que pode e deve ser melhorado na operação.

Isso porque o armazenamento em nuvem permite a coleta de dados em tempo real. É através da análises dessas informações ágeis que você identifica os gargalos e extrai inteligência para tomadas de decisões mais estratégicas sem maiores dificuldades.

A disponibilidade também é outro ponto muito importante a ser levado em consideração. O CRM a ser contratado pode ser acessado em dispositivos móveis? Quais são os mecanismos de segurança que impedem que usuários mal intencionados acessem a plataforma?

Não se esqueça que um dos principais motivos da contratação de uma solução como essa é a otimização do trabalho da equipe comercial. Por isso, opções que oferecem maior flexibilidade e agilidade devem ter prioridade em sua lista.

Escolha um CRM que jogue a favor da sua empresa

Uma coisa é certa, levando em consideração todos os requisitos citados ao longo deste conteúdo para escolher um CRM, saiba que contar uma ferramenta de CRM trará muitos diferenciais competitivos para o seu negócio.

Ao escolher um CRM para compor a sua operação comercial, seu time ganha em produtividade e inteligência. Além disso, as tomadas de decisão são mais estratégicas e eficientes.

Agora você já sabe o fundamental para escolher um CRM e obter excelentes resultados. Caso tenha alguma dúvida sobre o que um CRM pode oferecer, agende uma conversa sem compromisso com a Ploomes e tire todas as suas dúvidas.

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