Como criar um site [GUIA COMPLETO]

Confira o passo a passo completo ensinando como criar seu próprio website sem precisar de ajuda de especialistas

Hoje, ter um site é essencialmente obrigatório para quem deseja propagar sua própria marca online e ter controle completo sobre o domínio disponível na internet.

Como você sabe, diversos são os motivos que levam pessoas a criar seu próprio website. Estes podem ser blogs, páginas pessoais, páginas corporativas, lojas virtuais, marketplaces, diferentes tipos de Ecommerces, portfólios digitais, entre vários outros.

Independente do seu objetivo, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa fazer para aprender como criar um site do zero. Basta seguir o passo a passo, aproveitar as sugestões de ferramentas e plataformas e colocar a mão na massa. Vamos lá!

Por que criar seu próprio website?

Como mencionamos, existem diferentes tipos de sites e propósitos, mas mesmo assim, a dúvida sobre a viabilidade de lançar uma página na internet se mantém pertinente.

No decorrer deste artigo nos aprofundaremos nos elementos envolvidos à esta questão, mas podemos adiantar que criar seu próprio website, independentemente de seu objetivo, pode proporcionar os seguintes benefícios:

Essencialmente, ter um site para o seu negócio nada mais é que uma porta para diversas oportunidades de campanhas e ações projetadas para ajudá-lo a atrair mais visitantes, ter um melhor alcance e começar a construir autoridade para a sua marca entre os demais concorrentes em seu nicho.

Isso significa que absolutamente todo tipo de negócio precisa ter um website? Não necessariamente, mas vale a pena considerar se aprender como criar um site e colocar sua página no ar pode impulsionar o crescimento de sua empresa.

Como criar um site para o seu negócio

Agora que está convencido que criar um site vale a pena, podemos começar nosso guia sobre como fazer isso da maneira mais eficiente possível.

Para isso, dividimos o passo a passo nas seguintes seções:

  1. Como registrar seu domínio

  2. Como hospedar seu website

  3. Como construir seu site

  4. Como atrair tráfego

Mas antes de começarmos, é importante estabelecer algumas diretrizes para que você tenha um projeto conciso. Por isso:

Determine o tipo do seu website

Antes de começar a criar um site, o primeiro passo é saber exatamente qual tipo de site você deseja colocar no ar.

Blogs, lojas virtuais, páginas corporativas e portfólios são realmente diferentes em sua estrutura e, a partir dessa definição, você terá maior facilidade em encontrar ferramentas, editores e plataformas projetadas para ajudá-lo a atingir objetivos específicos.

Entretanto, isso também não significa que seu site corporativo ou loja virtual não possa criar um blog, por exemplo, ou que não existem ferramentas capazes de incorporar todos estes elementos em um único domínio.

Mesmo assim, é bom trabalhar com foco e ter uma visão do resultado que você deseja atingir.

Avalie seus concorrentes e crie um site responsivo

Antes de começar a criar seu próprio website, confira o que os seus concorrentes estão fazendo para aprender o que já funciona e o que talvez não faça sentido para o seu negócio.

Verifique o posicionamento de elementos, distribuição de menus, botões, banners, o modelo (layout) geral do site. Facilidade de uso e claro, se o website é responsivo - falaremos mais sobre isso na seção sobre como atrair tráfego para o seu website.

1. Como registrar seu domínio

O domínio de seu website é essencialmente a URL ou link que será usado para acessar a sua página. Ter um domínio próprio e registrado é muito importante e, inclusive, ajuda a transmitir profissionalismo para quem o acessa.

Alguns serviços de hospedagem (falaremos sobre eles logo à seguir) oferecem a possibilidade de registrar um domínio gratuitamente. Porém, algumas vezes o custo de não pagar nada é que a ferramenta usada irá atribuir um sufixo ao seu URL, como por exemplo: seuwebsite.wix.com - do criador de sites Wix.

Caso queira um domínio inteiramente personalizado, como “seuwebsite.com.br”, por exemplo, será necessário optar por registrá-lo tanto através dos serviços de hospedagem quanto através da página registro.br.

Como criar um site e registrar seu domínio

A página exibirá se o registro está disponível ou não e apresentará diferentes planos de acordo com o período no qual deseja manter este domínio.

Como mencionamos, além da página acima, diversos serviços de hospedagem também oferecem este serviço e normalmente incorporam-o à outras soluções que podem lhe ser úteis, como um servidor para hospedar a sua página, por exemplo.

Na seção abaixo separamos alguns serviços de hospedagem que também oferecem registro de domínio, continue lendo.

2. Como hospedar seu website

Hospedar a sua página significa disponibilizá-la na internet para que outros usuários possam acessá-la através do domínio registrado. Isso significa que não há realmente como criar um site e colocá-lo no ar sem hospedá-lo em um servidor.

Você pode usar um servidor próprio para fazê-lo, mas assumindo que você não tenha o equipamento necessário para manter um servidor em casa ou em sua empresa, a melhor alternativa será contratar um serviço de hospedagem.

Felizmente, existem diversas empresas especializadas no assunto e prontas para ajudá-lo. Algumas das principais alternativas são:

Inclusive, a maioria destes serviços também oferecem seu próprio criador e editor de sites, assim como a possibilidade de registrar um domínio com facilidade.

Fique atento, não basta simplesmente escolher qualquer servidor para colocar sua página no ar, confira dicas sobre o que considerar na hora de hospedar seu website:

Fique atento ao desempenho da hospedagem

Sua página precisa carregar rapidamente, caso contrário, você perderá oportunidades de negócios antes mesmo dos clientes acessarem a sua página.

Isso porque o Google considera a velocidade de carregamento como um fator relevante para o ranqueamento, ou seja, páginas lentas normalmente não aparecem na primeira página de resultados das pesquisas.

Na hora de contratar um servidor para hospedagem, fique atento à quantidade de memória RAM oferecida, largura de banda e capacidade de processamento do servidor.

Tire suas dúvidas com representantes do serviço e também pergunte sobre a garantia de Uptime, ou seja, a garantia que sua página ficará online 99.9% do tempo.

Confira também nossa avaliação completa do serviço de hospedagem Kinghost.

Adquira um certificado SSL

Oferecer segurança para todos os visitantes de sua página é crucial. Além disso, o Google também penaliza páginas que não oferecem um certificado SSL (Secure Socket Layer).

Saber se uma página é protegida ou não é relativamente simples, basta conferir se antes de seu URL (nome de domínio) está escrito http ou https. Esse “s” indica páginas seguras e alguns navegadores, como o próprio Google Chrome, apresentam alertas aos usuários quando carregando páginas não protegidas.

Não deixe que este fator seja um empecilho para a sua geração de tráfego. A maioria dos servidores de hospedagem profissionais também oferecem certificados SSL para ajudar a garantir a segurança de seus visitantes

3. Como construir seu site

Quando falamos sobre como criar um site, normalmente é exatamente sobre esta parte que a maioria dos empreendedores pensam: a construção, utilização da identidade visual e a logo, distribuição de elementos e design do mesmo.

Se você não sabe programar em HTML, não tem experiência com design gráfico e ferramentas de edição, não entende de CSS ou linguagens de script como o Javascript, por exemplo, terá dificuldade em criar um site realmente profissional e capaz de ajudá-lo a converter.

Felizmente, existem diversos criadores de sites projetados para facilitar todo este processo através de editores de site baseados em Drag & Drop (arrastar e soltar). Com estes, adicionar um botão à sua página pode ser tão simples quanto arrastá-lo para a tela e inserir o texto na imagem.

Dentre as principais opções, destacamos e indicamos as seguintes ferramentas para criar a sua página:

Inclusive, a maior parte destes construtores também oferece a possibilidade de registrar seu domínio e serviços de hospedagem, sendo um pacote completo para quem quer criar um site de forma prática e veloz.

Lembre-se sempre de prezar pelo bom design, pois a primeira impressão realmente faz toda a diferença na hora de converter visitantes em clientes através do seu website.

SITE123 qual tipo de site você deseja criar

Criar um site no WordPress

Nós incluímos o WordPress na lista de criadores de site acima, mas a verdade é que ele pode ser um pouco menos intuitivo que as demais ferramentas.

Mesmo assim, 36% de todos os websites disponíveis online foram criados através do WordPress, e o principal motivo para isso é a sua versatilidade e a quantidade de plugins disponíveis para incrementar e adicionar funcionalidades à sua página.

Criamos este vídeo abaixo especialmente para ajudá-lo a aprender como criar um site no WordPress, aproveite!

4. Como atrair tráfego e gerenciar seu website

Agora que você conhece o passo a passo para criar o seu site e o que fazer para hospedá-lo e colocá-lo no ar, está na hora de apresentarmos como atrair visitantes e gerar tráfego para o mesmo.

Disponibilizar sua página na internet é apenas o primeiro passo, para atingir pessoas, siga as seguintes dicas:

Crie um site responsivo

Um website responsivo é otimizado para funcionar da melhor maneira possível nos dispositivos móveis. Este é um fator que você realmente não deve ignorar pois, hoje, mais de 46% do tráfego online ocorre através de smartphones e tablets, como apresentam dados da Statista.

Inclusive, especificamente para o ecommerce, o m-commerce também apresenta números que não devem ser ignorados. Por exemplo, uma pesquisa do Serviço de Proteção de Crédito do Brasil (SPC Brasil) aponta que 48% dos jovens brasileiros usam smartphones para comprar online.

Invista em SEO

Hoje, usar mecanismos de busca para encontrar produtos, marcas e comparar preços não é novidade para o consumidor brasileiro.

Para que as páginas de seu negócio sejam bem ranqueadas nas pesquisas de palavras-chaves relacionadas ao mesmo, será necessário investir na otimização para mecanismos de busca (SEO).

O algoritmo do Google considera diversos fatores para ranquear páginas em suas SERPs (Search Engine Result Pages, ou páginas de resultado dos mecanismos de busca), como por exemplo:

Entre múltiplos outros elementos. Sabemos que isso tudo pode ser intimidador inicialmente, mas para ajudá-lo a entender tudo sobre SEO On Page e Off Page, não deixe de conferir nosso tutorial completo.

Conecte seu website ao Google Analytics

O Google Analytics pode ser considerado a ferramenta de análise de tráfego e comportamento mais robusta do mercado, e ainda é gratuito.

Configurar seu website e conectá-lo ao Google Analytics não é difícil e realmente recomendamos que faça isso o quanto antes para que possa começar a avaliar dados como: número de visitas, páginas mais visitadas e o relacionamento entre os insights oferecidos pela ferramenta e os seus resultados.

Como criar um site e conectá-lo ao Google Analytics

Instale o JivoChat para reter visitantes

Por fim, não basta simplesmente atrair pessoas para a sua página - você precisa ser capaz de retê-los. Para isso, considere instalar o JivoChat gratuitamente em sua página e comece a conversar com visitantes em tempo real através de um chat online omnichannel.

Seja em seu blog, loja virtual, página empresarial ou portfólio, ser capaz de tirar dúvidas e conversar com quem acompanha seu conteúdo faz toda a diferença. Conquiste e fidelize clientes através do bom atendimento.

Instalar o JivoChat em sua página é realmente simples, caso tenha qualquer dificuldade, basta conversar conosco aqui no chat!

Aprendeu como criar um site?

Esperamos que tenha aprendido tudo o que precisa para começar a criar sua própria página através da ferramentas indicadas e colocar seu website no ar.

Aproveite para conferir também ferramentas de marketing digital que podem ajudá-lo a atrair cada vez mais clientes, como plataformas de anúncios, e-mail marketing, banners, landing pages e muito mais.

2020/08/21

Se gostou deste artigo, também pode gostar destes ...

Dicas para ecommerce, conversão e atendimento